Autor Tópico: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu? [RESOLVIDO]  (Lida 17150 vezes)

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu? [RESOLVIDO]
« Online: 24 de Junho de 2008, 00:12 »
Instalei o ubuntu hoje.Não sei fazer absolutamente nada e gostaria de aprender como eu instalo os drivers eo programa,em cd, que vem junto do modem da Vivo (Yiso U893) para começa a acessar a internet via Ubuntu?
« Última modificação: 30 de Junho de 2008, 19:46 por neoseal »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2008, 13:48 »
Olá neoseal, seja bem vindo ao fórum :)
Faça uma pesquisa utilizando a pesquisa do fórum com as palavras "tutorial vivo zap ubuntu" ou algo assim, tenho certeza que vai aparecer um tutorial completo e muito bem explicativo pra ti ;)

Lembrando que no Ubuntu não é necessário nenhum Driver para este Modem/Conexão funcionar, muito menos instalar nada para isso. Tudo pode ser feito nativamente. A instalação de um outro programa para conectar é opcional, caso as opções nativas não dêem certo. É só carregar o modem no sistema, configurar a conexão e conectar. Tudo muito simples e rápido, e existem várias formas de se conectar caso alguma não dê certo.
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 14:12 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2008, 18:12 »
Li os tutoriais que vc me indicou achei muito interessante, já aprendi mais um pouco. Porém o ubuntu nao reconhece meu modem USB. Entrei no consola e digitei " sudo lsusb" e não aparecia nada nas portas usb. Com isso nao consigo seguir o resto do tutorial. Como resolvo? Agradeço pela ajuda

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2008, 18:41 »
Li os tutoriais que vc me indicou achei muito interessante, já aprendi mais um pouco. Porém o ubuntu nao reconhece meu modem USB. Entrei no consola e digitei " sudo lsusb" e não aparecia nada nas portas usb. Com isso nao consigo seguir o resto do tutorial. Como resolvo? Agradeço pela ajuda

Vamos lá, vamos tentar diagnosticar o problema:

1 - Você está utilizando o cabo USB extensor?
2 - Que versão do Ubuntu você utiliza?
3 - Qual processador você utiliza?
4 - Qual o resultado do comando cat /proc/version no Terminal (Faça o comando no Terminal, depois selecione o texto com o Mouse, então aperte Ctrl + Shift + C nele e Ctrl + V aqui)
5 - Tentou todas as postas USB do seu computador?

De antemão, recomendo utilizar o cabo extensor sempre que possível, tanto no Ubuntu quanto em qualquer outro Sistema Operacional, para evitar danificar a interface USB do Modem, que é bem frágil. Isso é uma medida de prevenção e segurança que passei a adotar depois que tive de mandar o meu modem para assistência técnica por que essa interface foi danificada acidentalmente em uma inserção normal e rotineira do Modem no computador. Os técnicos da Lixicom™ me recomendaram a sempre utilizar o cabo extensor para evitar mais futuros danos a interface USB do Modem. Além disso, o cabo extensor é muito mais barato do que um Modem novo, então fica ai a minha dica, melhor prevenir do que remediar.

Vou inserir esta nota nos meus tutoriais pra servir de conselho.
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 18:57 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2008, 22:47 »
Caro amigo
1-Sim, eu sempre uso o cabo extensor.
2-Ubuntu 8.04 LTS para desktop
3-Core 2 Duo T5250 1.5Mhz    2MB RAM DDR2 667Mhz
4-Digito o comando e vem a mensagem de comando nao reconhecido
PS:meu teclado é Internacional e o padrao do ubuntu é o ABNT aonde é que eu mudo, pois deu um trabalho enorme para digitar isso"/"
PS2:Existe outro meio de acessar o ubuntu do meu windows.Pois cada vez que entro no ubuntu tenho que reiniciar o comp, com todos os comandos escritos a mao para digita-los no consola. Esse Ubuntu poderia ser uma pouco mais facil, nao podia?
5-Tentei sim todas as portas USB.

