Autor Tópico: md5sum com problemas [RESOLVIDO]  (Lida 2617 vezes)

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
md5sum com problemas [RESOLVIDO]
« Online: 12 de Junho de 2009, 19:19 »
Eu fiz um backp personalizado do ubuntu 9.04, usando o Remastersys. Pra quem não sabe esse programa gera uma imagem, no qual deve ser queimado pra depois usar como live-dvd. Era mais pra isso que eu comprei o meu gravador de dvd! Eu queimei a primeira mídia e pus pra rodar como live dvd. Acontece que deu problema , travou e não carregou o sistema! Quando fui verificar a integridade do cd com o md5sum, estava diferente o código. Pensei que fosse problema da mídia. Pus outra mídia pra queimar, dessa vez uma sony. E pra não errar, mudei do k3b pro nerolinux! Resultado: deu exatamente o mesmo md5sum que a outra mídia. Por ultimo troquei de gravador e queimei outra mídia. Quando verifiquei a integridade deste outro dvd, deu a mesma coisa. Ou seja as 3 mídias, com md5sum iguais mas diferente da imagem, fornecida pelo programa Remastersys. Eu cheguei a seguinte conclusão: não era problema de mídia, nem de programa e nem de gravador!
Alguem poderia me explicar o que poderia ter acontecido?
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 19:17 por carlos/40 »

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2009, 01:51 »
Palpite: Teu usuário está no grupo do remastersys?

De qualquer maneira, lembrava ter visto uma vez no forum do CrunchBang uma menção de gente tentando customizar com ele sem sucesso em distros ubuntu ou ubuntu-based e um usuário deles postou uma vez um tutorial de como fazer no CrunchBang (baseado no Ubuntu).

Então, como não tinha mais este bookmark, fui no Google e achei uma versão dele no ubuntuforum em Inglês; veja se te ajuda: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1073838&highlight=build+distro
Linux Registered User: #491793

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2009, 08:18 »
Gunfree,   eu não entendi quando vc perguntou se meu usuario estava no grupo do remastersys. O que vc quis dizer? Quanto ao site que vc me passou, eu dei uma olhada. Vou te confessar que o ingles não é meu forte. Fora isso eu achei complicado. Parece que nele explica como deixar o ubuntu mais customizavel. Não seria essa a minha intenção. Como deu pra perceber eu sou um usuario novo do remastersys e gostaria de uma coisa mais básica possivel.
Eu sei até agora que eu consegui fazer uma imagem do ubuntu dist e consegui tambem a md5sum pra conferir. A dúvida é o seguinte: vc ou mais alguem ja chegou a conferir o checksum de um dvd? Digo a integridade do Dvd apenas, pois a da imagem, o programa k3b se encarrega. E eu vi que o código gerado da imagem foi identica ao original. Só pra testar eu peguei uma imagem do site do ubuntu e baixei. Fiz a checksum e tudo estava ok, então queimei. Fiz a checksum tambem do cd e bateu, deu tudo certo. Agora eu tenho que descobrir, por que não bate de jeito nenhum com dvd. E o estranho é que apresenta sempre o mesmo código. Como disse , nao importando se eu troco de gravador ou de programa ou de midia!

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2009, 11:30 »
Quis dizer se o teu usuário (root também) está com permissão para usar o remastersys. Veja isso clicando com o direito no teu nome perto do relógio e editar usuário.

Sobre o md5, realmente nunca testei, não posso opinar sobre isso. Vou ver se faço um teste. Poste aqui o passo-a-passo que você fez que eu tento reproduzir e aí eu tento te ajudar a resolver.

Veja se algo aqui te ajuda também: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,51135.0.html

[]'s
Linux Registered User: #491793

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2009, 12:28 »
Eu fui verificar se eu tava com permissão. E estava bloqueado.Achei isso estranho, mas enfim eu desbloqueei. Eu pude usar o Remastersys normalmente. Não sei se isso poderia interferir.
Quanto ao passo a passo: Eu creio que vc ja tenha o Remastersys aí instalado! Se esta, então vc deve abri-lo, e procurar no menu, o item "dist" que faz o backup mais enxuto, sem a /home. Leva uns 20 minutos pra gerar a imagem. Ela vai estar na pasta /home/remastersys/remastersys. Dentro dessa pasta tambem tem o arquivo da md5sum da imagem. Sugiro a voce que grave com o programa k3b, pois ele faz o checksum da imagem. Depois de gravado, eu vou no terminal e com o dvd no drive  eu digito : md5sum /dev/cdrom . Demora un minutos pra mostrar, mas depois é só conferir.
Eu ja tinha visto o tópico que vc tinha passado. Inclusive eu tambem escrevi nesse tópico perguntando sobre o md5sum. O cara tinha conferido e tudo tava certo.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2009, 15:53 »
Pois é, vi depois que você tinha postado. Fiquei chateado de não poder te ajudar melhor :(

Procura por MP o autor daquele tópico, com certeza ele poderá te ajudar melhor, realmente não tenho experiência prática com isso.

