Autor Tópico: Acesso remoto  (Lida 2672 vezes)

Offline felipeett

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 238
  • http://img534.imageshack.us/img534/3922/eorf.jpg
    • Ver perfil
Acesso remoto
« Online: 02 de Fevereiro de 2007, 17:13 »
eu andei procurando no forum mais nao achei nenhum topico q  pudesse me achudar exatamente
Eu uso o ubuntu 6.06 dapper eu gostaria d acessar meu pc, do meu serviço
mais nao sei como fazer isso, tipo quais os caminhos como devo fazer.
c alguem pode me ajudar valeu.

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Acesso remoto
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 17:30 »
Boa tarde felipeett,

Vc tem basicamente duas opções:

1) ssh;

Vc sabe usar bem a linha de comando? Para o que vc precisa no teu pc a linha de comando resolve?

Se as duas respostas forem sim então: No pc da tua casa instale o ssh-server 

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install openssh-server

No pc do teu serviço abra um terminal (aplicações, acessórios, terminal) e digite:
Código: [Selecionar]
ssh usuario@ip_do_pc_de_casa
digite yes para adc o ip aos hosts favoritos, digite a senha do usuário e pronto, já esta conectado (usuário é o usuário normal que vc usa para acessar o pc em casa, por exemplo "felipe"

2) vnc:

Se o que vc precisa acessar o pc via vnc ou não sabe usar alinha de comando entao vá em aplicações, preferências, area de trabalho remota.
Olhe as opções com calma, escolha uma senha e não marque a opção "pedir confirmação" a menos q tenha alguem na sua casa que possa ajudar.

No pc do teu serviço abra um terminal e digite:

Código: [Selecionar]
vncviewer ip_do_pc_de_casa
Digite a senha que vc escolheu e pronto o desktop vai abrir na tela do pc do serviço.


OBSERVAÇÕES:

Qualquer uma das opções deixa uma brecha de segurança no teu pc, portanto cuidado!

A opção de usar o vnc é a menos recomendada, só use se realmente precisar "ver o desktop" do pc da tua casa, além do  fato de ter que deixar sempre logado e impedir que outra pessoa use o pc (existe a posibilidade de abrir uma segunda sessão, mas vamos deixar isso para depois.

Espero ter ajudado!

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Acesso remoto
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:58 »
Se a maquina do seu serviço usa o rWindows você precisará de um cliente VNC (caso o servidor teja usando VNC) ou um software chamado Putty (para acessar ssh)

Outra dica, se a maquina do serviço usa linux, você pode abrir uma aplicação visual mesmo pelo SSH
É só na hora que você for se conectar através do comando
Citar
ssh usuario@ip....
adicionar -X

Assim, por exemplo, quando você digitar FireFox no computador do seu serviço, vai abrir o firefox, so que ele vai ser processado no computador de sua casa
Isso pode ficar devagar dependendo do aplicativo e da velocidade da internet, mas é otimo para usar em redes internas :P

Offline felipeett

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 238
  • http://img534.imageshack.us/img534/3922/eorf.jpg
    • Ver perfil
Re: Acesso remoto
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:51 »
eu ja instalei usei esse código, sudo apt-get install openssh-server
mais depois q instalo nao aconteceu nada eu nao sei ond ta nem como faço para usar
eu quero acessar do meu serviço aqui em casa e o pc do meu serviço eh windows
o  q eu devo faze agora
valeu

arlei

  • Visitante
Re: Acesso remoto
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 10:21 »
felipeett,

se na instalação não deu nenhuma mensagem de erro é porque o servidor SSH deve ter sido devidamente instalado, então agora para acessar remotamente via SSH de uma maquina com windows vc pode usar o PuTTY que é muito simples e um aplicativo muitissimo pequeno que vc roda diretamente sem necessidade de instalação.
Detalhe importante,
vc tem que ver como conecta a internet deste seu micro de casa, pois muito provavelmente tera que configurar seu modem liberando a porta necessária fazendo o redirecionamento (forward) para seu desktop.
Além do site passado do PuTTY vc pode baixa-lo de praticamente qquer outro site de downloads, sendo que o mesmo é FREE.

T+
Arlei
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 10:24 por arlei »

Darcamo

  • Visitante
Re: Acesso remoto
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 21:02 »
Só completando a dica do locomotion, vc pode adicionar a opção -C para que os dados sejam comprimidos. Talvez isso ajude com a lentidão por estar usando através da internet.