Qual o próximo passo?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2008, 01:32 »
neoseal, não se assuste, lhe passei comandos de Terminal pois são bem mais simples e rápidos do que fazer tudo pela Interface Gráfica, esse é meu estilo, bastaria você fazer: Ctrl + C nos comandos que passei e Ctrl + Shift + V no Terminal e apertar Enter.
Mas não fique com a impressão errada do sistema. Esse é meu método de ajuda. Não o do sistema.

Sobre o Ubuntu ser fácil, eu acho até fácil demais, ainda mais para nossa Internet, só acho estranho seu Modem não ser reconhecido. O comando Cat que lhe passei era para ver a versão do kernel que você utiliza, acredito ser o padrão, não consigo entender o seu problema.

Não entendi o que você quis dizer sobre acessar o Ubuntu pelo o Windows™.
Seria bom saber que kernel você utiliza, pois não faz sentido o seu modem não ser reconhecido utilizando um kernel recente.

kernel é como se fosse o "cérebro" do sistema que é responsável por se comunicar com o seu Hardware. Lembrando que nunca vi esse problema, e os colegas que participaram/participam do meu tópico do tutorial também nunca relataram tal problema. Falo isso para não pensar que é um problema comum e um "defeito" do sistema.

Tente o comando novamente. E para acertar o seu teclado basta ir em Sistema > Preferências > Teclado
Você deveria ter escolhido o layout de teclado correto na instalação do sistema.

Se não der, tente seguir o próximo passo do meu tutorial: Carregar o modem, se for aquele pequeno (YISO U893), o comando deve ser o mesmo que o meu. Se não der nenhuma mensagem de erro, é por que o carregamento foi bem sucedido. Daí é só seguir o restante do Terminal.

Se de tudo não der certo, o que me parece é que o seu sistema foi mal instalado (O comando Cat não funcionou ??? :o). Você formatou a "/" em ext3? Sua partição "Home" é separada? Você tem a partição Swap com o mesmo tamanho da sua memória RAM? Ou você escolheu para o Ubuntu se instalar automaticamente?

É tudo muito estranho, nunca vi um comando Cat não funcionar se digitado corretamente, e nunca ví um Modem vivo Zap™ que não fosse reconhecido no Ubuntu.

Primeiro acerte seu teclado, só então tente os comandos que falei, e copie e cole-os no Terminal e aperte Enter.
« Última modificação: 25 de Junho de 2008, 01:51 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2008, 15:58 »
neoseal, não se assuste, lhe passei comandos de Terminal pois são bem mais simples e rápidos do que fazer tudo pela Interface Gráfica, esse é meu estilo, bastaria você fazer: Ctrl + C nos comandos que passei e Ctrl + Shift + V no Terminal e apertar Enter.
Mas não fique com a impressão errada do sistema. Esse é meu método de ajuda. Não o do sistema.

Sobre o Ubuntu ser fácil, eu acho até fácil demais, ainda mais para nossa Internet, só acho estranho seu Modem não ser reconhecido. O comando Cat que lhe passei era para ver a versão do kernel que você utiliza, acredito ser o padrão, não consigo entender o seu problema.

Não entendi o que você quis dizer sobre acessar o Ubuntu pelo o Windows™.
Seria bom saber que kernel você utiliza, pois não faz sentido o seu modem não ser reconhecido utilizando um kernel recente.

kernel é como se fosse o "cérebro" do sistema que é responsável por se comunicar com o seu Hardware. Lembrando que nunca vi esse problema, e os colegas que participaram/participam do meu tópico do tutorial também nunca relataram tal problema. Falo isso para não pensar que é um problema comum e um "defeito" do sistema.

Tente o comando novamente. E para acertar o seu teclado basta ir em Sistema > Preferências > Teclado
Você deveria ter escolhido o layout de teclado correto na instalação do sistema.

Se não der, tente seguir o próximo passo do meu tutorial: Carregar o modem, se for aquele pequeno (YISO U893), o comando deve ser o mesmo que o meu. Se não der nenhuma mensagem de erro, é por que o carregamento foi bem sucedido. Daí é só seguir o restante do Terminal.

