Autor Tópico: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]  (Lida 1972 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Online: 11 de Fevereiro de 2008, 08:11 »
Galera, eu queria saber se tem como mandar o KPPP discar ainda no Boot, alguém saberia qual o comando? Eu queria criar um script e por pra iniciar no Boot, ouvi falar que pode-se por esse tipo de script no /etc/rc.local é verdade? E por que? Alguém poderia me falar sobre isso?

Editado


Consegui em partes... pois consegui fazer o KPPP iniciar e conectar no início do GDM, mas não no Boot, devido ao KPPP necessitar da parte gráfica (GUI), agora só falta saber se tem como inicia-lo sem a GUI...
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2008, 19:43 por kErNeL_sCrIpT »

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 02:29 »
kErNeL_sCrIpT,

eu uso a giro, faço a configuração nos arquivos detro do /etc/ppp manualmente

e para conectar é só ativar o servidor pppd, um simples pppd

e para desconectar um killall pppd desconecta

acredito que o kppp faça essa configuração nos arquivos nessa pasta

então é só ativar o servidor, teste pois não tenho muita certeza

para vc se conectar no boot grafico eu sugeriria o seguinte, crie dois arquivos um para conectar e outro para desconectar tudo no boot e se a parte anterior funcionar, ou seja o pppd ativar a conexão

/etc/rc5.d/S99conecta
pppd

/etc/rc0.d/K01desconecta
killall pppd

de permissão de execução (chmod +x)

quando iniciar o modo grafico vai iniciar a conexão e quando fechar derruba a conexão


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 14:22 »
kErNeL_sCrIpT,

eu uso a giro, faço a configuração nos arquivos detro do /etc/ppp manualmente

e para conectar é só ativar o servidor pppd, um simples pppd

e para desconectar um killall pppd desconecta

acredito que o kppp faça essa configuração nos arquivos nessa pasta

então é só ativar o servidor, teste pois não tenho muita certeza

para vc se conectar no boot grafico eu sugeriria o seguinte, crie dois arquivos um para conectar e outro para desconectar tudo no boot e se a parte anterior funcionar, ou seja o pppd ativar a conexão

/etc/rc5.d/S99conecta
pppd

/etc/rc0.d/K01desconecta
killall pppd

de permissão de execução (chmod +x)

quando iniciar o modo grafico vai iniciar a conexão e quando fechar derruba a conexão



Obrigado pela atenção mstr, mas eu utilizo vivo zap, essas configurações não funcionam (passei meses tentando...) o único capaz de conectar minha net é o KPPP (sim, ele utiliza estes diretórios, mas não funciona, pois acredito que o "core" do KPPP seja diferente do ppp). Eu só preciso saber se tem como iniciar um aplicativo gráfico sem a sua parte gráfica, pois não sei se é possível, se eu souber como fazer, o resto já sei como fazer. Daí posso incrementar no meu tutorial do vivo zap no linux pra ajudar a galera também.

alarcon

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 17:02 »
Galera, eu queria saber se tem como mandar o KPPP discar ainda no Boot, alguém saberia qual o comando? Eu queria criar um script e por pra iniciar no Boot, ouvi falar que pode-se por esse tipo de script no /etc/rc.local é verdade? E por que? Alguém poderia me falar sobre isso?

Editado


Consegui em partes... pois consegui fazer o KPPP iniciar e conectar no início do GDM, mas não no Boot, devido ao KPPP necessitar da parte gráfica (GUI), agora só falta saber se tem como inicia-lo sem a GUI...

você usa o Ubuntu ou Kubuntu?

o que diz o comando:

man kppp

dado no terminal, ou melhor, tem algum parâmetro que se possa utilizar, tipo assim:

kppp --start-hidden

para ele, com existe para o firewall firestarter (/usr/sbin/firestarter --start-hidden) que faz com que ele abra já minimizado no systray.


