Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 520170 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #210 Online: 06 de Maio de 2009, 16:53 »
Vlw Alarcon... eu já havia tentado pelo NetworkManager e tbm não consegui...
Vou ficar com o sudo pon... mesmo.

Vlw!

EDIT: Ah, Alarcon, esqueci de dizer uma coisa. No início, quando instalei o Ubuntu, antes de ir para o pppoeconf eu fui tentar pelo "NM", como disse acima. E não deu certo. Desde então o meu ícone do NM está em "barras", como as de conexão Wireless. Não estou conectando por ele, mas só queria saber se tem como voltar a ficar aqueles 2 monitorezinhos. É que do nada mudou o ícone...
flw

Isso do ícone não seria por que no NM estaria selecionado alguma forma de conexão wireless, clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do NM e na janela que abrir veja o que está selecionado por lá.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #211 Online: 06 de Maio de 2009, 17:03 »
Desde então o meu ícone do NM está em "barras", como as de conexão Wireless.

Eu há dias atrás estava com esse mesmo problema e agora como estou usando um novo HD, ao instalar o ubuntu o ícone ficou normal com dois monitores e um X branco em um quadradinho vermelho. Nessa altura, indicando que a conexão não está sendo feita pelo NM.

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #212 Online: 07 de Maio de 2009, 22:55 »
Eu há dias atrás estava com esse mesmo problema e agora como estou usando um novo HD, ao instalar o ubuntu o ícone ficou normal com dois monitores e um X branco em um quadradinho vermelho. Nessa altura, indicando que a conexão não está sendo feita pelo NM.

Marcopolo.

Isso do ícone não seria por que no NM estaria selecionado alguma forma de conexão wireless, clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do NM e na janela que abrir veja o que está selecionado por lá.

Então, agora quando eu clico uma vez com o botão esquerdo aparecem 2 opções que não dão pra selecionar, são elas:
-rede com fio
-dispositivo não é gerenciável

Aí embaixo tem "Conexão VPN" ...

Sei lá o que é... mas tá funcionando tudo certin... era só pra aprender a resolver mesmo.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #213 Online: 08 de Maio de 2009, 09:28 »
Eu há dias atrás estava com esse mesmo problema e agora como estou usando um novo HD, ao instalar o ubuntu o ícone ficou normal com dois monitores e um X branco em um quadradinho vermelho. Nessa altura, indicando que a conexão não está sendo feita pelo NM.

Marcopolo.

Isso do ícone não seria por que no NM estaria selecionado alguma forma de conexão wireless, clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do NM e na janela que abrir veja o que está selecionado por lá.

Então, agora quando eu clico uma vez com o botão esquerdo aparecem 2 opções que não dão pra selecionar, são elas:
-rede com fio
-dispositivo não é gerenciável

Aí embaixo tem "Conexão VPN" ...

Sei lá o que é... mas tá funcionando tudo certin... era só pra aprender a resolver mesmo.

qual seria o conteúdo do seu arquivo interfaces que fica em /etc/network?

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #214 Online: 08 de Maio de 2009, 14:15 »
Tá ae:

auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual




Pra que quer isoo ae??

Vlw!

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #215 Online: 08 de Maio de 2009, 16:07 »
Tá ae:

auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual




Pra que quer isoo ae??

Vlw!


Comenta as duas primeiras linhas, ou seja, troque de:


Citar
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual

para:

Citar
#auto lo
#iface lo inet loopback



auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual

Reinicia o PC e veja se o ícone continua em barras ou se alterou para o padrão.

OBS: o arquivo interfaces só é possível se editar como root ok.