Se de tudo não der certo, o que me parece é que o seu sistema foi mal instalado (O comando Cat não funcionou ??? :o). Você formatou a "/" em ext3? Sua partição "Home" é separada? Você tem a partição Swap com o mesmo tamanho da sua memória RAM? Ou você escolheu para o Ubuntu se instalar automaticamente?

É tudo muito estranho, nunca vi um comando Cat não funcionar se digitado corretamente, e nunca ví um Modem vivo Zap™ que não fosse reconhecido no Ubuntu.

Primeiro acerte seu teclado, só então tente os comandos que falei, e copie e cole-os no Terminal e aperte Enter.

Caro Kernel,

Ao reiniciar minha maquina eu posso escolher entre vista ou ubuntu.Escolhendo o ubuntu tem-se uma contagem, tendo como opção apertar a Tecla ESC.Daí vocce poder escolher entrar no modo recovery. Entao aparece o meu KERNEL 2.6.24-16 GENERIC.

Instalei meu Ubuntu a partir do Livecd, marcando a opção INSTALAR DENTRO DO WINDOWS (NAO PRECISA DE UMA PARTIÇÃO SEPARADA.Daí ele fez tudo automaticamente, só me perguntou o nome e senha.
Consegui acertar o teclado.Obrigado
Meu computador:
Notebook HP Pavilion DV2550 SE

Core 2 Duo 1.5Mhz

2 GB de RAM DDR@ 667Mhz

HD de 160GB, particionado em 3 C,D,E(50,2/90,5/8,21)
1 partição: Windows e Progs
2:Dados e Emule
3:Feita pela HP devido ao recovery

WiFI
3USBs,1Firewire

Windows Vista Home Premium com SP1
Instalei Ubuntu 8.04 LTS p/ Desktop

MODEM: Yiso U893 VIVO (pequeno)

Voce acha que eu devo desinstalar o Ubuntu e instalar de forma manual para escolher o conteudo?
O comando que voce me passou, digitei mas nao aconteceu nada!
cat/proc/version (tudo escrito em letras pequenas)

Para acessar o ubuntu eu tenho que reiniciar a maquina para escolher a opção Ubuntu !
Pelo que eu estou vendo esse sistema e bem baseado na internet pois a maioria das opções de instalar novos programas necessita da ativação dos PACOTES: MAIN,RESTRICTED,MULTIVERSE. Tentei ver na net, atraves do windows, para baixa-los e instala-los via cd, mas nao achei! Existe algum maneira e isso iria facilitar a instalação do meu modem?

Desde já agradeço pela ajuda.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2008, 21:53 »
Olá novamente neoseal,

Beleza, já sei o que pode ser o problema aparentemente. Mas antes deixe-me passar umas dicas:

 - A forma/nome de instalação que você tem o Ubuntu no seu computador se chama Wubi. Isso significa que você instalou o Ubuntu como um programa do Windows™. Isso é bom para testar o sistema, mas o indicado seria instalar no HD mesmo, em partições próprias e devidas ao Ubuntu. Pois da forma que você tem ele instalado, não sabemos como é o comportamento do Ubuntu, pois é como se ele estivesse sendo "simulado", por tanto, não sei como é o comportamento do Ubuntu neste tipo de instalação.

 - neoseal, todo Sistema Operacional precisa de Internet para fazer o download de programas para ele, no Windows™ você baixa o arquivo, clica em um monte de "Nexts" e instala, no Ubuntu acredito até ser mais fácil. Você baixa um arquivo e clica duas vezes e pronto. Se ele tiver muitas dependências, são todas baixadas automaticamente, mas se você não tiver internet ou usar discada, também dá pra resolver, vou falar a seguir: Existem várias formas de se instalar softwares no Ubuntu, existe o Adicionar/Remover, o Synaptic. E também, pra quem não tem Internet, ou usa discada, é só selecionar os programas que quer instalar em um local com Internet (Uma Lan House por exemplo), e criar um Script Synaptic, e levar em um CD/DVD/Pen Drive ou outro dispositivo móvel até o computador sem Internet ou discada, e instalar tudo pelo Synaptic. Com todas as dependências baixadas (O Script faz isso). Pode procurar aqui no fórum que tem muitos tutoriais bem simples e explicativos sobre várias formas de se instalar software no Ubuntu. Inclusive o APTonCD.


