Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2370579 vezes)

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2310 Online: 02 de Agosto de 2010, 16:07 »
Citar
Hq, tá feito o upload do novo omnislash 64 bits , te mandei um e-mail com o sha1sum dos arquivos para conferir , abraços !!!

Desde já agradeço pela ajuda...

Esse opensuse precisa de velocidade. Acho que vou aprender a compilar aqui também...

Quando for dar aula avisa ,hehehe
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2311 Online: 02 de Agosto de 2010, 17:29 »
Olá, sou novato no mundo do Linux,
mas estou adorando, versatibilidade, efeitos visuais e velocidade é o que me fez mudar para o Linux, e que me vez levar uma gama de amigos para o Linux ;)
utilizo o Ubuntu 10.04 em meu desktop quase que o tempo inteiro, troco para windows somente para games,e instalei Jolicloud em um netbook do meu pai.
apesar da fama do Ubuntu de não ser tão veloz como outras distro partir para ela pois me disseram que mais fácil de se mexer com usuários que partiram do Windows, enfim após alguns meses mexendo no Ubuntu senti a necessidade de dar uma Tweakada nele, dae encontrei esse Tópico, após seguir os passos minha reação foi
PQP ficou muito bom !!!,
segui o método fácil e instalei no meu desktop, e logo após instalei o kernel em um netbook parado do meu pai que estava com windows xp, extremamente lerdo e pouco funcional, após instalar o Jolicloud(uma distro baseada em ubuntu netbook remix 9 senão me engano) meu pai não quis mais largar do netbook =)
Animei tanto que segui o método dificil e compilei em meu Desktop, no notebook de um amigo, no notebook do meu irmão e pretendo compilar no netbook do meu pai, mas então lendo as cacetadas de páginas deste tópico vi que a galera modificava a kernel a gosto e deixava com melhor performance, neste ponto eu peco, não sei o que fazer =/ a kernel do a Galactus por exemplo, mostrada naquele video chegou a me dar arrepios...

A questão é, que modificações devo fazer naquela parte da compilação para ter uma kernel com tanta perfomance igual de vocês ?

Brigadaum ;) e parabéns pelo projeto

Offline teseu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2312 Online: 02 de Agosto de 2010, 18:45 »
Cybereu, para começar.. sobre "modificar o kernel a gosto" como você disse, eu não recomendo, visto que a performance do omnislash já é bem satisfatória e foram feitos testes e mais testes em cima para provar sua confiabilidade. Dito isso, vou para o segundo ponto para te desencorajar hehe, modificando ainda mais o kernel para se obter mais performance, se for em notebooks as baterias vão durar muito pouco, contrariando os princípios dos portáteis que são de mobilidade e bla bla bla. Se ainda assim tiver com a curiosidade (eu me conheço e eu estaria,  rs), terá de compilar o kernel pelo método "ultra difícil" e fazer as modificações na hora de compilar.

Adianto logo para você, o vídeo do Galactus é espetacular.. as modificações que ele fez são perfeitas. Mas para ele!!
Você não terá o mesmo desempenho e pode até piorar com as mesmas modificações, pq? Porque no vídeo é um core i7 amigo, não tem compiz, como um exemplo.

Por curiosidade? Sinceramente.. eu iria, mas tenha cuidado e leia antes.  (O capetinha falando)
Por outro lado, Não se mexe em time que está ganhando, certo?  (O anjinho falando)

Mas aí é com cada um.. hehe abraços  
« Última modificação: 02 de Agosto de 2010, 18:50 por teseu »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2313 Online: 02 de Agosto de 2010, 19:55 »
Galera o omnislash modo fácil está pronto novamente!!! Com o novo omnislash que foi testado pelo galactus!!

Muito Obrigado dtomadon pelo upload!!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg378631.html#msg378631

Muito Obrigado a todos pela ajuda!!! Qq dúvida dá um alô!!

Tenham uma Boa Noite!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2314 Online: 02 de Agosto de 2010, 20:03 »
Galera o omnislash modo fácil está pronto novamente!!! Com o novo omnislash que foi testado pelo galactus!!

Muito Obrigado dtomadon pelo upload!!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg378631.html#msg378631

Muito Obrigado a todos pela ajuda!!! Qq dúvida dá um alô!!

Tenham uma Boa Noite!!

Hqx

coloca os arquivos para o "modo difícil" também!

gostei de ver vc se empolgando com o suse ai ahhaa

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2316 Online: 02 de Agosto de 2010, 20:48 »
Cybereu, para começar.. sobre "modificar o kernel a gosto" como você disse, eu não recomendo, visto que a performance do omnislash já é bem satisfatória e foram feitos testes e mais testes em cima para provar sua confiabilidade. Dito isso, vou para o segundo ponto para te desencorajar hehe, modificando ainda mais o kernel para se obter mais performance, se for em notebooks as baterias vão durar muito pouco, contrariando os princípios dos portáteis que são de mobilidade e bla bla bla. Se ainda assim tiver com a curiosidade (eu me conheço e eu estaria,  rs), terá de compilar o kernel pelo método "ultra difícil" e fazer as modificações na hora de compilar.

