Autor Tópico: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento  (Lida 7335 vezes)

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Online: 06 de Outubro de 2010, 23:18 »
LTSP login automatico nao funciona / gcompris lento

Ola, alguma alma caridosa me ajude!

Numa escola de portadores de deficiencia tento montar uma rede com micros obsoletos doados e um servidor EDUBUNTU 10.4 + LTSP 5.2.1.

Esta quase tudo funcionando, exceto o login automatico das estações, e o GCOMPRIS 9.0 que fica muito lento (alem do som nas estaçoes, que só funciona quando aumento a memoria para 128MB).

Meu arquivo lts.conf original estava vazio. Seguindo alguns tutos, tentei colocar nos arquivos
/opt/ltsp/i386/lts.conf
e
/var/lib/tftpboot/ltsp/i386/lts.conf

os seguintes parametros:

#DESATIVAR ENCRIPTACAO
[default]
LDM_DIRETX = True

# Login automatico terminal 01
[00:50:8D:78:ACD]
LDM_USERNAME=terminal01
LDM_PASSWORD=123456

e depois rodei o
# ltsp-update-image

Porem as estaçoes continuam caindo na tela de login, e a performance ruim. Pelo jeito não é nestes lugares que devo configurar isso.

Perguntas:
1) Onde fica, afinal, o arquivo lts.conf? Ou no LTPS 5 com NBD a configuração é diferente?
2) Como faço para desativar a encriptaçao da rede para ver se a performance do GCOMPRIS melhora ?
3) Como ativo o login automatico nas estaçoes?
4) O som nas estações so funcionou com 128MB de memoria, porem varios tutos falam que com 32MB ou menos funciona. Qual o truque? (detalhe: testando as estaçoes com o CD do Puppy Linux 4.0 e 5.0 o som funcionou OK com 64MB)

Desde ja agradeço a força!

Mig

PS: equipamento: servidor= CELEROM 1.6GHZ MEMORIA 2GB Edubuntu 10.4 Kernel 2.6.32-25 Gnome 2.30.2
Estaçoes= Celerom copermine 700MHz cache 128kb memoria 64MB; mobo intel chipset 82815 som onboard 82801AA video onboard rede offboard SMC10/100
Hub generico Encore
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, 05:20 por macmiseria »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2010, 01:38 »
Olá macmiseria,

O lts.conf, por default, fica em /var/tftpboot/ltsp/i386. Até onde sei, não precisa reconstruir a imagem após alterar esse arquivo.

Vc também pode colocar o arquivo dentro do diretório da imagem, mas nesse caso vc tem que reconstruir a imagem a cada alteração.

O que talvez esteja acontecendo é que a transferência desse arquivo pras estações esteja falhando, seria preciso confirmar nos logs do sistema.

Sobre o desempenho do gcompris, já tentou forçar essa aplicação a rodar localmente? Assim o tráfego do som não precisaria passar pela rede.

Aliás... rede. A rede tem que estar funcionando muito, muito bem, pro LTSP ficar legal. Então evite usar switches de baixa qualidade, cabos fora do padrão, etc.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2010, 03:49 »
caro zekkerj
Muito obrigado pela força!
Mas ... nao deu certo:

- nao achei o arquivo que vc indicou: nao existe o /var/tftpboot/ltsp na arvore de diretorios do  Edubuntu 10.4
- nao deve haver falha na trasnferencia de arquivos para a estaçao pois elas funcionam perfeitamente quando me logo como usuario comum (exceto pela performance mais lenta em alguns jogos do Gcompris).
- Acho que deve haver outro lugar para configurar os parametros pois com a configuração padrao do DVD de instalacao do Edubuntu as estaçoes funcionam corretamente, mesmo com o arquivo lts.conf vazio !
- Para rodar localmente o Gcompris precisaria de uma mini-distro em portugues, coisa que nao encontrei; alem disso teria de colocar mais memoria e hd nas estaçoes, o que ficaria muito caro e inviavel. Por isso estou tentando reaproveita-las com o LTSP

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2010, 08:43 »
Citar
nao achei o arquivo que vc indicou: nao existe o /var/tftpboot/ltsp na arvore de diretorios do  Edubuntu 10.4
O correto é como vc passou, "/var/lib/tftpboot/ltsp", e não "/var/tftpboot/ltsp". Mais do que falta do "lib" no meio do caminho, faltavam algumas horas de sono pra mim.

Citar
nao deve haver falha na trasnferencia de arquivos para a estaçao pois elas funcionam perfeitamente quando me logo como usuario comum (exceto pela performance mais lenta em alguns jogos do Gcompris).
Como não? Vc já setou as opções corretas no arquivo correto... algo tem que estar errado, não concorda?

