Autor Tópico: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum  (Lida 12186 vezes)

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Online: 26 de Maio de 2008, 20:17 »
Quanto mais usuários visitando e, principalmente se registrando no fórum, acredito que....
Aumentam::
- troca de informações
- as dúvidas e as soluções
- tópicos/enquetes/pesquisas
- pessoas aprendendo / ensinando
- programadores vendo as demandas dos usuários e criando novas soluções
- melhorias em programas/distros
- maior uso do Linux
- bem estar geral

Nada como tirar uma dúvida, principalmente quando vc não precisa criar um tópico pq outra pessoa teve a mesma dúvida antes de você e ela já foi resolvida. Ou consultar dicas , opiniões, etc...
Como fazer este Fórum de língua portuguesa crescer??
Dêem idéias !! Sejam elas boas, ruins, malucas ou bobas, de idéias!
Assim a comunidade Ubuntu só irá crescer e cada vez + gente será beneficiada.

Idéias
:
1. Quando um visitante apertar o REGISTRE-SE, que em algum lugar da tela que abre apareça algo chamativo pra pessoa tipo:
"Registrar-se é fácil e gratuito, são necessários apenas um login e a confirmação via e-mail, que chega segundos depois do cadastro, e você pode ficar logado para sempre!"

2. Outra idéia é a de criar banners, figuras, algo assim, com o nome do fórum linkando para o mesmo, para pessoas que tem blogs e sites num geral divulgarem o fórum.
De certa forma é propaganda mesmo, se por exemplo 30 pessoas tiverem blog, e cada um tiver 15 visitas por dia... imagina a proporção que isso vai !!

+ gente, + soluções, + economia de tempo, + pessoas felizes

O que fazer para aumentar o número de usuários??
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 22:00 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline mano cazalet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2008, 20:31 »
tenho a sensação do número de usuários ter aumentado bastante nos últimos tempos

o que é bom, pelas razões que vc cita também mas ao mesmo tem seu lado negativo ou ao menos mais díficil de se solucionar:

muitos tópicos sem resposta
irritação de usuários que costumam, ajudar quando respondem pela enésima vez a mesma pergunta (mandando com razão novato a usar a busca, ler um pouco, etc)
--» irritação dos usários novos pelo mau humor dos antigos --» mais irritação dos primeiros ...

... é díficil, né

brincadeira on: :P
o usuário novo será aceito depois de passar por uma prova escrita na qual tem que provar que sabe usar a busca e que leu todos os tópicos fixados.

e/ou terá de fazer um teste psicológico, para ver se tem tendências troll ou não
/off
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 20:34 por mano cazalet »

Piras

  • Visitante
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2008, 21:43 »
O problema de todo fórum é sempre o mesmo: há muita gente que se registra e que lê as mensagens assiduamente; é o número de quem efetivamente participa das discussões que é baixo. E a razão é quase sempre a mesma: muitos ficam intimidados pela agressividade ou soberba dos sábios de plantão e não querem ser vítimas de agressões gratuitas.
Portanto, se queremos que mais gente participe, uma das soluções é o pessoal conter-se um pouco mais e ser mais educado.
« Última modificação: 09 de Julho de 2008, 03:00 por Piras »

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2008, 21:56 »
brincadeira on: :P
o usuário novo será aceito depois de passar por uma prova escrita na qual tem que provar que sabe usar a busca e que leu todos os tópicos fixados.
Sabe que vc falou algo interessante... o pouco tempo que estou cadastrado aqui, vejo que muitas coisas se repetem, quando vou buscar por alguma coisa as vezes aparece uns 8 tópicos muito parecidos de um mesmo assunto, que poderiam até ser agrupados de certa forma, será que isso seria possível?
> Agrupar tópicos parecidos/iguais Vai aí outra idéia !


aliás.....
>> Outra boa idéia surgiu, admins, considerem colocar isso no site, seria de grande utilidade:
Ao clicar em Novo Tópico, colocar um aviso em destaque, letras em caixa alta sei lá, com alguma cor diferente, no topo, antes de Assunto, um aviso escrito ......
"Antes de enviar uma dúvida, usar o campo Pesquisa sobre o assunto... sua dúvida pode já ter sido respondida!"