Offline marcioferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #216 Online: 11 de Maio de 2009, 01:56 »
cara... tbm to com o mesmo problema usando o 9.04 agora... alias é até estranho... usava o 8.04 e funfava legal o sudo pppoeconf... mas do nada ele nao funcionou mais no 9.04... nem precisava desconectar e conectar novamente... ele ja se autoconectava na net... agora so consigo enxergar o site do google, orkut, google imagens e os outros ficam carregando eternamente... parece q so me habilitou navegar pelo google... e se tento sudo poff dsl-provider e depois pon dsl-provider nao resolve do mesmo jeito... além disso, a conexão com fios adsl nao esta com o icone caracteristico... ficam akelas barrinhas... alguem ta tendo o mesmo problem e por via das duvidas ja conseguiu resolver?  preciso com urgencia galera resolver isso... caso de vida ou desemprego hehehe... obrigado...

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #217 Online: 12 de Maio de 2009, 14:06 »
Não funcionou alarcon. Ainda está o símbolo em barrinhas...

Eu usei o nautilus pra alterar o arquivo, correto?

Ele salvou, pelo menos. Mas mesmo assim, não foi... =/

Offline marceloisoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #218 Online: 12 de Maio de 2009, 17:15 »
Cara, eu te amo. Muito obrigado pelas dicas. Finalmente consegui me conectar.

Offline thania

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #219 Online: 13 de Maio de 2009, 00:31 »
Olá
Uso o Kubuntu 8.10 e estou precisando de ajuda para configurar minha conexão de rede.
O problema é que ele só reconhece a conexão de rede se o modem estiver configurado para dhcp.
Uso essa versão desde que foi lançada e sempre resolvi o problema da maneira mais fácil: configurando o modem. Só que agora não tenho essa opção e já tentei a grande maioria das sugestões com relação à configuração manual.
Já editei o /etc/network/interfaces e o resolv.conf (nesse caso o ícone do NetworkManager fica verde, mas a conexão na verdade não foi realmente estabelecida)
Também já tentei o pppoeconf sem resultado positivo.
Com o Ubuntu não tenho problemas de conexão, tanto com ip setado como com dhcp, mas prefiro resolver o problema ao invés de apenas mudar de foco.
Desde já,a gradeço pela ajuda.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #220 Online: 13 de Maio de 2009, 17:55 »
Não funcionou alarcon. Ainda está o símbolo em barrinhas...

Eu usei o nautilus pra alterar o arquivo, correto?

Ele salvou, pelo menos. Mas mesmo assim, não foi... =/

Na pasta /etc/NetworkManager/system-connections/ tem algum arquivo?

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #221 Online: 13 de Maio de 2009, 17:58 »
Olá
Uso o Kubuntu 8.10 e estou precisando de ajuda para configurar minha conexão de rede.
O problema é que ele só reconhece a conexão de rede se o modem estiver configurado para dhcp.
Uso essa versão desde que foi lançada e sempre resolvi o problema da maneira mais fácil: configurando o modem. Só que agora não tenho essa opção e já tentei a grande maioria das sugestões com relação à configuração manual.
Já editei o /etc/network/interfaces e o resolv.conf (nesse caso o ícone do NetworkManager fica verde, mas a conexão na verdade não foi realmente estabelecida)
Também já tentei o pppoeconf sem resultado positivo.
Com o Ubuntu não tenho problemas de conexão, tanto com ip setado como com dhcp, mas prefiro resolver o problema ao invés de apenas mudar de foco.
Desde já,a gradeço pela ajuda.


Você já observou como ficam aí seus arquivos de configuração relativos a conexão no Ubuntu e fazer a comparação com os mesmos no Kubuntu?

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #222 Online: 13 de Maio de 2009, 23:20 »
Se você quer apenas clicar e conectar/desconectar ou terá de criar um script para isso, o que será um pouquinho chato por que como se usa o sudo, portanto conexão como root, terá de editar o sudoers o que tem de se ter cautela.

Agora se não se incomoda de digitar no terminal os comandos são:

sudo pon dsl-provider (para conectar)

sudo poff dsl-provider (para desconectar)

Se você usa conexão ADSL com modem não roteado, então pode tentar a conexão pelo ícone de rede (NetworkManager) no canto superior direito próximo ao relógio. Eu fiz um pequeno vídeo mostrando como seria esta configuração, veja:

http://www.youtube.com/watch?v=BSVP6_rr1I0

Só que já lhe adianto que esta forma de conexão nunca deu certo comigo, portanto eu prefiro o bom e velho comando sudo pppoeconf que comigo nunca falhou.

