Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Mensagens - mundano

Páginas: [1] 2 3 ... 9
1
KDE / Re: Kubuntu está valendo a pena?
« Online: 25 de Fevereiro de 2007, 18:37 »

e quando eu vou desligar o pc as vezes desliga outras vezes ele fica parado numa tela preta...e não desliga  >:(


Além de outros bugs esse foi a que me fez mudar... Reportei no launchpad e tudo mas nunca obtive uma correcção.

É que eu como tenho o PC no quarto à noite as vezes ponho um filme a dar enquanto adormeço e meto na consola:

sudo shutdown -P 24:00

E o mais certo era no fim do filme ter que me levantar para desligar o PC porque ficava encravado.


Outro problema que estava a tornar-se insuportavel é a quantidade de memoria que o xorg gastava no Kubuntu. Ao fim de 5 minutos ligado, de 512 MB de RAM tinha apenas 15MB livres, com o Ubuntu, ao fim de um dia ligado, tenho mais de metade da RAM livre...

2
Notícias / Re: Depois da Novell: até tu Red Hat?
« Online: 22 de Fevereiro de 2007, 22:37 »
Já agora, o acordo da Novell é especialmente triste porque até hoje a Microsoft nunca conseguiu provar de facto que o software livre viola os seus direitos de propriedade intelectual..

Os casos sobre patentes de software nos USA têm acabado quase sempre em acordos de licenciamento cruzado, ou em acordos extra-judiciais, e num dos casos que está a ir mais longe, o supremo tribunal de justiça americano nem sequer está a decidir quem tem razão, mas sim, se o software é patenteavel ou não.. Caso decidam que não é, poderá ser o fim das patentes de software nos USA..

Que aliás, mesmo que não venham a acabar nos tribunais deverão acabar no congresso, porque eles já perceberam que ao contrario das patentes normais que estimulam a inovação, as patentes de software actuam como areia nas engrenagens.. E estão a bloquear a inovação em software nos USA porque as empresas passam a vida a processar-se e a bloquear a concorrência com base nesse factor..


Por isso mesmo, a Microsoft a única coisa que tem feito é FUD sobre as patentes, podia ter processado  o projecto responsável pelo Samba, que é o caso mais óbvio de possível violação de patentes e  nunca o fez.. Nem quer faze-lo, porque correria o risco de perder em tribunal.

Mas agora, com este acordo a Novell veio dar razão à Microsoft.. A Microsoft com este acordo nas mãos pode chegar ao pé de empresas que estejam a pensar em adoptar Linux e dizer: "Vejam aqui, até a Novell admite que nos temos direitos sobre esse software...".. Enfim... Isto foi uma enorme traição..

Mas nada que surpreenda vindo da Novell, afinal a Novell tem uma longa historia de enterrar os concorrentes da Microsoft, quem não se lembra dos WordPerfect e Quattro Pro da Borland, os maiores concorrentes que o MS Office enfrentou? A Novell comprou e matou.. Esperemos que a Novell não queira fazer o mesmo com o Linux..



Agora, eu não acredito que a Red Hat faça o mesmo... Tal como já mostrei é uma violação do GPLv2, e no GPLv3 estas situações poderão ser ainda mais reprimidas.. Não estou a ver a Red Hat a arriscar-se a processos por violação da GPLv2 e a impossibilidade de usar software que adopte a GPLv3...

3
Notícias / Re: Depois da Novell: até tu Red Hat?
« Online: 22 de Fevereiro de 2007, 22:22 »
Acho que há uma pequena confusão aqui, a GPL diz que o software para ser livre, deve ser entregue junto com o código-fonte. A GPL, pelo menos a GPL v2, não tem poderes para restringir softwares que ilegais e que quebrem patentes. Podemos notar isso no caso dos codec's Mp3, que o Ubuntu e outras distros não distribuem, pois mesmo sendo uma implementação livre, GPL, dos codec's ainda assim, o Mp3 tem patentes registradas.

Enfim, as patentes podem sim ser, e já são, um problema para o Linux.

FaBMak


Não estou a confundir... O que diz na tradução "não oficial" da GPLv2 é isto:

Citar
7. Se, em consequência de decisões judiciais ou alegações de violação de
 patentes ou quaisquer outras razões (não limitadas a assuntos relacionados a
 patentes), lhe forem impostas condições (por ordem judicial, acordos ou outras
 formas) e que contradigam as condições desta Licença, elas não o livram das
 condições desta Licença. Se não puder distribuir de forma a satisfazer
 simultaneamente suas obrigações para com esta Licença e para com as outras
 obrigações pertinentes, então como consequência você não poderá distribuir o
 Programa. Por exemplo, se uma licença de patente não permitir a redistribuição,
 sem obrigação ao pagamento de "royalties", por todos aqueles que receberem
 cópias directa ou indirectamente de si, então a única forma de você satisfazer
 a licença de patente e a esta Licença seria a de desistir completamente de
 distribuir o Programa.