Adianto logo para você, o vídeo do Galactus é espetacular.. as modificações que ele fez são perfeitas. Mas para ele!!
Você não terá o mesmo desempenho e pode até piorar com as mesmas modificações, pq? Porque no vídeo é um core i7 amigo, não tem compiz, como um exemplo.

Por curiosidade? Sinceramente.. eu iria, mas tenha cuidado e leia antes.  (O capetinha falando)
Por outro lado, Não se mexe em time que está ganhando, certo?  (O anjinho falando)

Mas aí é com cada um.. hehe abraços  


Vlws teseu, acho que vou ficar com a kernel modificada integra mesmo to gostando demais =)
Mas vou dar uma compilada na nova lançada hoje.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2317 Online: 02 de Agosto de 2010, 20:59 »
@Cybereu dá uma olhada nesse tópico caso já use o 1.4.4 antigo

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg391182.html#msg391182
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2318 Online: 03 de Agosto de 2010, 07:17 »
E aí pessoal, tudo beleza?

Então, se vocês querem o máximo de desempenho nos seus sistemas, não tem mistério não! É muita leitura, estudo, pequisa, tentativas e erros! Uma hora você acerta!

O Ubuntu que eu mostro para vocês no vídeo com Kernel Omnislash com o BFQ é todo tunado! Não apenas o Kernel! Sempre tenham em mente que as opções padrões geralmente são lentas!  

Por exemplo, o sistema de arquivos!  O Ext4 daquele vídeo está tunado e com segurança! E mais rápido do que a dica que eu dei com a tunagem do data=writeback que tira a segurança dos seus dados! Mas como eu acho essas coisas? Pesquisando! Com muita paciência! Uma hora você acha a "fonte"!   E eu já dei a dica aqui neste tópico!  Não adianta procurar em tópicos para usuários iniciantes, e nem em distros voltadas para o usário final! Eles não querem saber de nada disso! Só querem usar o sistema! Se você quer o máximo de desempenho, tem que ir atrás de quem mexe em tudo!

Apesar de ter um monstro de PC, um core i7 overclokado, foi quando decicide pegar o caminho inverso que a coisa realmente melhorou!  Como assim?  Eu comprei um Atom e tentei fazer as mesmas coisas que vocês viram no vídeo do Core i7!  E agora? O que posso fazer pra deixar um Atom ligeiro? Também serviu de base o Celeron do meu amigo!  Ter um PC rápido te dá a falsa impressão que tudo já está no máximo! Grande mentira!   Pode instalar o Ubuntu padrão num outro Core i7 com over maior ainda que o meu e não vai ter esse desempenho do video mostrado para vocês! Agora, vai ser rápido? Vai sim,com certeza,mas não daquela maneira!

Outra coisa, não façam os testes em sistemas que vocês precisam usar!!!!   Você invariavelmente acaba "moendo" o sistema!  ;D  

Até acertar em tudo leva um certo tempo!   E olha que eu não parti para as distros do tipo faça você mesmo!  Aí sim tenho certeza que teria um desempenho ainda maior! Mas no momento estou preferindo ficar como o HQ! Sem ter que compilar de tudo para ter o máximo de desempenho!    


E podem deixar!  Eu vou atualizar a dica da tunagem do EXT4!   Queria ter certeza que funcionasse né!  
« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, 07:19 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2319 Online: 03 de Agosto de 2010, 09:38 »
Agora só fica faltando as dicas do KDE.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2320 Online: 03 de Agosto de 2010, 17:08 »
@galactus muitas pessoas que conheço acreditam que apenas migrando para o Linux já vão conseguir "ressuscitar" qualquer pc, e não é bem assim. "Tunar" o sistema melhora o desempenho ate do Windows.

Porem, assim como acontece com o omnislash, quando se retira algo do sistema, se ganha em algum ponto e se perde em outro (o mesmo ocorre com aquele tutorial do ext4, se ganha velocidade e se perde segurança...).

Uma das coisas que me motivou a mudar de so foi poder "mudar ele", uso o Lenny no desktop com pacotes do Lenny, Squueze e Sid, logico antes de conseguir fazer tudo funcionar quebrei muitas vezes o sistema.....

Concordo com você, apenas se aprende estudando e testando (quebrar o sistema faz parte do processo  :P)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2321 Online: 03 de Agosto de 2010, 19:21 »
Citar
Agora só fica faltando as dicas do KDE.

Pode deixar que vou fazer...

Citar
"Tunar" o sistema melhora o desempenho ate do Windows.

Acho o windows bem mais limitado para tunar, se eu for comparar com um gentoo ou archlinux, putz...

Simplesmente se eu quiser no linux eu posso alterar TUDO.

O problema do windows eu acho que são os limites da tunagem. (no linux eu posso escolher uma distro mais leve, escolher o xfce).

Tenho um amigo que joga o Crisys e vários games pesados no linux (isso deu um trabalho do cassete), justamente pq ele dá boot em modo texto e assim usa mais recursos para o game...

