Autor Tópico: Nenhum hardware funciona, nada  (Lida 6519 vezes)

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Nenhum hardware funciona, nada
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 18:51 »
Ok, finalmente consegui instalar o Ubuntu, mas tá a dar problemas -.- Consegui instalar apenas com a opção noacpi.

Agora, tenho a impressão que estou sem placa de rede e placa de som o.o A placa de som é uma Analog Devices AD1988 @ nVIDIA MCP61 - High Definition Audio Controller, e a placa de rede é uma NVIDIA nForce.

A motherboard é Asus M2N (3 PCI, 2 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 4 DDR2 DIMM, Audio, Gigabit LAN)

A dúvida é: É possivel meter o som a dar e a rede? É que eu uso router ligado directamente ao PC, mas não tá a dar, e sem net n posso instalar a placa gráfica nem nada >:( >:(

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 22:23 »
FlasTH,

com uma MoBo ASUS, você não deveria estar tendo muitos problemas - a minha é uma K8N, e não tive nenhum. Poderia especificar melhor quais os problemas, e quais das placas são on-board?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 22:54 »
Especifica também o modelo da placa pois existem várias M2N diferentes; M2N-MX, M2N-E, M2N-E SLI, M2N32-SLI; cda uma com um chipsete e recursos diferentes uma das outras.

Eu tenho uma M2N-E SLI e nela o som não funciona sem uns ajustes (faz uma busca por "m2n-e sli" que tu encontra).
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2008, 11:22 »
Com vejo que M2N é?

O Hardware que não funciona é a Placa de rede e a placa de som, penso que ambas onboard. A placa gráfica é uma NVIDIA GeForce 8600GT, mas isso é fácil de instalar com envy.

O que acontece é que quando ligo ao PC o router, ele não detecta, mas no meu PC antigo com 7.04 detecta. E o som não dá, diz que não tem alguma cena instalada, não sei.

EDIT: Vi agora no Everest, o chipset é nVIDIA nForce 6100-430, AMD Hammer
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 11:23 por FlashTH »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2008, 19:48 »
..................
O Hardware que não funciona é a Placa de rede e a placa de som, penso que ambas onboard. ...............

Já verificou se elas não estão desabilitadas na BIOS?

Citar
O que acontece é que quando ligo ao PC o router, ele não detecta, mas no meu PC antigo com 7.04 detecta.

Qual o router, e como está ligado ao modem e à placa de rede? Tenho um D-Link DL-604 que funciona perfeitamente no 7.10.

Citar
E o som não dá, diz que não tem alguma cena instalada, não sei.

Não funciona absolutamente ou não toca música, apenas? Qual a "cena" ( desculpe, esta expressão não existe aqui...  ;D) que está faltando? Não seriam os CODECs?...

No aguardo,

VB5
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 22:33 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:03 »
Coloca "irqpoll" no grub que vai !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2008, 12:11 »
O que é irqpoll? E como coloco?

As placas não estão desabilitadas pois no Windows Vista funciona tudo bem. Cena = Coisa. O router é um Sweex MO250 e está ligado através de um cabo de rede.

O som, quando meto musica o som fica tipo "batida" sempre a tocar o mesmo, e quando entro no controlo d volume da erro. Num fórum internacional, um user disse que a Mother board e todo o hardware era suportaro out of box, mas que era necessário fazer update á BIOS. Como faço isso?

E eu acho que isso não dá nada por causa a opção no acpi, porque durante a instalação deu um erro de repositórios, em que eu acho que ele detectou a net, tentou conectar mas não conseguiu e adicionou-os ao source.lst.

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2008, 18:11 »
sudo gedit /boot/grub/menu.lst


Segue exemplo:

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu 7.10, kernel 2.6.22-14-generic
root      (hd0,1)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=2b38578b-d02d-4dc6-9dd9-2a550880cfae ro quiet splash locale=pt_BR pci=routeirq
initrd      /boot/initrd.img-2.6.22-14-generic
quiet


Aí onde esta em vermelho você coloca "irqpoll" sem aspas, você não vai ter esta opção do exemplo. Só precisa acrescentar.

Se não der resultado você pode tentar com esta opção também: pci=routeirq

                                                         Boa Sorte!