Se mesmo assim você quiser fazer um script é só falar aqui que depois informo como seria tal script.

===EDITADO===

Um esboço do que poderia ser este script, chamado aqui de ADSL, seria isso:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
# Script simples para conectar / desconectar o pppoe

ps ax | grep [/]pppd > /dev/null
if [ $? == 0 ] ; then
  zenity --question --text="Desconectar?" --title="Conexão ADSL"
  if [ $? == 0 ] ; then
    gksu poff dsl-provider
  fi
else
  zenity --question --text="Conectar?" --title="Conexão ADSL"
  if [ $? == 0 ] ; then
    gksu pon dsl-provider
  fi
fi

No caso ele ia pedir a senha por que aí estou usando o gksu. Como disse antes há uma alternativa de não ficar pedindo a senha, no entanto teria que trabalhar com o sudoers o que é perigoso.

Salve este script numa pasta aí, de preferencia oculta na sua pasta. Dê permissão de execução ao script e depois clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e escolha a opção de criar lançador e na janela que abrir e em comando: forneça a localização do script.
Caro Alarcon,

eu conectava exatamente dessa maneira no Ubuntu, mas percebi que a partir da primeira vez que se usa o pppoeconf, torna-se impossível conectar via ícone, mesmo reiniciando.

Outro problema é no Kubuntu. Neste sistema não dá para conectar pelo ícone simplesmente porque a opção para criar conexão DSL fica desabilitada.

Você saberia como resolver algum ou ambos os problemas?
Abraço
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 23:22 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #223 Online: 14 de Maio de 2009, 09:41 »

Caro Alarcon,

eu conectava exatamente dessa maneira no Ubuntu, mas percebi que a partir da primeira vez que se usa o pppoeconf, torna-se impossível conectar via ícone, mesmo reiniciando.

Outro problema é no Kubuntu. Neste sistema não dá para conectar pelo ícone simplesmente porque a opção para criar conexão DSL fica desabilitada.

Você saberia como resolver algum ou ambos os problemas?
Abraço

Como disse, nunca me dei bem com a conexão ADSL (modem não roteado) pelo ícone, preferindo sempre a conexão pelo comando sudo ppoeconf que ao menos comigo nunca falhou, mas se você deseja tentar pelo ícone e no Ubuntu tente remover ou renomear os arquivos interfaces e dsl-provider, remover pelo ícone em qualquer das abas tudo o que estiver configurado, ou seja, se você já tentou a conexão por aí deve ter alguma configuração e estou pedindo para remover. As configurações feitas pelo ícone (no caso do ADSL e acho que dos outros também) ficam num arquivo de texto nesta pasta aqui /etc/NetworkManager/system-connections/

Depois de tudo removido, reinicie e o PC e depois tente refazer suas configurações pelo ícone, se assim deseja.

Já com relação ao Kubuntu, infelizmente eu não sei como resolver por que não tenho o mesmo instalado aqui para fuçar uma possível solução, mas vendo pelo Synaptic encontrei dois pacotes que pelo que entendi são gui para o NetworkManager no KDE que são os pacotes:

- network-manager-kde
- knetworkmanager

Já vi um artigo para o archlinux chamado de Instalando e configurando o network manager no ArchLinux, e que ensinava a instalar o knetworkmanager para o KDE, portanto quem sabe se não é este o indicado. Veja se já não está instalado por aí.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #224 Online: 14 de Maio de 2009, 10:08 »
Tem um applet pro Screenlets (nem precisa do Compiz, é só uma bolinha na tela, hehehehe) que permite conectar ou não o adsl, basta configurar o pppoeconf para NÃO CONECTAR na inicialização da máquina e passar a usar esse applet pra conectar/desconectar a conexão. A conexão tem que ser criada no pppoeconf e esta passa a ser gerenciada pelo dito applet. O nome é - como não poderia deixar de ser - PPPOE.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.