Autor Tópico: Que o Terminal seja abolido  (Lida 68721 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #135 Online: 17 de Janeiro de 2007, 08:34 »
não há como tirar o terminal
é uma das maiores ferramentas de qualquer distribuição
concordo com Avocati
"Ambientes Gráficos facilitam em muito a vida do usuário, mas às vezes os deixam mais burros e preguiçosos."
"Que tal ao invés de esconder as ferramentas que são aparentementes difíceis de se usar, as pessoas passem a buscar conhecimento.
Não estou dizendo para ninguém sair decorando strings, mas tentar aprender a se virar de vez em quando."

Uma vez eu vi um artigo num site por aí que chegava a uma máxima: "Os sistemas operacionais hoje em dia ludibriam os usuários que já aprendem informática achando que computador é apenas dois cliques aqui, dois cliques alí. Não é! Para aprender a mexer em computador é preciso UM MÍNIMO de ESTUDO e ESFORÇO do usuário final."

Engraçado que meu pai não se dá comigo justamente por causa disso. Se eu mudo um ícone de algum aplicativo ou simplesmente mudo ele de lugar, o velho fica doido dizendo que eu QUEBREI o computador. Sabe porque isso? Ele aprendeu que navegar na internet é clicar NAQUELE LOCAL da tela. Não sabe o que é navegador de internet, não sabe o que é um ícone, não sabe nada!
Isso porque o Windows tornou ele um usuário preguiçoso, burro, que ainda por cima, acha que sabe de tudo, quando na verdade é um ignorante funcional.

As ferramentas tem que ser fáceis mas a verdade do que está acontecendo por trás da parte gráfica tem que ser mostrada. E um meio para isso é sempre deixar o terminal à frente, mostrando que o Synaptic é apenas uma "cara mais bonitinha" para o APT, e etc...

Essa é a popularidade que eu não quero que meu sistema operacional tenha (imitando aquela música "minha alma" do rappa).

Piras

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #136 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:32 »
Nossa, este tópico ainda está vivo! É o tópico vampiro: está sempre atraindo alguém e não morre nunca...

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #137 Online: 18 de Janeiro de 2007, 22:57 »
Exatamente...
Comecei a ler as opiniões e parei...parei porque não me interessa a opinão de ninguém.
Sem terminal eu não uso o Ubuntu.
Tenho dito.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #138 Online: 19 de Janeiro de 2007, 00:02 »
Concordo, vejo sempre esse tópico reaparecendo, e ele tá tão grande que nunca consegui ler tudo, mas sem o console eu modo de distro. Acho que ela é tão inofensiva para quem não gosta, fica no canto lá...
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #139 Online: 20 de Janeiro de 2007, 17:01 »
Confesso que fiquei sem entender quando o colega arsolto falou ...que o Terminal seja retirado da lista de repositórios..., por que pelo que eu entendo de linux, me corrijam se eu estiver errado, é que o sistema operacional é essencialmente linha de comandos, ou seja, o modo texto, ou a linha de comando ou qualquer o outro nome que lhe é dado, é o principal e não o acessório em um sistema operacional linux. As interfaces gráficas é que são acessórias no SO. Portanto fico “matutando” o sentido do que foi dito mais acima. Penso que o arsolto se referia aquela janela gráfica de terminal que se abre sobre a interface gráfica (gnome), que de uma forma grosseira seria o equivalente ao prompt do MSDOS do windows. Portanto a retirada, dos repositórios, do terminal (emuladores de terminal gráficos) não acabaria com a linha de comandos por que sempre se tem os terminais de texto “puros” por meio do atalho Ctrl+Alt+F2 , por exemplo.

Da forma como as várias distros linux se apresentam, inclusive o Ubuntu, não é possível se fazer tudo em modo gráfico e portanto mais cedo ou mais tarde há que se mostrar ao usuário iniciante algum tipo de comando via terminal e é melhor que seja mais cedo, pois assim ele vai se acostumando com a forma de ser do mesmo. Sei que inicialmente é assustador, mais em muitos casos é necessário. Não imagino, por exemplo, outra forma de se ajudar alguém que tem um softmodem (conexão discada) e tenha de ativar um driver (compilá-lo) sem ter de passar por um terminal.

Alguém aqui falou sobre muitos usuários iniciantes não terem tempo por trabalharem o dia todo, ou algo parecido com isso, e portanto não estarem dispostos a ter que usar o terminal para fazer isso ou aquilo. Daí eu pergunto, então o ônus da ajuda ficaria com quem, muitas vezes também está cansado por “ralar o dia todo” ?

Alguém aqui neste fórum recebe qualquer tipo de retorno que não seja a satisfação em poder ajudar alguém a resolver seu problema que por muitas vezes ele próprio passou? Penso que não, pois como disse é um trabalho voluntário.