Isso com o tempo ia poupar muito tópicos desnecessários!
continuem mandando idéias!
« Última modificação: 26 de Maio de 2008, 22:01 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 00:04 »
Na minha idéia, isso seria algo como:

+ usuários = + dúvidas
+ dúvidas = - respostas
- respostas = + insatisfação
+ insatisfação = + migração pra outra distro
+ migração pra outra distro = - usuários

É mais vantajoso haver qualidade e menor número de membros na comunidade do que ter um enorme número de membros na comunidade e não existir qualidade nenhuma.



Ubuntu User Nº:

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2008, 00:28 »
Na minha idéia, isso seria algo como:

+ usuários = + dúvidas
+ dúvidas = - respostas
- respostas = + insatisfação
+ insatisfação = + migração pra outra distro
+ migração pra outra distro = - usuários

É mais vantajoso haver qualidade e menor número de membros na comunidade do que ter um enorme número de membros na comunidade e não existir qualidade nenhuma.



Pela sua teoria, então nunca teríamos nenhuma expansão!
Talvez seja melhor pra você ter menos usuários, mas será que é melhor pro Ubuntu?
Será que a estratégia da Canonical de enviar CDs gratuitos, aumentar seu espaço na mídia, evoluir o seu sistema operacional seja apenas para aqueles que tem algum conhecimento?
Eu acho que ela quer é mais conquistar novos adeptos...

Talvez a melhor equação seria:
+usuários = +duvidas
+duvidas = +maior empenho da comunidade
+respostas = +usuários agregando conhecimento
+usuários agregando conhecimento = - trabalho pra todos na hora de responder uma dúvida = + satisfação dos novos usuários
e por ai vai....

Quanto ao fórum, realmente a quantidade de tópicos abertos sem respostas aumentou bastante. Eu mesmo abri alguns tópicos recentemente e tive pouquíssima ajuda (mas com muita qualidade por sinal). Realmente é notável que o pessoal que detem o conhecimento do fórum não consegue dar conta das dúvidas abertas e acaba perdendo a paciência na hora de ajudar. Mas isso é algo totalmente compreensível.

A idéia do James_br caberia como uma luva nesses novos tempos. Colocar um aviso no link "criar tópico" ajudaria muito o pessoal mais novo!
Uma outra idéia seria incluir também uma caixa de dialogo com o buscador do google para o site. Pelo menos eu tenho bastante dificuldade em utilizar a ferramenta de procura do site. Utilizando o google (com a opção de procurar dentro do fórum) eu mato minhas dúvidas 10x mais rápido. Melhoraria e muito a qualidade das respostas na hora de pesquisar.

Offline giguilobi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2008, 12:24 »
Instalar sistema de tópicos semelhantes, estilo guia do hardware.

Isso daria uma facilidade imensa em termos de pesquisa :)



Abraços!

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2008, 23:54 »
Eu acho que o caso não é aumentar o número de usuarios, mas de membros experientes que possam responder a imensa quantidade de tópicos sem resposta.
Como se faz isso? Usando, com o tempo.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2008, 11:17 »
Moderação especifica também ajudaria, um usuário que é bom em Servidores para moderar está área, assim ele aplicaria seu conhecimento a esta área e seria um intermediador das discussões e duvidas de determinada área....montar grupos de moderação, cada um para determinado assunto de melhor conhecimento dos usuários que compõe este grubo. Creio que isto facilitaria a vida de quem pergunta, melhoraria a organização do fórum (que já é ótima) e traria uma responsabilidade ao usuário moderador, de prestar contas a comunidade.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2008, 12:37 »
Moderação especifica também ajudaria, um usuário que é bom em Servidores para moderar está área, assim ele aplicaria seu conhecimento a esta área e seria um intermediador das discussões e duvidas de determinada área....montar grupos de moderação, cada um para determinado assunto de melhor conhecimento dos usuários que compõe este grubo. Creio que isto facilitaria a vida de quem pergunta, melhoraria a organização do fórum (que já é ótima) e traria uma responsabilidade ao usuário moderador, de prestar contas a comunidade.
Boa, a idéia que vc fala é basicamente alocar as pessoas com mais experiência, nas áreas que elas mais dominam, fazendo com que elas "não percam tempo" resolvendo problemas fora da sua área. Assim fica + eficiente mesmo.

