Autor Tópico: Ubuntu Server Lento  (Lida 2178 vezes)

Offline Wótila Carneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ubuntu Server Lento
« Online: 04 de MAR?O de 2013, 10:48 »
Prezados, bom dia.
Tenho um Ubuntu Server 10.04 instalado há mais de um ano e até semana passada nunca apresentou problema.
Ele está instalado em um Pentium 4, HD 40GB e 512 de RAM. Roda apenas o Squid, DNS, SSH e algumas regras de Firewall.
Os usuários começaram a reclamar da lentidão na internet. Fui verificar o servidor e percebi que acessando via putty, o sistema apresentava uma lentidão anormal. Colocava o IP e ele demorava uns 5 minutos atá aparece a tela pedindo o login, e mais 5 minutos até a aparece o pedido de senha. Acessando localmente, apresentou o mesmo problema. Reiniciei a máquina e ficou normal. O problema que que depois volta a ficar ruim o acesso. Minha dúvida é: eu sei que quando o cache do squid está muito cheio, ele pode atrapalhar a conexão com a internet, mas será que isso também causa lentidão no acesso via ssh? ou o Sistema pode está corrompido?
Ubuntu 10.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Server Lento
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2013, 09:32 »
Não dá pra saber o que acontece com sua máquina apenas com os dados que você passou.

Se você descreve que a lentidão passou por algum tempo, após reiniciar, é provável que seu problema esteja relacionado a consumo excessivo de memória, até pq sua máquina tem muito pouca pra um servidor rodando squid.

Faça o seguinte, acompanhe o consumo de memória da máquina, certifique-se de que ela não esteja usando swap o tempo todo, e programe-se pra aumentar a memória dela.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Wótila Carneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Server Lento
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2013, 10:09 »
Pois é, zekkerj.

Como falei ela vinha rodando normalmente. Ele serve apenas 16 estações de trabalho, e quase nunca ao mesmo tempo, pois o servidor é de uma escola e o pico mais alto de acesso é durante as aulas no laboratório de informática. Estou achando que o problema esteja mais relacionado à hardware do que ao sistema em si.
Ubuntu 10.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Server Lento
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2013, 13:07 »
Baseado em quê? Viu algum log indicando isso? Houve alguma alteração ambiental? Temperatura, HD, quedas de luz?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D