Enquete

O que fez você usar o Ubuntu ao invés dos Sistemas Operacionais concorrentes?

Estabilidade
2 (5.9%)
Segurança
3 (8.8%)
Livre e gratuito
3 (8.8%)
Facilidade de uso
1 (2.9%)
Quantidade de Pacotes
0 (0%)
Pacotes Atualizados
0 (0%)
Maior desempenho/velocidade
2 (5.9%)
Melhor suporte técnico (pago ou gratuito)
1 (2.9%)
Todas as alternativas acima
21 (61.8%)
Nenhuma das alternativas (favor comentar)
1 (2.9%)

Votos Totais: 33

enquete encerrada: 18 de Setembro de 2009, 17:05

Autor Tópico: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?  (Lida 6160 vezes)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Online: 19 de Agosto de 2009, 17:05 »
Favor comentarem!
« Última modificação: 19 de Agosto de 2009, 17:27 por gcclt »

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:29 »
Eu escolhi o Ubuntu porque queria um Sistema Operacional estável, seguro, rápido e gratuito:

Estabilidade: estava cansado dos travamentos do Windows que às vezes nem Ctrl+Alt+Del resolvia. Travava tudo!
Seguro: tinha que ficar atualizando antivírus e às vezes trocar o mesmo ou renovar a licença o que era chato. Além disso os problemas com vírus constantes que tinha quando conectava algum pen-drive ou quando fazia downloads.
Rápido: tenho um computador modesto para rodar o Windows Vista e não estava tão rápido quanto eu esperava.
Gratuito: queria algo gratuito para não ter que me preocupar com licenças, atualizações, etc... Além disso queria ficar tranquilo quanto ao uso de softwares regulamentados. Hoje, não tenho nenhum software pirata e faço as mesmas coisas com a mesma qualidade que fazia no Windows. E não pago nada por isso!
« Última modificação: 19 de Agosto de 2009, 17:53 por gcclt »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:35 »
Comecei porque estava cansado de formatar o Windows e ver ele ficar lento poucos meses depois. Na época, só tinha 256 MB de memória, e o XP sofria muito com isso, o que não ocorria com o Feisty Fawn. Depois, vi a quantidade enorme de programas disponíveis nos repositórios, não sendo mais preciso piratear nada. Isso foi o que realmente me abestalhou no Ubuntu!  ;D

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2009, 21:20 »
Eu acho que a pergunta deveria ser "Pq vc usa Linux", mas deixa pra lá, hehehe... Eu uso Debian na minha máquina, mas também tenho o Ubuntu e o Windows XP e queria dar a minha opinião. Eu uso Linux pq passei a gostar do sistema, principalmente qdo descobri o Debian, na época o Ubuntu (acho que o 6.0 ou 6.06) não tinha mais o alsaconf e não reconhecia minha Sound Blaster AWE 32 ISA, coisa que no Debian foi de primeira. Gosto do sistema pq é estável, seguro, bonito (depois de alguns 'ajustes') e sinceramente acho balela esse papo de "liberdade" e "controle da máquina" que sempre ouço de usuários de Linux, a maioria nem sabe o que está falando. Todo usuário de Linux deveria reconhecer MESMO as limitações do sistema e não apenas falar "é..." qdo questionado por isso. Temos que ter orgulho daquilo que usamos pq nos é útil e não pq queremos ser diferentes da maioria. Vivo ouvindo que quem usa Linux é mais inteligente, ou não tem mulher, ou vive o dia inteiro na frente do micro usando terminal, ou que abre mão de várias facilidades ou de uso de certos tipos de hardware só pra usar Linux. Se isso é verdade ou não (eu pelo menos não sou burro, sou 'técnu' de informática, tenho namorada e arrumo fácil de a principal for embora (hehehehe), a máquina vive ligada mais tempo do que eu fico na frente dela e tudo que já experimentei em termos de hardware até hj funcionou sem 'muitos' problemas.