Boa sorte!
Linux Registered User: #491793

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2009, 20:06 »
Eu agradeço a sua boa vontade. Quem é  MP?  Será que não tem mais ninguem pra me ajudar?

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2009, 20:33 »
Isso é interessante. Mas só para constar que já foi feito, já tentou refazer o processo do Remastersys (uma nova imagem para se gravar)?
Não acredito que as permissões possam interferir no arquivo.. não aconteceu comigo ainda.

Tente o "anti-burro" refazendo o processo de maneira simples, anotando o passo a passo e lado a lado com o que o Remastersys indica, lembro de tê-lo usado e não ter tido problemas.
E a prova dos dez, usando o mesmo procedimento (Remastersys-Imagem-Gravar-TesteLiveCD) em outro computador?

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2009, 20:52 »
Quanto a fazer outra imagem, será que vale a pena? O meu problema principal ta sendo a gravação, que não esta fiel à fonte!  Como ja foi citado acima , eu não tava com permissão realmente. Eu verifiquei e não tava debloqueado o root. Não sei se isso interfere.
Quanto a usar o remastersys, eu não tive nenhuma dificuldade. É só escolher um tipo de backup. Eu escolhi a mais simples e enxuta, e mandei bala! Tudo foi normal e eu consegui a imagem e o md5sum dessa imagem fornecida pelo proprio programa. Na hora de gravar, o k3b fez a leitura do md5sum e eu conferi. Estava tudo certo. Pus pra gravar e a gravação foi bem sucedida.
Agora , pra mim, vai ser dificil conseguir outro pc, só pra testar isso. Alem de ter que usar o pc da outra pessoa, eu teria que instalar o programa. Não tenho ninguem  que me empreste.

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2009, 11:25 »
Se o problema não é software então é hardware.. já disse ter testado outra mídia e outra gravadora..
Se fosse onde eu trabalho tentaria ainda outra gravadora e mídia. E então testar outra imagem? Pegar o md5 dela (outra imagem qualquer.. grava um filme por ex.) por software e gravar a mídia então ver o md5sum conseguido.

Quando o passo-a-passo não dá certo eu substituo algo para ver se o resultado muda. Ciência da informática da adaptação. =)

Que tal?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,51135.0.html
« Última modificação: 14 de Junho de 2009, 11:29 por coelhuturbo »

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2009, 14:49 »
Eu nunca precisei transformar um arquivo pra iso! Eu não sei como fazer isso.
Só pra testar eu ja tinha baixado uma imagem menor que coubesse num cd. Baixei a imagem do ubuntu , conferi e pus pra queimar. Deu tudo certo, inclusive com o checksum. Agora tenho que descobrir  o por que acontece isso quando vou tentar gravar dvd.
Sabe que me veio aqui uma idéia que eu ainda não tentei? Eu vou pegar essa imgaem relativamente pequena do ubuntu, que sei  que dá certo no cd, e queimar no dvd. Provavelmente não vai bater , mas não custa tentar. É quase a mesma coisa que vc sugeriu, só que ao inves de eu pegar um filme , vou pegar uma imagem que eu sei exatamente qual é o md5sum.

Offline coelhuturbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2009, 18:30 »
okay, postar a resposta da experiência! =)

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: md5sum com problemas
« Resposta #12 Online: 15 de Junho de 2009, 19:17 »
Quebrei a cabeça mas descobri, finalmente por que deu errado! A forma de eu conferir estava dando erro!
Desde o começo, eu gravava somente imagens em cds, e pra conferir a integridade do cd eu punha ele no drive e ia no terminal e digitava o seguinte:

md5sum /dev/cdrom

Com isso eu sempre tinha o md5sum  do cd pra ver sua integridade. Acontece que ao verificar um dvd gravado ele não fornece o código certo. Não me pergunte por que, que eu não descobri! Mas eu descobri um outro jeito de gerar o md5sum e que funcionou perfeitamente. Com o dvd no drive eu fui no terminal  e digitei:

isoinfo -d -i /dev/cdrom

Vão ser geradas dois valores, no caso eu vou usar como exemplo, o que eu achei, pode variar de leitura pra leitura, é claro:

Logical block = 2048
Volume size= 746265

Depois mais uma vez no terminal adiciona-se os numeros conseguidos acima:

dd if=/dev/cdrom bs=2048 count=746265 conv=notrunc,noerror | md5sum

Ele vai gerar o código do md5sum correto!