===EDITADO===

Você já tentou também fazer a configuração para conexões dialup via terminal através do sudo pppconfig e depois fazer um script assim:

Abrir um terminal e digitar:

mkdir ~/bin

cd ~/bin

gedit dialup


e digite:

Código: [Selecionar]
#! /bin/sh
# Script simples para conectar o ppp

pon &

exit 0

Salve e saia.

ainda no terminal:

chmod +x dialup

Agora vá no Menu Sistemas > Preferências > Sessões e clique no botão novo e em nome digite: Conexão e em comando digite: /home/seu_usuario/bin/dialup

OBS: para saber como usar ou responder corretamente as perguntas feitas pelo sudo pppconfig veja este link:
http://wiki.ubuntubrasil.org/DialupModem?highlight=%28dialup%29
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 18:07 por alarcon »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 17:36 »
você usa o Ubuntu ou Kubuntu?

o que diz o comando:

man kppp

dado no terminal, ou melhor, tem algum parâmetro que se possa utilizar, tipo assim:

kppp --start-hidden

para ele, com existe para o firewall firestarter (/usr/sbin/firestarter --start-hidden) que faz com que ele abra já minimizado no systray.

Eu utilizo (atualmente, por enquanto...) o Ubuntu Gutsy com XFCE (não é Xubuntu, é Ubuntu com XFCE "à parte")
Não... o man no KPPP não diz nada:

Citar
kernel-script@ubuntu-gutsy-xfce:~$ man kppp
Nenhuma entrada de manual para kppp
Veja 'man 7 undocumented' para ajuda quando as páginas de manual não estiverem disponíveis.
kernel-script@ubuntu-gutsy-xfce:~$

Já o kppp --help ajuda bastante, mas não encontrei nada sobre iniciar sem interface gráfica (não é o mesmo que minimizar em "pano de fundo", queria fazer como o programa mencoder por exemplo, que pode ser usado/iniciado tanto na linha de comando quanto em uma GUI de Encode de Vídeo por exemplo)

O parâmetro para iniciar o KPPP no GDM é kppp -c nome_da_conexao
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 17:43 por kErNeL_sCrIpT »

alarcon

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 17:42 »
você usa o Ubuntu ou Kubuntu?

o que diz o comando:

man kppp

dado no terminal, ou melhor, tem algum parâmetro que se possa utilizar, tipo assim:

kppp --start-hidden

para ele, com existe para o firewall firestarter (/usr/sbin/firestarter --start-hidden) que faz com que ele abra já minimizado no systray.

Eu utilizo (atualmente, por enquanto...) o Ubuntu Gutsy com XFCE (não é Xubuntu, é Ubuntu com XFCE "à parte")
Não... o man no KPPP não diz nada:

Citar
kernel-script@ubuntu-gutsy-xfce:~$ man kppp
Nenhuma entrada de manual para kppp
Veja 'man 7 undocumented' para ajuda quando as páginas de manual não estiverem disponíveis.
kernel-script@ubuntu-gutsy-xfce:~$

Já o kppp --help ajuda bastante, mas não encontrei nada sobre iniciar sem interface (não é o mesmo que minimizar em "pano de fundo", queria fazer como mencoder por exemplo, que pode ser usado tanto na linha de comando quanto em uma GUI de Encode de Vídeo)
O parâmetro para iniciar o KPPP no GDM é kppp -c nome_da_conexao

Editei o texto anterior acrescentando algo mais, se você não viu, por favor dê uma olhada para ver se serve para o que pretende fazer.

Bem acho que com o kppp realmente você não vai conseguir ativá-lo no boot, pois ele precisa da interface gráfica, já com a configuração via terminal creio que é possível.

Agora pergunto por qual motivo é preciso usar no boot e não depois da interface gráfica carregada?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 17:48 por alarcon »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 17:47 »
Editei o texto anterior acrescentando algo mais, se você não viu, por favor dê uma olhada para ver se serve para o que pretende fazer.

Obrigado pela atenção alarcon (também editei a resposta acima, dê uma olhada) mas eu já tentei isso, e um pouco mais... :'( eu realmente tentei muito, mas existe um parâmetro chamado noccp, que só o KPPP consegue passar de forma correta, no ppp, e seus respectivos configuradores e configurações simplesmente não mantém a conexão.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 17:49 por kErNeL_sCrIpT »

alarcon

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 17:51 »
Editei o texto anterior acrescentando algo mais, se você não viu, por favor dê uma olhada para ver se serve para o que pretende fazer.