Citar
Acho que deve haver outro lugar para configurar os parametros pois com a configuração padrao do DVD de instalacao do Edubuntu as estaçoes funcionam corretamente, mesmo com o arquivo lts.conf vazio !
O arquivo dentro de <base do ltsp>/i386/etc fica vazio pq o LTSP 5 foi projetado pra não depender desse arquivo. E lembre-se de que quando não há um ajuste, o sistema pode perfeitamente trabalhar com opções default...

Citar
Para rodar localmente o Gcompris precisaria de uma mini-distro em portugues, coisa que nao encontrei; alem disso teria de colocar mais memoria e hd nas estaçoes, o que ficaria muito caro e inviavel. Por isso estou tentando reaproveita-las com o LTSP
Rapaz, qualquer aplicação que exija som funciona melhor quando executada localmente.

Quanto à mini-distro em português, não entendi a exigência. O LTSP 5 instala uma versão reduzida da própria distribuição, como SO das estações. Então o que há na estação é um mini-Ubuntu, tanto é que se você cadastrar uma senha para o root, pode se logar na estação e usar os mesmos comandos que usa no servidor.

Vc pode dar mais detalhes sobre o hardware das estações, também?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2010, 13:26 »
Hmmm  creio que estou com um erro de conceito: eu entendia que com o LTSP tudo funcionava remotamente, e que qd vc sugeriu rodar o som localmente eu precisaria instalar um sistema operacional na estaçao. Pelo jeito não é assim. Como faço para rodar o som localmente?

O hdw das estaçoes é um Compaq Deskpro com processador Celerom copermine 700MHz cache 128kb memoria DIMM 64MB 133MHz; mobo Intel chipset 82815; Som onboard 82801AA; video onboard 82815; rede offboard SMC10/100 pci vendor ID 1113 Device ID 1211; teclado/mouse PS2; monitor Compaq v510b VGA 14'

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2010, 13:37 »
Em tempo, mais uma duvida : como faço para conferir se a comunicação do servidor com as estaçoes esta sendo criptografada ou não?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2010, 17:20 »
Rapaz, eu vou ficar devendo a resposta às duas perguntas, por enquanto. Ambos são bem chatinhos de configurar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:59 »
OK zekkerj, de qualquer maneira obrigado pela ajuda

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2010, 05:46 »
RESOLVIDO !!!    (Pero no mucho...)

Bom, depois de pastar quatro dias descobri duas soluções e um novo problema:

1) o arquivo correto para configurar o lts.conf é o
/var/lib/tftpboot/ltsp/i386/lts.conf

2) para desativar a encriptação na rede do LTSP o parametro CORRETO é o seguinte:

[default]
LDM_DIRECTX=True

 e não LDM_DIRETX=True    como esta neste tuto: http://gutocarvalho.net/mediawiki/index.php?title=LTSP_Pantaneiro   e em alguns outros por ai ( há um erro de digitação, falta a letra C )

3) para ativar o Login automatico nas estaçoes, são necessarios TRES PARAMETROS no lts.conf, a saber:

   [default]
        LDM_AUTOLOGIN=True
   [xx.xx.xx.xx.xx.xx]       # MAC address da estação
   LDM_USERNAME=usuario   # usuario criado no servidor
   LDM_PASSWORD=senha      # senha do usuario

4) Com isso minhas estações passaram a logar automaticamente e a performance da rede melhorou cerca de 30%, mas.... parece piada pronta  eheh:  agora  elas não dao mais LOGOFF, quando encerro a sessao, reinicio ou desligo, elas caem de novo na shell do usuario, (ficam num loop), tenho do desligar na marra no botao de power...
 
5) Alguém tem alguma ideia?? ou vou ter de pastar mais quatro dias....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:05 »
Citar
Com isso minhas estações passaram a logar automaticamente e a performance da rede melhorou cerca de 30%, mas.... parece piada pronta  eheh:  agora  elas não dao mais LOGOFF, quando encerro a sessao, reinicio ou desligo, elas caem de novo na shell do usuario, (ficam num loop), tenho do desligar na marra no botao de power...
Não sei se isso chega a ser um problema. As máquinas são AT ou ATX?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2010, 17:15 »
As fontes são ATX.

Antes de colocar o parametro  "LDM_AUTOLOGIN=True" no [default] do lts.conf,  o logoff funcionava direitinho: quando eu clicava em REINICIAR , DESLIGAR ou ENCERRAR SESSAO o terminal caia na tela de login, e dai eu clicava  no PREFERENCES / SHUTDOWN e a estação desligava. 

