Autor Tópico: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /home?  (Lida 3475 vezes)

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Olá galera, estou com meu ubuntu 6.10 instalado q uma beleza, nele criei a partiçao / e a /home, só que queria instalar o 7.04, mas estou com medo de formatar apenas o / e deixar o meu /home q foi criado com o 6.10 e dar problema posteriormente, existe essa possibilidade de dar problemas? ou isso nao danifica meu sistema?
desde já agradeço.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
isso que vc fez é o mais aconselhável, deixar sua partição /home separada do restante. Claro que sempre é recomendável fazer um backup antes, mas 99,99% de chances de vc terminar a instalação e sair pulando de alegria partindo para o abraço

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2007, 22:56 »
 ;D ;D ;D ;D ;D valeu, vou botar minha conta em risco.  ;D ;D

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2007, 23:40 »
;D ;D ;D ;D ;D valeu, vou botar minha conta em risco.  ;D ;D

Depois posta se deu certo! Eu também tenho essa dúvida... ;)

Offline Cofor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2007, 00:52 »
Eu fiz isso instalando o Dapper e avancei para o Edgy na boa  ;D

Só prestar atenção ao Checkbox "Format" do instalador para não formatar o HOME por engano lol

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2007, 10:17 »
;D ;D ;D ;D ;D valeu, vou botar minha conta em risco.  ;D ;D

Depois posta se deu certo! Eu também tenho essa dúvida... ;)

vou baixar ele somente dia 20 porque amanha é meu niver e nao vou trabalhar, mas quando instalar eu posto aqui o resultado.  ;D

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2007, 06:47 »
So ñ esqueça de Não marcar p formatar a home.
Vc pode instalar de boa, eu ja fiz isso tamtas vezes.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2007, 08:57 »
Deixa eu pegar uma carona aqui do amigo, gilbertosilva

Vou precisar do conselho de vcs amigos

É o seguinte, preferi fazer uma nova instalação do Ubuntu 7.04 porque o 6.10 foi p/ mim um teste desse excelente sistema.

Na instalação fui surpreendido por ele pedir uma partição /home, que ainda ñ tenho confgurado, mas tenho espaço suficiente no HD p/ fazer isso.

O caso é que ainda preciso manter meu PC em dual boot c/ o windows xp; e tenho um HD de 160GB, particionado assim:
50GB - p/ windows xp
1Gb - p/ swap do Linux Ubuntu
20GB p/ Linux Ubuntu
e aprox. 80GB p/ uma partição de Dados, em NTFS.

Estou pensando em tirar 10Gb inúteis p/ o windows xp e torná-la /home; a minha partição de Dados prefiro deixar sossegada.

Então poderia eu ter como partição /home esses 10GB, na instalação vi que o Ubuntu pedia 2GB?

Por fim, quero deixar minha impressão sobre o que vi do live CD Ubuntu 7.04 final: fiquei ainda muito mais satisfeito c/ o Ubuntu, minha 'problemática' placa de vídeo PCI-Express ATI X300SE, ñ me deu problema ao acionar os efeitos de tela, coisa que tinha tido problema no Ubuntu 6.10, devido a ter instalado o drive proprietário. Nunca consegui executar o beryl por causa disso.

também o som, entrou de primeira, coisa que ñ aconteceu na versão 6.10 que tomei uma surra p/ acertar a minha placa de som - Analog Devices AD1986 @ SiS 7012 Audio Device, mas contei c/ ajuda de vcs é claro.

Então amigos minha dúvida é só essa e nova/ agradeço a vcs pela ajuda.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2007, 09:10 »
Deixa eu pegar uma carona aqui do amigo, gilbertosilva

Vou precisar do conselho de vcs amigos

É o seguinte, preferi fazer uma nova instalação do Ubuntu 7.04 porque o 6.10 foi p/ mim um teste desse excelente sistema.

Na instalação fui surpreendido por ele pedir uma partição /home, que ainda ñ tenho confgurado, mas tenho espaço suficiente no HD p/ fazer isso.

O caso é que ainda preciso manter meu PC em dual boot c/ o windows xp; e tenho um HD de 160GB, particionado assim:
50GB - p/ windows xp
1Gb - p/ swap do Linux Ubuntu
20GB p/ Linux Ubuntu
e aprox. 80GB p/ uma partição de Dados, em NTFS.

Estou pensando em tirar 10Gb inúteis p/ o windows xp e torná-la /home; a minha partição de Dados prefiro deixar sossegada.

Então poderia eu ter como partição /home esses 10GB, na instalação vi que o Ubuntu pedia 2GB?

Por fim, quero deixar minha impressão sobre o que vi do live CD Ubuntu 7.04 final: fiquei ainda muito mais satisfeito c/ o Ubuntu, minha 'problemática' placa de vídeo PCI-Express ATI X300SE, ñ me deu problema ao acionar os efeitos de tela, coisa que tinha tido problema no Ubuntu 6.10, devido a ter instalado o drive proprietário. Nunca consegui executar o beryl por causa disso.

também o som, entrou de primeira, coisa que ñ aconteceu na versão 6.10 que tomei uma surra p/ acertar a minha placa de som - Analog Devices AD1986 @ SiS 7012 Audio Device, mas contei c/ ajuda de vcs é claro.

Então amigos minha dúvida é só essa e nova/ agradeço a vcs pela ajuda.


O tamanho da home pode ser qqr um desde de que caiba tudo q vc pretende colocar lá..... vai colocar arquivos de download??? precisa ser grandinha.... agora se for apenas para os arquivos de configuração do perfil e documentos de brOffice, 2.0GB dá e sobra.... mas quanto mais melhor.

Devalhe a minha ta com 1GB, mas eu só deixo os arquivos de perfil lá, os programas, downloads, mp3, filmes, estão em outra partição que é só pra isso.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2007, 09:19 »
é isso ai, conforme falado acima vai depender do que vc for colocar no /home, no meu caso aqui, tenho um / de 5giga e 45giga de /home, mas nele eu coloco tudo também, rsrsrs. se precisar criar uma nova partiçao é só vc redimensionar usando o gparted.

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2007, 13:54 »
Bom galera acabei de instalar o 7.04 no meu / aproveitando o /home do 6.10. Fiquei impressionado com a aceitação do /home, até os ícones da area de trabalho, papel de parede, icones do /home manteve como antes, muito show, gostei muito. No meu aqui deu certo sem nenhum problema. Espero que todos também tenham dado.

Offline Asterion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
    • Reinventando Santa María
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2007, 10:15 »
Informação preciosa, gilbertosilva.
Tô querendo fazer a mesma coisa.. infelizmente deixei apenas 5 Gb pro / e pelo que me disseram o Feisty exige pelo menos mais 3 Gb, de sorte que não posso instalá-lo junto com o Edgy, preciso formatar.

Se há um bom conselho pra quem quer mudar pro linux, ou mesmo testá-lo, aí vai: definam as partições com grandes espaços (mesmo que seja apenas por teste), pois como é razoável perceber a vantagem de mudar de sistema, logo você estará embaraçado com a tarefa de redimensionar suas partições e para usuários com muitos arquivos como eu, isso é um problema desconcertante, pois exige backups intermináveis.

Vou baixar o Live-CD do Feisty. Valeu, abraços
Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor.

Reinventando Santa María

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Formatando somente o / do 6.10 e colocar o / do 7.04 causará problema no /ho
« Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2007, 18:56 »
Formata o Ubuntu 6.10 e instala o 7.04, vc ñ vai se arepender, eu uso 4.5GB para a estalação do Ubuntu 7.04.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII