Autor Tópico: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação  (Lida 5077 vezes)

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Online: 29 de Agosto de 2008, 18:50 »
Olá pessoal estou com um problema que é o seguinte:

Baixei o Ubuntu 8.04, e executei no livecd, procedeu tudo normalmente até que o sistema iniciou, aí a tela ficou super-esquisita, como se houvessem duas imagens sobrepostas, com dois cursores do mouse, etc. Também estava com um chiado que tornava muito difícil ler as informações.

Pensei que poderia ser alguma lentidão na leitura do cd, e resolvi instalar o sistema no meu hd meio que na "marra" já que não exergava direito e é a primeira vez que faço a instalação do linux.

Apesar disso ocorreu tudo bem, inclusive o prórprio sistema já se ajustou ao windows xp que já tenho no meu micro, dando a opção de boot pelos dois sistemas.

Porém ao iniciar o ubuntu, tudo ocorre normalmente naquela tela de carregamento, mas na hora que o sistema inicia, acontece o mesmo problema com a tela com uma espécie de chiado e duplicada.

A configuração do meu pc é:

Pentium Dual-Core E2160
Memória: 1 GB
Hd 160 GB
Vídeo Integrado: 64 Mb

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2008, 20:58 »
Olá pessoal estou com um problema que é o seguinte:

Baixei o Ubuntu 8.04, e executei no livecd, procedeu tudo normalmente até que o sistema iniciou, aí a tela ficou super-esquisita, como se houvessem duas imagens sobrepostas, com dois cursores do mouse, etc. Também estava com um chiado que tornava muito difícil ler as informações.

Pensei que poderia ser alguma lentidão na leitura do cd, e resolvi instalar o sistema no meu hd meio que na "marra" já que não exergava direito e é a primeira vez que faço a instalação do linux.

Apesar disso ocorreu tudo bem, inclusive o prórprio sistema já se ajustou ao windows xp que já tenho no meu micro, dando a opção de boot pelos dois sistemas.

Porém ao iniciar o ubuntu, tudo ocorre normalmente naquela tela de carregamento, mas na hora que o sistema inicia, acontece o mesmo problema com a tela com uma espécie de chiado e duplicada.

A configuração do meu pc é:

Pentium Dual-Core E2160
Memória: 1 GB
Hd 160 GB
Vídeo Integrado: 64 Mb

Você precisa identificar qual o tipo de placa-mãe que o computador possui e qual o video que ela utiliza.  Normalmente isso está descrito no manual do usuário  ou na nota fiscal de compra (placa-mãe).  Com esses dados em mãos talvez possamos te ajudar a procurar casos semelhantes.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2008, 21:48 »
Ok, os dados são os seguintes:

Placa Mãe:

Gigabyte GA-VM900M

Placa de vídeo:

VIA Chrome9 HC IGP

Conv. analógio-digital: Internal

Memória 64MB

Modo de exibição da Tela: 1024x768 (32bit) (60Hz)

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2008, 22:02 »
Ok, os dados são os seguintes:

Placa Mãe:

Gigabyte GA-VM900M

Placa de vídeo:

VIA Chrome9 HC IGP

Conv. analógio-digital: Internal

Memória 64MB

Modo de exibição da Tela: 1024x768 (32bit) (60Hz)

Pesquise sempre antes de postar.  Neste forum tem uma janela de pesquisa e veja o que achei...
Uma =>mensagem<= com um problema semelhante e uma sugestão de um membro da equipe Ubuntu.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Sabrewulf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2008, 18:39 »
Sem querer ser chato, acontece que eu tinha um pc antigo e SEMPRE quis usar o linux, porém nunca consegui uma versão compatível. E agora entusiasmadíssimo com o pc novo tenho esse problema.

É o seguinte, no link acima, para a resolução do problema baixei o driver recomendado só que não faço a menor idéia de como instalá-lo.

Tentei pelo painel de controle do windows, mas o drive simplesmente não é reconhecido, e portanto não é instalado, estando ele descompactado ou não.

Nome do driver:

chrome9.83-242-u804.tar

Já tinha desistido e resolvi baixar o Kurumin NG, e ele está COM O MESMO PROBLEMA!

Sei que esse é um problema comum na minha placa de vídeo, e algumas pessoas conseguiram o resolver, mas como é a primeira vez que vou usar o linux não faço idéia do que fazer, ainda mais sem enxergar nada.

Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar? Especialmente quem já teve o mesmo problema?

Não queria ter que desistir antes mesmo de começar!

Placa de vídeo:

VIA Chrome9 HC IGP

Versão do Ubuntu

Ubuntu -8.04.1-desktop-i386
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 18:41 por Sabrewulf »

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2008, 05:28 »
Boas

O ficheiro que te mandaram sacar não é mais nem menos do que o ficheiro xorg.conf não tens de instalar isso!
Este ficheiro contém as configurações "correctas" para o teu chip só tens de substituir o teu por este mas faz sempre um backup do mesmo e só depois é que metes lá este novo. Tens de ter cuidado sempre que mexes neste ficheiro porque se o danificas podes ter sérios problemas.

Aqui podes ver mais informação sobre o xorg
http://under-linux.org/wiki/index.php/Tutoriais/X/Xorg

http://en.wikipedia.org/wiki/Xorg.conf

Espero que me tenha feito entender eu também ando a pouco tempo no mundo do linux e o melhor que tens a fazer é sacar uns tutoriais do Linux e na hora de dormir ler um pouco ::) :o
« Última modificação: 14 de Setembro de 2008, 05:50 por joao_z »
Zananar

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Falha no Ubuntu 8.04, após a instalação
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2008, 05:45 »
Sem querer ser chato, acontece que eu tinha um pc antigo e SEMPRE quis usar o linux, porém nunca consegui uma versão compatível. E agora entusiasmadíssimo com o pc novo tenho esse problema.

É o seguinte, no link acima, para a resolução do problema baixei o driver recomendado só que não faço a menor idéia de como instalá-lo.

Tentei pelo painel de controle do windows, mas o drive simplesmente não é reconhecido, e portanto não é instalado, estando ele descompactado ou não.

Nome do driver:

chrome9.83-242-u804.tar

Já tinha desistido e resolvi baixar o Kurumin NG, e ele está COM O MESMO PROBLEMA!

Sei que esse é um problema comum na minha placa de vídeo, e algumas pessoas conseguiram o resolver, mas como é a primeira vez que vou usar o linux não faço idéia do que fazer, ainda mais sem enxergar nada.

Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar? Especialmente quem já teve o mesmo problema?

Não queria ter que desistir antes mesmo de começar!

Placa de vídeo:

VIA Chrome9 HC IGP

Versão do Ubuntu

Ubuntu -8.04.1-desktop-i386
Depois de baixado o ficheiro e descompactado faz o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.confAgora faz uma copia desse ficheiro com um nome diferente para se algo correr mal tens a configuração original.
Agora subtitui tudo o que lá tens pelo ficheiro que baixaste, grava e reinicia o computador.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/