Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - jrvolkov

Páginas: [1]
1
Depoimentos / Eu, o Linux e a capilarização da idéia.
« Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:18 »
Champs,

Tem muito tempo que eu não passo aqui no fórum, não quer dizer que aprendi tudo (longe disso), nem que esqueci de vocês.

Vim hoje aqui pra criar um tópico sobre o Xfce (que to começando a usar) e pra fazer o meu depoimento.

Bem eu usei a primeira vez o linux em 2003 ou 2004, não me lembro bem. Sei que foi o Kurumin. Eu achava ele estupendo, pois eu tinha um Athlom XP 1100+, 128MB Ram e 40GB de HD (depois 80) que zunia pra rodar o Windows, mas que rodava o linux numa leveza... Em 2004 ou 2005 eu conheci o Ubuntu, numa das primeiras versões (se não foi a primeira...). Um amigo chegou lá em casa com alguns CD's originais e me mostrou eu ja puz o live-cd e testei, achei meio amarelão, mas gostei. Ele era mais rapido do que tudo que eu conhecia (!).

De lá pra cá eu comecei um trabalho de convencimento. Convencer o povo da minha casa de que eu sabia do que tava falando e de que o Windows era ruim. Enquanto tivemos Desktop em casa eu não consegui.

Em novembro de 2008 eu comprei um PC novo, vendi o desk e comprei um Vaio. Veio com o windows e eu usei o Windows Vista nele de 2008 até fevereiro de 2009, quando me cansei, já estava pesquisando qual distro usar e como usar. Eu ia ficar com uma distro brasileira (Resulinux), mas quando instalei o meu monitor não foi reconhecido e a resolução máxima era de 1024x768, sendo que minha tela tem resolução de 1280x800. Resolvi testar o Ubuntu. Resultado: Perfeito. Resolvi instalar: instalou tudo e reconheceu tudo, não tive problemas com o hardware do PC (apenas com o modem da internet 3G, que não uso mais...).

Hoje eu uso o Ubuntu Karmic Koala (9.10) e da mesma forma reconheceu tudo. Tenho um iPod 160GB (6ªg) que também roda aqui de boa e funciona mt bem.

A capilarização consiste em meu cunhado tem um pc novo (AMD Athlom X2 2.86ghz, 4GB de Ram, 500GB de HD, 1GB de Video Nvidia, Monitor AOC 22") rodando Debian GNU/Linux que ele escolheu, com slackware e com Windows7.

Meu pai vai comprar uma maquina nova e vai colocar Linux nela também. Vai ser o Ubuntu 10.04, creio eu.

Os amigos e amigas da minha irmã quando vêem meu PC rodando com Linux (que eles acham mais bonito que o windows) pedem pra eu instalar e talz.

Mundo livre vem aí, viva o Free Software e os em Open Source também.

Saudações,

HáBraços.

Volkov.

2
XFCE / Instalei o Xubuntu 9.10 e estou cheio de dúvidas.
« Online: 14 de Janeiro de 2010, 12:59 »
Olá,

Fiz os procedimentos normais: baixei (www.xubuntu.org), gravei em um CD e fui instalar.

Como não instalei no meu PC, foi no de uma amiga, não estou no momento nele. Mas algumas coisas me deixaram na dúvida.

O Visual ser meio quadrado, só melhorando quando eu instalei o Compiz. Achei ele meio pesado, mesmo sendo o Xfce, ele rodou no PC dela com a quantidade memória que o Karmic (Gnome) usa aqui no meu (SonyVaio - VGN-NR330AE).

No final da instalação do CD eu fui pra configuração do sistema (eu nunca tinha aberto um linux com interface xfce) e lá fui eu. Abri o terminal e resolvi fazer tudo por lá, fui editar o sources.list e o gedit (do gnome) não existia. Percebi que seria meio tenso, então.

Instalei o gedit, e quando abri o sources.list eis o primeiro susto: os arquivos de repositório eram do Hardy Heron. Como assim?

Essa é a principal dúvida. As outras são coisas como o AWN difícil de colocar os applets, o Emesene que num consegui instalar, se precisa instalar algum pacote multimedia... Essas coisas. Se alguém puder me explicar. To aqui.

HáBraços.

Volkov.

3
Quarentena / Instalando a Plataforma Linux em dois Macintosh.
« Online: 22 de Novembro de 2009, 16:00 »
Olá champs!

Primeiro estou sumido pois estou "em processo de cancelamento da minha intenrnet banda lerda 3g - FINALMENTE" e isso tem me afastado da internet e por conseguinte do forum também.

