Autor Tópico: Como converter um arquivo para outro formato?  (Lida 7441 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Como converter um arquivo para outro formato?
« Online: 11 de Agosto de 2013, 22:10 »
Boa noite pessoal!

Estava gravando um vídeo com o Kazam, mas ele apresenta bugs e é lento, dessa vez ele bugou e o programa fechou (cancelou a gravação).
Então instalei o RecordMyDesktop que parece ser bom, mas ele grava em .ogv e eu queria que fosse em .webm, .mp4 ou mesmo .avi como fazer?


[]'s
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 22:12 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:12 »
Use o Winff.

sudo apt-get install winff

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:15 »
Use o Winff.

sudo apt-get install winff

Puts cara, valeu!! xD

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:20 »
Ahh que chato...os vídeos ficam com qualidade muito ruim depois de convertidos :(

Sabe de mais algum programa?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:22 »
Você não alterou as configurações de vídeo do formato específico?

Eu converto vídeos aqui numa boa.



FFMultiConverter

sudo add-apt-repository ppa:ffmulticonverter/stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install ffmulticonverter


FormatJunkie

sudo add-apt-repository ppa:format-junkie-team/release
sudo apt-get update
sudo apt-get install formatjunkie

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:23 »
Citar
Você não alterou as configurações de vídeo do formato específico?

Eu converto vídeos aqui numa boa.


Sim, em todos ficam com qualidade ruim :(


Vou testar esse.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:40 »
O FFMultiConverter não converte bem também.
Não testei o outro...


Mas não precisa mais, eu fiz um teste aqui e o YouTube aceita vídeos em .ogv :D
« Última modificação: 11 de Agosto de 2013, 22:42 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:42 »
Uma dúvida, o RecordMyDesktop foi descontinuado?

É um excelente programa!!!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:57 »
Não achei nesse site alguma coisa que fala sobre isso rsrs

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2013, 23:57 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:18 »
Eu gostei bastante do simplescreenrecorder;


http://www.webupd8.org/2013/06/simplescreenrecorder-powerful-screen.html

Interessante...

Esse é atualizado certinho ou também foi abandonado?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2013, 00:42 »
Outra coisa..

Fui abrir o programa e apareceu isso, o que é flipping?

http://s14.postimg.org/el81za1cx/Captura_de_tela_de_2013_08_12_00_41_45.png

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2013, 09:00 »
Boa noite pessoal!

Estava gravando um vídeo com o Kazam, mas ele apresenta bugs e é lento, dessa vez ele bugou e o programa fechou (cancelou a gravação).
Então instalei o RecordMyDesktop que parece ser bom, mas ele grava em .ogv e eu queria que fosse em .webm, .mp4 ou mesmo .avi como fazer?


[]'s

O RecordMyDesktop é um programa bem eficiente, mas o maior fraco dele é que ele não grava em outro formato senão "OGV". Além disso, ele utiliza codecs internos que não são muito bons com compressão, gerando arquivos enormes em vídeos de longa duração. Sem falar que não é lá muito otimizado para o Unity, podendo gerar alguns bugs de imagem ao utilizar de efeitos gráficos como zoom e janelas queimando por exemplo.

Eu recomendo que você tente novamente com o Kazam. Se tentou a versão oficial dos repositórios, tente a mais nova a partir de algum PPA. Digo isso porque o Kazam tem potencial muito maior que o RecordMyDesktop. O programa tem visual bem melhor, interface bem mais intuitiva, e lembra bastante o ScreenFlow, para Mac. E o melhor de tudo: grava direto em MP4 com vídeo h264 e áudio aac (não tenho certeza sobre o áudio, mas o vídeo sim). Isso gerará vídeos com qualidade de imagem excepcional, e a tamanhos bem menores do que o OGV.

Instalei o Ubuntu 13.04 no PC do meu trabalho, e por acaso instalei o Kazam para fazer um rápido teste. A versão que instalei foi a dos repositórios padrões, ou seja, a versão 1.4.2. Fiz um teste rápido com o programa, e ele funcionou perfeitamente aqui.

Uma dúvida, o RecordMyDesktop foi descontinuado?

É um excelente programa!!!

Esqueci de falar outra coisa: O RecordMyDesktop foi de fato descontinuado. Não é atualizado desde 2009 (por isso só aceita formatos de vídeo da época).

Ano passado, eu li no blog de um dos caras que desenvolveu o Kazam, que a maior motivação dos caras terem feito o Kazam foi porque o RecordMyDesktop e o XvidCap eram projetos obsoletos, não mais mantidos. Acima de tudo pelo fato deles utilizarem codecs não atualizados (O XvidCap só grava em xvid como diz o próprio nome, e a qualidade da imagem fica bem baixa pelo tamanho que o vídeo fica). Eles criaram o Kazam com o propósito de ter um programa com as mesmas funcionalidades desses programas, mas com bugs corrigidos e suporte aos formatos mais novos. Até porque, para screencasting, qualquer programa proprietário (Camtasia e Screenflow, por exemplo) possuem suporte a esses formatos mais novos por padrão.

Outro programa que eu acredito que possua uma proposta similar ao Kazam é o SimpleScreenRecorder, mencionado pelo colega platao. Não testei ainda, mas me parece bem promissor.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 09:16 por Solid One »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como converter um arquivo para outro formato?
« Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2013, 10:49 »
Boa noite pessoal!

Estava gravando um vídeo com o Kazam, mas ele apresenta bugs e é lento, dessa vez ele bugou e o programa fechou (cancelou a gravação).
Então instalei o RecordMyDesktop que parece ser bom, mas ele grava em .ogv e eu queria que fosse em .webm, .mp4 ou mesmo .avi como fazer?


[]'s

procure na internet algo do tipo: ovg2avi ou ovg2mp4 que você deve encontrar comandos de terminal para conversão. Aqui numa rápida busca encontrei esses:

Citar
ovg2avi:

mencoder -idx video_original.ogv -ovc lavc -oac mp3lame -o video_final.avi


ovg2mp4:

/usr/bin/ffmpeg -y -i video_original.ogv -sameq -s 1280x800 -aspect 16:10 -r 30000/1001 -b 2M -bt 4M -pass 1 -vcodec libx264 -vpre fastfirstpass -threads 0 -an -f mp4 -loglevel quiet /dev/null

/usr/bin/ffmpeg -y -i video_original.ogv -sameq -s 1280x800 -aspect 16:10 -r 30000/1001 -b 2M -bt 4M -pass 2 -vcodec libx264 -vpre hq -threads 0 -async 1 -acodec libfaac -ac 2 -ab 160k -ar 48000 -loglevel quiet video_final.mp4


Agora como todos os outros colegas falaram, o vídeo em ovg transformado para outros formatos às vezes sai meio maluco, lembro de uma vez o vídeo ficar acelerado, mas tenta aí esses comandos ou outros que você encontrar via google.

Agora o melhor mesmo é o kazam. Talvez para vídeos demorados ele trave, então divida o vídeo em etapas e depois você faz a união dessas partes. Tente também diminuir o framerate, ou seja faça uns testes de gravação usando mp4 ou webm e com framerate diferentes do padrão. Observe com quanto tempo de gravação o kazam começa a travar e então use gravações inferiores a esse tempo dividindo o vídeo em etapas. Também use outra interface que não o Unity 3D, tipo o Unity 2D se o vídeo não for sobre ele (o Unity 3D)...
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].