Autor Tópico: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu? - Resolvido  (Lida 2214 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu? - Resolvido
« Online: 15 de Fevereiro de 2009, 07:08 »
Ola todos.
O Windows Vista no meu notebook, deu pau de novo, já perdi a conta das vezes que deu problema.
Estou com o Ubuntu Studio em dual boot, funcionando perfeitamente, com dois kernels o normal e o rt.
Quase tudo perfeito, reconhece todo o hardware, só a placa de som externa que ainda não consegui configurar para trabalhar com drivers Asio, para poder trabalhar com resoluções mais alta de aúdio, mas funciona bem com 16 bits.
Acontece que o ruimwindows vista novamente deu pane total.
E já estou cheio deste windows.
E ele esta totalmente imprestável, não dá nem para fazer backup por ele, e fazer a recuperação pelo ponto de recuperação.
Mas infelizemente dependo dele para alguns programas de trabalho, que só rodam nele;
E muitos programas de audio também, que são fundamentais para mim.
Sinceramente , não sei mais o que fazer, pois a cada reinstalação do Vista, se perde o Grub, e daí surgem outros problemas.
Estou atualmente utilizando o GRAB que é um controlador de boot, que promete não perder o boot, mesmo com a reinstalação do ruimvista.
Estou pensando nas seguintes opções, e acredito que o que aqui estou postando seja do interesse de muitos usuários do linux, que devem com frequência se deparar com este velho problema do windows, que agora ocorre com mais frequência.
Os problemas não são do Ubuntu, e sim do Windows, mas tenho que recorrer ao socorro na comunidade linux, pois o atendimento da Microsoft e de seu suporte em geral não presta.
A solução deles é sempre reinstalar tudo, e culpam os outros softwares, quando o erro esta neles mesmo.

01- Fazer backup de tudo que for possível pelo Ubuntu, que acessa todas as pastas do ruimwindows;
02- Fazer backup dos arquivos do Ubuntu;
03- Formatar todo o hd, e instalar tão somente o Ubuntu Studio, ganhando com isto muito mais espaço e liberdade.
       Será que com o novo "wine", que parece que dá para rodar o direct=x 9, vai dar para instalar mais programas do windows?
04- Instalar o windows xp, dentro do Ubuntu, usando um virtualizador
      O meu problema é que ainda não sei fazer funcionar a rede, mas acredito que não deva ser coisa do outro mundo
05- Tentar reinstalar o Windows Vista, para ver o que dá,
06- Desisitir do Windows Vista, que veio em OEM com a máquina, e instalar o  windows xp
      mas o XP tenho observado, em outra máquina, que também esta ficando com estes novos updates da microsoft, também um sistema muito ruim.

O problema é depender do Windows em dual boot, e  toda hora ter que reisntalar tudo, e comprometer o linux.
Já perdi a conta das reinstalações que fiz nos últimos meses, sempre por problemas do windows.


O que fazer?
Dependo do windows para alguns programas;
Vou continuar por enquanto, usando somente o Ubuntu Studio, e tomar a decisão com calma.
Mas no prazo de uma semana tenho que decidir., para no carnaval arrumar tudo.

Estou aberto a todas as idéias por mais variadas que sejam.


      Será que  com o novo
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2009, 17:06 por Becker »

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 08:03 »
Instale uma maquina virtual no seu Ubuntu, pode ser o virtualbox da sun, nela instale um Windows e teste se os programas que voce tem de usar no Windows funcionam sem problemas, o que deve acontecer.
Copie seus arquivos do windows para o ubuntu, formate a partição do windows com o gparted e passe a usa-la para backup permanente de seu pc
Continuas com seu Ubuntu funcionando normalmente sem precisar reinstalar, usas o Windows na maquina virtual, pode escolher qual deles, vista ou xp, e mantem todos os seus arquivos em uma partição independente, como se fosse um backup permanente.
Esta é a solução que uso em casa, só não tenho windows em maquina virtual pois tudo que eu preciso o Linux oferece.
Mas tenho 3 partições, uma com o linux do dia a dia, uma com o linux que eu esteja testando, e uma sem sistema operacional que utilizo como se fosse minha partição home, assim posso formatar qualquer sistema operacional sem problemas.
Aprendi com uma dica do Morimoto a copiar a pasta var/cache/apt/archives, assim caso precise de uma reinstalação não preciso fazer o download de todos os programas que já tenho instalado pois o synaptic busca este cache e faz a instalação, economizando um tempo enorme, principalmente para quem tem cnx discada.
Outra dica tambem é manter uma copia das pastas do firefox e do thunderbird [as que estão ocultas na pasta home] o que evita em caso de reinstalação, de termos que reconfigurar todas as contas e baixar todos os email outra vez.
Bom é isso, uma ideia que voce pode aproveitar no todo ou em parte
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 08:07 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 08:36 »
Caro Abdo.
Muito interessante a sua idéia, estou receptivo a ela.
A distribuição do meu hd esta da seguinte forma:
C:\Windows Vista - 62,30 g
D:\Partição de recuperaçaõ do Vista - 10,30 g (que não serve para nada, uma recuperação que não recupera);
F:\Partição comum ao Vista e Ubuntu - 12,80 g , com  3,2 g livres
\Ubuntu - 33,60 g  com 7,30 g livres

Assim na continuidade , faço as seguintes perguntas?

