Autor Tópico: Alto consumo de memória  (Lida 6292 vezes)

Offline babu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Alto consumo de memória
« Online: 26 de Setembro de 2012, 08:46 »
Bom dia pessoal,

Tenho um servidor Ubuntu 10.04.4 dedicado que roda com 6 GB de RAM e que está consumindo muita memória.
Neste servidor tenho apenas apache e Mysql rodando; uma aplicação web que atende uma média de 200 usuários simultaneamente, mas que na maioria do tempo esse número de usuário é mais ou menos de 100 usuários.

Como eu disse, o consumo de memória está muito alto. então fiz o seguinte teste: parei o apache e o mysql e mesmo assim 5.3 GB de memória estava sendo consumido. Detalhe: no momento desse teste a memória SWAP não estava sendo utilizada. E o que mais me causa estranhesa, é que em alguns momentos, monitorando os processos com o aplicativo "top", o uso de RAM chega a 6GB e o uso de swap 0kB.

Alguém já passou por situação parecida ou sabem de alguma coisa, ou algum teste que eu possa fazer?

Grato.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, 13:33 por babu »
Joabe Braga, bacharel em Sistemas de Informação pela UniEvangélica - Anápolis - GO.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2012, 09:18 »
parece que a memoria swap esta dando trabalho...

so e recomendavel usar quando so tem menos de 2gib de memoria...

ja tentou desligar a memoria swarp
ubuntu 12.04

Offline babu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2012, 09:39 »
parece que a memoria swap esta dando trabalho...

so e recomendavel usar quando so tem menos de 2gib de memoria...

ja tentou desligar a memoria swarp

Coloquei a prioridade da memória RAM em zero e nada adiantou. O que está estranho é que também coloquei a prioridade em 100, ou seja, com esse valor o sistema operacional deveria usar a swap quando minha RAM esta chegando aos 6 GB, mas ela não foi utilizada em nenhum momento.
Joabe Braga, bacharel em Sistemas de Informação pela UniEvangélica - Anápolis - GO.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2012, 09:45 »
cara isso ta bem estranho assim que desativa-se a swarp o sistema iria abaixar o consumo de ram a algum programa dando run em segundo plano algo assim...

agora tente instalar os drivers proprietarios se estiver pedindo.
ubuntu 12.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2012, 10:54 »
Bom dia pessoal,

Tenho um servidor Ubuntu 10.04.4 dedicado que roda com 6 GB de RAM e que está consumindo muita memória.
Neste servidor tenho apenas apache e Mysql rodando; uma aplicação web que atende uma média de 200 usuários simultaneamente, mas que na maioria do tempo esse número de usuário é mais ou menos de 100 usuários.

Como eu disse, o consumo de memória está muito alto. então fiz o seguinte teste: parei o apache e o mysql e mesmo assim 5.3 GB de memória estava sendo consumido. Detalhe: no momento desse teste a memória SWAP não estava sendo utilizada. E o que mais me causa estranhesa, é que em alguns momentos, monitorando os processos com o aplicativo "top", o uso de RAM chega a 6GB e o uso de swap 0kB.

Alguém já passou por situação parecida ou sabem de alguma coisa, ou algum teste que eu possa fazer?

Grato.

Se não está usando swap, sua máquina está em funcionamento normal. O Linux aloca toda a memória do sistema e disponibiliza em buffers, dando a impressão de que a memória está ocupada. Pra liberar os buffers, use o comando abaixo:

sysctl sys.vm.drop_caches=3

Mas até onde eu sei isso é apenas cosmético, pois o sistema vai voltar a alocar esses buffers depois de algum tempo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2012, 11:34 »
o linux aloca o máximo de memória que  for necessário, você esta tendo algum problema de desempenho? preucupante seria se ele tivesse usando muito da memória swap me corrijam se estiver errado.

Offline babu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2012, 13:32 »
zekkerj e kalix: vocês dois estão certos. Fiz o procedimento que o zekkerj falou e a memória voltou para 1.7 GB. Ah, e o desempenho não estava sendo comprometido, porém, eu estava preocupado com esse uso "excesivo" de memória.

Obrigado a todos pelas dicas.
Joabe Braga, bacharel em Sistemas de Informação pela UniEvangélica - Anápolis - GO.

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Re: Alto consumo de memória
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2012, 14:47 »
zekkerj e kalix: vocês dois estão certos. Fiz o procedimento que o zekkerj falou e a memória voltou para 1.7 GB. Ah, e o desempenho não estava sendo comprometido, porém, eu estava preocupado com esse uso "excesivo" de memória.

Obrigado a todos pelas dicas.

Se você usa essa máquina com o Samba, na primeira transferência que fizer de um arquivo grande já vai usar toda a RAM disponível, eu também tinha essa dúvida.

O comando para dropar a cache é "puramente estético" como já citaram em outras ocasiões. Se não está usando SWAP então está tudo ok.

Abraço