Sobre o comando que passei, o "cat" é separado do resto, veja:

cat /proc/version


E sim, acredito que o problema com a sua Internet, que é exatamente a mesma que a minha, seja relacionado ao fato do Ubuntu não estar instalado "nativo". Pois o seu kernel é recente, seu Hardware é formidável, e nossa Internet funciona normalmente no Ubuntu.

Não vou falar para você instalar como eu estou falando, fica a seu critério decidir. Se for instalar o Ubuntu no seu HD, se informe primeiro antes de efetuar a instalação, para não apagar a partição do Windows™ acidentalmente.

« Última modificação: 27 de Junho de 2008, 17:00 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2008, 01:19 »
Caro Kernel,

É possível instalar o Ubuntu 8.04 LTS na minha máquina com o Windows pré-instalado, sem alterar nenhum dos meus dados e mantendo o dual boot? Segunda dúvida eu tenho um HD de 160Gb, particionado, pelo proprio Vista, em  partes C:-->50,2Gb(Windows e programas), D:-->90,5Gb(Dados), E:-->8,21Gb (Recovery da HP). Seria possível instalar o Ubuntu separando mais uma partiçao de 10Gb da partiçao D( pois tem 90,5Gb)?Se for possivel estou ansioso para instala-lo!!
Obrigado pela ajuda e pelas informações.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2008, 02:05 »
Caro Kernel,

É possível instalar o Ubuntu 8.04 LTS na minha máquina com o Windows pré-instalado, sem alterar nenhum dos meus dados e mantendo o dual boot? Segunda dúvida eu tenho um HD de 160Gb, particionado, pelo proprio Vista, em  partes C:-->50,2Gb(Windows e programas), D:-->90,5Gb(Dados), E:-->8,21Gb (Recovery da HP). Seria possível instalar o Ubuntu separando mais uma partiçao de 10Gb da partiçao D( pois tem 90,5Gb)?Se for possivel estou ansioso para instala-lo!!
Obrigado pela ajuda e pelas informações.

Tranquilo neoseal, fico feliz em ajudar de alguma forma :)
Sim, é possível :) Dá pra instalar o Ubuntu no seu HD sem mexer em nada na partição do Windows™. Mas esse procedimento, apesar de muito simples e fácil, necessita de muita atenção e cuidado.

Essa partição D, com 90,5 GB, é mesmo a única que da para instalar o Ubuntu. Vou lhe passar os passos nescessários para fazer essa instalação, porém, pesquise no fórum e na internet tutoriais de instalação, aqui mesmo no fórum tem um vasto material, para fazer tudo corretamente e não ter dores de cabeça.
Vamos lá (Siga essas instruções abaixo juntamente com algum outro tutorial de instalação, porém faça o que eu disser a baixo, tenha outro tutorial em mãos apenas para referência):

 - Primeiro de tudo, faça um Backup (Cópia de segurança) de TUDO da partição D (90,5), pois essa partição será formatada e os dados contidos nela serão perdidos. Certifique-se que o Windows™ não esta mesmo instalado nessa partição, nem tem programas relacionados a ela. Faça Backup em CDs/DVDs ou dispositivos móveis como HDs externos ou até mesmo outro HD comum. Isso é a seu critério.
 - Coloque o CD/DVD do Ubuntu para dar "Boot" (Iniciar), vai aparecer uma tela amigável, ecsolha o idioma e a resolução do seu monitor.
 - Agora entre no Ubuntu em Modo LiveCD (Testar o Ubuntu sem alterar nada do HD).
 - Quando o sistema iniciar por completo, clique em Instalar no HD. Siga os passos, que são amigáveis e explicativos.
 - Escolha o Teclado corretamente e a região de fuso horário.
 - Quando perguntar sobre o particionamento do HD, escolha Manual (Particionamento manual).
 - Na tela de particionamento, vai ter algo parecido com isso:

sda 1 -- NTFS ------------------------ 52,5 GB
sda 3 -- NTFS (ou FAT) -------------  90, 5 GB
sda 3 -- NTFS (ou FAT) -------------  8,21 GB

VOCÊ NÃO DEVE MEXER NAS PARTIÇÕES COM 52,5 GB E 8,21 GB DE FORMA ALGUMA!

