Autor Tópico: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93  (Lida 7388 vezes)

Offline Lindalvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Online: 20 de Agosto de 2008, 20:21 »
Alo Pessoal,

Estava usando o UBUNTU no meu Dell.
Comprei recentemente um notebook CCE W93 com Linux SATUX.
Estou tentando instalar o UBUNTU 8.04 porém a instalação sempre trava.
Já tentei usar o parâmetro vga=771 ou vga=791 e a instalação sempre para em um prompt de comando. um cursor que fica piscando no canto superior esquerdo do monitor.
Alguém já passou por isto ?
Outra coisa, a opção C3 do setup já está habilitada em conformidade com a orientação da CCEINFO.

Abraços a todos,
Lindalvo Neto

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2008, 20:38 »
Já pesquisou no forum sobre Satux antes de postar?  Tem mais de 15 mensagens sobre isso.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Lindalvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2008, 07:41 »
Alo CSAT,

Realmente não pesquisei no fórum do SATUX porque meu questionamento não tem relação com ele e sim com o UBUNTU.
Meu note agora nem está mais com o SATUX.
Bem, de qualquer forma encontrei um post naquele fórum com os parâmetros acpi=off noapic nolapic pnpbios=off e boot gráfico seguro.
Tentei isto também no meu DVD de instalação do UBUNTU 8.04.
Foi um pouco mais além, porém parou em um prompt (initramfs)

Abraços,
Neto

Offline Lindalvo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2008, 08:19 »
Alo novamente,

O problema, muito aparentemente, foi resolvido.
A instalação passou e está baixando pacotes de linguagem agora.
Para funcionar tive que habilitar a função c3 do setup desobedecendo a orientação do fabricante:
http://www.cceinfo.com.br/adm/file/docmanual/Biosu40.pdf
Também verifiquei que dei uma informação errada no meu post inicial. Onde se lê habilitada, deveria ser desabilitada.

Abraços a todos,
Lindalvo Neto

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2008, 15:48 »
Excelente!   A propósito:  Eu havia perguntado se você havia pesquisado no forum sobre o SATUX.  Isto queria dizer NESTE FORUM DE UBUNTU sobre o SATUX.  Foi o que eu havia feito antes de postar  a resposta para você, ok?

Dois abraços
csat
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2008, 15:49 »
Sei ñ amigo, eu acabei de ver o Satux num notebookk CCE, mas já tinha checado o site oficial dele, assim como seu fórum.
E até me lembro de um conselho do mestre Csat, sobre manter a distro original que veio no equipamento.
Gostei muito do que vi, e em breve vou postar aqui no fórum um relatório do que vi e sincera/ em pensei em substituir pelo Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Tjim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2008, 00:23 »
Olá Lindalvo, tudo bem?!

Mesmo após habilitar a função C3 ainda não consegui instalar o Ubuntu 8.04.
A tela de carregamento pára no meio do 4º quadrado e não acontece mais nada  ???

Sobre os parâmetros vga=771 ou vga=791 que você citou ter modificado, como posso fazer isso? Você acha que adianta?

Na verdade, gostaria de que você descrevesse esta sua experiência passo-a-passo pois sou iniciante em Linux e um dos motivos que me fizeram comprar este note foi o de poder usar o Ubuntu, isto é, se não for possível vou devolvê-lo antes do prazo de 7 dias expirar (faltam 6).

O meu Note possui um processador Core 2 Duo e pretendo instalar a versão 64 bits do Ubuntu, mas,
a versão de 32 bits apresenta exatamente o mesmo problema.


Offline Tjim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2008, 02:10 »
Outra etapa...

Um colega postou http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=440912 que o erro Busybox v1.1.3 (Debian 1:1.1.3-3unbuntu) Built in shell (ash), ocorrido após a tentativa de instalação com o C3 desabilitado, acontece devido a um problema de mídia.

Caso ocorra este problema com alguém e a mídia utilizada for CDRW, tente com um RW simples.