Qual seria a melhor solução?
Como eliminar os restos mortais do Windows Vista que se suicidou, e nem o mais poderoso consegue ressuscitar?
Como aumentar a partição do Ubuntu, sem perder o sistema e dados?
Quais partições eliminar, e quais manter?
Quais as sugestões para os nomes das partições?
Como fazer na prática?

Vou ter que fazer um backup do que tenho no Vista, mas via Ubuntu.
Assim de qualquer forma vou ter que aumentar o espaço da partição comum, mas tudo tem que ser feito via linux, pois no Vista,não se consegue fazer nada, ou gravar tudo em dvds.
Este pau do windows vista, esta relacionado a última atualização  dele, que se envenenou sózinho e se suicidou, esta é a pura verdade.
Acho que é uma oportunidade de tentar me livrar de vez do windows, pois vai me forçar a estudar mais e pesquisar as soluções da virtualização é do wine.
No Ubutun Studio, tive muitas dificuldades, mas tudo aos poucos teve soluçao, e o sistema esta ótimo.
E se o Ubuntu Studio, esta cheio de vida, seria injusto deixar ele se contaminar com a putefração dos restos mortais do windows.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 08:59 por Becker »

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 09:30 »
Becker pelo que entendi seu Ubuntu não foi instalado com a partição home em separado certo?
Pois caso contrario nao estaria ocupando tanto espaço.
Veja o que eu faria.
Como não sei o que é arquivo seu que não está replicado nas partiçoes como backup vou proceder por partes
1- Copie os arquivos pessoais que ainda estejam na partição C, colocando-os na partição home do Ubuntu
2- Compacte a partição F e grave-a em um DVD
3- Compacte a partição D e grave-a em um DVD
4- Formate as 3 partições C/D/F transformando-as em duas partições sendo uma swap com 3GB e a outra formate para arquivos EXT3 ou ReiserFS, a sua escolha.
5- Com o Ubuntu inicializado copie para esta partição nova todos os seus arquivos da pasta Home e tambem descompacte aki os dois DVDs gerados, e organize-os conforme sua preferencia.
6- Apague todos os arquivos da pasta home do Ubuntu [que já foram copiados para a nova partição] e deixe seu ubuntu enxutu só com o SO e programas instalados.
7- No inicio voce vai estranhar um pouco pois tudo voce terá que escolher a nova partição e não o home, mas é facil acostumar.
8- Siga as dicas do Morimoto tambem, vale a pena.
Bom é isso, não sei se ajudei, podem surgir ate o carnaval opções melhores dos outros participantes do forum, já que voce deu este prazo para ajustar seu pc.
abcs
abdo

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 09:32 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 09:57 »
Caro Abdo.
Vou aguardar mais posts.
Mas a tua solução me parece muito boa, e estou inclinado para ela.
Parece ser a melhor solução.
Assim vou começar a árdua tarefa, de recolher no meio dos restos mortais do windows, que esta fedendo partes do meu trabalho e dos arquivos de minhas músicas.
E isto vai demorar um bom tempo, e assim:
01 - Antes de mais nada foi começar a façar o backup dos arquivos do windows;
02- Como informei antes tenho o GAG "Gerenciador de Boot Gráfico", que funciona bem, já me salvou umas duas vezes o boot do windows, mas tem um porém, quando instalei o Ubuntu da última vez, não o fiz da forma normal, salvei o GRUB e um outra pasta que não me lembro agora, para poder fazer o GAG funcionar.
Então vou ter que ter cuidado para tirar o GAG, talvez até não tire.
Mas ele é muito útili quando queremos instalar outras distros do linux.
Demais , parece que não me resta outra solução, pois não quero perder a instalação do Ubuntu atual, assim tenho que ter calma, e fazer tudo aos poucos.
O duro é ter que mexer no  lixo do windows,  para achar o que tem de bom lá.
03- Gosto também de testar distros, assim teria que ter mais uma outra partição para isto;
04- Tentei uma vez instalar o Linux JAD, voltado especificamente para a área de audio, mas ele roubava o GRUB do Ubuntu, não sei se é normal com outras distros, de fazer perder o GRUB.