Iremos somente mexer na partição de 90,5 GB. (O nome sda é simbólico, pode aparecer um nome diferente de acordo com o tipo do seu HD).

 - Apague a partição de 90,5 GB (Muito cuidado! Reveja várias vezes se é a partição correta!)
 - Agora, nesses 90,5 GB que estão "livres" clique para Criar partição.
 - O tamanho deve ser de 80 GB. (Isso deixará sobrando os 10 GB que você pediu [Irá sobrar mais 3 GB, totalizando 10,3 GB])
 - A partição raiz deve ser a / (Ponto de montagem)
 - O tipo de partição deverá ser ext3 (É o mais seguro e estável)
 - Pronto.
 - Agora clique novamente para criar uma nova partição no espaço "livre".
 - O tamanho deve ser de 2 GB (O mesmo tamanho da sua memória RAM)
 - Não existe pondo de montagem para esta partição. Não especifique nenhum.
 - O tipo de partição deverá ser swap (Essa é uma das vantagens do Linux, uma partição que trabalha dinâmicamente com sua memória RAM, aliviando o processador em horas "de trabalho pesado", e deixando o sistema leve em geral).
 - Pronto.
 - Agora restou 10,3 GB "Livres".
 - Clique para criar uma nova partição.
 - Não especifique nenhum ponto de montagem.
 - O tipo de partição deverá ser NTFS.
 - Antes de continuar: Muito importante! Verifique se as partições de 52,5 GB e 8,21 GB NÃO estão marcadas para serem formatadas. Elas NÃO devem estar marcadas para serem formatadas. Somente as partições de 80 GB, 2 GB e 10,3 GB devem estar marcadas para serem formatadas.
 - Pronto.

Agora é só seguir os próximos passos, terminar a instalação e ser feliz :)
Após o término da instalação, toda vez que você reiniciar o computador, você vai poder escolher entre entrar no Ubuntu ou Windows™, vai haver uma contagem regressiva, caso não escolha nada nem aperte nenhuma tecla, o sistema vai "Bootar" (Iniciar) no primeiro Sistema Operacional da lista (Muito provavelmente o Ubuntu neste caso). Essa contagem regressiva também dá para editar, e esse GRUB "espartano" da pra trocar por um bem bonito com tela de fundo em boa resolução. Tudo isso tem tutoriais aqui no fórum.

Se quiser tirar o Ubuntu algum dia, e voltar a partição como era antes, peça ajuda aqui no fórum que tentaremos ajuda-lo da melhor forma possível. Mas saiba que voltar totalmente não sei se é possível, visto que o Windows™ não atualiza a MBR (Master Boot Record) caso você tire o Ubuntu e deixe só o Windows™. Então, pense bem, já que o seu Windows™ é original. Não vou dizer que é "um caminho sem volta", pois ouvi rumores que dá pra atualizar a MBR neste caso pelo Windows™, mas não sei se é verídico nem tenho conhecimento de tal procedimento.


Abraço e até mais.
« Última modificação: 28 de Junho de 2008, 02:35 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2008, 19:11 »
Gostaria só de confirmar uns dados:

Total da partição=              90,5Gb

1 partição "/" tipo ext3=      78   Gb
1 partição     tipo swap=      2    Gb
1 partição     tipo NTFS=     10,5 Gb

Valores estão certos?

Dúvidas:
1-O sistema será instalado na partição "/" (78 gb) ou na partição 10,5 Gb ?
2-Se for na partiçao de 10,5 Gb. Esse espaço é suficiente para o Ubuntu 8.04 ?
3-Os programas que instalarei, serão na partiçao 10,5 ou na 78 ?
4-Por que o tipo de partição da 10,5 é NTFS e não ext3, já que esta última, como voce disse é mais estável e segura?
5-Há melhora consideravel da rapidez do sistema se a partição Swap for maior que 2Gb? Qual seria o máximo de memória, destinado a partição, visando o melhor desempenho? 
6- Gostaria de deixar fucionante o sistema "Dual Boot" e como 1 opção o Windows Vista e 2 opção o Ubuntu ,isso é possível? Caso seja como é feito?