Obrigado pela atenção alarcon (também editei a resposta acima, dê uma olhada) mas eu já tentei isso, e um pouco mais... :'( eu relamente tentei muito, mas existe um parâmetro chamado noccp, que só o KPPP consegue passar de forma correta, no ppp, e seus respectivos configuradores e configurações simplesmente não mantém a conexão.

Não sei se o kppp também é como o gnome-ppp (acho que sim) que é apenas uma interface gráfica para o wvdial, portanto veja via terminal algo assim:

man wvdial

ou

wvdial --help
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 17:53 por alarcon »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 18:24 »
Editei o texto anterior acrescentando algo mais, se você não viu, por favor dê uma olhada para ver se serve para o que pretende fazer.

Obrigado pela atenção alarcon (também editei a resposta acima, dê uma olhada) mas eu já tentei isso, e um pouco mais... :'( eu relamente tentei muito, mas existe um parâmetro chamado noccp, que só o KPPP consegue passar de forma correta, no ppp, e seus respectivos configuradores e configurações simplesmente não mantém a conexão.

Não sei se o kppp também é como o gnome-ppp (acho que sim) que é apenas uma interface gráfica para o wvdial, portanto veja via terminal algo assim:

man wvdial

ou

wvdial --help

Cara, valeu pela atenção, mas esse eu também tentei exaustivamente, e... não deu certo :'( :'(
E o GNOME PPP também não funciona, esse também, já tentei axaustivamente... :'( (nos dois casos, e outros também, o mesmo problema com o noccp, e a dificuldade em manter a conexão após o "arranque" e autenticação no servidor)
Cara, não tenho certeza, mas o KPPP é mais que só uma GUI, a sua forma de execusão é muito precisa e única. Mas não tenho certeza, mas é o único que testei até agora que funciona minha net perfeitamente. Muito melhor que o aplicativo (Driver) proprietário da vivo™ (que veio com o Modem) que eu utilizava no Windows™©® diga-se de passagem.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 18:32 por kErNeL_sCrIpT »

alarcon

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 19:20 »

Cara, valeu pela atenção, mas esse eu também tentei exaustivamente, e... não deu certo :'( :'(
E o GNOME PPP também não funciona, esse também, já tentei axaustivamente... :'( (nos dois casos, e outros também, o mesmo problema com o noccp, e a dificuldade em manter a conexão após o "arranque" e autenticação no servidor)
Cara, não tenho certeza, mas o KPPP é mais que só uma GUI, a sua forma de execusão é muito precisa e única. Mas não tenho certeza, mas é o único que testei até agora que funciona minha net perfeitamente. Muito melhor que o aplicativo (Driver) proprietário da vivo™ (que veio com o Modem) que eu utilizava no Windows™©® diga-se de passagem.

Realmente o discador kppp é muito bom, aliás uma das poucas coisas que me agradam no KDE. Talvez esteja fazendo uma confusão sobre o kde utilizar o wvdial, é que no tempo que usava kurumin (KDE) e kppp tive um problema de conexão que se resolveu com a instalação de uma nova versão do wvdial, pois a anterior estava com problemas, pode ter sido uma mera coincidência, não sei dizer até por que faz muito tempo isso.

Existe (ou existia) um aplicativo para conexão via terminal chamado de minicom, você já tentou também?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 19:22 por alarcon »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Como mandar o KPPP conectar no Boot? [Meio-Resolvido]
« Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 21:02 »
Realmente o discador kppp é muito bom, aliás uma das poucas coisas que me agradam no KDE. Talvez esteja fazendo uma confusão sobre o kde utilizar o wvdial, é que no tempo que usava kurumin (KDE) e kppp tive um problema de conexão que se resolveu com a instalação de uma nova versão do wvdial, pois a anterior estava com problemas, pode ter sido uma mera coincidência, não sei dizer até por que faz muito tempo isso.

Existe (ou existia) um aplicativo para conexão via terminal chamado de minicom, você já tentou também?

Não, não conheço esse minicom, vou pesquisar, valeu pela dica.