Autor Tópico: Como eu personalizo o meu Ubuntu?  (Lida 9760 vezes)

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:19 »
Olá,
Eu vi aqui no fórum a parte de Screenshots e achei muito legal o SO todo personalizado.
Eu gostaria de saber como eu faço pra colocar aquelas barras com vários itens que nem aquela barra do Windos Vista e o Mac OS X
Mais ou menos assim:

http://img510.imageshack.us/img510/4196/dskscr1gn2.jpg

eu sei que tem um site chamado www.gnome-look.org mas não sei como baixar essas barras de ferramentas(acho que se chama sidebar) e tema pra mudar as janelas.
Uso Ubuntu 8.10
Desde já agradeço.
#3

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:31 »
Sobre o relogio do lado direito >>>> o programa é o gDesklets que pode ser instalado com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gdesklets
E a barra lá em baixo é o Avant Window Navigator epode ser instalado com o código:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install avant-window-navigator.

mais informações ou dúvidas, podes perguntar.

p.s: os programas são instalados com o Consola (terminal);


Abraços.

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2009, 23:42 »
Tem mais outros ícones que eu posso adicionar na área de trabalho?
E como eu faço?

E como eu faço pra mudar a cor do meu Ubuntu,sabe? Mudar a cor das janelas e tudo mais.
Obrigado pela ajuda =)
#3

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2009, 01:23 »
Rapaz, comece tomar uns remedinhos pra acalmar um pouco, que esse negócio de personalizar deixa o camarada doido  :D

Falando sério, vc tem que ir devagar, pra trocar os icones e tudo, vc terá opções de instalar novos.

Mas comece indo pelo que já existe, vai em sistema/preferências/aparência, ali tem personalizar, vc pode mudar a cor das pastas, os icones, pode mexer um pouco só ali, e salvar o tema que vc mesmo criou, depois entre de cabeça em instalar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Togainosuke

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2009, 08:31 »
Entra nesse site que vc vai encontrar uns temas legais para o seu Ubuntu.

http://www.gnome-look.org

Offline xpaulinhox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 08:47 »
Bom dia pessoal estou tentando instalar o gdesklets mas não ta rolando, o sistema já esta atualizado, já rodei update, upgrade mas não adiantou, o problema é o seguinte, quando tento instalar o gdesklets aparece o seguinte erro  sudo apt-get install gdesklets:

É preciso baixar 24,3kB/9060kB de arquivos.
Depois desta operação, 29,0MB adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar [S/n]? s
Err http://br.archive.ubuntu.com intrepid/universe libossp-uuid-perl 1.5.1-1.1ubuntu2
  404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
Falhou ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/o/ossp-uuid/libossp-uuid-perl_1.5.1-1.1ubuntu2_i386.deb  404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
E: Impossível buscar alguns arquivos, talvez executar apt-get update ou tentar com --fix-missing?


Grato!!!

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2009, 09:15 por xpaulinhox »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 09:05 »
Esse ubuntu não tem poderes de super vaca.

parece que tem um pequeno erro no seu comando

sudo apt-get install gdesklets

abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline xpaulinhox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 14:42 »
Agora consegui instalar ele mas agora o problema é outro, por exemplo quando eu escolho o display que eu quero por exemplo o relogio e boto na tela ele fica como se fosse uma janela minimizada na barra de ferramentas, tipo ele aparece na tela e tudo certinho mas ele fica como se fosse uma janela que tivesse aberta aí se eu for na barra de tarefas e clicar com o botão direito em cima da janela dele e clicar em fechar ele fecha a janela e o relogio fecha junto, alguém sabe o que é isso??

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:36 »
Agora consegui instalar ele mas agora o problema é outro, por exemplo quando eu escolho o display que eu quero por exemplo o relogio e boto na tela ele fica como se fosse uma janela minimizada na barra de ferramentas, tipo ele aparece na tela e tudo certinho mas ele fica como se fosse uma janela que tivesse aberta aí se eu for na barra de tarefas e clicar com o botão direito em cima da janela dele e clicar em fechar ele fecha a janela e o relogio fecha junto, alguém sabe o que é isso??

