Autor Tópico: Não sei como instalar o Octave  (Lida 3557 vezes)

Offline rapousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Não sei como instalar o Octave
« Online: 10 de Fevereiro de 2007, 13:13 »
Desculpem-me, sou inicinate em linux, e pra mim o terminal ainda é um mistério.... :-[
Gostaria de saber como instalo o Octave, pois gostaria de ver se ele relamente substitui o MatLab.
Obrigado.

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Não sei como instalar o Octave
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 13:59 »
Boa tarde rapousa,

Existem algums formas de instalar programas no linux.

Vc pode pegar o codigo binário do programa e compilar no seu pc, essa é a forma mais "bruta" e um pouco mais complicada. Vc precisa de alguns programas acessáorios que são os compiladores. Não te aconselho a usar essa opção

Outra opção seria pegar pacotes preparados e instala-los com algum aplicativo tipo gdebi ou via linha de comando, são os famosos .deb, esse método tem o inconveniente de estar atento as dependências.

A opção mais "fácil e prática" é usar os programas que pegam pacotes em determinados sites (repositórios) e instalam no seu pc, tudo de forma automática, simples, rápido e seguro. O ubuntu usa o apt como programa padrão para usar esse método. E existe também o aptitude.

Existe duas formas de usar o apt: via linha de comando e via Synapitc (que fica em Sistema, Administração, Gerenciador de Pacotes Synapitc)

Eu te aconselho a usar alinha de comando, mas também aconselho a estudar o Synapitc, assim vc pode conhecer esse excelente programa.

Num terminal vc digita: sudo apt-get install octave
digita sua senha (essa mesmo que vc usa para fazero login)
aperta enter após ler  com atenção e a instalação vai começar. Será analisdo teu pc, serão verificados todos os arquivos que faltam, o que precisa ser baixado, de onde precisa ser baixado, instalado na ordem correta e pronto teu octave vai estar prontinho para ser usado.

Poderia ter simlesmete dito "digite num terminal sudo apt-get install octave", mas acho que vc merece informação!

No mais, estude essas formas de instalar programas no linux,  aprenda a usar o terminal, ele é fantástico e boa sorte nos teus cálculos lineares e não-lineares rsrsrs


Offline rapousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Não sei como instalar o Octave
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 14:17 »
Muito obrigado! ;D