Autor Tópico: Dicas para iniciantes, de um iniciante  (Lida 19325 vezes)

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2006, 10:23 »
Ei, zackshinra, garanto que medo de postar no fórum ninguém irá sentir ao ver que eu estou sendo justo e sensato ao dizer que este tópico é repetido. Ora, já temos um FAQ para tratar de todos os itens que você citou e muito mais.

Você mesmo deveria ter bom senso e pedir a administração para que este tópico seja desafixado.


« Última modificação: 27 de Dezembro de 2006, 10:30 por arsolto »

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2006, 13:12 »
  Tudo bem arsolto, porém vou deixar para os moderadores decidirem o destino deste tópico. Não irei mais continuar esta discussão neste tópico. Permanece a sugestão de um novo tópico no café com ubuntu.

  Senhores moderadores, favor se manifestarem sobre a fixação ou não deste tópico.

 
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline DiegoClare

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2006, 14:24 »
Olá,

Sou completamente novado em Ubuntu. Li a documentação no site Unintu(Brasil) e gostei do que vi lá. Entretanto uma dúvuida bem elementar. E desculpem-me pela simplicidade dela... mas o Ubunti é puxando para o Windows? Pro lado do Lunix? É derivado do Lunux? Ou uma propostra totalmente nova?

Grato

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2006, 15:28 »
Ei, DiegoClare, Linux é o núcleo (ou "cerne", do inglês kernel) do sistema operacional, o Ubuntu é apenas uma distribuição do mesmo. Veja em Wikipédia sobre Linux e Distribuições.

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2006, 18:55 »
  De uma olhada também no tópico:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=168.0

  O primeiro link é muito bom para quem não tem conhecimentos sobre SO (Sistema Operacional).
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #20 Online: 28 de Dezembro de 2006, 11:32 »
a) sim, sei q a decisão é dos moderadores, mas estes (como o nome diz) moderam e não impõe, a comunidade é de todos e todos devem opinar, sem medo de retaliações por exporem suas opiniões com respeito e educação (nao estou dizendo que minguem faltou ao respeito ou deixou de ser educado, apenas que estes são fatores essenciais para que possamos reclamar nossos direitos quando acusados de algo)
b) concordo que seja um tópico duplicado e não há necessidade dele. Para um usuário novato é muito mais fácil apenas um link, direto e completo, do que vários com informações repetidas e, por vezes, desconexas.
c) sobre o automatix a discussão não é se ele é útil ou não, se ajuda ou não, mas sim, se é seguro ou não e esta resposta a maioria dos usuários concordam, não é um script seguro. Temos ÓTIMOS topicos aqui ensinando a instalar a parte de multimídia, me lembro agora um do galactus   http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5715.0 que é muito completo, muito bem explicado, ou seja, simples. Pra que automatix?
d)concordo com o arsolto sobre excesso de informação, por exemplo o gparted (não é tão simples, pode ocorrer perda de dados) a barra google (sinceramente, há necessidade?) e seu problema com o open office, primeiro, nunca vi outro problema como esse, logo não é comum. Se alguem tiver problemas você não acha que seria melhor que ele mesmo perguntasse aqui? Aquele final ou assusta ou faz a pessoa ler algo à toa, a chance de efetivamente ajudar alguém é baixa
e)os usuários devem se auto-motivar, sabendo que uma mão lava a outra, você deve ter tido todo o apoio de todos para aprender tudo que aprendeu aqui, portanto agora é a hora de devolver, não importando se seu tópico é sticky ou não. Ajudar o tópico how-to central com informação e auxiliando quem o criou com informações para serem adicionadas lá seria muito mais útil para a comunidade.

não tiro seu mérito pelo tópico, é muito bom, a intenção é muito boa, mas contém falhas, e não há necessidade de outro tópico como fixo, IMHO.
[]'s
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2006, 11:35 por gansinho »

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #21 Online: 29 de Dezembro de 2006, 09:26 »
Concordo totalmente com o amigo acima.

A intenção foi otima, mas acho que não precisaria ser fixado.

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #22 Online: 29 de Dezembro de 2006, 09:42 »
Amigos,

A moderação está discutindo como ficarão os tópicos fixos na seção Iniciantes.
Peço um pouco de paciência.

[]s
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2006, 10:26 »
Infelizmente este tópico saiu da sua finalidade (de ajuda a iniciantes) virando um tópico polemico
Agradecemos ao seu criador pela sua intenção de contribuir com o fórum.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2006, 14:59 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline razor2518

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2006, 10:57 »
Muito obrigado!!! Acabei de instalar o Ubuntu 6.06, e esses sites aí são uma mão na roda, valeu!!!

Offline DiegoClare

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #25 Online: 29 de Dezembro de 2006, 15:02 »
Olá

Consegui informações que procurava.... e me desculpem pela citação do W...

Entretanto, não consegui instalar o Unbunto. Na home do Ubuntu-br tem um link para download. Seguindo aqueles passos, baixei o arquivo ubuntu-6.10-desktop-i386. Tenho um PC Intel. Evidentemente utilizo o Windows, mas tenho uma partição de 16 gb para utilizar. Descopactei o arquivo num diretório e ao executar o Start, tenho as seguintes opções... Mozila FireFox, Mozila Thunderbird, Abiword, Gaim, gimp, GTK+, e só....
Não deveria ter uma opçõa para instalr o SO??

Grato


arlei

  • Visitante
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #26 Online: 29 de Dezembro de 2006, 15:08 »
Amigo,

esse arquivo que vc baixou é uma imagem ISO que deve ser gravada em um CD e então a partir deste ser instalado em sua maquina nesta partição que vc reservou.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=12335.0

T+
Arlei
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 15:10 por arlei »

Offline gansinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Sujo, cansado e "insônico"
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2006, 15:26 »
DiegoClare, muito legal vc estar querendo usar linux e querendo aprender e tudo mais.
Recomendo à você o sistema de busca do fórum (http://ubuntuforum-pt.org/index.php?action=search) e o wikipédia (já citado pelo arsolto), apenas com estes dois recursos você pode responder a maior parte das suas perguntas, já que a maioria delas já foram respondidas, ou ainda melhor, existem tutoriais ensinando como fazer o que você deseja.
[]'s

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2006, 20:45 »
  Valeu pessoal. Desculpe a polêmica.
  Topico desafixado para alegria da galera.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline DiegoClare

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dicas para iniciantes, de um iniciante
« Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2006, 22:27 »
Olá pessoal...

Estive lendo atentamente a documentação no site ubuntu-br e outras dicas do forum. Consegui evoluir um bocadinho.... rsrsr

mas a dica de nosso colega RC2006, parece que falta uma informação....
Lá ele dá os passos necessários para a instalação do Linux, no meu caos o 6.10 desktop.

Mas não explica como faço para gravar a imagem desse arquivo no CD?

Faço via Nero mesmo?? é só criar um cd de dados via Nero??

valeu...