Ora... O que a Novell fez foi assinar um acordo em que ela diz que o software que distribui não pode ser livremente distribuído, porque a Microsoft tem direitos de autor sobre esse software...

No meu entendimento houve naquela acordo uma violação grosseira da licença GPLv2, e uma traição ao software livre..

A GPLv3 vai tornar estes casos ainda mais "proibidos"..



De qualquer forma, a grande questão da GPLv3 com as patentes tem a ver com algo ligeiramente diferente. É que há casos de pessoas/organizações, que pegaram em codigo GPL, fizeram modificações e patentearam as modificações que fizeram.. Ora, eles redistribuem o resultado, mas no fundo quem usar essas modificações está sujeito. A GPLv3 vai acabar com esse truque.

4
Notícias / Re: Depois da Novell: até tu Red Hat?
« Online: 22 de Fevereiro de 2007, 01:47 »
A Red Hat é uma empresa com um grande historial no mundo do Open source.. Não é propriamente uma empresa com o historial de desgraças da Novell...

Por isso não acredito que assinem um acordo do mesmo tipo..

É que assinar um acordo sobre inter-operabilidade dos sistemas é óptimo, se for um acordo como o da Novell, em que basicamente a Novell admitia implicitamente que a Microsoft tem patentes que o Linux viola, coisa que a Microsoft nunca conseguiu provar, então teremos mais uma facada na licença GPL...

Porque a GPL diz explicitamente que o software deve ser distribuído sem restrições, e que caso haja restrições não pode ser redistribuído.. A Novell ao assinar um acordo em que diz que a Microsoft tem patentes sobe o software que distribui, ou seja, ao dizer que há restrições a esse software, basicamente segundo a GPL deveria deixar de distribuir o software...

5
KDE / Re: Kubuntu está valendo a pena?
« Online: 04 de Fevereiro de 2007, 00:21 »
Infelizmente eu desisti do Kubuntu...

Eu adoro o KDE, e continuo a adorar e espero com imensa ansiedade o KDE4... Mas a verdade é que o Kubuntu não tem a atenção devida.

Uso desde o Kubuntu 5.10 e há bugs que se mantêm desde essa altura sem nunca serem corrigidos. E o Feisty introduziu uma série deles novos. Usar o Firefox é impossivel porque provoca memory leaks no Xorg e em 5 minutos tenho os meus 512 MB de RAM totalmente ocupados. Tenho imensos problemas com o shutdown, em 75 a 80% das vezes encrava completamente e tenho que fazer um hard reset.. Há muitos programas que funcionam mal, como o adept.. E as personalizações que no Ubuntu há e que tanto facilitam a vida, no KDE não existem.. O updater é uma treta, não há nenhum programa para configurar os repositorios.. Etc.. etc.. No Kubuntu levamos o KDE praticamente como ele nasce de origem..


Acabei de mudar para o Ubuntu e todos os problemas desapareceram... Já estou com saudades do amaroK, K3B, Ktorrent... Mas fartei-me dos problemas do Kubuntu, e por isso vou ficar por aqui até encontrar uma distribuição que de ao KDE a atenção que ele mereça ou até o Kubuntu ficar ao nível do Ubuntu..

6
Notícias / Re: Ubuntu 7.04 - Alpha1 versão disponível para teste
« Online: 23 de Dezembro de 2006, 14:00 »
Pelo que sei por esta altura é feita a sincronização do Ubuntu com o Debian Unstable..

É a altura em que mais instabilidade é de esperar..

Daqui a um mês ou dois, já será muito mais interessante seguir o desenvolvimento, porque não vão andar com o sistema quebrado todos os dias..

7
KDE / Re: Kubuntu está valendo a pena?
« Online: 16 de Dezembro de 2006, 14:35 »

Testei as duas interfaces por um certo período. É questão de gosto, porém o Gnome é visualmente mais aprimorado, enquanto o KDE é mais poluído. Vejo que há uma tendência no mercado para o ambiente Gnome, pois é mais intuitivo.



Isso não é verdade... A tendência do mercado de mudar do KDE para o Gnome acontece por questões legais e não técnicas..


A questão é que as bibliotecas Qt (KDE) são lançadas em duas licenças, uma GPL ou alternativamente uma licença paga que permite desenvolver trabalho proprietário. Por mim, está perfeito, porque a Trolltech que nos deu estas excelentes bibliotecas tem que ganhar dinheiro em algum lado. Mas isto cria um problema para muitas empresas.. Para desenvolverem software em Qt ou o fazem em GPL, ou se quiserem desenvolver em outras licenças, ou mesmo em codigo fechado têm que pagar uma licença anual à Trolltech.. Existe ainda uma 3ª licença relativamente parecida com o GPL que é a QPL, mas que tem alguns inconvenientes em relação ao GPL que a tornam praticamente insignificante.