Ao tentar dessa forma, consegui passar à fazer seguinte, mas ainda não consegui instalar o Ubuntu porque o HD não foi reconhecido... :-[

Offline Tjim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2008, 09:16 »
Encontrei a solução para a versão 32 bits aqui:http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-8.04-no-notebook-CCE-W93.

1. Entre na BIOS com F2, HABILITE a função C3: C3 Function=Enable (ao contrário do especificado pelo fabricante).

2. Coloque o cd do Ubuntu e configure as seguintes opções de boot através da tecla F6: acpi=off noapic nolapic nobluetooth

3. Tecle F4 e selecione: Modo Gráfico Seguro.


Fiz o teste com a versão de 32 bits e funcionou normalmente.

Já a versão de 64 bits (que quero usar) instalou mas pára em uma tela de prompt antes da tela de logon.

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2009, 11:24 »
Olá Lindalvo, tudo bem?!

Mesmo após habilitar a função C3 ainda não consegui instalar o Ubuntu 8.04.
A tela de carregamento pára no meio do 4º quadrado e não acontece mais nada  ???

Sobre os parâmetros vga=771 ou vga=791 que você citou ter modificado, como posso fazer isso? Você acha que adianta?

Na verdade, gostaria de que você descrevesse esta sua experiência passo-a-passo pois sou iniciante em Linux e um dos motivos que me fizeram comprar este note foi o de poder usar o Ubuntu, isto é, se não for possível vou devolvê-lo antes do prazo de 7 dias expirar (faltam 6).

O meu Note possui um processador Core 2 Duo e pretendo instalar a versão 64 bits do Ubuntu, mas,
a versão de 32 bits apresenta exatamente o mesmo problema.




Opa!!

Não sei se você já resolveu seu problema, mas eu possuo um notebook igual ao teu e consegui instalar o Ubuntu 9.04 x86_64 !
Fiz o que você já fez, porém, são necessários informar alguns parâmetros para o kernel na hora do boot do live cd, ou da instalação.
As opções são as seguintes:

acpi=off irqpoll nolapic
Após isto, ele irá proceder normalmente, mas irá travar na detecção dos dispositivos BlueTooth.. Não sei se existe uma opção para desabilitar tal detecção pelo kernel, mas te antecipo que o parâmetro nobluetooth não funciona!
Então, quando você estiver inicializando o sistema, pression Ctrl+f1 ou f2 para ir para um terminal. Você irá ver que o processo que está realmente parado é o start do bluetooth ..
Vai para outro terminal pressionando Ctrl + F3 por exemplo... Você irá ver que estará logado "salvo engano", então digite sudo su para logar-se como root...
Após isto, digite o comando ps ax para listar os processos em execução..
Procure pelo /etc/rc ... alguma coisa S74Bluetooth start... É alguma coisa neste sentido ok... Não me recordo de cor ;)
E mate o processo... kill -9 número do pid do processo... Após isto, o boot continua normalmente e você consegue instalar o Ubuntu legal nele...
Depois, olhe este link abaixo, pois já postei uma solução para o driver de vídeo, que no seu caso, é o mesmo que o meu, portanto, deve funfar legal... Lembrando que a solução para o vídeo é para o Ubuntu 9.04 x86_64.

Qualquer coisa entre em contato !!

segue abaixo o link!! é só procurar pelo último post do meu usuário... Até então, é o último post do tópico!!

Espero ter ajudado! ;)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48807.msg292079.html#msg292079
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Problema na instalação do UBUNTU 8.04 em Notebook CCE W93
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2009, 00:35 »
Lindalvo, boa noite!
Tenho um Not igual ao seu e instalei o Ubuntu 9.04 (plataforma 64), tive problemas com a resolução que só chegava a 800x600, mas, encontrei uma dica aqui mesmo no fórum para mudar o x.org e agora está ótimo, veja se dá certo com você.
Os efeitos 3D não funciona.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!