Aguardo as respostas para início da instalação.
Obrigado               
« Última modificação: 28 de Junho de 2008, 19:16 por neoseal »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2008, 20:13 »
Gostaria só de confirmar uns dados:

Total da partição=              90,5Gb

1 partição "/" tipo ext3=      78   Gb
1 partição     tipo swap=      2    Gb
1 partição     tipo NTFS=     10,5 Gb

Valores estão certos?

Dúvidas:
1-O sistema será instalado na partição "/" (78 gb) ou na partição 10,5 Gb ?
2-Se for na partiçao de 10,5 Gb. Esse espaço é suficiente para o Ubuntu 8.04 ?
3-Os programas que instalarei, serão na partiçao 10,5 ou na 78 ?
4-Por que o tipo de partição da 10,5 é NTFS e não ext3, já que esta última, como voce disse é mais estável e segura?
5-Há melhora consideravel da rapidez do sistema se a partição Swap for maior que 2Gb? Qual seria o máximo de memória, destinado a partição, visando o melhor desempenho? 
6- Gostaria de deixar fucionante o sistema "Dual Boot" e como 1 opção o Windows Vista e 2 opção o Ubuntu ,isso é possível? Caso seja como é feito?

Aguardo as respostas para início da instalação.
Obrigado               

Os valores que eu passei não são estes, mas pode deixar dessa forma que você digitou acima, também está correto. É só não mexer na partição do Windows™. E quando for particionar, seguir a ordem que especifiquei na minha mensagem anterior.

1 - Será instalado na partição que tiver a "/", ou seja, o root (Raiz). Neste caso a de 78 GB.
2 - Não será instalado nesta partição. Mas por efeito de curiosidade: O GNU/Linux em geral, necessita de apenas 3 GB para instalação completa de um CD GNU/Linux. GNU/Linux em DVDs ocupam cerca de 4 GB após instalado.
3 - Na de 78 GB, na partição root (Raiz ["/", mais especificamente no diretório /usr/bin]).
4 - Por que se não for NTFS, o Windows™ não irá reconhecer, ele não "enxerga" nada além de FAT e NTFS. Já o Ubuntu reconhece qualquer tipo de partição popular normalmente. Mas existem programas para ler e até escrever dentro das partições de GNU/Linux de dentro do próprio Windows™, porém, somente testei um programa de leitura, aqui mesmo no fórum tem informações sobre isso. Então fica a seu critério.
5 - Não, qualquer quantia a mais que o tamanho da sua memória RAM será desperdício de espaço no HD. Visando o melhor desenpenho, é só deixar a sua Swap com exatamente o mesmo tamanho real da sua memória RAM. Lembrando que isso não é tão perceptível, a memória Swap somente será ativada quando o a memória RAM acabar ou acumular muitas tarefas. A Swap será como uma "aliviadora" da sua RAM principal. E é uma partição obrigatória.
6 - Sim, o GRUB será gerado automaticamente, e você terá a opção de escolher um dos dois sistemas na hora do Boot. Para simplesmente mudar a ordem em que eles aparecem, ou mudar o nome, ou qualquer outra edição, você deverá modificar o arquivo /boot/grub/menu.lst mas terá que edita-lo com muito cuidado para não bagunçar a escolha do sistema operacional na hora do Boot, e também somente poderá edita-lo com poderes de superusuário (Root). Para editar este arquivo é só digitar no Terminal: sudo gedit /boot/grub/menu.lst
« Última modificação: 28 de Junho de 2008, 20:33 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2008, 22:31 »
Gostaria só de confirmar uns dados:

Total da partição=              90,5Gb

1 partição "/" tipo ext3=      78   Gb
1 partição     tipo swap=      2    Gb
1 partição     tipo NTFS=     10,5 Gb

Valores estão certos?

