Autor Tópico: problema com a instalação do desktop kde no ubuntu. conflito do gnome com o kde  (Lida 3442 vezes)

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Gente, algo muito estranho aconteceu aqui no meu ubuntu quando eu instalei o ambiente kde. Acontece que eu instalei o desktop xfce e o kde só para ter como opção e pra teste. Acontece que agora quando dá boot no ubuntu tá aparecendo a tela do kubuntu em vez da padrão do ubuntu(mesmo o gnome sendo a opção padrão). Quando eu abro o firefox aparece a pagina inicial do kubuntu em vez do ubuntu(mesmo usando gnome). Eu tinha instalado o broffice que baixei no site(preferi por que os dicionários são melhores do que a versão traduzida do openoffice que vem por padrão no ubuntu, entre outras coisas), mas depois que instalei o xfce e o kde agora aparece de novo o openoffice em vez do broffice. Aparecerem um zilhão de programas novos(iniciando com a letra k), eu até entendo que o desktop do kde instale novos programas, mas bagunçar tanto assim o meu ubuntu? Tem algum comando para restaurar o estado anterior? Eu usei para instalar:
sudo apt-get install kubuntu-desktop e sudo apt-get install xubuntu-desktop.
kcnp

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
kcnp como não sou chegado no KDE então nunca fiz isto que você fez, mas presumo que esteja normal, infelizmente.

Entenda que os dois sistemas estão gravando dados na sua HOME, então existirá conflitos mesmo, como o do firefox, por exemplo.

Não sei se tem como você evitar isto, mas quem já passou por isto com certeza vai te ajudar.

Talvez se tivesse dois usuários, e com um só acessasse o KDE, e com o outro apenas o gnome, com certeza os problemas seriam menores, mesmo assim haja dor de cabeça para.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2008, 21:18 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
você sabe como eu faço pra volta ao jeito que era antes, ou seja, como restaurar o computador para o jeito que era antes, ficando só com o gnome?Eu gosto mais do gnome, os outros era só pra teste e opção. Se eu deletar o kde e xfce acaba os conflitos e volta tudo como era antes?
kcnp

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
você sabe como eu faço pra volta ao jeito que era antes, ou seja, como restaurar o computador para o jeito que era antes, ficando só com o gnome?Eu gosto mais do gnome, os outros era só pra teste e opção. Se eu deletar o kde e xfce acaba os conflitos e volta tudo como era antes?

Não tenho certeza que apenas deletar o ambiente resolverá tudo, mas para tirar qualquer detalhe dele tem mesmo que começar por ai.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge kubuntu-desktop
Pelo que já li no fórum talvez a imagem inicial ainda continue do kubuntu, e talvez ainda possa ter algum problema no ambiente, nada que não possa ser acertado.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Eu tô com um problema, eu tentei usar a linha de comando que você falou para deletar o kde e apareceu o seguinte erro:

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.

Um erro parecido apareceu quando eu tentei instalar as atualizações disponíveis para o ubuntu e os softwares instalados.
 
kcnp

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Execute no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --configure -a
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Quando for instalar outro ambiente-desktop ou um grande programa que exija muitas dependencias, ultilize sempre o aptitude.  Ele resolve melhor problemas com dependencias e gerenciamento de pacotes. No caso do kde, ele teria feito uma remoção limpa e total do mesmo, quase sem nenhuma configuração residual.

Citar
Se voce tinha apenas o GNOME e resolveu baixar todas as dependencias incluindo os pacotes para KDE e agora deseja remove-los, execute este comando :

    sudo apt-get remove - -purge kde-core kde-devel kdebase-dev kdelibs4-dev kdesdk kspy libkonq4-dev
    sudo apt-get remove - -purge libktnef1 libattr1-dev ktip kdeprint \
    cervisia libaspell-dev libcvsservice0 \
    kdesdk-kio-plugins libavahi-compat-libdnssd1 libkcal2b kdebase \
    konqueror-nsplugins kpager kapptemplate liblualib50-dev umbrello klipper \
    ksmserver ksysguard libsasl2-dev libogg-dev libjasper-1.701-dev kmenuedit \
    ksplash kdesdk-kfile-plugins liblua50-dev arts lua50 libavahi-qt3-dev \
    libacl1-dev qt3-designer cvs hspell libxslt1-dev kbugbuster libkdepim1a \
    poster kcachegrind khelpcenter libasound2-dev ksysguardd \
    kpersonalizer poxml kompare kdelibs libemeraldengine0 kunittest kappfinder \
    libartsc0-dev libopenexr-dev kdesdk-misc kate kdesdk-scripts libvorbis-dev \
    gettext-kde kuiviewer libidn11-dev libarts1-dev kdepasswd kmtrace kbabel \
    kwin aquamarine

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1768

ps. Engraçado é que os menus do KDE lembram uma cidade depois de receber uma visita do furacão katrina.   :D
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Cristiano, quando eu digitei o que você mandou apareceu isso:

kaio@kaio-world:~$ sudo dpkg --configure -a
Instalando sun-java6-doc (6-03-0ubuntu2) ...
This package is an installer package, it does not actually contain the
JDK documentation.  You will need to go download one of the
archives:

    jdk-6-doc.zip jdk-6-doc-ja.zip

(choose the non-update version if this is the first installation).
Please visit

    http://java.sun.com/javase/downloads/

now and download.  The file should be owned by root.root and be copied
to /tmp.

[Press RETURN to try again, 'no' + RETURN to abort]
kcnp

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Acho melhor você instalar corretamente o java antes de continuar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!