Autor Tópico: Samba: problema em travar computadores...  (Lida 1816 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Samba: problema em travar computadores...
« Online: 04 de Outubro de 2006, 09:56 »
Pessoal,

tenho aqui o PC de Mônica (minha secretária) com o Linux Ubuntu Dapper compartilhando uma pasta contendo o programa CLIPPER para DOS da loja para um PC LInux Ubuntu hoarry e para um Win98.

O "servidor" é o PC de Mônica.

A pasta compartilhada no PC de Mônica para a rede pode ser vista como  //192.168.0.5/SISTEMA

Nos PCs de Mônica e do balcão a configuração para acessar a rede é praticamente idêntica. Observe:

- Ambos montam a pasta /mnt/servidor/sistema apontando para a pasta compartilhada na rede //192.168.0.5/SISTEMA
- Ambos usam o Dosemu que devidamente configurado "enxerga" a pasta /mnt/servidor/sistema como drive "E:"

Como deve ter percibido, o PC de mônica funciona como servidor samba e cliente ao mesmo tempo.

Então, temos o nosso esqueminha:

PC Monica (Samba server)
   | 
   |-----> PC Win98  (Samba cliente)
   |-----> PC Balcao (Samba cliente)
   |-----> PC Monica (Samba cliente)

Monica acessa o dosemu usando o terminal CTRL+ALT+F1, pq ela acha que no terminal modo texto é mais rápido do que no terminal do Gnome.

O fato é que quando o programa da loja está rodando sob o dosemu, no terminal em modo texto q ela utiliza, o programa trava , em um tempo aleatório. nada funciona no terminal, o teclado também trava. As únicas teclas que funcionam são as teclas CTRL+ALT+Fx.

Mas..., no momento em que trava, ela consegue navegar pelos terminais do F1 ao F7, mas as demais teclas do teclado ficam inoperantes, não consegue nem fazer login em novos terminais.

O curioso é que se ela optar em navegar de volta ao Gnome (F7), o teclado funciona numa boa e todos os programas do Gnome também rodam tranquilo.

Já experimentei fazer

$ps -a

e nada é listado para mim.

Se eu resolver reiniciar o PC ou desligar, ele chega a um ponto em que não consegue passar e fica inoperante, tendo eu que desligá-lo fisicamente no gabinete com o botão RESET.

Ah, e quando isso acontece, o PC win98 e o PC do balcão travam o programa q está operando no dosemu e está compartilhando a pasta no servidor.

Enfim, não sei se entendeu o que acontece, ou se fui claro na minha explicação.  :-)

Alguém tem alguma idéia para solucinar isso?

Abraços