Agora, quando clico em REINICIAR , DESLIGAR ou ENCERRAR SESSAO o terminal começa o processo de shutdown mas reinicia o login e volta na mesma tela onde estava antes.

O curioso é que agora, os terminais que não estao com seus MAC address no lts.conf não conseguem entrar. Ficam em loop tentando se logar e recebendo algo como  "usuario desconhecido".


zekkerj, agradeço novamente sua atençao, mas discordo de vc: isto além de ser um problema, é bem sério, por dois motivos:
1) Agora, a unica forma de sair do terminal é pelo botao de power, o que deixa os processos do terminal abertos no servidor como zombies, ou mesmo processos normais, consumindo memoria e ciclos de cpu, e imagino que se isso for feito varias vezes em varias maquinas vai comprometer a performance do servidor;
2) Alem disso, o objetivo da rede é ensinar as crianças a usar o computador corretamente, o que deve, portanto, incluir o procedimento de shutdown adequado.

Eu imagino que o problema deve ser solucionado alterando alguma configuraçao do GDM,  no getty ou no processos do PXE/TFTP. Alguem tem alguma ideia??


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2010, 17:45 »
Citar
Alem disso, o objetivo da rede é ensinar as crianças a usar o computador corretamente, o que deve, portanto, incluir o procedimento de shutdown adequado.
Nesse caso você deveria estar colocando as crianças em contato com computadores de verdade, não com terminais "burros".

Citar
Agora, a unica forma de sair do terminal é pelo botao de power, o que deixa os processos do terminal abertos no servidor como zombies, ou mesmo processos normais, consumindo memoria e ciclos de cpu, e imagino que se isso for feito varias vezes em varias maquinas vai comprometer a performance do servidor;
Eu até concordo sobre os processos abertos pelos usuários, mas você se engana se acha que o LTSP limpa os daemons de apoio... se você acompanhar a lista LTSP-5-Br, vai ver que algumas pessoas reclamam que o sistema larga alguns processos abertos ("nbdserver"), quando as estações são desligadas/reiniciadas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2010, 19:48 »
caro zekkerj

Agradeço novamente sua atenção, mas...

Citar
Alem disso, o objetivo da rede é ensinar as crianças a usar o computador corretamente, o que deve, portanto, incluir o procedimento de shutdown adequado.
Nesse caso você deveria estar colocando as crianças em contato com computadores de verdade, não com terminais "burros".


Desculpe-me, não quero polemizar contigo, porem creio que você deve rever seu conceito de “computador de verdade” , afinal os alunos estarao em contato com um:
O hdw das estaçoes é um Compaq Deskpro com processador Celerom copermine 700MHz cache 128kb memoria DIMM 64MB 133MHz; mobo Intel chipset 82815; Som onboard 82801AA; video onboard 82815; rede offboard SMC10/100 pci vendor ID 1113 Device ID 1211; teclado/mouse PS2; monitor Compaq v510b VGA 14'

que são, salvo prova em contrario, “computadores de verdade”, embora bastante antigos e pobres em recursos.

Além disso, mesmo que fossem Thin Clients, eles estariam simulando de forma transparente e "quase real” um computador de verdade porem com custo muito menor (o que talvez seja, creio eu, o principal objetivo do LTSP).

Não entendi sua colocação sobre os “daemons de apoio” (o que é isso?). Quando eu desligo a estação corretamente, da forma que descrevi acima, todos os processos abertos pelo terminal são fechados no servidor.
Qual o link desta lista que você citou? Sera que nela alguém sabe como ajudar na solução do meu problema?


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2010, 08:36 »
Citar
Quando eu desligo a estação corretamente, da forma que descrevi acima, todos os processos abertos pelo terminal são fechados no servidor.
Como eu disse, você está enganado. Seria bom se fosse assim, mas não é. Há alguns daemons que são abertos pra dar apoio ao terminal, e que não estão associados ao seu usuário. O servidor LTSP não os fecha, pois não consegue perceber que o terminal "morreu".

Citar
Qual o link desta lista que você citou?
ltsp-br-discuss@listas.cipsga.org.br

Citar
Sera que nela alguém sabe como ajudar na solução do meu problema?
Talvez. Quem sabe lá você tem mais sorte de eu não ser o único a te responder?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline macmiseria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: LTSP: login automatico nao funciona / Gcompris lento
« Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2010, 17:40 »
Ok zekkerj, valeu!
Abraços