Autor Tópico: Problemas com a instalação do gimp, e outros programas para editar imagem.  (Lida 2588 vezes)

Offline Guire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá a tod@s!

É  a minha primeira vez aqui nos fórums, já sou utilizadora de ubuntu a um tempo , mas ainda tenho varios problemas.

Tenho um problema com o Gimp, que não consigo abrir-lo, cuando ponho na consola. apt-get install gimp

Aparece-me:
E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Impossível trancar a directória de administração(/var/lib/dpkg/), está como root?

O wine também não me funciona, queria utilizar o google Sketchup, mas não consigo abrirlo, vai para iniciar, mas depois desaparece.

Alguem sabe dizerme alguma coisa? Sei que escalhar são problemas muito básicos, más ja dei muitas voltas, por forums na net, e foi dificil encontrar soluçoes.

Obrigada um abraço.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Problemas com a instalação do gimp, e outros programas para editar imagem.
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 18:22 »
Você também pode instalar os programas usando a Central de Programas do Ubuntu.

Quanto a sua duvida: para utilizar o apt-get você precisa utilizar o sudo também para ter a permissão necessária. Ex: sudo apt-get install gimp
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 18:26 por Falco90 »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas com a instalação do gimp, e outros programas para editar imagem.
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 19:32 »
Você finalizou de maneira errada e a trava ficou. Certifique-se que estão todos fechados (nada de tentar enquanto roda a central de programas, apt-get, etc) e apague o arquivo lock. Pelo terminal
Código: [Selecionar]
sudo rm /var/lib/dpkg/lock