Autor Tópico: Drivers Open-Source  (Lida 1937 vezes)

Offline DiegoMS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Drivers Open-Source
« Online: 13 de Junho de 2010, 04:57 »
Bom, primeiramente olá a todos, minha duvida é a respeitor de drivers opensource... . Gostaria de saber o que é e como funciona... se é preciso fazer download como instala e se tem drivers para todos os tipod de hardware. Estou com essa duvida pq acabei de instalar o Xubuntu e tive problemas com o driver proprietario que foi indicado. Espero que consiguam responder minha pergunta... obrigado.... ;)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2010, 07:45 »
Acho que você deveria explicar melhor o seu problema exemplo: placa de video.





Se sua questão e de não querer usar proprietarios, por não serem livres, acredito que usar Ubuntu não e o mais indicado, porque ele vem com drives proprietarios que são incluidos no Kernel.


A maioria das distribuições contem software proprietario.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2010, 10:39 »
Cheguei a ler a explicação do Morimoto, que tem alguma relação com seu questionamento - achei um tanto técnico e que eu precisaria, no mínimo, de uma leitura mais atenta, para entender.

Mas achei neste outro link alguns esclarecimentos - mostrando uma visão até otimista em relação aos drivers para "hardwares":

http://www.baixaki.com.br/info/4306-instalar-drivers-proprietarios-no-ubuntu-e-facil-.htm

E talvez seja bom perceber que, dentre os "linuxistas", há "perfis psicológicos" diferentes, como nos ensina o Professor Alberto, lá no VIVA O LINUX:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/As-caracteristicas-de-personalidade-dos-usuarios-de-Linux/

Repare que, para muita gente, a inclusão de drivers "proprietários" é tida como vantagem, enquanto para outros não...:-)...

Mas você pergunta se tudo funciona. Eu diria que quase tudo. E asseguro que, em minha máquina, não tem o outro $i$tema desde 2008.

Tem muita gente que ainda não tem o mínimo respeito pelos usuário do LINUX. Por exemplo, não temos conseguido ouvir, pela internet, a rádio Bandeirantes, pois há exigência do I.E. Explorer. E, como não quero ser explorado, pagando pelo Ruindow$ e pelo navegador tranqueira que roda só nele, fico sem ouvir a rádio pela net....:-)... E, claro, mando "e mail", criticando a conduta.

Ainda assim, se conforme o seu uso, o outro $I$tema for muito importante, há a possibilidade de deixá-lo rodando trancadinho, em uma máquina virtual - Virtual Box, por exemplo - dentro do Ubuntu ou de qualquer outra distro Linux. Aliás, rodar aquilo, deste jeito, é até mais seguro, conforme já divulgado por veículos de comunicação de massa não necessariamente comprometidos com o uso do software aberto (Folha, G1, etc).




Claro que notará diferença na performance, caso tenha 1Gb ou menos de memória e um processador menos veloz do que o meu (Celeron D356). Veja que não uso máquina potente - pq não preciso, nem tenho condições...:-)...
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, 11:59 por alevian »
Linux User 586375

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2010, 10:46 »
Aqui tenho 512 MB de ram, processador Celeron D 1.6 ghz, e placa e video Intel com 128 MB.




E funciona mais rapido que no Windows Xp.

Offline DiegoMS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2010, 20:06 »
É... realmente tive problemas com o driver de video na minha instalação.... quando habilito o driver de video acontece esse bug aqui http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=2mebxxy&s=6 ... esse 'efeito' acontece quando arrasto, abro menus ou ainda seleciono algo como um texto.... ja esperimentei alguns tutoriais de resolução de bugs na internet... mas nenhum deles conseguiu resolver meu problema.. . Apartir disso eu pensei q o problema poderia ser o driver proprietario do ubuntu, por isso a pergunta sobre os drivers opensource... :-\

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2010, 22:31 »
Alevian, pelo site tudoradio.com ouço perfeitamente a band news e a band fm sp. Band AM não tocou, mas acho que é problema momentâneo.

Lucid+Firefox3.6.3
Vamos lutar sempre pelo software livre!

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2010, 03:09 »
Geralmente o drive proprietario funciona melhor, por ser feito pela empresa da placa de video.



Não consegui visualizar a imagem neste site, qual e sua placa de video?

Offline DiegoMS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Drivers Open-Source
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2010, 16:37 »
Eu tenho uma placa on-board Ati radeon HD 3200...