Autor Tópico: Excluir partição Ubuntu  (Lida 2454 vezes)

Offline dudobaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Excluir partição Ubuntu
« Online: 09 de Novembro de 2006, 12:07 »
 ???Tenho um pc com o windows xp instalado. Sou totalmente leigo no uso do linux. tentei fazer a instalação do ubuntu e segui os passos determinados no cd. Foi criada a partição mas nao acertei fazer a instalação do ubuntu entao eu cancelei o processo. Depois de iniciar o pc com o Win XP, percebi que no HD onde criei a partiçao, o espaço tinha ficado reduzido justamente por causa da partição criada, porem o xp nao lista a mesma (acredito que isso seja natural) Dúvida: Como posso fazer para excluir a partiçao criada? Posso usar o proprio cd de instalação que tenho para fazer isso? Existe risco de perda dos dados desse HD? Que tutorial indicam para fazer a instalação correta do ubuntu?

Desculpem por minha ignorancia, espero que esse tema ainda nao tenha sido sido discutido.

Obrigado

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Excluir partição Ubuntu
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2006, 17:33 »
Pode usar o próprio CD. Inicie o CD, pressione Alt + F2 dentro do sistema já e entre com o comando:

Código: [Selecionar]
gksudo gparted
Ai vai abrir o particionador. Exclua a partição do Ubuntu e redimensione a do Windows.

Você também pode usar outros programas como o Partition Magic, mas o risco de perder dados ou de eles se corromperem é existente em qualquer método. É sempre bom fazer um backup antes e deixar seu HD desfragmentado lá no Windows antes de começar.

[]s