Autor Tópico: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.  (Lida 20771 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Filho pródigo de volta 100% pro Ubuntu.
« Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2007, 02:43 »

Ei, Madrigal, diz uma coisa: o OpenSuse realmente é "muito pesado"?

Esperanto?? ??? Como diziam os Titãs: "Ninguém sabe falar Esperanto! Miséria, miséria em qquer canto!"

Realmente achei um pouco mais pesado que o Ubuntu, mas pouca coisa, o pessoal sugere para desabilitar alguns serviços como o Beagle... aconselho vc experimentar, todos nós devemos experimentar para que possamos ter convicção ao dizer que prefere esta ou aquela distro.

O Arnaldo Antunes dos Titãs fala Esperanto.  ;)
Neste trecho da música denunciou a miséria intelectual, pois muita gente nem sabe que o Esperanto existe. Sendo que traz vantagens enormes.

A ideologia dos esperantistas tem muito a ver com a ideologia do SL. Participo de uma lista em Esperanto sobre software livre muito interessante.

Aconselho que vc conheça alguns sítios:
http://br.youtube.com/watch?v=6RN6ouKTaNM
http://pt.lernu.net/
http://www.tejo.org/ps/ps_lingv/ps_pt.htm

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #31 Online: 14 de Outubro de 2007, 03:10 »
Vlw pelas indicações, Madrigal! Eu não sabia da abrangência do Esperanto (poucas pessoas sabem, pelo visto). Como eu gostaria de ter tempo, a esta altura do campeonato, de analisar com calma o Esperanto. Mas foi de muita valia saber sobre o Esperanto, a partir das tuas indicações.

Um forte abraço, amigo. t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Filho pródigo de volta 100% pro Ubuntu.
« Resposta #32 Online: 14 de Outubro de 2007, 03:11 »
Caraca, tu é a primeira pessoa que conheço que sabe Esperanto! Que legal!  :D  :D

Mais um esperantista aqui. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Filho pródigo de volta 100% pro Ubuntu.
« Resposta #33 Online: 16 de Outubro de 2007, 09:40 »
Caraca, tu é a primeira pessoa que conheço que sabe Esperanto! Que legal!  :D  :D

Mais um esperantista aqui. :)

Talvez um futuro esperantista aqui, tentando aprender nas minhas horas vagas.  ;D

Não sei se é o melhor lugar, mas para quem se interessar em aprender:

http://pt.lernu.net/
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #34 Online: 16 de Outubro de 2007, 14:08 »
Eu sei Esperanto, depois podemos conversar.
Esta um pouco enferrujado pelo meu uso direto do ingles e portugues!
Mas agora que testou o openSUSE, quer aprender de Linux mesmo? Faz o seguinte, instala o Gentoo, nele você monta tudo, compila o Kernel, instala o bootstrapping, todos pacotes de sistemas e etc. Nele você aprende toda estrutura do Linux sem saber. Você cria os arquivos de configurações manualmente como os do /etc/fstab e etc;
Outra, tem um tópico meu mesmo que estava cheio de links sobre como linha de comando mesmo.
Tenho um nte book com Debian instalado, e so rodo modo de comando nele.
E outra, experimente antes do Gentoo que é mais complicado, o clássico Debian e mais tarde o Slackware.

Até

gabriel.goc

  • Visitante
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #35 Online: 16 de Outubro de 2007, 22:03 »
Opa, sempre me interessei pelo esperanto.
Porém não sei aodne aprender.

Algum "esperantista"(rsrsrsr) poderia me indicar sites ou livros??

Desde já agradeço.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #36 Online: 17 de Outubro de 2007, 09:48 »
Opa, sempre me interessei pelo esperanto.
Porém não sei aodne aprender.

Algum "esperantista"(rsrsrsr) poderia me indicar sites ou livros??


