Autor Tópico: Microsoft Access no Ubuntu 10.04  (Lida 4876 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Microsoft Access no Ubuntu 10.04
« Online: 25 de Maio de 2010, 07:11 »
Há sete meses, o Amaral me recomendou a usar o Ubuntu, ele detesta o Windows porque trava demais. O Amaral tem razão, o Windows trava mesmo, e você perde um tempão para tentar reinicializar o Windows. Como eu convivo com o Windows desde a edição 3.1, eu já estou mais do que acostumado com essa rotina, mas a Microsoft melhorou muito com a edição 7. Ao invés de você reinicializar o sistema, agora o Windows oferece o recurso de reinicializar o Microsoft Access, quando ele trava. Ou seja, você não precisa mais reinicializar todo o sistema, e com isso a minha produtividade não cai tanto quanto era no passado.

O Amaral tem razão, quando afirma que o Ubuntu não trava. Isso é fácil de explicar: é porque simplesmente ele não tem Microsoft Access. Se você tirar o Access do Windows, certamente o sistema da Microsoft ficará tão estável quanto o Ubuntu. Mas eu fiquei impressionado com o volume de textos que falam sobre o Ubuntu na Internet, o problema é você se familiarizar com o novo dialeto. Aqui mesmo nesse fórum, encontrei o seguinte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,16939.msg91692.html#msg91692, onde o rapaz orienta a instalar o mdbtools, mdbviewer e o kexi.

Apesar de eu ter apanhado muito com o Ubuntu, eu aprendi a gostar dele e também aprendi a gostar dos administradores desse fórum que várias vezes me convidaram a participar do setor de quarentena, onde fui obrigado a ler as regras do forum várias e várias vezes. É chato, mas os administradores estão fazendo a coisa certa. No caso da dica acima, eu fazia assim: $ sudo apt-get install mdbtools mdbviewer kexi no famoso terminal do Ubuntu, naquela época o 9.10. E naquela época o 9.10 reclamava que não dava para instalar o mdbviewer kexi, e eu reclamei nesse fórum que o Ubuntu não funcionava, e os administradores reclamavam, em nome de Deus, o que exatamente não funcionava. Depois de muito tempo lá na quarentena é que fui aprendendo a publicar melhor as minhas dúvidas aqui nesse fórum, ao invés de escrever "o Ubuntu não presta", o certo era eu ter escrito "como usar o mdbtools?"

Sete meses depois, instalei aqui no Ubuntu o MySQL, o Apache e o PHP. Eles são aplicativos invisíveis, totalmente diferente do Microsoft Access do Windows. Ele é um corredor frio, escuro e solitário. Muita coisa no Ubuntu é formidável, mas quando você entra no labirinto do terminal, só tem você e o cursor piscando, piscando e piscando. No caso do mdbtools, o Ubuntu 10.04 disse para mim que conseguiu instalar, já o tal do mdbviewer e kexi ele não conseguiu encontrar. Sete meses depois, já posso presumir que configurei errado o Ubuntu, eu não defini o repositório de maneira adequada ou coisa parecida.

Só hoje é que tive a brilhante ideia de digitar mdbtools no terminal do Ubuntu, e o Ubuntu me respondeu assim: "frankamente, eu não sei o que você quer fazer!"

É nessa hora que você precisa de um santo forte e não partir para a ignorância. Assim, eu tentei ouvir a voz de Santa Tereza de Ávila, e ela me disse assim:

"Frank, tem hora que vale a pena ser ateu. Se o Ubuntu diz que instalou o mdbtools, mas você não acredita nele, o melhor é procurar não na frente da árvore, mas lá atrás".

Graças a essa dica, eu abri o Synaptic e perguntei para ele, na caixa de busca, se o Ubuntu realmente instalou o mdbtools. O Synaptic disse que sim, o Ubuntu não faltou com a verdade, mas logo acima, o Synaptic também mostrou que o Ubuntu colocou no repositório o mdbtools-gmdb (é o visualizador do arquivo do Microsoft Access). Pedi para instalá-lo, e o Ubuntu finalmente colocou um lançador no Menu Aplicativos > Escritório com o nome de MDB Viewer, e de lá consigo visualizar não só as tabelas, mas também o que tem dentro delas. O MDB Viewer não tem o mesmo poder do Nautilus, o de espionar a pasta do Windows, assim você precisa trazer uma cópia do arquivo .mdb para dentro do sistema de arquivos do Ubuntu para o MDB Viewer poder trabalhar.

Enfim, o Ubuntu é muito bom. O único defeito é que ele não advinha o que você quer. No meu caso, foi a Santa Tereza que ajudou a não esticar a minha dolorosa peregrinação que já estava indo para o oitavo mês.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Microsoft Access no Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2010, 09:01 »
É, parece que devagar (beeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmm devagar) você vem aprendendo onde postar, como dar títulos mais explicativos. Meus sinceros parabéns pelo esforço.

Precisa agora aprender a ser mais objetivo, afinal um texto desse tamanho para ensinar como instalar um pacote via synaptic?

Além disto achei ótima a informação de que o windows só é instável devido ao access.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Microsoft Access no Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2010, 09:49 »
Hehehe, Cristiano, o Hosana nas alturas, digo Hosaka, vai te mandar rezar umas quinhentas Aves Marias e uns dois mil Pai Nossos.
Concordo que ele tem melhorado, mas precisa ser conciso.
Usuário Linux- 449417

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Microsoft Access no Ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2010, 11:51 »
Hehehe, Cristiano, o Hosana nas alturas, digo Hosaka, vai te mandar rezar umas quinhentas Aves Marias e uns dois mil Pai Nossos.
..........

kkkkk
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Microsoft Access no Ubuntu 10.04
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2010, 15:59 »
Hehehe, Cristiano, o Hosana nas alturas, digo Hosaka, vai te mandar rezar umas quinhentas Aves Marias e uns dois mil Pai Nossos.
Concordo que ele tem melhorado, mas precisa ser conciso.

KKKKKK!!!
+1
estou rolando de rir aqui.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin