Autor Tópico: É seguro fazer dual boot com windows 10 e ubuntu 16?  (Lida 3025 vezes)

Offline joatimbc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
É seguro fazer dual boot com windows 10 e ubuntu 16?
« Online: 09 de Junho de 2016, 15:49 »
Comprei uma máquina que veio com win10 e vi alguns tutoriais onde deu certo fazer o dual boot, porém outros não deram certo. O win 10 não ''aceita'' dual boot?

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:É seguro fazer dual boot com windows 10 e ubuntu 16?
« Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2016, 18:48 »
Peguei uma máquina com o Windows 10 esta semana e pasmem a MIcrosoft se apoderou das quatro partições primárias. Não tive dúvidas, deixei a partição do sistema e a recovery, respectivamente a primeira e última partição, e passei o cerol fino na segunda e na terceira. Instalei o Ubuntu 14.04.4 LTS. Funcionando perfeitamente. Usuário queria urgência na instalação e pouco importava o Windows. Só pediu pra deixar a recovery, pois, caso necessitasse se desfazer do note, poderia recuperar o Windows 10 de fábrica.

Respondendo a sua pergunta. Aceitar de boa, do jeito que tá vindo (ocupando as 4 partições primárias), ele não deve aceitar, mas Hardware não tem inteligência própria. Podemos manipula-lo ao nosso prazer.

Dê boot com um LIVE-CD e rode o comando abaixo no terminal.

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
« Última modificação: 09 de Junho de 2016, 18:58 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline joatimbc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:É seguro fazer dual boot com windows 10 e ubuntu 16?
« Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2016, 19:28 »
O meu também veio particionado em 4. Mas é só reduzir pra zero as ''duas partições do meio''?

Deixar o windows no recovery é o mesmo que usar dual boot? Desculpe a ignorância, sou novo no meio.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.172
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:É seguro fazer dual boot com windows 10 e ubuntu 16?
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2016, 18:35 »
Ignorância foi a minha nessa. Hoje revendo o notebook reparei que ele estava usando o GPT para a estrutura das partições em vez do MBR. O GPT suporta apenas 128 partições primárias. Então era só redimensionar pra menos a partição de dados Windows e criar uma nova partição primária no espaço livre.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049