Autor Tópico: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças  (Lida 10504 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Online: 30 de Outubro de 2011, 16:24 »
Pessoal, venho aqui dizer que agora fiz uma nova experiência - com Unity.
Muitas vezes vi o pessoal descendo a marreta no Unity - principalmente usuários mais antigos que já estavam muito acostumados com o (agora finado) GNOME 2. Eu mesmo vi essa interface com ressalvas - principalmente de que "era muito difícil" e que "era muito pesada". Tanto que usei XFCE por um bom tempo.
Aí fiquei bem "enjoado" do XFCE e quis algo diferente. Então esses dias citei aquela experiência com Ubuntu Minimal e LXDE - que ainda está na seção "Café com Ubuntu" do fórum. Digamos que... não foi tãããão diferente assim. Inclusive achei o LXDE e o XFCE muito parecidos - sendo que o XFCE é mais completo, porém o LXDE é mais rápido.
Mas aí fiquei pensando: por que eu trocaria para uma nova interface estilo "Iniciar - Programas" do Windows XP? Isso já não é coisa do passado? Não estamos na era dos tablets e dos iPhones da vida? Pra que mais do mesmo?
Foi aí que resolvi arriscar e ontem mesmo antes de dormir (!!!) instalei o Ubuntu 11.10 com Unity. Naturalmente que no começo fiquei meio perdido, mas agora tenho que lhes dizer: o Unity foi uma das melhores coisas que eu já instalei no meu PC. Uma interface moderna, intuitiva e que já consegui deixar configurada do jeito que eu queria em poucos minutos. Pus na barra lateral todos os atalhos para os programas que eu mais uso - uns 10 ou 11 no total. E ainda coloquei um belo papel de parede de espaço sideral ;D
Eu ainda tinha um certo receio: instalei o 11.10 em 64-bit e ainda por cima entrei na sessão com Unity 3D - sendo que o meu computador tem apenas 2GB de RAM. Mas aqui estou, fazendo um DVD no DeVeDe enquanto digito este texto, sem UM ÚNICO travamento, o sistema rodando lisinho, sem sobressaltos. Eu achei que seria um "stress test", mas de "stress" não tive nada até agora :)
Ainda tem uma coisa que eu preciso resolver: não consegui descobrir como deixar o Emesene no "tray". Quando clico no ícone do Emesene que coloquei na barra lateral, ele abre uma nova instância do programa e me conecta de novo. Mas isso é um mero detalhe.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2011, 17:04 »
ÊÊÊ!!! Conseguiiiiiiiiiiiiiiii  ;D

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:12 »
Camarada, eu também gostei muito do unity, atualmente estou com o Xubuntu 11.10 pois o Ubuntu não desliga meu netbook (já tentei de tudo) e no notebook não dá o boot por conta de alguma mudança no driver livre da placa ati, sei que é mudança no driver pois mandriva e fedora também não deram boot.
Acho engraçado alguns comentários de camaradas que dizem que levaram um tempo grande para achar um aplicativo, imagino como esse tipo de usuário se vira com o google, deve levar um mês inteiro para fazer uma pesquisa. :D
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 19:04 por Adriano R.N. »
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2011, 18:57 »
Ué? E no menu Kickoff do KDE não se faz pesquisa de programas também? E no do Windows 7?
No meu caso eu só usei essa pesquisa de programas pra fazer os atalhos da barra lateral (a propósito, eliminei todos os que vieram por padrão e fiz uma sequência dos 10 ou 11 programas que mais uso). Depois, se precisei usar esse recurso, foi raramente.
E vai dizer que ter o atalho direto ali, à disposição, não é mais prático que ir em "Aplicativos", "Escritório" e parará parará pra encontrar o link do Writer? Ou ainda: que não é melhor que o manjadaço "Iniciar - Programas..." do Windows XP (eca!!!)?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:13 »

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:19 »
Tão fácil e intuitivo que um usuário experiente(eu) não conseguiu impedir que os dispositivos montados aparecessem na barra.
Pode falar que é bonito, ai eu concordo. Mas não achei intuitivo não. E editar esse maldito unity na maioria das vezes passa longe de ser facil.