                                               

                                           
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2008, 18:17 »
apago a parte "pci=routeirq" e meto irqpool?

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2008, 11:28 »
apago a parte "pci=routeirq" e meto irqpool?
Voce digita :

Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
E procura a parte igual a esta que eu te passei. Mas não copia e cola. Isso é só um exemplo de como está no meu pc. É só você acrescentar irqpoll no final da linha, se vc está usando o Ubuntu 7.10 em portugues é só colocar irqpoll depois de "locale=pt_BR". Não esquece de salvar e reiniciar o pc!

Obs: é com um "o" apenas.

                                                    Boa sorte !
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2008, 11:30 por edjen »
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2008, 18:22 »
Ok, com essa opção ficou melhor, mas... ainda tá mal  :-[ Já consegui entrar na net, apesar de estar bastante lenta. O som ainda não funciona -.-

O som fica sempre tunk tunk tunk tunk e não dá, e quando tento actualizar o codec de MP3, dá erro, pede para actualizar, actualizo, e pede de novo e por aía  diante

E quando vou a instalar o envy: http://i10.tinypic.com/6wymnf8.png

Naquilo do grub, antes da opção irqpoll tinha a noacpi, contiuo a achar que é disso  :'(

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2008, 18:24 »
Ok, com essa opção ficou melhor, mas... ainda tá mal  :-[ Já consegui entrar na net, apesar de estar bastante lenta. O som ainda não funciona -.-

O som fica sempre tunk tunk tunk tunk e não dá, e quando tento actualizar o codec de MP3, dá erro, pede para actualizar, actualizo, e pede de novo e por aía  diante

E quando vou a instalar o envy: http://i10.tinypic.com/6wymnf8.png

Naquilo do grub, antes da opção irqpoll tinha a noacpi, contiuo a achar que é disso  :'(

Offline FlashTH

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2008, 18:33 »
Ok, com essa opção ficou melhor, mas... ainda tá mal  :-[ Já consegui entrar na net, apesar de estar bastante lenta. O som ainda não funciona -.-

O som fica sempre tunk tunk tunk tunk e não dá, e quando tento actualizar o codec de MP3, dá erro, pede para actualizar, actualizo, e pede de novo e por aía  diante

E quando vou a instalar o envy: http://i10.tinypic.com/6wymnf8.png

Naquilo do grub, antes da opção irqpoll tinha a noacpi, contiuo a achar que é disso  :'(

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:20 »
FlashTH !

Acho que você deveria tentar reinstalar o Ubuntu, já que você relatou problemas na instalação, vai com calma, você tem um hardware de fácil reconhecimento pelo Linux; se já estão acontecendo problemas desse tipo logo depois da instalação, talvez não valha a pena você dar continuidade com esta instalação, poderão surgir mais problemas  mais a frente. Tem  muitas dicas e sugestões no fórum, mas pelo que eu vi você só tem problemas com dispositivos pci. A opção "noacpi" é bastante radical para uma máquina mais nova. Comece do começo. Verifique a integridade do cd. Verifique se a bios está o mais "automático" possível. O acpi tem funções importantíssimas para o hardware, e creio, deverá ser usada somente em máquinas com tecnologias muito defazadas. É importante que você esteja conectado durante a instalação. A opção "pci=routeirq" me parece mais adequada para seu caso, ela deixa a organização dos dispositivos pci completamente a cargo do sistema operacional. Quando precisar de ajuda, procure sempre especificar seu hardware da melhor maneira possível. Você pode usar a assinatura para isso! A comunidade Ubuntu é muito legal. E se não obteve-se resposta em algum ponto, você terá de pesquisar. Na próxima vez que o problema surgir, será você a responder !

                                               Boa Sorte !

                                                                Boa Sorte !
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 11:21 por edjen »
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline Anjo Éd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Nenhum hardware funciona, nada
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:22 »
Vc disse que na hora da instalação ele nao achou os repositórios?
Quando vc instalou via Live CD, vc tinhha net?
E concordo com nosso amigo que acabou de postar. Tua máquina é nova e não entendo pq do noapci
Recomendo reinstalar, mas com já com a net configurada