Autor Tópico: Permissões de escrita no disco?  (Lida 1531 vezes)

Offline rodrigograca31

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Permissões de escrita no disco?
« Online: 28 de Fevereiro de 2012, 17:03 »
Em primeiro gostava de agradecer a ajuda dos que venha a ajudar.

É o seguinte, estou a usar o ultimo ubuntu (11.10) e estou com um problema que é, tenho duas partições:

     OS
     DATA

A partição OS tem aquela coisa chamada Windows 7 e a DATA está vazia, e o Ubuntu está instalado nessa partição também (ou noutra que não sei).

Tenho o Dropbox instalado no Winodws 7  e ele salva os ficheiros na pasta DATA e queria que no Ubuntu ele fizesse o mesmo mas acontece que nem sequer consigo aceder corectamente ao disco, quando clico nele ele faz o suposto "mount" e fica disponível mas não posso escrever nele.

Ou seja queria que ambos os Dropbox do Windows e Ubuntu sincronizassem os ficheiros.

Já tentei, "sudo chmod 777 /media/DATA/" mas dá o seguinte erro:                                             
chmod: a alterar as permissões de «/media/DATA/Dropbox/»: Sistema de ficheiros apenas de leitura       

Alguma sugestão e/ou ajuda?

Cumprimentos, Rodrigo Graça

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Permissões de escrita no disco?
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 17:40 »
Primeiro, não use 777, e nem o root, sem ter certeza. O que vai resolver tudo, é montar automaticamente com as opções corretas, pra isso edite o fstab, ou use um programa que faça isso. Resumindo: pesquise por "fstab".

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Permissões de escrita no disco?
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2012, 20:42 »
Coloque permissões para a montagem no /etc/fstab

adicione uma linha semelhante a esta:
UUID=096AB15807BCBC4B /media/DATA ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.utf8 0 0
Onde:
O que tá em vermelho é o código UUID que identifica a partição.
vc descobre o código digitando no terminal
Código: [Selecionar]
blkid
O que tá em verde é o ponto de montagem. É a localização de uma pasta existente no seu sistema aonde sua partição será montada.
Se a pasta do ponto de montagem não existir é só criar com o comando abaixo. Detalhe: A sua unidade não pode tá montada neste momento. E quando vc desmonta, o programa que monta remove o ponto de montagem. Por isto, ele deve ser criado. Vc pode colocar um nome diferente para o ponto de montagem, não precisa ser o mesmo nome que tem na partição.
Código: [Selecionar]
mkdir /media/DATA
Os comandos digitados acima e a edição do arquivo /etc/fstab devem ser feitos como usuário root, senão não funcionam.
Por isto, Use as teclas "ALT+F2" para executar o comando abaixo e editar o arquivo.
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/fstab
Para se tornar root no terminal é só digitar:
Código: [Selecionar]
sudo su
Good luck!!!!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, 20:55 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049