Agora deixando minhas impressões de lado é so fazer uma pesquisa no google para se ver como o unty é entuitivo. está lotado de perguntas de como se faz tarefas simples.


« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 19:23 por Leonardo C »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:37 »
Bom... Cada um é cada um, mas pra mim foi bem intuitivo.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:43 »
O Unity é legal, é bonito, é intuitivo... ok.

Mas ainda estou *muito* acostumado com o Gnome2.

Talvez eu o use no 12.04 LTS (E vou ter que usa-lo, já que essa versão vai ser LTS, e virá com o Unity por padrão).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2011, 19:53 »
É, o GNOME 2 fez história, mas já era. E se já era, já era...
E sempre gosto de lembrar: quem não quiser o Unity, tem outras opções, como GNOME Shell, KDE, XFCE, LXDE, OpenBox, IceWM, dentre várias e várias outras. Ninguém é obrigado a usar uma interface só porque vem por "padrão" no sistema - pelo menos em se tratando de Linux.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 19:57 por eliseu_carvalho »

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:41 »
Tão fácil e intuitivo que um usuário experiente(eu) não conseguiu impedir que os dispositivos montados aparecessem na barra.
Pode falar que é bonito, ai eu concordo. Mas não achei intuitivo não. E editar esse maldito unity na maioria das vezes passa longe de ser facil.

Agora deixando minhas impressões de lado é so fazer uma pesquisa no google para se ver como o unty é entuitivo. está lotado de perguntas de como se faz tarefas simples.




Olá, Leonardo C
você tem o gerenciador de efeitos do compiz? Se sim, entra nele, e vai em unity plugin > aba experimental > show devices (última opção). Escolha never, se quiser que nenhum dispositivo montado apareça.

[]
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:46 »
Tão fácil e intuitivo que um usuário experiente(eu) não conseguiu impedir que os dispositivos montados aparecessem na barra.
Pode falar que é bonito, ai eu concordo. Mas não achei intuitivo não. E editar esse maldito unity na maioria das vezes passa longe de ser facil.

Agora deixando minhas impressões de lado é so fazer uma pesquisa no google para se ver como o unty é entuitivo. está lotado de perguntas de como se faz tarefas simples.




Olá, Leonardo C
você tem o gerenciador de efeitos do compiz? Se sim, entra nele, e vai em unity plugin > aba experimental > show devices (última opção). Escolha never, se quiser que nenhum dispositivo montado apareça.

[]

Depois de pesquisar no google eu descobri isso. Mesmo assim valeu pela intenção.
Mas isso só ilustra como é facil e intuitivo o unity. O cara tem que instalar um programa que possivelmente ele nem sabe que existe (o ccsm não vem instalado) para poder tirar um icone da barra. hauahauhauahuahauahauhauahauha

Isso é completamente ridiculo. Respeito a opinião do criador do topico mas se analisarmos friamente não tem como concordar.
Uso o ubuntu desde a versão 6.06 e guardo até hoje o cdzinho que ganhei de um amigo, amo de paixão esse sistema, mas a verdade tem que ser dita, tem que melhorar MUITO, mas MUITO mesmo pra poder falar que é intuitivo e fácil.

O gnome 2 é mais intuitivo que esse ai. Minha mãe e namorada aprenderam a usar sem maiores problemas. Não consigo imaginar como conseguiriam no unity.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 23:55 por Leonardo C »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:55 »
Tão fácil e intuitivo que um usuário experiente(eu) não conseguiu impedir que os dispositivos montados aparecessem na barra.
Pode falar que é bonito, ai eu concordo. Mas não achei intuitivo não. E editar esse maldito unity na maioria das vezes passa longe de ser facil.

Agora deixando minhas impressões de lado é so fazer uma pesquisa no google para se ver como o unty é entuitivo. está lotado de perguntas de como se faz tarefas simples.