Você tem razão, não tenho a pasta home separada.
Mas se vou copiar a pasta home para a nova partição, e depois deletar, como o sistema vai saber o local na nova pasta home?
E como fica a partição atual que tenho o Ubuntu instalado e Swap também?
Vou pesquisar as dicas do Morimoto, que são sempre muito boas, é um grande mestre do Linux.
E a sua contribuição, neste momento dificil em que surgiu o problema esta sendo muito prestativa.
Muito obrigado pela ajuda.
Mas pena que os nossos times, o Vasco e o Paraná Clube estejam na segunda divisão, vai ver eles estavam utilizando o windows.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 10:09 »
Becker
então o que vioce tem a fazer é o seguinte para diminuir seu trabalho.
Depois de recuperar o que voce tem de arquivos pessoais ainda na partição C e copiar para a partição do Ubuntu
voce deve formatar a partição C então do seguinte modo:
03 GB para a sua partição Swap [se voce já tiver uma pode usa-la]
20 GB para futuros linux [para que voce possa testar novas distros sem perder a sua]
O restante formate como eu disse com EXT3 ou ReiserFS e deixe reservado [deve ser uns 40GB]
Agora Copie seus Arquivos que estão nas partições D e F para essa partição de 20Gb que voce criou
[não se preocupe o Ubuntu reconhece e monta as partições]
Novamente use o Gparted e formate as Partições D e F e a partição que voce deixou reservada [40GB] criando uma unica partição de 60 GB aproximadamente.
agora voce terá seu hd assim
uma partição Swap
uma partição Ubuntu [/] [33GB]
Uma partição para outros Linuxs [20GB]
Uma partição para seus arquivos [60GB]
abcs
abdo
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 10:39 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 10:14 »
Pois é não sei qual o sistema que usava o Paraná Club
mais sei o que usava o meu Vasco
sistema Eurico Miranda
Pessimo sistema administrativo
Não recomendavel pra nenhum Clube ou empresa
att moderadores
apenas uma descontração

não estamos desvirtuando o topico não ok
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 10:44 »
Caro Abdo , acho que entendi.
Então a partição do Ubuntu pode ficar como esta, pois os arquivos ficarão na pasta home.
E quando eu mover a pasta home para a outra partição vai sobrar espaço na partição do sistema.
Quanto ao comentário do futebol, é só um pouco de humor para descontrair.
Já comecei o backup dos arquivos, somente a pasta d , que tem os arquivos de recupação do windows, que não precisso fazer cópia, pois não serve para nada,  e já tenho da instalação de fábrica do windows tudo gravado em  dois dvds, que espero nunca mais ter que utilizar.
E também comecei a instalar aplicativos do windows no linux.
Mesmo rapidamente, em dois cliques , consegui instalar o Mixcraft 4 , programa de audio do windows, no ubuntu, através do wine, e funciona bem, um dos programas que mais uso, ficou um pouco mais lento, mas funciona, e se eu configurar o wine com paciência , acredito que vai ficar bom.
No Vista quando importava, arquivos mids maiores, o sistema travava, no linux via wine, a importação do mesmo arquivo não trava, já testei, e mesmo com o sistema mais lento, não dá problema.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:10 »
Caro Abdo.
Aproveitando o tópico.
Resolvi me antecipar e instalei tão somente o Ubuntu Studio na máquina, somente com duas partições a ext3 e a swap.
Depois com calma vou criar outra extenção para colocar a pasta home.
A máquina ficou mais rapida, e já consegui instalar quase tudo do linux.
Me livrei do windows vista, e não quero tão logo saber de dual boot.
Agora vou começar a operação de virtualização, mas estou na dúvida entre qual sistema optar, se o Virtualbox ou o VMware.
Acredito , que com calma possa instalar o xp dentro da máquina virtual e ter tudo do windows funcionando, com rede, com internet, com acesso a usb e impressoras.
Já usei o Virtualbox, mas não conseguia configurar a usb e outros serviços de rede, e como tinha dualboot, alternava entre um "SO" e outro.
Qual é a melhor opção?
Dá realmente para fazer tudo funcionar:usb, impressoras, rede e internet?

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:24 »
boa noite becker

bom até hoje só usei o virtualbox, nunca instalei outra maquina virtual, e mesmio assim instalei quase que só de gozação, pois que meu pc só tem 256 de ram, assim não fiz muito uso ou teste para te passar maiores informações. apenas sei que a internet funcionava direito, pois eu navegava sem problemas, sempre com banda larga.
qto a impressora, não tenho impressora em casa por isso mesmo não posso te orientar neste caso ok?
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 10:03 »
Caro   Abdo , muito obrigado por tudo.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 17:05 »
Ola todos.
Instalei o Virtualbox,  e dentro do linux o xp, e esta tudo funcionando.
Inclusive a placa de som externa,  pela usb, e o  pendrive.
Agora só tenho que configurar a rede interna no virtualbox, mas isto é assunto de outro tópico.
Obrigado pela ajuda.

Viva o Ubuntu.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Reinstalação do Windows compromete o Ubuntu? - Resolvido
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 07:54 »
valeu garoto, parabens
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png