Uma pena que a gente vê nego comprando máquina com Linux e depois vai em sites como o Yahoo Respostas pra perguntar "Cumé ki a genti instala Uindus na makina com Linux?" exatamente desse jeito, faltando letras e com palavras 'novas'...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2009, 23:29 »
De início foi por fascínio pelo live cd, depois gostei da velocidade, mas de fato o motivo é a conotação política que a proposta de software livre carrega.
Qualquer pessoa deve pensar com carinho nesta causa, é legítimo e ético que o dinheiro público seja usado em tecnologia livre. O inaceitável é nosso dinheiro ir parar nas mão de empresas privadas que monopolizam o saber que por natureza é coletivo. GNU/Linux é isso, um ato político e uma militância diária.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2009, 23:40 »
Desde o tempo do Kurumim simpatizo c/ o Linux.
Hj prefiro a Ubuntu, porque já testei muita distro e no que me serve e dentro do eu penso, o Ubuntu se encaixa perfeita/.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline cris.tom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Linux, uma questão de filosofia!
    • Ver perfil
    • Impressões Sem Pressões
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2009, 08:19 »
Começei a usa o Linux quando um amigo meu apresentou-me ao Ubuntu 7.10, naquela época gostei da distro mas eu só usava conexão discada e não tinha a mínima noção de como instalar um discador...até que achei os arquivos do Alarcon, só assim pude ter acesso à internet. Depois passei por várias outras distros, mas acabei retornando ao Ubuntu pela familiaridade que já possuía, mas o principal motivo foi ideológico, pelo fato do Linux ser de graça e ser acessível a todos sem custos. Não estou dizendo que quem desenvolva um SO não tenha o direito de cobrar, é claro que tem, se assim o desejar, mas EXPLORAR as pessoas com monopólio para enriquecer, eu acho muito desumano e como o Ubuntu é para seres humanos, resolvi ficar e divulgá-lo. Um abraço para todos  ;D
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 08:21 por cris.tom »
Linux, uma questão de filosofia!

Lunik

  • Visitante
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2009, 15:58 »
Eu gosto de saber que tenho controle sobre ele. Desde a escolha do gerenciador de redes até o visual, acho legal isso. A segunda coisa é a segurança, foi nessa que votei.

Opa, vou imitar o gcclt

Estabilidade: Bem, tudo bem que um sistema  linux já é estável por padrão (na prática temos uma exceções), mas outros sistemas, fazendo uma certa sintonia fina, também podem se tornar estáveis.

Livre e Gratuito: Infelizmente os concorrentes do linux possuem artifícios que tornam os sistemas deles "praticamente" gratuitos também.

Facilidade de Uso: Esse é um bom ponto. Até hoje, nos "testes cegos" que eu fiz com pessoas sem muita intimidade com computadores, ubuntu ganhou disparado na facilidade de uso (bem, nem eu que mexo com computadores há mais de 8 anos consigo entender o vista)

Quantidade de Pacotes: Essa é questionável. Trocando pacotes por "softwares disponíveis pro sistema", não sei se o ubuntu tem a vantagem atualmente.

Pacotes atualizados: Essa também é questionável, quando a gente pensa que pacotes novos não são sempre uma boa coisa. Mas de qualquer jeito, é esse um dos motivos pelos quais estou usando o ubuntu hoje em vez de outra distro. Tempo é dinheiro.

Maior desempenho/velocidade: Eu me acho mais produtivo, profissionalmente falando, no linux.

Segurança: Essa nem precisa falar.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 16:07 por Lunik »

Offline inor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
  • ubuntu9.10
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2009, 11:15 »
comecei a usar o ubuntu por intermédio de um colega que havia conhecido a poucos dias, o sistema é o bicha eu achei ele rápido de fácil uso me amarrei de verdade já tinha conhecimento de alguns comandos e depois que instalei fui me aprofundando mais ainda, e cada vez curtindo e gostando mais. Estou hoje com a versão 9.04 gnome e adoro. se fosse possivel gostaria de saber se nele poderia ser instalado o ultimate-edition-theme-2.3-all.deb, se alguem puder me responder agradeço muito!
   

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2009, 13:24 »
Minha primeira distro foi o slackware, lá por 1996~1997 (baixado com linha discada e instalado via disquete, muitos disquetes). Na época o único motivo era curiosidade.

Vou citar todos os itens propostos (inspirado no gcclt e no Lunik!) e o que acho de cada um deles.

  • Estabilidade
Bom, pra mim o linux trava tanto quanto o windows, então esse não seria um motivo pra mim. O diferencial é que no linux quase sempre eu consigo descobrir porque travou e como concertar. O motivo pra mim então seria a existência de logs, muitos logs!

  • Segurança
Nunca tive problema com virus, quer dizer, cada vez que meu pen-drive dá uma passeada ele volta com virus, o anti-virus detecta e limpa automaticamente. Também nunca tive problema com atualizações do sistema ou anti-virus, visto que sempre foram automáticas. Nunca perdi arquivo que não fosse por minha própria estupidez.

