Autor Tópico: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp  (Lida 5002 vezes)

Offline Bemty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Online: 31 de Dezembro de 2010, 12:44 »
Bom dia Galera
Sou novo aki no forum e estou com um problema de compartilhamento (Uso o Ubuntu 9.10, linux-image-2.6.31-14-generic   ).
Venho através desta pedir uma juda para copartilhar arquivos do Ubuntu para o Windows Xp e vise versa.
Quando vou acessar os arquivos do WinXp aparece uma mensagem dizendo :
Não foi possível montar a localização
Falha ao recuperar a lista de compartilhamento do servidor
http://img404.imageshack.us/i/redeinterna.png/

E quando vou compartilhar um arquivo no ubuntu para o windows xp acessar acontece que clik botão direito do mouse, opções de compartilhamento, clik em Compartilhar esta pasta e clik em Permitir outras pessoas escreverem nesta pasta, aparece esta mensagem:
Falha ao executar processo filho "testparm" (Arquivo ou diretório não encontrado)
http://img694.imageshack.us/i/compartilhararquivos.png/
Como posso resolver isto?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2010, 13:08 »
Ola Bemty, estou movendo para a area mais apropriada para que tenha melhor visualização.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2010, 14:38 »
Instale o samba completo:

sudo apt-get install samba smbfs swat

Por conta de um erro de empacotamento, vc tem que instalar também o Apache (servidor web):

sudo apt-get install apache2

Depois de instalados os pacotes, é só configurar o grupo de trabalho, criar os compartilhamentos e definir os usuários do Samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcos andrade22

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2011, 07:49 »
Não precisa do apache todo:

sudo apt-get install samba samba-common-bin system-config-samba smbfs smbclient

sudo apt-get install apache2.2-bin apache2.2-common libapache2-mod-dnssd


Se puchar só o apache2 vai vir mais coisa ai que não precisa.

Veja mais neste link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77084.msg428949.html#msg428949

Offline Bemty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2011, 11:29 »
Obrigado :D marcos andrade22 e zekkerj pelas informações que foram muito boas e úteis.
Fiz comforme o marcos solicitou, aki deu certo, mas o ubuntu so enxerga o compartilhamento dele (meio caminha andado,  :D), não o do winxp e nem o winxp encherga o do ubuntu.
Ja configurei a minha rede eth0 (wlan0 é a que tem o acesso direto a internet) para compartilhado com outros pc, manua (IP:192.168.0.1, masck 255.255.255.0), etc. E nada da certo, nem mesmo o winxp consegue ter acesso a internet através do ubuntu.
Volto a pedir ajuda sobre este assunto, estou necessitado a compartilhar arquivos entre as duas maqs com OS diferentes, e se puder também gostaria de compartilhar a internet com o wixp.

Agradeço a colaboração de todos

Offline marcos andrade22

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2011, 23:54 »
Verifique os dominios de rede se estão iguais, acho que o samba tambem vem com "workgroup" por padrão, mas é bom verificar.

Poste a saida do comando:

cat /etc/samba/smb.conf | grep workgroup

E verifique se possui o mesmo nome no Windows, agora onde se verifica isso no Windows eu não sei, fico devendo.

Agora compartilhar a internet eu já nunca consegui, utilizo um roteador para isso.

Offline Bemty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2011, 10:19 »
O Grupo esta certo com o grupo do windows, porem continua sem acessar os arquivos do winsdows vs ubuntu

Offline caioandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de Arquivos Ubu & WinXp
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2011, 15:37 »
De acordo com que o zekkerj pediu para voce instalar, também tem o "swat" uma ferramenta de administração do samba via brownse, se você der uma boa lida nela vc conseguer resolver este problema, é bom também ler um tutorial sobre "Samba -PDC"=usando samba como controlador de dominio ai vc vai sacar como resolver esse problema, qualquer coisa posta ai como ficou esse server.