Mas será que tem gente disposta a isso ? Digo...será que tem essa quantidade de pessoas dispostas a ajudar? Se tiver otimo, se nao tiver fica aquele problema de 3 usuarios respondendo 70 perguntas, aih a qualidade das respostas cai, assim como a paciencia desses 3 caras
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline netzen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • Objective Kanji
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2008, 04:32 »
Olá a todos,

achei interessante e tópico.

também penso que existe uma necessidade de ter pessoas
trabalhando na questão do marketing do fórum ou,
que exista um debate vivo neste intuito.

Não podemos nos esquecer que tudo no fórum
precisa estar numa certa "harmonia" com o marketing geral GNU/Linux Ubuntu.
Ou seja, acredito que sempre devemos pensar na
questão mais geral que é um crescimento saudável
da comunidade Ubuntu como um todo e não apenas
o crescimento do número de usuários do forum.

Caso vcs tenham interesse em levar adiante esse debate/tópico
estou interessado em participar e tentar alguma ajuda,
mesmo que não possa me comprometer com muito.

Um grande abraço a todos,
Valter

Offline japelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2008, 16:34 »
O problema de todo fórum é sempre o mesmo: há muita gente que se registra e que lê as mensagens assiduamente; é o número de quem efetivamente participa das discussões que é baixo. E a razão é quase sempre a mesma: muitos ficam intimidados pela agressividade ou soberba dos sábios de plantão e não querem ser vítimas de agressões gratuitas.
Portanto, se queremos que mais gente participe, uma das soluções é o pessoal conter-se um pouco mais ser mais educado.
É isso ai,mas tem duas pessoas que estão matando o forum,agente100gelo e ins3rt c0in,vivem ameaçando,e do jeito que a coisa vai, vamos ainda ler esses senhores escreverem:cuidado eu arrebento eu rasgo etc etc o tal de "vou trancar" esta ficando fraco para eles.
É a minha opinião,se não gostaram,paciencia.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2008, 17:45 »
É isso ai,mas tem duas pessoas que estão matando o forum,agente100gelo e ins3rt c0in,vivem ameaçando,e do jeito que a coisa vai, vamos ainda ler esses senhores escreverem:cuidado eu arrebento eu rasgo etc etc o tal de "vou trancar" esta ficando fraco para eles.
É a minha opinião,se não gostaram,paciencia.

Onde? Onde? Em uma única vez me exaltei. Verifique meu histórico com os usuários e os tópicos que ajudei.
Esta é uma acusação séria, tente se embasar sua opinião antes de colocar este tipo de acusação.

É por estas e outras é que desanima gastar o tempo para ajudar alguém a achar a solução de um problema.

Desculpem o desabafo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2008, 17:59 »
Onde? Onde? Em uma única vez me exaltei. Verifique meu histórico com os usuários e os tópicos que ajudei.
Esta é uma acusação séria, tente se embasar sua opinião antes de colocar este tipo de acusação.

É por estas e outras é que desanima gastar o tempo para ajudar alguém a achar a solução de um problema.

Desculpem o desabafo.

agente estou 100% com você!

Cheguei a ficar longe do fórum por uns dias, reavaliando se valia ou não a pena. O que me motivou a ficar foram os tantos amigos que fiz e que respeito tanto...

Melhor e esquecer algumas acusações infundadas.

[]'s

Cristiano

obs.: Fiquei muito feliz agora... comecei a escrever os nomes das pessoas que tanto aprendi a admirar deste fórum e vi que eram muitas, fiquei com medo de esquecer alguma, e acabei vendo que tomei a atitude correta em não sair.
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 18:04 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Idéias para aumentar número de usuários do Fórum
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2008, 18:47 »
Sempre que vejo alguma opinião que eu não concordo eu penso :

Eu tenho o meu modo de ver, ele tem o dele, eu não sou obrigado a aceitar o que o outro pensa como verdade, nem ele aceitar que o que eu penso é a verdade pura. Não existe esse negócio de eu tenho razão ele não.
O que existem são regras.


Desde o momento que as pessoas se registram elas concordam em aceitar as tais regras.
Se os moderadores, que acredito que conheçam muito bem as regras deste fórum senão não seriam moderadores, não concordam com alguma atitute, existe uma grande chance de eles estarem corretos, na maioria absoluta das vezes eles estão certos mesmo. Pode haver um ou outro erro, todo mundo erra ué, mas isso é a minoria das vezes.

Alías, julgar alguém pelos seus erros/abusos é uma forma injusta pois o que deveria ser levado em conta é o bem que esse alguém faz aos outros, que na maioria absoluta das vezes é maior que o mal causado por seus erros.
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor