Autor Tópico: RSS/Podcast no Thunderbird [RESOLVIDO]  (Lida 3616 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
RSS/Podcast no Thunderbird [RESOLVIDO]
« Online: 04 de Agosto de 2009, 23:27 »
Olá pessoal, certinho?

Estou tentando exportar uma conta de RSS do iGoogle para o Thunderbird, mas não está funcionando.

No iGoogle existe uma opção Exportar que gera um arquivo XML.
Entrei no Thunderbird e vi que tem como importar, só que surge uma mensagem de erro ao escolher o arquivo iGoogle-settings.xml:
"O iGoogle-settings.xml não é um arquivo OPML válido ou houve um erro na importação do arquivo."

Dei uma pesquisada aqui no fórum, no site da Mozilla e também no Google, mas não achei nada.
Será que existe algum complemento do Thunderbird que facilite essa importação?

Usar esse programa seria ótimo pra mim, pois centralizaria num único local todos os e-mails e informações.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2009, 11:48 por rcn »

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: RSS no Thunderbird
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:38 »
Olha, se você chegou até a janelinha onde tem o botão de "importar" o arquivo xml, você tem também a opção do botão "novo", onde você indica o endereço do RSS.

foi assim que eu coloquei os meus RSS no Thunder.

espero ter ajudado.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: RSS no Thunderbird
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:45 »
Olha, se você chegou até a janelinha onde tem o botão de "importar" o arquivo xml, você tem também a opção do botão "novo", onde você indica o endereço do RSS.

O problema é que eu teria que fazer um por um.
Tenho mais ou menos 70 na minha conta do iGoogle.  ;D

Valeu pela força!  ;)
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 00:24 por rcn »

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: RSS no Thunderbird
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2009, 00:30 »
Bom fiz um teste agora exportando como um arquivo os meus RSS do google, e importei o arquivo no Thunder, funcionou normalmente, posso dar uma outra sugestão de você editar este arquivo com um editor de textos comum, e tente verificar onde está o erro ou então partir o arquivo em duas ou mais partes criando mais chances de encontrar o erro e conseguir importar a maioria dos RSS's.

não é muito difícil e é mais rápido do que digitar o endereço deste monte que você possui.

att

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: RSS no Thunderbird
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2009, 00:59 »
Bom fiz um teste agora exportando como um arquivo os meus RSS do google, e importei o arquivo no Thunder, funcionou normalmente (...)

Não entendi porque só o meu não funcionou. Não existem opções para que eu pudesse usar uma errada.

(...) posso dar uma outra sugestão de você editar este arquivo com um editor de textos comum, e tente verificar onde está o erro ou então partir o arquivo em duas ou mais partes criando mais chances de encontrar o erro e conseguir importar a maioria dos RSS's.

Fiz um teste rápido deixando poucos endereços e veio novamente aquela mesma mensagem de erro, ou seja:
"O iGoogle-settings.xml (já editado) não é um arquivo OPML válido ou houve um erro na importação do arquivo."


Irei dar uma olhada melhor e voltarei aqui para dizer o que aconteceu.

Abraço e valeu mesmoooo!!!  :D
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 20:26 por rcn »

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: RSS no Thunderbird
« Resposta #5 Online: 05 de Agosto de 2009, 01:07 »
Olha dá uma olhada no conteudo deste meu arquivo "google-reader-subscriptions.xml":

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<opml version="1.0">
    <head>
        <title>Inscrições de Fabiano no Google Reader</title>
    </head>
    <body>
        <outline title="Atualidades Notícias" text="Atualidades Notícias">
            <outline text="estadao.com.br - Últimas notícias"
                title="estadao.com.br - Últimas notícias" type="rss"
                xmlUrl="http://www.estadao.com.br/rss/ultimas.xml" htmlUrl="http://www.estadao.com.br"/>
            <outline text="Folha Online - Brasil - Principal"
                title="Folha Online - Brasil - Principal" type="rss"
                xmlUrl="http://feeds.folha.uol.com.br/folha/brasil/rss091.xml" htmlUrl="http://redir.folha.com.br/redir/online/folha/brasil/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/"/>
            <outline text="JB Online::Tempo Real"
                title="JB Online::Tempo Real" type="rss"
                xmlUrl="http://jbonline.terra.com.br/extra/rsstrjbbra.xml" htmlUrl="http://www.jb.com.br/"/>
            <outline text="JC OnLine - Notícias"
                title="JC OnLine - Notícias" type="rss"
                xmlUrl="http://jc.uol.com.br/rss/rss.xml" htmlUrl="http://jc.uol.com.br"/>
        </outline>
    </body>
</opml>

verifica se o seu está mais ou menos assim, principalmente com relação as <tags>, para toda <tag> existe uma </tag>, ou seja uma abre  e outra fecha o comando ou conteúdo.


Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: RSS no Thunderbird
« Resposta #6 Online: 05 de Agosto de 2009, 21:58 »
Conforme combinado, voltei aqui para contar o que aconteceu.

Não entendo nada de programação, mas achei bem interessante procurar as diferenças entre o meu arquivo XML e o seu para exportação dos endereços.
Lembrando que sou apenas um usuário final que é um tanto curioso, mas vamos lá!  :D

Estou enviando o meu arquivo.



Por curiosidade, tomei a liberdade de copiar o seu arquivo e gerar XML para ver se funcionaria no meu iGoogle e, lógicamente, no Thunderbird também. Funcionou!

Notei que existem várias diferenças para serem corrigidas entre o certo e o errado. Achei um processo um tanto longo para quem precisaria apenas criar uma lista de endereços. Mesmo assim, arregacei as mangas e fui fazer. Porém, o fórum ficou fora do ar no horário que eu estava disponível e eu acabei fazendo o serviço manualmente mesmo. :-[

De qualquer forma, precisarei entender esse processo, pois sei que uma hora ou outra irei precisar transportar essas configurações ou mesmo fazer um backup da minha máquina.

Estou tentando colocar endereços de Podcast agora no meu Thunder, mas não está dando certo.
Daqui a pouco eu volto pra falar o que está dando errado.


Abraço e obrigadão pelo apoio!!
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 08:42 por rcn »

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: RSS/Podcast no Thunderbird
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2009, 22:28 »
Opa legal, eu também sou um usuário final, mas com muita vontade de aprender, então como também não entendo de programação, apenas notei a semelhança do arquivo xml gerado com um documento html onde os comandos são dados por tags.

e a maior diferença que notei seria que no seu arquivo tem configurações de aparẽncia, quantidade de tópicos essas coisas, pode ser isso que esteja dando incompatibilidade no processo, veja bem eu disse pode ser, não significa que seja isso, se você quiser se aprofundar um pouco mais na solução antes de disparar na correção da listagem manualmente, tenta entrar em contato com o suporte do google, afinal é procurando e perguntando que se aprende, não esqueça de postar novidades ou soluções também. ;)

um grande abraço.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: RSS/Podcast no Thunderbird
« Resposta #8 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:42 »
tenta entrar em contato com o suporte do google, afinal é procurando e perguntando que se aprende, não esqueça de postar novidades ou soluções também. ;)

E você tem alguma dúvida de que irei perguntar isso ao Google?
Lógico que vou!  :D
Afinal, procurando e perguntando que se aprender, né? (rsrs)
E esse fórum é perfeito pra isso!
Colocarei a resposta deles (se é que vai ter) aqui. Ok?

Então, nesse momento estou tentando fazer o Thunder o meu agregador de Podcast.
Sinceramente, sempre achei esse formato meio chato.
Só que dando uma olhada no material do IDG NOW! e do Olhar Digital, acabei gostando.
Talvez seja uma boa para os momentos de trânsito que pego aqui em Sampa.  ;)

http://idgnow.uol.com.br/podcast/
http://olhardigital.uol.com.br/podcasts/

Só que não consigo achar o "caminho" para colocar aqui e aparecer a opção "Thunderbird".



Andei passeando nessas pastas aqui, mas não o achei.



Alguém sabe me dizer onde é que ele se esconde?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 08:44 por rcn »

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: RSS/Podcast no Thunderbird
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2009, 00:19 »

ah, acho que tem como fazer direto, mas confesso que por enquanto não sei, googlei, forunfei e não achei
estou aprendendo com você, acabei de fuçar em meu pc procurar e infelizmente assim na hora na hora, eu posso sugerir um quebra-galho:

inscreve no menu favoritos, depois abre o menu pare com o mouse em cima do topico (ex: Olhar Digital - ùltimos Podcasts) e clica com o botão direito do mouse, no menu que se abrir clica em propriedades e copia o endereço do RSS.

depois é só colocar no thunderbird.

agora se for muitos como dos RSS's do google, temos que achar a forma mais rápida e direta.

PS -
Citar
Talvez seja uma boa para os momentos de trânsito que pego aqui em Sampa.

vê se não fecha os corredores, tem uns caras legais de moto que não tem como lerem os pods nesse trânsito, hehe :D

abraço.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: RSS/Podcast no Thunderbird
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2009, 09:43 »
inscreve no menu favoritos, depois abre o menu pare com o mouse em cima do topico (ex: Olhar Digital - ùltimos Podcasts) e clica com o botão direito do mouse, no menu que se abrir clica em propriedades e copia o endereço do RSS.

depois é só colocar no thunderbird.

Esse negócio estava tão simples e eu aqui complicando!  :D

Você me deu uma idéia. Não cheguei a prestar atenção nas outras vezes e agora me bateu uma dúvida se esses endereços são sempre os mesmos que aparecem na barra de endereços do browser.
Dessa vez foi e eu nem precisei deixar o meu Firefox como agregador.
Simplesmente copiei o endereço e fui direto ao Thunder criar uma inscrição.

Uma das coisas que eu gosto muito nesse programa é a possibilidade de com apenas 3 cliques, transformar qualquer e-mail ou Feed num evento/tarefa e sincronizar com o Google Calendar. Parece que é possível até mesmo receber lembrete pelo celular!
Poderia ser útil ao ver uma oportunidade numa notícia atual e já ter um lembrete do horário para tomar determinada atitude, caso eu esteja numa correria tão grande e sem um pedaço de papel para anotar. Bem prático pra mim!

Irei pesquisar uma forma de fazer a exportação de endereços em grande quantidade.
Isso facilita muito a vida!

vê se não fecha os corredores, tem uns caras legais de moto que não tem como lerem os pods nesse trânsito, hehe :D

Não tem como eu fechar ninguém. Só ando de ônibus!  :D
Mas nem reclamo disso, afinal é um Mercedes com motorista particular e o pagamento é feito em cartão. Chiqueee!!!  :D

Um forte abraço
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 10:12 por rcn »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Endereço que não exclui
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2009, 00:13 »
Não estou conseguindo excluir dois endereços que deram erro no momento da inscrição.
Por mais que eu os exclua, eles simplesmente voltam quando eu reinicio o Thunder.
Nessa imagem tem uma mensagem de erro porque ele já havia sido excluido e está na lixeira.



Caso eu esvazie a lixeira, um deles aceita ser excluido (lembrando que reaparece quando reiniciado).
O outro continua intacto, mesmo fazendo o mesmo passo do anterior, ou seja, limpar a lixeira novamente.

O que será que eu tenho que fazer para me livrar definitivamente dessas pastas?
« Última modificação: 08 de Agosto de 2009, 13:57 por rcn »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: RSS/Podcast no Thunderbird
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2009, 11:47 »
Para não deixar um tópico aberto e isso não ter muita utilidade à comunidade, voltei para falar como ficaram as coisas por aqui.

Bom fiz um teste agora exportando como um arquivo os meus RSS do google, e importei o arquivo no Thunder, funcionou normalmente (...)

Entãooo, o meu realmente não funcionou, embora não houvessem opções para que eu pudesse fazer algo errado.
As diferenças aqui foram que o meu leitor foi o iGoogle e o seu o Google Reader.
Criando uma conta nesse leitor também, observei que ele também não aceitou o .XML do iGoogle, mas não houve problema algum com o .OPML do Thunder.
Assim como do Thunder para ele também!

O único problema foi o que citei acima: o .XML do iGoogle não foi aceito nem pelo seu "irmão" Reader.
Curioso, né?

Achei um link que possa ser útil a alguém que venha a ter problemas parecidos com o meu:
http://www.google.com/support/reader/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=70572

CONCLUSÃO:
No meu caso, vale mais a pena usar o Google Reader a iGoogle, pois tem mais facilidade de exportar backup para o Thunderbird e vice-versa.






Quanto a achar o "caminho" para que o Thunder apareça nessas opções para ser um leitor de Podcast, sinceramente, acabei abrindo mão, assim como a exportação de endereços deles.
Afinal, são bem poucos e eu não tenho porque ficar tanto tempo vendo isso.

Você me deu uma idéia. Não cheguei a prestar atenção nas outras vezes e agora me bateu uma dúvida se esses endereços são sempre os mesmos que aparecem na barra de endereços do browser.
Dessa vez foi e eu nem precisei deixar o meu Firefox como agregador.
Simplesmente copiei o endereço e fui direto ao Thunder criar uma inscrição.

CONCLUSÃO:
Usando uma idéia do amigo Coruja, fiz penas isso e funcionou muito bem!  ;)


Sendo assim, tópico encerrado!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2009, 11:53 por rcn »