Já as bibliotecas GTK+ são distribuídas com a licença LGPL.. O que significa que trabalho proprietário pode ser feito com base nelas sem pagar nada a ninguém.. Por isso mesmo é que à medida que o mundo Linux se torna mais um mundo de empresas que buscam o lucro e menos um mundo de ideologistas, o Gnome tem vindo a ganhar peso. É que as empresas assim podem desenvolver programas proprietários sem pagar ou depender de ninguém.. Por isso empresas como a Novell apostaram tudo no Gnome, quando a Suse era e sempre foi um bastião do KDE.. E por isso é que algumas aplicações porprietarias ao serem portadas do Windows são portadas em GTK+ e não em Qt...

8
Sistema / Re: Kubuntu ou Ubuntu !!!! Qual escolher !!!
« Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:57 »
A verdade é que poucos factos se ouvem porque poucos factos foram seriamente estudados...

A unica coisa que sei é que ao que parece os developers do Gnome e alguns independentes disseram que a unica falha que tinha o estudo é que media o uso de memoria depois do sistema arrancar. E não ao fim de horas de utilização, onde memory leaks e coisas do genero podem fazer a diferença.

Então, estão a desenvolver um projecto que visa criar uma especie de BOT que pode ser deixado durante horas a fazer tarefas comuns como abrir browser, escrever um texto, checkar os emails, tanto no KDE como no Gnome e XFCE, e assim medir o uso de memoria em utilização real. Quando esse projecto avançar poderemos ter dados mais concretos e alguns problemas de um e do outro desktop manager podem ser detectados e resolvidos. Porque o interesse disto não é estar aqui tipo criancinha a dizer "o meu é melhor do que o teu", é ver onde estão os problemas e resolve-los..


Por fim, há um estudo curioso.. Para quem não sabe, em Inglaterra o condado de Birmingham, fez um case study em que equiparam algumas agências governamentais com software livre paa estudar os custos, dificuldades e beneficios de mudarem todo o sistema deles no futuro para software livre..
Eles começaram com Gnome, porque visualmente foi o que mais apelou à primeira vista numa sondagem feita entre os utilizadores.. Mas foram tendo problemas de usabilidade constantes que quase acabaram com o programa, mas resolveram trocar para o KDE numa ultima experança e as palavras deles são estas:

"The case study also detailed the many frustrations involved in approaching an unfamiliar desktop technology, including the discovery that key applications wouldn't run on Linux and usability problems with the original Gnome interface. At one point, realising that most of the usability issues were attributable to Gnome, which had taken three months to configure, staff ripped out Gnome and replaced it with KDE. The new interface was up and running within a week."

Para quem não sabe Inglês, o que eles dizem é que mudar para um sistema diferente apresenta sempre muitas dificuldades, e que tiveram muitos problemas de usabilidade durante 3 meses com o Gnome.. Resolveram mudar para KDE e os principais problemas ficaram resolvidos em 1 semana..  As maiores capacidades de configuração do KDE permitem isso, e algumas coisas como o cursor aos saltinhos quando a aplicação está a abrir são o tipo de coisas que eles apontaram como muito positivas. Porque em computadores mais antigos, no Gnome como não há feedback as pessoas acabavam por abrir varias vezes o mesmo programa e perdiam tempo precioso naquilo. No KDe viam o icone e percebiam que o programa estava a abrir..

Pode-se dizer que este projecto foi salvo pelo KDE, e que provavelmente todo o condado de Birmingham ira mudar para software livre graças a isso.  ;D


EDIT: o relatorio está aqui: http://www.opensourceacademy.org.uk/solutions/casestudies/birminham-city-council/
São quase 70 paginas em Ingles, mas quem for curioso pode ler.

9
O que ele diz grosso modo é que os drivers da Nvidia virão sim...

E depois de muito ler e reler, acho que é a decisão certa...

10
Sistema / Re: Kubuntu ou Ubuntu !!!! Qual escolher !!!
« Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:49 »
Meus amigos... Isso do Gnome ser mais leve, começa a ser mito..

O problema do KDE há uns anos é que as bibliotecas eram muito pesadas em comparação com as do Gnome, havia a acusação constante de serem over-engineered, ou seja, eram boas de mais, o que acabava por ter o efeito de as tornar mais pesadas.

Mas a verdade é que ao longo do tempo isso permitiu que no KDE se criassem aplicações e applets super-leves com base nessas bibliotecas. Já no Gnome, as aplicações em geral são mais pesadas no consumo de RAM. E depois, há outra questão importante, no KDE as coisas são organizadas em applets que correm num processo. Ou seja, quase tudo o que se vê quando o KDE arranca corre no processo kwin.. No Gnome cada applet que vêm no desktop é um processo diferente.. Somando tudo, o Gnome gasta bem mais memoria.