Dúvidas:
1-O sistema será instalado na partição "/" (78 gb) ou na partição 10,5 Gb ?
2-Se for na partiçao de 10,5 Gb. Esse espaço é suficiente para o Ubuntu 8.04 ?
3-Os programas que instalarei, serão na partiçao 10,5 ou na 78 ?
4-Por que o tipo de partição da 10,5 é NTFS e não ext3, já que esta última, como voce disse é mais estável e segura?
5-Há melhora consideravel da rapidez do sistema se a partição Swap for maior que 2Gb? Qual seria o máximo de memória, destinado a partição, visando o melhor desempenho? 
6- Gostaria de deixar fucionante o sistema "Dual Boot" e como 1 opção o Windows Vista e 2 opção o Ubuntu ,isso é possível? Caso seja como é feito?

Aguardo as respostas para início da instalação.
Obrigado               

Os valores que eu passei não são estes, mas pode deixar dessa forma que você digitou acima, também está correto. É só não mexer na partição do Windows™. E quando for particionar, seguir a ordem que especifiquei na minha mensagem anterior.

1 - Será instalado na partição que tiver a "/", ou seja, o root (Raiz). Neste caso a de 78 GB.
2 - Não será instalado nesta partição. Mas por efeito de curiosidade: O GNU/Linux em geral, necessita de apenas 3 GB para instalação completa de um CD GNU/Linux. GNU/Linux em DVDs ocupam cerca de 4 GB após instalado.
3 - Na de 78 GB, na partição root (Raiz ["/", mais especificamente no diretório /usr/bin]).
4 - Por que se não for NTFS, o Windows™ não irá reconhecer, ele não "enxerga" nada além de FAT e NTFS. Já o Ubuntu reconhece qualquer tipo de partição popular normalmente. Mas existem programas para ler e até escrever dentro das partições de GNU/Linux de dentro do próprio Windows™, porém, somente testei um programa de leitura, aqui mesmo no fórum tem informações sobre isso. Então fica a seu critério.
5 - Não, qualquer quantia a mais que o tamanho da sua memória RAM será desperdício de espaço no HD. Visando o melhor desenpenho, é só deixar a sua Swap com exatamente o mesmo tamanho real da sua memória RAM. Lembrando que isso não é tão perceptível, a memória Swap somente será ativada quando o a memória RAM acabar ou acumular muitas tarefas. A Swap será como uma "aliviadora" da sua RAM principal. E é uma partição obrigatória.
6 - Sim, o GRUB será gerado automaticamente, e você terá a opção de escolher um dos dois sistemas na hora do Boot. Para simplesmente mudar a ordem em que eles aparecem, ou mudar o nome, ou qualquer outra edição, você deverá modificar o arquivo /boot/grub/menu.lst mas terá que edita-lo com muito cuidado para não bagunçar a escolha do sistema operacional na hora do Boot, e também somente poderá edita-lo com poderes de superusuário (Root). Para editar este arquivo é só digitar no Terminal: sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Caro Kernel,

Tentei instalar segundo suas orientações, porém na hora do particionamento fiz a particao de 80 Gb, a de 2Gb(Swap). Porém depois disso aparece 10,5 Gb "inutilizáveis". Não entendi pq apareceu isso pois fiz conforme o que voce descreveu!
Como se resolve isso?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2008, 23:06 »
Caro Kernel,

Tentei instalar segundo suas orientações, porém na hora do particionamento fiz a particao de 80 Gb, a de 2Gb(Swap). Porém depois disso aparece 10,5 Gb "inutilizáveis". Não entendi pq apareceu isso pois fiz conforme o que voce descreveu!
Como se resolve isso?

Não tenho certeza, uma hipótese: provavelmente seriam criadas mais de 4 partições primárias, o que não é permitido. Mesmo assim é um erro estranho. A partição de 10,5 GB Não deve ser uma partição primária e sim Lógica (secundária).

1 - Você teve problemas para criar as partições de 80 GB e 2 GB? Ou ocorreu tudo normalmente?
2 - Quando você vai criar a partição de 10,5 GB qual é a mensagem?
3 - Se possível, tire uma Screenshot (Captura de Tela), faça upload para um serviço gratuito como o Imageshack por exemplo e poste o link aqui para analisarmos.
4 - Não dá para mexer neste espaço inutilizável?

