Autor Tópico: Incluir subtitulos no filme - Resolvido  (Lida 7330 vezes)

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Incluir subtitulos no filme - Resolvido
« Online: 29 de Maio de 2012, 09:08 »
Pessoal, tenho um tablet da Asus, um T300 rodando android 4.0. Tenho um reprodutor de vídeos nele que mostra as legendas em português de qualquer filme. Porém, ao conectar o tablet com a tv, as legendas não aparecem, apesar de continuar aparecendo na tela do tablet. A legenda está separada do filme. Pensei em incluí-la no filme. Existe algum aplicativo que roda em linux que eu possa fazer isso? Talvez resolva o meu problema. Obrigado e fiquem com Deus.

Ricardo.
« Última modificação: 29 de Maio de 2012, 21:48 por ricardorrm »
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Darcamo

  • Visitante
Re: Incluir subtitulos no filme
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2012, 18:48 »
O avidemux faz isso. Ele possui um filtro para incluir a legenda.
No entanto, note que isso significa reencodar os vídeos que você quiser assistir ligando o seu tablet na sua TV. Esse processo pode ser bem demorado para filmes em alta definição e se você quer usar o tablet apenas de vez em quando para assistir um filme pode não valer a pena.

Existe uma solução que acho melhor por não precisar reencodar seus vídeos, mas primeiro vamos entender o problema.

Quando você pluga o seu tablet na entrada HDMI de sua TV usando o cabo MHL a imagem que está no seu tablet aparece na TV na mesma proporção, apenas ampliada. Essa proporção não necessariamente é a ideal para a TV. Quando você roda um filme, no entanto, o seu tablet usa um "método diferente", como se a TV reproduzisse diretamente o filme e não simplesmente o que está na tela do tablet. A vantagem é que o filme fica na proporção original do arquivo, que é o que todo mundo quer, exatamente como seria se o filme estivesse em um DVD ou Blu-Ray. O problema é que exatamente por esse motivo que a legenda não aparece (na verdade outras coisas também não aparecem, como o ponteiro do mouse quando você conecta um mouse bluetooth, por exemplo). O ideal é que o android de alguma forma também exibisse essas outras coisas nesse modo de exibição, mas (ainda?) não é o caso.

A solução que mencionei então consiste em instalar o Mx player no seu tablet. O Mx player permite escolher o método de decodificação do vídeo entre "por hardware" (o método padrão) e "por software". Se você escolher o método por software então a sua TV exibirá exatamente o que está na tela do seu tablet, incluindo a legenda, mas isso também significa "apenas a tela do tablet ampliada".

Usei esse método para assistir um filme no meu Galaxy S2 (deixei ele na horizontal, claro) e funcionou bem. Estou assumindo que também funcione para o tablet da Asus

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Incluir subtitulos no filme
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2012, 19:24 »
O avidemux faz isso. Ele possui um filtro para incluir a legenda.
No entanto, note que isso significa reencodar os vídeos que você quiser assistir ligando o seu tablet na sua TV. Esse processo pode ser bem demorado para filmes em alta definição e se você quer usar o tablet apenas de vez em quando para assistir um filme pode não valer a pena.

Existe uma solução que acho melhor por não precisar reencodar seus vídeos, mas primeiro vamos entender o problema.

Quando você pluga o seu tablet na entrada HDMI de sua TV usando o cabo MHL a imagem que está no seu tablet aparece na TV na mesma proporção, apenas ampliada. Essa proporção não necessariamente é a ideal para a TV. Quando você roda um filme, no entanto, o seu tablet usa um "método diferente", como se a TV reproduzisse diretamente o filme e não simplesmente o que está na tela do tablet. A vantagem é que o filme fica na proporção original do arquivo, que é o que todo mundo quer, exatamente como seria se o filme estivesse em um DVD ou Blu-Ray. O problema é que exatamente por esse motivo que a legenda não aparece (na verdade outras coisas também não aparecem, como o ponteiro do mouse quando você conecta um mouse bluetooth, por exemplo). O ideal é que o android de alguma forma também exibisse essas outras coisas nesse modo de exibição, mas (ainda?) não é o caso.

A solução que mencionei então consiste em instalar o Mx player no seu tablet. O Mx player permite escolher o método de decodificação do vídeo entre "por hardware" (o método padrão) e "por software". Se você escolher o método por software então a sua TV exibirá exatamente o que está na tela do seu tablet, incluindo a legenda, mas isso também significa "apenas a tela do tablet ampliada".

Usei esse método para assistir um filme no meu Galaxy S2 (deixei ele na horizontal, claro) e funcionou bem. Estou assumindo que também funcione para o tablet da Asus

Valeu, Dacarmo. Vou testar. Curiosamente, tenho o MX Player instalado, e só nele consegui ativar a legenda. Marquei a opção de decodificar o filme por S/W (software). Se der certo, posto aqui. Obrigado e fique com Deus.

Ricardo.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Incluir subtitulos no filme
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2012, 19:52 »
Funcionou blz. Tentei também com a opção de H/W mantendo a proporcao e também funcionou. Parece que só não funciona quando  está no modo default. Agora, sabe me dizer se não carrega as legendas automaticamente? Todas as vezes tenho que pedir para carrega-las. Mais uma vez obrigado.

Ricardo.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Darcamo

  • Visitante
Re: Incluir subtitulos no filme
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2012, 20:31 »
Aqui ele carrega automaticamente.

Vá em Ferramentas>Configurações>Legenda
A opção "Ativar legendas" está marcada? Se não estiver deve ser isso.

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Incluir subtitulos no filme
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2012, 21:48 »
Aqui ele carrega automaticamente.

Vá em Ferramentas>Configurações>Legenda
A opção "Ativar legendas" está marcada? Se não estiver deve ser isso.

Está marcada. Mas isto não é problema. Mais uma vez obrigado. Grande abraço.

Ricardo.
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline carver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Incluir subtitulos no filme
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2012, 03:00 »
Funcionou blz. Tentei também com a opção de H/W mantendo a proporcao e também funcionou. Parece que só não funciona quando  está no modo default. Agora, sabe me dizer se não carrega as legendas automaticamente? Todas as vezes tenho que pedir para carrega-las. Mais uma vez obrigado.

Ricardo.

E aí Ricardorrm, td blz? Onde vc clicou para "manter a proporção" no modo H/W de forma a aparecer a legenda?

Valeu!