Há vários cursos on-line, indico os dois principais:

http://pt.lernu.net (um colega já tinha até indicado este).
http://www.cursodeesperanto.com.br (Gosto muito deste, vc baixa e instala o programa, há versão para linux, explicações desta versão pode ser obtida neste tópico do fórum do Big: http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=1286 )

Quem é ligado em Esperanto e Software Livre: www.liberaprogramaro.net Vou sugerir para o pessoal do forum criar tópicos em línguas nacionais para quem não sabe ainda Esperanto mas se interessa, poder já discutir por lá.

Quem quiser entrar em contato diretamente comigo, esteja à vontade: e-mail e msn: madrigal@brazilo.com ou jabber: madrigal@jabber.org


Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2007, 11:07 »
Eu sei Esperanto, depois podemos conversar.
Esta um pouco enferrujado pelo meu uso direto do ingles e portugues!
Mas agora que testou o openSUSE, quer aprender de Linux mesmo? Faz o seguinte, instala o Gentoo, nele você monta tudo, compila o Kernel, instala o bootstrapping, todos pacotes de sistemas e etc. Nele você aprende toda estrutura do Linux sem saber. Você cria os arquivos de configurações manualmente como os do /etc/fstab e etc;
Outra, tem um tópico meu mesmo que estava cheio de links sobre como linha de comando mesmo.
Tenho um nte book com Debian instalado, e so rodo modo de comando nele.
E outra, experimente antes do Gentoo que é mais complicado, o clássico Debian e mais tarde o Slackware.

Até

ei, igormol, vc se esqueceu de falar do Red Hat  ::) Estou usando o Fedora no trabalho há um mês, e por sinal estou muito satisfeito com ele. Adorei o comando YUM (tem o Yumex - modo gráfico tbm, mas nem gosto... prefiro o modo texto dele  :D), e sinceramente sou amplamente favoravel à utilização e divulgação do yum, ao invés do apt (msmo achando o aptitude superior aos dois  ;)). No entanto, como o RH não é free, resolvi testar o CentOS em casa, que é o Red Hat recompilado identicamente, para utilização free. Vale muito a pena passar por ele tbm, no meu pto. de vista.  ;)

Aqui a tela do meu pc, rodando o CentOS (Red Hat Free), e configurando o SELinux, que é um complemento que a RH vem lançando ao iptables, a nivel de firewall, que eu não entendi muito bem como funciona ainda  :P rsrsrsrs Muitos elogiam e muitos criticam... não sei se é mudança na funcionalidade ou de paradigma msmo  :-\



Suportes em pt-br: www.centos.com.br / www.centosbr.org

Abraços pra ti e pra todos os Esperantistas  :D  :D  :D
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 11:14 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2007, 22:30 »
Olá!
Nunca usei o Red Hat por nunca ter tido dinheiro! rss
Agora vou testar esse CentOS pra finalmente testar a familha do chapeu vermelho!
Vivendo, programando e aprendendo.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #39 Online: 21 de Outubro de 2007, 23:50 »
Nunca usei o Red Hat por nunca ter tido dinheiro! rss

hehehehhee eu tbm ^^
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #40 Online: 22 de Outubro de 2007, 07:19 »
Eu sei Esperanto, depois podemos conversar.
Esta um pouco enferrujado pelo meu uso direto do ingles e portugues!
Mas agora que testou o openSUSE, quer aprender de Linux mesmo? Faz o seguinte, instala o Gentoo, nele você monta tudo, compila o Kernel, instala o bootstrapping, todos pacotes de sistemas e etc. Nele você aprende toda estrutura do Linux sem saber. Você cria os arquivos de configurações manualmente como os do /etc/fstab e etc;
Outra, tem um tópico meu mesmo que estava cheio de links sobre como linha de comando mesmo.
Tenho um nte book com Debian instalado, e so rodo modo de comando nele.
E outra, experimente antes do Gentoo que é mais complicado, o clássico Debian e mais tarde o Slackware.