Tenho um VAIO VGN-NR330AE, rodando Linux Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) perfeitamente. Roda muito bem, inclusive.

O tópico, que vou iniciar é sobre duas dúvidas. O linux ainda é indicado para Mac's? Aqui em casa temos um iBook G3 360MB 10GB rodando MacOS X, mas começou a dar dores de cabeça e pensamos em formatá-lo e colocar Linux, só que eu não sou tão velho de guerra e não sei qual distro seria melhor. Procurei esses dias no Google e achei algumas coisas sobre o XUbuntu 6.06 (que também achei aqui no fórum), mas todas as postagens são de 2006/2007/2008. O que quero saber é: Qual a melhor distro para instalar nesse iBook? Tem como fazer essa instalação por disco USB? Pois é o CD dele começou a dar sinal de idade...

Outra coisa. Vou comprar um iMac G3 512 14GB 17" com MacOS X, pois quero aprender a mexer no MacOS e depois também pretendo instalar o Ubuntu nele. Portanto as respostas a este tópico vão servir para os dois Mac's.

Desde já agradeço.

Espero respostas.

Abraços.

4
Olá,

Este é o meu primeiro Post, mas há cerca de 2 meses e meio não utilizo mais o ®Windows, usando apenas o Ubuntu 9.04. Tenho um Vaio (VGN-NR330AE) e, após ter uma série de problemas com MS windows vista, desisti de vez daquilo e optei por não mais usar software pago, para nada.

Na primeira instalação do Ubuntu, tudo foi mt bem e eu descobri muitos programas que não imaginava que existissem e que fossem livres (apesar de conhecer o linux desde o kurumin, 2002).

Mas as recaídas sempre nos fazem mal, achei um DVD do Windows 7 na casa do meu irmão e resolvi "testar" para ver se era legal. Instalei e tudo certo, até começarem as mensagens de erro e problemas com a autenticação e direitos autorais (cerca de 10min). Fiquei com raiva e fui reiniciar para voltar ao Linux. Surpresa, o Linux tinha sumido e eu não tinha a minima idéia de como fazer ele aparecer novamente.

Fiquei desesperado, no momento, pois o Meu Ubuntu estava rodando muito bem, com leveza e graça e com muitos programas que me faziam satisfeito e esqueci até do Live-CD do Linux. Formatei, e instalei o Ubuntu novamente, e aí começou a novela.

Para ressaltar, procurei nas últimas semanas (1 semana e meia) por tópicos ou relatos parecidos com o meu, para que não fosse necessário criar um tópico para isso. Imagino que isso deva estressar os moderadores, quantidade de tópicos inúteis e, se por acaso, o meu for um desses, desculpem.

Antes disso o Sistema nunca havia travado e travou por duas vezes. A internet (Claro 3g) nunca havia dado problemas e começou a dar também.

Para deixar de ser prolixo:

1) Não consegui montar as partições do HD, sem ser com o Storage Device Manager, e lembro que em modo gráfico (sem editar o fstab) eu havia conseguido.
2) Minha internet vive travando e/ou caindo, mesmo com sinal. Utilizo o celular Sony-ericsson w380i para conectar.
3) Tive alguns (muitos) problemas com aMSN e Pidgin, intalando o EMESENE e continuando os problemas, que consegui resolver uns 3 ou 4 dias atrás (com um script que não me lembro agora).
4) Não consigo editar nenhuma das informações de uma das partições, sendo este o real motivo do tópico.
5) Não lembrei de quase nada que havia feito e como havia configurado ele... essas coisas de memória.


Explicando o item "4".

Tenho 3 partições em um HD 160 GB (conforme descrições do Produto):
Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x000e63c8

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        6403    51432066    b  W95 FAT32
/dev/sda3            6404       15118    70003237+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4           15119       19457    34853017+   5  Estendida
/dev/sda5           15119       15367     2000061   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6           15368       19457    32852893+  83  Linux

A partição sda1 está me dando dor de cabeça nos últimos dias pois não consigo editar nada na pasta, como remover ou mover arquivos, renomear, ou qualquer coisa sem ser como Super usuário. Eu conseguia antes de tudo, mas agora não consigo. Mas o estranho é qua na partição sda3 que está em NTFS eu consigo.

Sei que o tópico ficou extenso e, me perdoem por isso, mas se alguém puder me ajudar, agradeço.

HÁbraços,

Júnior Volkov.

Páginas: [1]