Estou pensando que essa partição de 8,21 GB foi formatada como primária. Pois deveria ser assim:

50,2 = Primária
80 GB = Primária
8,21 GB = Lógica (Secundária)
10,5 GB = Lógica (Secundária)

O que pode estar acontecendo é que a partição de 8,21 foi formatada como primária "de fábrica", mas mesmo assim o erro ainda é estranho. Pois mesmo assim deveria dar para formatar a partição de 10,5 GB. Uma Captura de Tela ajudaria.

No mais, tente tudo novamente, e tente particionar a de 10,5 GB como Lógica (Secundária), só depois que tudo estiver certo é que você deve continuar a instalação, antes disso, cancele tudo até conseguir resolver.
« Última modificação: 28 de Junho de 2008, 23:27 por kErNeL_sCrIpT »

Offline neoseal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como instalar internet movel(VIVO) no ubuntu?
« Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2008, 00:56 »
Caro Kernel,

Tentei instalar segundo suas orientações, porém na hora do particionamento fiz a particao de 80 Gb, a de 2Gb(Swap). Porém depois disso aparece 10,5 Gb "inutilizáveis". Não entendi pq apareceu isso pois fiz conforme o que voce descreveu!
Como se resolve isso?

Não tenho certeza, uma hipótese: provavelmente seriam criadas mais de 4 partições primárias, o que não é permitido. Mesmo assim é um erro estranho. A partição de 10,5 GB Não deve ser uma partição primária e sim Lógica (secundária).

1 - Você teve problemas para criar as partições de 80 GB e 2 GB? Ou ocorreu tudo normalmente?
2 - Quando você vai criar a partição de 10,5 GB qual é a mensagem?
3 - Se possível, tire uma Screenshot (Captura de Tela), faça upload para um serviço gratuito como o Imageshack por exemplo e poste o link aqui para analisarmos.
4 - Não dá para mexer neste espaço inutilizável?

Estou pensando que essa partição de 8,21 GB foi formatada como primária. Pois deveria ser assim:

50,2 = Primária
80 GB = Primária
8,21 GB = Lógica (Secundária)
10,5 GB = Lógica (Secundária)

O que pode estar acontecendo é que a partição de 8,21 foi formatada como primária "de fábrica", mas mesmo assim o erro ainda é estranho. Pois mesmo assim deveria dar para formatar a partição de 10,5 GB. Uma Captura de Tela ajudaria.

No mais, tente tudo novamente, e tente particionar a de 10,5 GB como Lógica (Secundária), só depois que tudo estiver certo é que você deve continuar a instalação, antes disso, cancele tudo até conseguir resolver.




Caro Kernel,


Eu gostaria de instalar o Ubuntu e futuros programas na partição de 10,5 GB e deixar a partição de 80 Gb para guardar somente dados. Para isso'na hora de particionar é só colocar a partição de 10,5 GB com ponto de montagem "/"?



1-Segue uma imagem das partições e uma dos tipos de partições(FAT,NTFS...) da qual não aparece a opção NTFS como voce me disse para colocar na partição de 10,5Gb!
http://img165.imageshack.us/my.php?image=cimg1763jm7.jpg
http://img165.imageshack.us/my.php?image=cimg1766ky9.jpg

2-Aparece o espaço total livre 97229. Vc ve na imagem que nao tem opção de NTFS aqui.
http://img105.imageshack.us/my.php?image=cimg1781ej7.jpg

3-Aqui eu coloquei 10,5 GB como a partição "/" (Aonde será instalado o Ubuntu, certo?),=Primaria
   2Gb(Swap)=Secundária
    84Gb-> Não tinha mais a opção de primária ou lógica nem menos a opção NTFS.
http://img179.imageshack.us/my.php?image=cimg1778bd3.jpg
http://img105.imageshack.us/my.php?image=cimg1774dk5.jpg
http://img241.imageshack.us/my.php?image=cimg1775ts3.jpg

O que voce acha?
« Última modificação: 29 de Junho de 2008, 01:34 por neoseal »