Até

ei, igormol, vc se esqueceu de falar do Red Hat  ::) Estou usando o Fedora no trabalho há um mês, e por sinal estou muito satisfeito com ele. Adorei o comando YUM (tem o Yumex - modo gráfico tbm, mas nem gosto... prefiro o modo texto dele  :D), e sinceramente sou amplamente favoravel à utilização e divulgação do yum, ao invés do apt (msmo achando o aptitude superior aos dois  ;)). No entanto, como o RH não é free, resolvi testar o CentOS em casa, que é o Red Hat recompilado identicamente, para utilização free. Vale muito a pena passar por ele tbm, no meu pto. de vista.  ;)

Aqui a tela do meu pc, rodando o CentOS (Red Hat Free), e configurando o SELinux, que é um complemento que a RH vem lançando ao iptables, a nivel de firewall, que eu não entendi muito bem como funciona ainda  :P rsrsrsrs Muitos elogiam e muitos criticam... não sei se é mudança na funcionalidade ou de paradigma msmo  :-\



Suportes em pt-br: www.centos.com.br / www.centosbr.org

Abraços pra ti e pra todos os Esperantistas  :D  :D  :D
Eu também adoro o yum. Já experimentei o centOS mas sinceramente prefiro o fedora pois é mais actual. Penso que o centOS é melhor para servidores - de qualquer maneira ambos são da familia Redhat!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #41 Online: 27 de Outubro de 2007, 20:21 »
STIG, minha distro principal é o Fedora, atualmente. Mas o CentOS é muito bom pra aprender mais do que "recursos desktops". O CentOS é para servidores, assim como distros de mesmo porte (Slack, Debian). Na verdade todas são para servidores ou desktops, depende do quanto vc vai ficar personalizando tua maquina praquilo que vc quer.

Quanto ao OpenSUSE, eu to adorando ele, e o Galactus concordou comigo em outro tópico que desta vez, no 10.3, ele veio supimpa. Só não podem é ficar jogando pedra no Ubuntu por causa da versão, pois com o Edgy aconteceu a mesma coisa.

E o yum é lindo, mas tem, por exemplo, o smart no suse que é otimo, e quanto ao yast, no suse, vai tbm de quais repositorios a pessoa habilita. com relação ao yum, se vc habilita um repositorio que tem tudo, chamado rpmforge, o carregamento fica uma lacraia, mas vc tem de tudo tbm, se brincar vem até o win 3.11 compilado em pacote rpm - kkkkkkkkkkk - ops, forcei a amizade, eu acho  :D  :D  :D

mas é isso aí, força pro linux, independente de qual distro, estamos no mesmo barco, e eu acredito que vai dar certo pra gente que apoia o software livre

abraços, gente
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #42 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:10 »
Tô de Suse 10.3 por aqui... e por enquanto tá "SuSse...."

Só a comunidade brasileira achei meio devagar (com todo respeito, vai ver não pesquisei direito....) ... :)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #43 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:32 »
Tô de Suse 10.3 por aqui... e por enquanto tá "SuSse...."

Só a comunidade brasileira achei meio devagar (com todo respeito, vai ver não pesquisei direito....) ... :)
Tenta a portuguesa de Portugal - sempre responderam às minhas duvidas.
www.susept.com

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: As aventuras de um Ubunteiro nas entranhas do OpenSuse.
« Resposta #44 Online: 08 de Dezembro de 2007, 19:13 »
Tô de Suse 10.3 por aqui... e por enquanto tá "SuSse...."

Só a comunidade brasileira achei meio devagar (com todo respeito, vai ver não pesquisei direito....) ... :)
Tenta a portuguesa de Portugal - sempre responderam às minhas duvidas.
www.susept.com

Valeu a dica.. to sabendo já... só comentei... na verdade acho que no Brasil não é muita gente que usa o Suse mesmo (se comparado ao Ubuntu...) ...