Autor Tópico: HD Sata + Notebook HP Dv6416 + Dualboot Windows XP e Ubuntu = Problema sem fim!  (Lida 3148 vezes)

Offline srpersonna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Boa tarde!

Depois de passar quase um ano rodando exclusivamente o ubuntu no meu notebook (depois de ter jogado fora o maldito vista que veio com ele) precisei instalar o windows xp para atuar como meu video-game e rodar alguns jogos que desisti de fazer funcionar via wine, virtualbox e etc...
Mas os problemas estão INUMEROS!

A primeira tentativa de instalar o Windows foi numa partição que eu tinha reservado pra isso no início do HD. Logo de cara deu erro por causa do HD SATA e dai lendo na internet descobri que bastava desativar uma opção a esse respeito na Bios. Fiz o procedimento, a instalação aconteceu perfeitamente mas na hora de reiniciar o sistem acusava o corrompimento do gereciador de boot.

Frustrado e sabendo que meu HD andava precisando de uma formatação geral entrei no ubuntu e limpei tudo e separei cada Partição do jeito que eu queria, 30Gb pro windows no inicio do HD e uma partição lógica contendo 20gb pro ubuntu, 10gb pra testar outras distros, 80gb  em FAT para instalar a Home e assim conseguir fazer o windows enxergar meus arquivos pessoais e mais a swap com o resto.

Feito isso coloquei de volta o CD do windows e mandei instalar. Ocorreu tudo perfeitamente até chegar na "maravilha" do Windows que não reconheceu nenhum driver nem a placa de rede e dai não pude acessar o outro pc onde tinha salvo os drivers.

Irritado com o Windows reinicei o ubuntu pelo live-cd para instalá-lo e por ele puxar para meu pc os drivers que estava precisando.  Não é minha grande surpresa que ao tentar instalar o ubuntu ele simplesmente não enxerga mais qualquer uma das partições que eu tinha feito anteriormente? Só reconhece o HD mas não vê as partições.

Quando coloco o cd do windows de instalação lá aparece todos as partições corretamente, mas no live-cd do Ubuntu não! Antes o Ubuntu sempre reconhecia todas as partições do HD, mas depois disso não aparece de jeito nenhum! Como posso fazer para o Ubuntu voltar a reconhecer as Partições?

Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito! Eu já andei muito na internet e nenhuma solução me aparece. Se dou fdisk no terminal do live-cd o terminal simplesmente não responde  e se eu tento cfdisk aparece uma mensagem de erro fatal no terminal.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Já tentou conferir pelo gparted do Live CD?
Código: [Selecionar]
sudo gpartedTbém não aparece nenhuma partição?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline srpersonna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Sim, já tentei.
Acontece a mesma coisa.

Offline srpersonna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Meu problema é tão insolúvel assim? Um dos motivos que me fizeram vir para o ubuntu foi justamente o chamado apoio da comunidade e coisa e tal...
Tentei dar um passo a mais no linux saindo do biglinux e vindo para uma distro mais limpa...

Brodovisk

  • Visitante
Nao sei qual eh sua versao do ubuntu  , mais se ele nao acha seu hd sata , parece que tem uma opcao na bios para que seu hd sata apareca como IDE , trocando isso creio  resolve o probrema , isso acontecia no slack aqui no meu pc...

Offline alemaoSP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: HD Sata + Notebook HP Dv6416 + Dualboot Windows XP e Ubuntu = Problema sem fim!
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2009, 04:12 »
Então, eu estava com o mesmo problema que você.
Na verdade, se o Linux reconhece o disco mas não as partições, o problema deve ser a tabela de partições que é corrompida ao instalar o windows.

Solução no meu caso: Instalei o Partition Magic 8 Trial no Windows. Assim que ele executou a primeira vez, deu dois alerts falando que achou problemas na tabela de partições, que eu deixei ele arrumar.

Ao voltar no Linux, lá estavam LINDAS !!! todas as minhas partições anteriormente criadas.

Boa sorte.