Autor Tópico: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu  (Lida 8859 vezes)

Offline tlm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Online: 15 de Fevereiro de 2010, 18:17 »
Olá, tenho um netbook Acer aspire one com Ubuntu Netbook remix 9.10 instalado e outra maquina com Ubuntu 9.10, gostaria de passar alguns arquivos que tenho nessa máquina para o netbook através de um cabo crossover, não possuo muito conhecimento sobre redes, como eu consigo fazer isso?
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2010, 18:39 por tlm »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 00:37 »
Vc consegue conectar essas duas máquinas em redes wireless? Se conseguir, não precisa do cabo cross.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tlm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 13:54 »
as máquinas estão sem internet

Offline Hoegen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 15:40 »
estou com a mesma duvida porem pouco diferente ..  tenho um not hp rodando ubuntu9.10  ee um micro rodando ubuntu 9.10
not ta usando net atraves de um de link di-524 wirelees e o micro ligado também no roteador gostaria de tranferir arquivos entre eles ..  consegui   fazer isso via ssh mas queria por parte grafica como se faz entre dois pc usando ruindows ..
abraços
Diga Não ao windows  e SIm a software livre !!!!!

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 16:06 »
Hoegen
Se os 2 PCs estão na mesma rede você pode compartilhar uma pasta: Botão direito do mouse na pasta > Opções de compartilhamento

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 16:19 »
as máquinas estão sem internet
Mas não tem como vc conectar elas a um roteador wireless, mesmo sem internet? Da mesma forma que o Hoegen fez (mas sem usar o roteador DI-524, que é muito ruim).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 16:29 »
você pode compartilhar com ssh, nfs e o samba que já esta instalado no ubuntu, porém uma das maquinas vai precisar de internet para instalar o pacote do samba (server) possibilitando assim acesso aos arquivos compartilhados.

Offline tlm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 16:57 »
Mas não tem como vc conectar elas a um roteador wireless, mesmo sem internet? Da mesma forma que o Hoegen fez (mas sem usar o roteador DI-524, que é muito ruim).

Não tenho um roteador, vou tentar escrever a minha situação com mais detalhes:

Eu Disse que não tinha acesso a internet porque não faz diferença se tem acesso ou não, o objetivo é apenas passar arquivos do micro para o netbook, estava com preguiça de escrever isso tudo, mas vamos la:

Tenho um micro com ubuntu 9.10 com acesso internet, acabei de comprar um acer aspire one e instalei ubuntu netbook remix, ainda vou providenciar uma forma para o netbook acessar a internet (comprar um roteador wireless) mas por enquanto eu gostaria de passar alguns arquivos do micro para o netbook através de um cabo crossover mas eu não sei como fazer isso.

você pode compartilhar com ssh, nfs e o samba que já esta instalado no ubuntu, porém uma das maquinas vai precisar de internet para instalar o pacote do samba (server) possibilitando assim acesso aos arquivos compartilhados.

poderia citar algum artigo/link ou explicar de uma forma mais detalhada?
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 17:09 por tlm »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 00:11 »
estou com a mesma duvida porem pouco diferente ..  tenho um not hp rodando ubuntu9.10  ee um micro rodando ubuntu 9.10
not ta usando net atraves de um de link di-524 wirelees e o micro ligado também no roteador gostaria de tranferir arquivos entre eles ..  consegui   fazer isso via ssh mas queria por parte grafica como se faz entre dois pc usando ruindows ..
abraços

Eu uso o ssh com o Nautilus, veja se os programas "SSHmenu + SSHmenu-gnome" te ajudam.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 10:01 »
as máquinas estão sem internet

tlm,

Não é preciso ter internet para conectar as máquinas em uma rede wireless. Você pode instalar um roteador wireless (eu uso o D_Link DI-524, e é ótimo) em sua casa, mesmo sem ter sinal externo de internet. As máquinas reconhecerão o sinal do roteador e poderão fazer compartilhamento de arquivos através dessa rede local.

SDS.
Cassiano

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 15:55 »
Citar
eu uso o D_Link DI-524, e é ótimo
Vc tá usando o novo, de 150Mbps, né? Pq o antigo...  :-\
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Hoegen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Transferir arquivos entre duas máquinas ubuntu
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 16:00 »
consegui compartilhar heheh 5 anos com ubuntu nunca usei rede pra passar arquivos usava ssh  mexer nos pc remotamente ..
di 524 novo 150 mb/s  o velho era ruin mesmo ..  net de 10 mb aqui  down  em 1 mb/s pelo sinal  e 1.10 pelo cabo =D
Diga Não ao windows  e SIm a software livre !!!!!