E a propósito disto, há dias vi uma discussão engraçada num blog. Tudo começou por causa deste barebone que vai ser lançado:

http://www.linutop.com/

O sistema em causa não usa disco rigido, mas apenas memoria flash e RAM.. Assim, torna-se quase instantaneo o arranque, é completamente silencioso e super pequeno. (Vejam na pagina)

Então no blog alguém pos este comentário:

Citar
Linutop: too small for GNOME?

"Linutop is a Linux-based diskless computer. It offers a completely silent, low-power operation in an extremely small package."
This interesting device ships AbiWord, Evince, Firefox, Gaim and Totem, according to their webiste. I sent them an email asking for the desktop used, kind of thinking that the answer was obvious considering the software selected. To my surprise the answer has been:

    it is KDE..... Size.... youk now....

??????


Para quem não entende ingles, o gajo mandou um email aos promotores do Linutop a perguntar qual o desktop que iam usar, e ele respondeu: "KDE, sabes como é... questões de tamanho.."

Então gerou-se alguma discussão em torno disso, até que alguém apareceu com este estudo comparativo:

http://ktown.kde.org/~seli/memory/

(quem tiver paciência leia, quem não tiver olhe só para os números)

O estudo foi feito por um developer do KDE que farto dos mitos resolveu mostrar factos. E desafiou a quem tivesse resultados diferentes a mostra-los.. Houve alguns comentários da comunidade Gnome, que no geral admitiram que estavam com alguns problemas de excesso de uso de memoria e que estavam a fazer um esforço no sentido de resolver isso, e é natural que no futuro adoptem algumas soluções de engenharia que o KDE sempre adoptou desde inicio. Nomeadamente correrem as applets num único processo..

E a isto junta-se a promessa do KDE4 que promete ser 20 a 30% mais fluido e mais rápido do que o KDE 3.5..  ;)


11
Sistema / Re: Kubuntu ou Ubuntu !!!! Qual escolher !!!
« Online: 25 de Novembro de 2006, 20:23 »
Istalar Kubuntu + Ubuntu é uma boa opção para quem tem muita RAM, mas quem tiver 512 MB de memoria ou menos, não se deve aventurar nisso.. Carregar as libraries do Qt e GTK ao mesmo tempo para a memoria vai deixar o sistema bem lento.

12
KDE / Re: Como passar para o portugues?
« Online: 09 de Novembro de 2006, 18:40 »
E porque não usar as ferramentas gráficas?

Basta ir ao menu - System - Language Suport

13
KDE / Re: Reiserfs
« Online: 09 de Novembro de 2006, 18:38 »
O estranho é que o Ubuntu tem o RaiserFS e o Kubuntu não tem.. Não me parece que tenha nada a ver com guerras de vedetas..

14
Hardware e Periféricos / Ajuda - Instalar modem ADSL Sagem F@st 800..
« Online: 28 de Outubro de 2006, 23:30 »
Boas..

Eu costumo usar um router, mas queimou e está para reparar na assistência. Entretanto tenho que usar o modem que o meu ISP me ofereceu, um Sagem F@st 800.

Após investigar um pouco descobri este guia:

http://havox.no.sapo.pt/sagem.html

Segui passo a passo, mas depois de tudo feito, quando tento ligar obtenho sempre este erro:



desktop:~$ sudo adsl start
-e Setting up RFC1483/2684 Bridge (nas0) ...
br2684ctl[5017]: Interface "nas0" created sucessfully
br2684ctl[5017]: Communicating over ATM 0.0.35, encapsulation: LLC
br2684ctl[5017]: Fatal: failed to connect on socket
-e A estabelecer a ligação ...
Plugin rp-pppoe.so loaded.
Timeout waiting for PADO packets
Unable to complete PPPoE Discovery
Timeout waiting for PADO packets
Unable to complete PPPoE Discovery


E continua sempre a repetir as duas frases:
Timeout waiting for PADO packets
Unable to complete PPPoE Discovery


Enfim... Com isto tudo estou impedido de usar o Ubuntu enquanto não voltar o meu router, o que não deve acontecer em menos de um mes.. Se me pudessem ajudar agradecia imenso.

15
Sistema / Re: reiserfs4
« Online: 17 de Julho de 2006, 20:06 »
A ideia que eu fiquei é que se lhe fizerem uma boa oferta ele abandona o software livre..  E isso não é grande segurança para implementar o ReiserFS em sistemas que necessitem de estabilidade a longo prazo.. Especialmente porque o ReiserFS não é desenvolvido por uma comunidade, mas praticamente apenas pela empresa dele..

MAs é claro que pode haver diferentes interpretações e só ele poderia esclarecer..

Páginas: [1] 2 3 ... 9