Autor Tópico: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows  (Lida 1912 vezes)

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Online: 21 de Abril de 2012, 23:23 »
Oi galera,

eu tinha windows 7 no meu notebook, e havia deixado um espaço pro linux. entao instalei o ubuntu 10.04 e fiquei com o dual boot tudo certinho. Agora eu gostaria de colocar o FEDORA KDE e ficar com o meu ubuntu e meu 7 ainda, como fazer? Só dividr o espaço do disco do windows e mandar instalar nele? Ele irá gerenciar a inicializacao dos 3? Atualmente eu to com 320GB e deixei usn 250GB pro windows  e 70GB pro linux. eu queria era pegar esses 50gb do windows, baixando-o pra 200gb e colocando 50gb nesse novo linux. tem como? não ficaria ruim? ou teria que reformatar geral? (nao quero fazer isso, ja ta tudo certinoh ehhe)... entao se eu redimensionar a particao windows e instalar o fedora ali vai dar certo, com o grub também etc? no aguardo!
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2012, 02:39 »
Bem confusa a sua pergunta em amigo...  ;D
Vamos lá, é possível sim, neste caso você precisa realocar as partições e instalar a nova distro. a última distro. instalada será a responsável pelo grub, caso deseje você pode restaurar o grub do Ubuntu fazendo assim com que ele gerencie os demais sistemas, aqui no fórum há alguns tópicos tratando deste assunto.
Quanto ao remanejamento das partições, poste uma screenshot do Gparted pra ter uma noção de como está seu disco.



Abç.

Offline deusdara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2012, 12:49 »
Olá

1.Por favor antes de qualquer ação Copiar todos os seus dados em DVD ou pen driver.

2. Não use o Fedora para criar nova partição pois ele irá particionar em GPT.

Tabela de Partição GUID (GPT)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_...A7%C3%A3o_GUID

3. Deve-se desfragmenstar o Windows 7.

4. Deve-se usar um Live CD para resolver este problema de redimensionar (resize) a partição.

Baixar aqui a versão mais recente do Parted Magic.

http://partedmagic.com/

O Parted Magic é bem intuitivo mas se deseja mais informações veja neste link.

http://www.hardware.com.br/analises/parted-magic4/

Abraços

Deusdará
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2012, 16:04 »


ta ai pessoal como estao minhas particoes...
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2012, 22:40 »
-na partição extendida de 41gb eu criaria 3 partições: 20gb/ext4 + 20gb/ext4 + swap/1gb
-eu instalaria /raiz/ubuntu numa ext4 e /raiz/fedora na outra ext4
-deixaria o ubuntu gerenciando o grub usando o grub-customizer

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2012, 23:02 »
Eh umap ossibilidade amigo, entao eu tenho que redimensionar a particao do linux eh isso? E ai depois no espaco livre eu boto o fedora digamos assim, mas ai ele vai ficar gerenciando o boot correto? dai como faco pra colocar o grup do ubuntu? ou nao precisaria? ou o grub do fedora iria me detonar o ubuntu que uso?? me ajudem!! hehe obrigado.
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2012, 09:47 »
Isso mesmo beagle, Você vai redimensionar a partição lógica de 40gbs para que haja espaço para a nova distro. Lembrando que esse procedimento pode comprometer o sistema, no caso alí deve ser o Ubuntu. É preciso saber se aquela partição tem espaço livre suficiente para ser diminuída para que não haja perda de dados.
Depois que instalar a nova distro ela será responsável pelo GRUB, mas vocẽ pode recuperar o grub do Ubuntu fazendo com que este se torne responsável por esse gerenciamento se assim preferir. Neste tópico você encontrar maneiras de recuperar o grub do Ubuntu.

Minha dica é a seguinte: Desfragmente a partição Windows, depois diminua o necessário pra instalar a nova distro. (40gbs +/-) em seguida aumente a partição entendida sobre o espaço não alocado pelo Windows depois é só criar mais uma partição lógica e instalar a outra distro. nela.



Abç.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2012, 11:46 »
Meu Itautec (dc + 2gb/ram+150gb/hd) está assim
sda1...ntfs...1gb...systemboot
sda2...ntfs...50gb...vista basic
sda3...ntfs...50gb...BKP
sda4...extendida
sda5...ext4...24gb.../ubuntu
sda6...ext4...24gb.../outra distro >> atualmente com mint12
sda7...swap...1gb

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2012, 12:43 »
Um duvida, eu so preciso de UM swap? Ou preciso de um pra cada distro instalada? aCho que so um ne? cada distro usa a swap que tiver no disco eh isso?
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2012, 12:45 »
Um duvida, eu so preciso de UM swap? Ou preciso de um pra cada distro instalada? aCho que so um ne? cada distro usa a swap que tiver no disco eh isso?
Apenas uma.



Abç.

Offline beagle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 143
    • Ver perfil
    • macyoshi
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2012, 12:48 »
luiscarlos, pois então, se eu redimensionar o windows eu nao vou ficar com um 'buraco' entre o windows e o ubuntu? ai depois tem como arrastar essa particao pra esquerda (olhando o disco na horizontal) pra deixar so extendida (como a sua dica 40 + 40). é que ja usei essas coisas e so dava pra arrastar pra direita pra aumentar o espaço em disco, pra esquerda nao dava (acho), me confirma!! hehe ) então minha idéia é mais ou menos isso ai entao...
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2012, 13:48 »
beagle, para este procedimento você vai precisar do Gparted.
Depois que você desfragmentar a partição Windows e diminui-la vai ficar um espaço não alocado entre a partição Windows e a extendida, aí é só você "arrastar" a partição extendida fazendo com que o espaço não alocado fique dentro da partição extendida. Copiou? ;D
Faço isso usando o live-cd do Ubuntu, nele já tem o Gparted, assim você trabalha com as partições todas desmontadas.



Abç.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Fazer um triboot com 2 linux e um 1 windows
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2012, 14:00 »
-apenas uma swap é suficiente... meu desktop(c2d +4gb/ram+500gb/hd)  tem xp + 4 distros(ubuntu/mint/suse/fedora)  e apenas  1 swap ... funcionando numa boa
-lembre-se que vc pode ter no maximo 4 partições primarias ou 3 primarias e 1 extendida, dentro da qual vc pode criar varias partições logicas