Acho que a finalidade maior de um fórum é a resolução imediata dos problemas propostos no momento e não uma aula sobre como usar o  sistema operacional e seus diversos aspectos. Para isso existem os diversos sites, guias e tutoriais e etc. É só pesquisar na rede.

Lógico que muitas vezes os problemas podem ser resolvidos graficamente, mais aí vai da disposição de cada um em oferecer a solução, pois toda ajuda é bem vinda desde de que seja eficiente naquilo que se propõe.

Quando se oferece uma resposta em forma de linha de comandos não é para que o usuário decore ou entenda perfeitamente para que servem aqueles comandos, mas tão somente para que resolva de forma imediata a referida questão. Depois o usuário que se interessar em aprender pode usar a rede ou até o próprio usuário que lhe ofereceu a solução para maiores explicações sobre o sistema em si.

Vejam que muitas vezes o usuário do fórum que está oferecendo a ajuda utiliza internet discada que como todos nós sabemos não é lá muito rápida como os que usam banda larga e aí é mais fácil usar comandos que ficar digitando um texto enorme para fazer a mesma coisa que duas ou três linhas de comandos.

Mas aí alguém poderá dizer que não precisaria descrever o que é necessário fazer graficamente, economizando assim linhas de texto, bastando-se colar figuras indicando procedimentos. Penso eu que o fórum deve ter um limite de espaço para isso e imagine que todos os textos expostos aqui tivessem figuras explicativas de como fazer as coisa graficamente. Seria necessário muito espaço para tantos tópicos com figuras, além do que, voltando aos que tem conexões discadas, pense na demora para se fazer o upload das figuras explicativas dos seus textos caso seja um que leve muitas figuras. Portanto acho que toda forma de ajuda é bem vinda e que este tipo de discussão só faz inibir aqueles que tem sim vontade de ajudar, mas que só sabem explicar em forma de comandos, ou que não tem muito tempo para ficar explicando graficamente.

Eu mesmo conheço somente alguns poucos comandos e ainda me sinto iniciante no linux e nem por isso deixei de resolver meus problemas quando foi preciso usar o terminal. Um pouco de insistência nisso vai facilitar bastante a vida do usuários com o linux. Não sejam apressado, o interessante é justamente ir aprendendo comandos novos conforme os problemas forem aparecendo.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #140 Online: 02 de Maio de 2007, 23:16 »
Para com isso! Já pensou linux sem terminal que horrível!!

O terminal é a coisa que mais uso no linux hehehe, prefiro que você seja abolido (brincadeira) do que o terminal do linux,

Piras

  • Visitante
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #141 Online: 03 de Maio de 2007, 01:01 »
Este aqui é o "Jason" dos tópicos do Fórum Ubuntu PT: morto de todas as formas possíveis, está sempre de volta... ::) Só chamando o Fred Kruger...
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 01:03 por Piras »

Offline mickeyknox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Restam menos de 3200 tigres livres no mundo!
    • Ver perfil
    • Guido Nietmann - Consultoria em Internet
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #142 Online: 18 de Maio de 2007, 02:21 »
Como eu configuraria meu Xorg, quando estava fazendo testes e o Gnome não carregava? O linux é baseado na linha de comando, a interface gráfica é apenas mais um aplicativo sendo executado. Uma coisa é criar scripts que facilitem a vida do usuário comum. Sou completamente a favor, realmente nesse ponto o linux não é dos mais amigáveis pra quem se assusta com uma linha de comando. Ajudaria uma interface gráfica para configurar o xorg nos primeiros dias, claro! (e em outras tarefas) Eu como aprendi dos na época que nem windows existia, não me assustei tanto com a linhda de comando. Gosto de saber que se meu sistema der pau e o gerenciador gráfico não carregar, eu possa me virar na linha de comando mesmo.
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #143 Online: 09 de Julho de 2009, 23:42 »
É o vampiro Jason!!
Eu não entendo nada, uso o Linux há 2 semanas e achei que nunca ia usar porque achava que tinha de saber muito pra poder mexer.
E é disso que me parece ser que o cara tá falando...
Eu volta e meia pra resolver tenho que digitar algo que não entendo e puft! do nada a coisa se resolve... Não me acho burro por causa disso.
E daí se não entendo direito como que o comando resolve as coisas?
Eu queria e muito saber como funciona... Queria saber como funciona um monte de coisas, como é a física quântica, como funciona a homeopatia...
Mas não tenho tempo pra estudar como eu queria pois tem outras prioridades...
Tudo que eu quero é que essa maravilhosa ferramenta de trabalho me ajude da melhor e mais agradável maneira possível. E acredito que a mudança que fiz pra Linux é muito promissora. Agora, se pra me poupar tempo e dinheiro (que como dizem é a mesma coisa) eu tenha que dar alguns cliques numa interface fácil intuitiva, o que parece não acontecer no terminal/console, ótimo!
Se isso é impossível por enquanto, paciência... Vou ter que ctrl c ctrl v os comandos malucos no terminal pra poder ver vídeo, pra poder me comunicar, etc...
Sem por enquanto entender nada... Vi alguém comentar da relação com o pai e me identifiquei. É bem assim! Eu concordo. Mas a cada dia que passa a gente fica pra trás numa coisa ou outra. Uma das coisas que me fez passar pro Linux foi isso. Acredito que o futuro é o software livre. Meus filhos certamente vão dominar a linha de comandos. Se eu parasse no tempo, ia estar usando XP, porque odiei o Vista, e meus filhos iam dizer: "pelo menos muda pro Windows 2020 pai, pela mor dideus"
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #144 Online: 10 de Julho de 2009, 00:39 »
Esse tópico está com o prazo de validade vencida, outra época, outro contexto.