Pois é, eu uso o gDesklets e já vi isso acontecer. Honestamente, nem sei como sumiu. Quando atualizei pro Ubuntu 8.10 parou de acontecer.

Recomendo além do gDesklets, o Avant e também o Cairo-dock. ;)
Todos são bem legais e personalizáveis.

[]'s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:49 »
Como faço pra iniciar o gDesklets e o Avant junto com o sistema? Exclui a barra inferior da área de trabalho (pra aparecer o Avant pois ele ficava atras da barra) e agora quando ligo o PC o gDesklets e o Avant não iniciam!

Também tenho outra dúvida: o ícone "mostrar área de trabalho" que ficava na barra inferior facilitava eu minmizar todos programas abertos, agora como o Avant fica atrás dos programas devo minimizar um a um ou usar "alt+tab". É possível manter o Avant sempre visível mesmo com vários programas abertos (como se fosse a barra inferior que tinha antes)?

Abraços

Offline julianchaos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:11 »
Também quero saber como se faz isso, digo, iniciar o screenlets e o Avant junto com o sistema.

Além, qual a diferença entre screenlets e desklets???? Seria screenlets->GNOME e desklets->KDU? eu tentei instalar alguns desklets aqui mas deu erro... diferente dos screenlets que foram bem fáceis.

E para finalizar mais uma pergunta:  existe uma dockbar 'melhor'?

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:29 »
Olá julianchaos.

Consegui colocar tanto oAvant Window Navigator quanto o gDesklets na inicialização. Faça o seguinte, vá em Sistema>Preferências>Sessões e clique em Adicionar.
1 - No campo Nome coloque Avant-window-navigator
2 - Em Comando coloque /usr/bin/avant-window-navigator
3 - Por fim em Comentário coloque Barra 3D

Para o gDesklets no item 2 coloque /usr/bin/gdesklets. Os itens 1 e 3 você coloca o nome do programa (1) e coloca o comentário sobre a funcionalidade do programa (3) eu coloquei Miniaplicativos área trabalho. Como vc usa outro programa (screenlets) deve achar o endereço dele para colocar no item 2. Geralmente fica localizado em /usr/bin/

Quanto as outras perguntas que você fez não sei te responder. Quem sabe um outro colega possa te esclarecer.

Abraços

Offline spedjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:55 »
Se for para mudar temas do ubuntu, baixe os pacotes metacity no site do gnome-look,  e adicione no menu sistemas, preferência, aparência. Provalmente o arquivo vai estar com uma extensão nomedotema.tar.gz, então no janela aparencia selecione instalar, selecione o pacote na pasta onde você o baixou e pronto você ja mudou os temas do seu ubuntu.

Eu baixo estes temas metacity pela facilidade de instalação, mas já ouvi falar de emerald também se te interessar.

Outra dica são os gdesklets, e a barra que é semelhante a do Mac, o avant-window-navigator.
Outra opção é você baixar no gnome-look.org os icones(icons) é instala-los da mesma forma que os pacotes metacity ou arrastando o pacote para a janela da aparencia.
[h5]!!!!Aprendendo a ser Livre!!!![/h5]

Offline julianchaos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:59 »
Eu acabei de voltar ao fórum para postar a solução pois acabei de descobrir =)
de qualquer forma obrigado

abc

Offline marquezs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como eu personalizo o meu Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 08:10 »
Olá a todos! Sou novo por aqui e nao percebo nada de Ubuntu e tbm nao sei criar topicos neste forum

Eu tive um problema com o xp e decidi instalar o Ubuntu

agora queria saber como instalar o wine para corrwer aplicaçoes do xp? isso funciona mesmo em jogos?

Obrigado

e tambem tenho um problema com o meu ambiente de trabalho ou monitor.... o ecrã está deslocado um pouco mais à direita que À esquerda o que faz com que do lado esquerdo fique um espaço preto e do lado direito fique cortado

mt obrigado desculpa postar esta mensagem neste topico