Autor Tópico: Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas  (Lida 3147 vezes)

Offline Apaxe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas
« Online: 05 de Novembro de 2013, 13:18 »
Olá a todos!

Possuo um servidor com o Ubuntu 12.04 Server. Este computador possui o WOL ativado na BIOS da Matherboard e também no Ubuntu através da ferramenta “ethtool -s eth0 wol g”.

Também possuo mais dois computadores com suporte ao WOL. Estes computadores estão em "dual Boot" com o Windows (XP e 7) e o Ubuntu 12.04 Desktop instalados.

O WOL através da Rede Local, funciona perfeitamente quer os computadores sejam desligados pelo Windows quer sejam desligados pelo Ubuntu.

Agora, através da Internet, o WOL só funciona nos computadores que forem desligados pelo Windows. Nos computadores que forem desligados através do Ubuntu o WOL deixa de funcionar !!! :-((

Pergunto se aqui alguém já se apercebeu deste problema do WOL do Ubuntu através da Internet?
Penso que não seja má configuração com o encaminhamento da porta UDP 9 no Router, dado que se o computador for desligado pelo Windows este pode voltar a ser ativado através da Internet pelo WOL. Agora se este mesmo computador for desligado pelo Ubuntu, só o consigo ativar através da rede local!!

Agreço ajudas
Obrigados







« Última modificação: 05 de Novembro de 2013, 15:14 por Apaxe »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2013, 16:28 »
Você tem algum servidor de WOL em sua rede, ou configurou o roteador para repassar broadcasts?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Apaxe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2013, 17:40 »
Você tem algum servidor de WOL em sua rede, ou configurou o roteador para repassar broadcasts?

O meu roteador não permite que eu abra na sua firewall o endereço de broadcast da rede.
Por isto, fixei o endereço ip nos computadores da rede e criei no roteador uma regra de encaminhamento na porta UDP 9 para o endereço ip do computador que pretendo ativar através do WOL.
Desta forma, consigo com que os computadores que iniciaram e desligaram através do Windows, o WOL funcione através da internet.
Se estes mesmos computadores forem iniciados e desligados através do Ubuntu, o WOL através da internet deixa de funcionar e só funciona através da rede local !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2013, 19:02 »
Estranho... até onde eu sei, o WOL só funciona quando vc tem alguma forma de enviar broadcasts na rede local.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Apaxe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2013, 19:26 »
Estranho... até onde eu sei, o WOL só funciona quando vc tem alguma forma de enviar broadcasts na rede local.

O problema é que nem todos os roteadores dão suporte ao envio de broadcasts para dentro da rede local.
O que me surpreende, é que no Windows, o WOL funciona perfeitamente tanto pela rede local como pela internet.

Peço que testem o WOL nas vossas redes e me digam se também tem o mesmo problema através da internet.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Wake ON LAN do Ubuntu através da Internet tem problemas
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2013, 21:46 »
A maior parte não tem suporte a isso na rede local.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D