Com o tempo de uso se aprende a usar o Terminal e se passa até a usar ele para tarefas em que se tem a interface gráfica disponível, então não se estresse, deixa rolar.


sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #145 Online: 10 de Julho de 2009, 00:41 »
Valeu pela dica Nossile... Tô bem por essas...
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit

Offline mickeyknox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Restam menos de 3200 tigres livres no mundo!
    • Ver perfil
    • Guido Nietmann - Consultoria em Internet
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #146 Online: 10 de Julho de 2009, 14:57 »
Po, até o windão tem o "Sinal de Ms-DOS". Claro que a diferença é que no Linux o terminal tem muito mais funções práticas. Entendo perfeitamente a questão abordada, e concordo que deve-se procurar cada vez mais soluções para o usuário iniciante que fujam da execução de comandos complexos no terminal. Entendo também o efeito psicológico que ele causa ao usuário Windows qdo ve um Linuxer abrindo uma janela do terminal e digitando meia dúzia de comandos que o outro nunca viu, deve mesmo ser assustador.

Entretanto, o terminal é a ligação mais direta entre você e seu SO no caso do Linux. Se algo não deu certo ao carregar o X, se o xorg tá incorreto, ou qualquer coisa assim, é o terminal que salva o pescoço. Eu uso um browser em texto (Links2) aqui, e mais de uma vez já naveguei em modo texto diretamente pelo terminal em busca de alguma solução para problemas que impediam meu X de carregar. Depois que você acostuma, é uma delícia, a velocidade de navegação é incrível.

Eu acho que o sistema Ubuntu deve cada vez mais facilitar as coisas e incorporar funções em modo gráfico. Mas isso nunca será justificativa para remover funções nativas do sistema. Que use o terminal quem quer aprender a fazê-lo.
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

Offline Mero_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Slack, Because It Works! Keep It Simple, Stupid..
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #147 Online: 10 de Julho de 2009, 15:30 »
 Meu Deus!... não consegui ler o tópico inteiro, mesmo assim não poderia deixar de dizer:
 Esse é sem dúvida o maior absurdo que já li sobre SO GNU/Linux.

 Acho que é totalmente desnecessário encher esse tópico de pŕos-TERMINAL, alguém em sã consciencia realmente duvida da necessidade dele?

 Se acha que não, leve em consideração o que o clcampos definiu bem em poucas palavras:
Citar
Acho que ela é tão inofensiva para quem não gosta, fica no canto lá...

 Se fosse realmente possível ter um sistema *NIX totalmente funcional sem o terminal, Isso ultrajaria toda a história das origens do UNIX/Sistemas *NIX e talvez até da própria Informática, antes da Xerox aparecer com o conceito de "Desktop" (e o Steve Jobs difundir (roubar)) tudo rodava sobre linha de comando (como o próprio QDOS/DOS, que ainda é possível encontrar em ambientes Windows). E a idéia que deu origem ao Mac OS X seria totalmente retrógrada, sendo que para o lançamento do mesmo eles revolucionaram seu conceito e portaram o OS original para ter compatibilidade POSIX.
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 21:01 por Mero_ »
O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #148 Online: 10 de Julho de 2009, 16:00 »
Convém lembrar que este tópico estava adormecido a dois anos.
Quem for ler, lembre de pensar no contexto de dois anos atrás, mas precisamente da época do recém-lançado Ubuntu 7.04.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Que o Terminal seja abolido
« Resposta #149 Online: 10 de Julho de 2009, 16:07 »
Convém lembrar que este tópico estava adormecido a dois anos.
Quem for ler, lembre de pensar no contexto de dois anos atrás, mas precisamente da época do recém-lançado Ubuntu 7.04.

E se iniciou na época do 6.06!

Esse tópico já está literalmente podre. Vamos devolvê-lo para cova.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y