Autor Tópico: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD - (RESOLVIDO)  (Lida 2752 vezes)

Offline ambuzr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD - (RESOLVIDO)
« Online: 02 de Novembro de 2009, 11:18 »
Bom pessoal nunca tive problemas ao tentar instalar as outras versoes do ubuntu porem a 9.10 to tendo um problema chato, durante a instalacao mas extamente no passo 4 que é a escolha do metodo de particionamento simplesmente ele nao detecta meu HD como ilustra a imagem abaixo:



Porem nao e um problema em si da distribuicao pois o Gparted e o fdisk listam normalmente meu HD com suas respectivas particoes e o proprio Ubuntu exibe-as para que possa montalos por padrao conforme a imagem abaixo:


o problema esta na instalacao o que pode esta acontecendo?
« Última modificação: 06 de Novembro de 2009, 09:06 por ambuzr »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2009, 23:29 »
Camarada, você fez o teste do CD por defeito (é um nome parecido com isso). Logo depois que você escolhe o idioma.
Veja a possibilidade de fazer um novo download e sibir o sistema de um pendrive.
Outra possibilidade seria uma atualização do sistema já instalado, porém, não é a melhor. Só recomendado se atualmente você esteja usando a 9.04.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline dibetao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Dibetao Home Page
Re: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2009, 12:46 »
Também tive um problema semelhante. No momento da instalação o particionador encontrava o HD, porém não encontrava as partições. Eu tenho no HD o Windows Vista, o ubuntu 9.04 (raiz "/" e home separados) e a partição swap. Ainda estou tentando resolver o problema.

Offline ambuzr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2009, 22:23 »
Bom ainda nao consegui  :( , pensei q poderia ser a midia e verifiquei por erros mas estava tudo ok, mesmo assim gravei novamente em outra midia mas o problema continuou, criei um disco de incializacao USB e o aconteceu o mesmo problema, entao usei o vmware pra emular e ver se conseguia instalar na maquina virtual e la funcionou perfeitamente entao suponho q seje um bug do ubuntu 9.10 na detectacao do HD que uso ou outro problema que nao faco a minima ideia entao vou esperar a proxima versao de atualizacao do 9.10 pra ver se consigo enquanto isso vou instalar o Debian mesmo... vlw

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2009, 13:57 »
Amigos tentem com o Ubuntu 9.04
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline ambuzr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2009, 09:06 »
Bom pessoal, depois de praticamente ter desistido consegui instalar o 9.10 sem nenhuma gambiarra, navegando pelo site oficial do ubuntu vi que existe um metodo de instalacao chamado Alternate installer details que instala o ubuntu em modo de texto e bem mas transparente do que a versao habitual, entao durante a instalacao antes das escolhas de particoes ele perguntou se queria usar os driver SerialAta respondi SIM entao ele nao detectou meu HD portanto foi ai que me veio a solucao do problema, reiniciei a instalacao e dessa vez respondi NAO para usar tal drivers SerialAta entao ele passou e conseguiu detectar meu HD perfeitamente e consegui instalar e ultilizar essa versao que esta belissima, talvez o problema esteje nesses drivers que ele queria usar e nesse metodo nao usei.

Espero que esse topico ajude o pessoal quando tiverem esse problema...

Segue o link pra baixar o Ubuntu com instalador em modo de texto
http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors#alternate

vlw
« Última modificação: 06 de Novembro de 2009, 09:08 por ambuzr »

Offline dibetao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Dibetao Home Page
Re: Ubuntun 9.10 - Instalador nao detecta HD - (RESOLVIDO)
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:54 »
Já no meu caso foi o seguinte. Quando comprei o laptop, nele veio instalado o windows vista mais umas partições do fabricante do notebook (tipo de recuperação). Instalei o Ubuntu 9.04. Porém, no momento da instalação, tive que criar uma "partição extendida", pois o número de partições primárias tinha excedido o limite permitido (obs.: não entendo bem de partições, mas foi assim que consegui pra instalar). Criei as partições lógicas "/' , "/home" e "swap". Agora recentemente tentei instalar o Ubuntu 9.10, mas o particionador não detectou as partições, mesmo tendo detectado o HD. Usei o cd do Ubuntu 9.04 para ver se a mesma coisa acontecia e.... aconteceu!

Busquei informações na internet, e encontrei algum site que dizia ser problema na MBR, como se as informações contidas lá estivessem "corrompidas". Tentei recuperar a MBR com o "testdisk". Aí lascou!! Não consegui. Agora nem o Windows nem o Linux iniciavam no boot (perdi aquela tela do GRUB). Usei o "testdisk" que vem no live cd do kurumin 7.0, consegui reescrever a MBR, mas algum problema acontecia pois o "testdisk" não detectava a partição do Windows, aparecia um aviso dizendo, tipo, "algum problema". Bem, não sei o que era, acho que alguma coisa devido ao limite de partições primárias, ou alguma coisa devido as partições lógicas.

Já danado, pois desde o inicio eu queria mesmo era apagar o Windows (não uso pra nada), mas com receio pois os drivers pré configurados de fábrica estavam instalados, resolvi formatar o HD. Criei as parições sda1 ("/" - 20Gb), sda2 ("/home" - 100Gb), sda3 ("swap" - 1GB), e deixei o resto do espaço livre (~180 Gb) para futuras escolhas (instalar outras distribuição linux).

Agora tenho o Ubuntu 9.10 instalado e rodando muito bem.

Já tentei ver se a MBR continuava com problema rodando o live cd do Ubuntu 9.04 ou 9.10. Parece que está tudo bem. Eles detectaram o HD e as partições perfeitamente. Resolvido o problema!!

Abraço a todos!!

ps.: sei que o tópico está com o status "resolvido". Escrevi aqui apenas para compartilhar minha experiência com os outros usuários Linux.