Fórum Ubuntu Linux - PT

Suporte Técnico => Hardware e Periféricos => Notebooks e Handhelds => Tópico iniciado por: robertobech em 25 de Julho de 2005, 16:41

Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: robertobech em 25 de Julho de 2005, 16:41
Senhores, o assunto é PALM-TOP.

Sou completamente leigo no assunto. Queria arrumar um Palm porque sou muito esquecido e queria uma espécie de agenda eletrônica incrementada que me lembrasse dos compromissos. Claro que alguma interatividade com meu amado Ubuntu Hoary seria desejável, em particular com o Evolution, onde mantenho meus contatos e compromissos.

Apesar desse papo todo de compromissos, não sou exatamente um homem de negócios, sou um professor que vai de um lado para o outro o dia todo. Logo, não precisa de um mega palm-top. Na verdade, nem posso arcar com isso.

Minha dúvida é justamente essa: que Palm eu comrpo? Seguem os critérios:

1- Preço é essencial: na faixa de 500 reais. Pode ser usado, logo, se conhecerem um Palm de 700 pode ser que eu ache usado por 500 e está valendo;

2- Compatibilidade excelente com o Evolution;

Acho que só, até porque não tenho idéia do que um Palm seja capaz de fazer. Aliás, outro motivo para o tópico: O que um palm faz, como faz etc. Alguém pode dar uma esclarecida? Agradeço, cavalheiros...
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: robertobech em 25 de Julho de 2005, 17:03
Só para constar, ter um "elo" maior com Linux pode tornar o Palm mais atraente para mim.

E esse tal de Zire21, parece interessante, o que acham? Acho que é o mais barato de todos...
http://www.palm.com/br/produtos/computadores/zire21/index_zire21.html
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: FaBMak em 25 de Julho de 2005, 18:21
Ainda não tenho um Palm mas pelo Ubuntuforums notei que o Evolution é compatível com o Palm sim e inclusive o Ubuntu já vem com um aplicativo para acessar o Palm: System -> Preferences -> PalmOS Devices.

Quanto ao Palm Zire 21 eu achei muito básico e não gostei. Surgiro o Palm Tungsten E que possui o melhor custo/benefício apesar de ser mais caro um pouco.

FaBMak
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: LaSSarD em 25 de Julho de 2005, 18:24
Citar
Capacidade real de armazenamento: 7.2MB.

7,2 MB acho que não é muita coisa, não sei, mas minha pasta pessoal do Thunderbird (gerenciador de e-mails, contatos, etc.) que utilizo, tem mais de 70MB, sendo que não há tantos contatos assim e o nº de e-mails não é exagerado. Além disso, não vi informação nenhuma sobre Linux nessa página. Eu não tenho Palm então não posso te fornecer informações muito detalhadas, mas sinceramente acho que 7,2 MB é muito pouco.
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: robertobech em 26 de Julho de 2005, 13:33
Eu também acho pouco, mas acho que me serviria - minha pasta de emails é gigante, não pretendo levar comigo, apenas os contatos e tarefas eu quero.

O Tungsten E parece bem legal mesmo, inclusive o site traz uma demonstração bem bacana. Embora o custo/benefício seja mesmo maior, a grana está curta, e talvez o palm zire21 quebre meu galho por enquanto. Depois, quando a grana melhorar...

No momento quebro o galho com meu celular tocando alarmes lembrando de coisas o dia todo... Supondo que eu tenha eventos com alarmes no evolution, os alarmes são migrados para o Palm também? Tipo "tocar a cada 5 minutos" vai tocar a cada 5min no palm?
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: LaSSarD em 26 de Julho de 2005, 17:30
Roberto, veja bem: é melhor você esperar um pouco mais, guardar o dinheiro que você tem agora e juntar com o que você ainda vai conseguir para conseguir comprar uma coisa BOA do que já sair comprando uma coisa não tão boa... ;)

Já sua dúvida não sei responder, acho provável que sim.
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: promarcelo em 21 de Fevereiro de 2006, 09:58
Eu tenho um Zire 21, é uma máquina excelente. Ele tem apenas alguns megas de memória mesmo, mas a utilização de memória por um handheld é diferente da que tem um PC. Você pode guardar milhares de compromissos e endereços, usar processador de texto, visualizador de imagens (em tons de cinza, infelizmente) e bancos de dados enormes, e ainda assim cabe tudo.
Sou professor e mantenho com fotga bancos de dados de minhas turmas, 4 anos de compromissos, centenas de endereços, tudo em um Zire 21.
Título: Palm no Ubuntu
Enviado por: RC2006 em 21 de Fevereiro de 2006, 10:51
Tenho um Palm m130, é mais antigo doque o zire. Sua capacidade também é de 8mb, mas existe um local onde vc pode colocar o cartão de memória, o mesmo que vc usa em maquinas fotograficas digitais. Os programas maiores (alguns não são possiveis) e fotos podem ser arquivadas no cartão.
Como o promarcelo citou os arquivos tipo doc,processadores de texto,bancos de dados, etc guardados no handheld ocupam menor espaço.
Um cartão de memória extra de 32mb, seria mais que suficiente para um uso normal mesmo com imagens coloridas como o m130.
Pelo que entendi, o zire21 não tem imagens coloridas. Ponto negativo
Verificar se é possivel a colocação de um cartão de memória. caso contrário, vc está tentando comprar um produto mais barato, porém obsoleto.
Com esse prêço vc pode também comprar um usado, colorido e até com cartão de memória de uns 16/32 incluidos. Mas, a decisão é pessoal e é claro de acordo com as necessidades.
Título: Zire 21
Enviado por: promarcelo em 21 de Fevereiro de 2006, 11:09
O Zire 21 é monocromático e não tem expansão de memória, pois é um produto barato para ser usado para pouco mais do que uma agenda e banco de dados. Realmente, o ideal é um produto que faça tudo o que um PC, uma TV, um celular, uma câmera, um DVD e um microondas façam, mas nem todos precisam de tantos recursos.
A maior parte dos que têm Palms mais caros do que o meu usam muito pouco os recursos deles. Um aluno meu na universidade tinha um colorido, com câmera, gravador de voz e MP3, mas só usava em casa, porque era caro demais para levar para a aula, correndo risco de assalto! Em casa eu tenho o meu PC, pronto.
A vantagem do Zire 21 é ter um handheld que você possa usar facilmente em qualquer lugar e quebre seus galhos. O diferencial pode ser o tamanho dos galhos a serem quebrados.
Pode ser o seu primeiro handheld, com investimento baixo. Se realmente sentir falta de recursos mais sofisticados, compre um maior mais tarde.