Olá, Leonardo C
você tem o gerenciador de efeitos do compiz? Se sim, entra nele, e vai em unity plugin > aba experimental > show devices (última opção). Escolha never, se quiser que nenhum dispositivo montado apareça.

[]

Depois de pesquisar no google eu descobri isso. Mesmo assim valeu pela intenção.
Mas isso só ilustra como é facil e intuitivo o unity. O cara tem que instalar um programa que possivelmente ele nem sabe que existe (o ccsm não vem instalado) para poder tirar um icone da barra. hauahauhauahuahauahauhauahauha

Isso é completamente ridiculo. Respeito a opinião do criador do topico mas se analisarmos friamente não tem como concordar.
Uso o ubuntu desde a versão 6.06 e guardo até hoje o cdzinho que ganhei de um amigo, amo de paixão esse sistema, mas a verdade tem que ser dita, tem que melhor MUITO, mas MUITO mesmo pra poder falar que é intuitivo e fácil.

Como eu disse antes: para mim foi bem intuitivo. Para vários outros pode não ser. Mas vou bater de novo na mesma tecla: existem outras opções de ambientes gráficos.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:57 »

Depois de pesquisar no google eu descobri isso. Mesmo assim valeu pela intenção.
Mas isso só ilustra como é facil e intuitivo o unity. O cara tem que instalar um programa que possivelmente ele nem sabe que existe (o ccsm não vem instalado) para poder tirar um icone da barra. hauahauhauahuahauahauhauahauha

Isso é completamente ridiculo. Respeito a opinião do criador do topico mas se analisarmos friamente não tem como concordar.
 

Assino embaixo.

No Lucid com Gnome2 só é preciso ativar o driver de vídeo (Drivers de Hardware > ativar driver) e pronto. Compiz ativado, efeito de zoom (meu favorito), exposè, alt+tab com janelinhas, e aquelas janelas gelatinosas.

E no Unity? É tudo automático e fácil também? Nope!

Tem que sair procurando o compiz, ccsm, instala-los, e configura-los manualmente (nada automático). Aí num dá, né!
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O Unity não é nenhum bicho de 7 cabeças
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2011, 23:58 »
Tão fácil e intuitivo que um usuário experiente(eu) não conseguiu impedir que os dispositivos montados aparecessem na barra.
Pode falar que é bonito, ai eu concordo. Mas não achei intuitivo não. E editar esse maldito unity na maioria das vezes passa longe de ser facil.

Agora deixando minhas impressões de lado é so fazer uma pesquisa no google para se ver como o unty é entuitivo. está lotado de perguntas de como se faz tarefas simples.




Olá, Leonardo C
você tem o gerenciador de efeitos do compiz? Se sim, entra nele, e vai em unity plugin > aba experimental > show devices (última opção). Escolha never, se quiser que nenhum dispositivo montado apareça.

[]

Depois de pesquisar no google eu descobri isso. Mesmo assim valeu pela intenção.
Mas isso só ilustra como é facil e intuitivo o unity. O cara tem que instalar um programa que possivelmente ele nem sabe que existe (o ccsm não vem instalado) para poder tirar um icone da barra. hauahauhauahuahauahauhauahauha

Isso é completamente ridiculo. Respeito a opinião do criador do topico mas se analisarmos friamente não tem como concordar.
Uso o ubuntu desde a versão 6.06 e guardo até hoje o cdzinho que ganhei de um amigo, amo de paixão esse sistema, mas a verdade tem que ser dita, tem que melhor MUITO, mas MUITO mesmo pra poder falar que é intuitivo e fácil.

Como eu disse antes: para mim foi bem intuitivo. Para vários outros pode não ser. Mas vou bater de novo na mesma tecla: existem outras opções de ambientes gráficos.

Tranquilo. Estou só colocando minha opinião assim como você. Como falei respeito sua opinião.
E sim existem, e todos nós estamos livres pra mudar, mas a discussão (no bom sentido) é sobre o unity certo?  ;)