  • Livre e gratuito
O gratuito não me importa, não faz diferença pra mim. Já o livre sim, não no sentido político, mas no aspecto funcional. O sistema pra mim é uma caixa de ferramenta. Uma caixa tamanho pré-definido X, com a super chave Y e o excelente martelo Z pode ser interessante, mas uma caixa que eu coloco o que eu quiser e modifico do jeito que eu quiser é muito mais útil e interessante. Gosto de automatizar tudo, detesto ser obrigado a ficar percorrendo vários menus e janelas repetitivamente para as mesmas tarefas, no linux sempre tem um jeito fácil (ou relativamente fácil) de automatizar essas coisas.

  • Facilidade de uso
Provavelmente o motivo mais importante pra mim. Eu acho tudo muito mais fácil de ser feito no linux.

  • Quantidade de Pacotes
Realmente não me importa. Mas a qualidade sim. Apesar de que a maioria dos pacotes poderem ser compilados em outros sistemas, parece mais fácil e prático a integração entre eles no ambiente linux.

  • Pacotes Atualizados
Se o software for bom não me importa se a última versão tem 5 ou 10 anos. Já uma comunidade ativa (que é um pré-requisito para se ter pacotes sempre atualizados), isso sim me importa.

  • Maior desempenho/velocidade
Pra mim não vejo e não faz tanta diferença entre os sitemas na mesma máquina, sempre tive um bom hardware.

  • Melhor suporte técnico
Suporte pra mim (hoje) é o google e os foruns. Nesse aspecto acho que todos sistemas estão parelhos na qualidade (depois de se separar o joio do trigo).

Ou seja, no final pra mim os aspectos mais importantes são liberdade e facilidade.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2009, 13:43 »
Comecei porque estava cansado de formatar o Windows e ver ele ficar lento poucos meses depois. Na época, só tinha 256 MB de memória, e o XP sofria muito com isso, o que não ocorria com o Feisty Fawn. Depois, vi a quantidade enorme de programas disponíveis nos repositórios, não sendo mais preciso piratear nada. Isso foi o que realmente me abestalhou no Ubuntu!  ;D

Igual aqui.

Offline Linguado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2009, 14:43 »
Bah...No começo achei legal por ñ precisar de anti-vírus e suas malditas atualizações!
Depois com o tempo...foi a estabilidade e muito mais segurança.
Ser livre e gratuito - Ñ precisar ter programas piratas no pc, acho todos que preciso..sem precisar do Windows®.
A única coisa que sinto falta e ainda me faz precisar do Windows® é os games...existe o Wine, mas ñ é a mesma coisa! E é claro o Winamp...esse é o que mais sinto falta. xD!

Mas no mais...estou muito satisfeito por tudo que o Ubuntu me disponibiliza.

Flw!  ;D
"O verdadeiro solteiro é aquele que vai todos os dias para o trabalho de lugares diferentes."

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:35 »
Bah...No começo achei legal por ñ precisar de anti-vírus e suas malditas atualizações!
Depois com o tempo...foi a estabilidade e muito mais segurança.
Ser livre e gratuito - Ñ precisar ter programas piratas no pc, acho todos que preciso..sem precisar do Windows®.
A única coisa que sinto falta e ainda me faz precisar do Windows® é os games...existe o Wine, mas ñ é a mesma coisa! E é claro o Winamp...esse é o que mais sinto falta. xD!

Mas no mais...estou muito satisfeito por tudo que o Ubuntu me disponibiliza.

Flw!  ;D

Por que não o Audacious, que é igual ao Winamp?

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2009, 18:15 »
Passei a usar o Ubuntu (e outros sistemas linux) pelos seguintes motivos:
Liberdade
Gratuidade
Mais segurança
Melhor desempenho
Opção de configurar e modificar o sistema ao seu gosto

Viva o software livre!  ;D

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Pesquisa - Porque você usa o Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2009, 19:10 »
Bah...No começo achei legal por ñ precisar de anti-vírus e suas malditas atualizações!
Depois com o tempo...foi a estabilidade e muito mais segurança.
Ser livre e gratuito - Ñ precisar ter programas piratas no pc, acho todos que preciso..sem precisar do Windows®.
A única coisa que sinto falta e ainda me faz precisar do Windows® é os games...existe o Wine, mas ñ é a mesma coisa! E é claro o Winamp...esse é o que mais sinto falta. xD!

Mas no mais...estou muito satisfeito por tudo que o Ubuntu me disponibiliza.

Flw!  ;D



Por que não o Audacious, que é igual ao Winamp?

Off topic: muito verdade. Inclusive aceita as skins do winamp.

On topic: Minha razão é a típica alternativa "e" de prova de múltipla escolha: todas as anteriores.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.