Citar
Uma das coisas que me motivou a mudar de so foi poder "mudar ele", uso o Lenny no desktop com pacotes do Lenny, Squueze e Sid, logico antes de conseguir fazer tudo funcionar quebrei muitas vezes o sistema.....

Eita habilidade... Parabéns!!

Citar
Porem, assim como acontece com o omnislash, quando se retira algo do sistema, se ganha em algum ponto e se perde em outro (o mesmo ocorre com aquele tutorial do ext4, se ganha velocidade e se perde segurança...).

Sempre se perde alguma coisa...

No omnislash se perde a compatibilidade com os drivers que foram transformados em módulos pela Canonical (exemplo nvidia, ATI, virtualbox)... pelo menos isso ainda é contornável instalando manualmente... além de as vezes perder tempo na bateria e um pouco da compatibilidade com wireless...

Citar
muitas pessoas que conheço acreditam que apenas migrando para o Linux já vão conseguir "ressuscitar" qualquer pc, e não é bem assim.

Não é mesmo... qq PC não ressuscita. Quero ver algum Linux ressuscitar meu Cyrix lendário!!

Tem que ter muita paciência.

Citar
Concordo com você, apenas se aprende estudando e testando (quebrar o sistema faz parte do processo  Lingua)

Inicialmente
eu quebrei tanto o meu sistema fazendo testes, que eu já sabia as mensagens de erro que iam aparecer  :o

De tanto quebrar eu descobri os processos que me levavam ao erro e como fazer para evitá-los e entender como as coisas funcionavam.

Foi a prática imperfeita que me levou a isso... Foi por isso que quando o amigo galactus mostrou atrás um erro no omnislash eu sabia exatamente onde estava e corrigi rápido...

Outra questão é que todos vcs me ajudam reportando bugs, fazendo vídeos, batendo um papo comigo... Com muitos amigos ajudando o omnislash deu um salto enorme. Posso dizer que de 2009 para 2010, a diferença foi grande.

Mudei o método de fazer o kernel, comecei a analisar dados de latência e cache para usar melhor o processador e o hd e com a ajuda de vcs não teve como o omnislash não melhorar.

O omnislash é um projeto feito entre amigos com o foco do ubuntu e que a pessoa pode usar no seu linux também... Chegou ao ponto que eu me divirto no processo de criação, falo com os amigos que me dão uma ajuda, temos aquele bate papo bem legal e depois de um tempo sai uma nova versão...

Eu imagino a satisfação do galactus quando vê que o omnislash mais a otimização das partições fazem o i7 demonstrar o seu poder... Isso não tem preço.

Acho que o resultado final compensa muito o esforço!!

Obrigado pela mensagem niquelnausea! Tenha uma Boa Noite!!

Hqx
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 00:27 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2322 Online: 04 de Agosto de 2010, 06:14 »
@galactus muitas pessoas que conheço acreditam que apenas migrando para o Linux já vão conseguir "ressuscitar" qualquer pc, e não é bem assim. "Tunar" o sistema melhora o desempenho ate do Windows.

Porem, assim como acontece com o omnislash, quando se retira algo do sistema, se ganha em algum ponto e se perde em outro (o mesmo ocorre com aquele tutorial do ext4, se ganha velocidade e se perde segurança...).

Uma das coisas que me motivou a mudar de so foi poder "mudar ele", uso o Lenny no desktop com pacotes do Lenny, Squueze e Sid, logico antes de conseguir fazer tudo funcionar quebrei muitas vezes o sistema.....

Concordo com você, apenas se aprende estudando e testando (quebrar o sistema faz parte do processo  :P)

Concordo plenamente com você!

Hoje os processos de um sistema operacional moderno são tantos, que não dá para pensar que colocando um sistema atual numa máquina de 10 anos atrás vá fazer milagres só porque é linux!

E sim, qualquer sistema operacional pode ser tunado! 

Pois é, são nos erros que a gente acaba aprendendo mais viu!   
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Aprendendo a voar sem segredos
« Resposta #2323 Online: 04 de Agosto de 2010, 06:37 »

Acho o windows bem mais limitado para tunar, se eu for comparar com um gentoo ou archlinux, putz...

Simplesmente se eu quiser no linux eu posso alterar TUDO.

O problema do windows eu acho que são os limites da tunagem. (no linux eu posso escolher uma distro mais leve, escolher o xfce).

Tenho um amigo que joga o Crisys e vários games pesados no linux (isso deu um trabalho do cassete), justamente pq ele dá boot em modo texto e assim usa mais recursos para o game...

Assino em baixo!  É por isso que eu gosto tanto do Linux! Eu posso mexer em TUDO!   Sem limitações!  É só ter o conhecimento!


Citar
Sempre se perde alguma coisa...

No omnislash se perde a compatibilidade com os drivers que foram transformados em módulos pela Canonical (exemplo nvidia, ATI, virtualbox)... pelo menos isso ainda é contornável instalando manualmente... além de as vezes perder tempo na bateria e um pouco da compatibilidade com wireless...

Tudo tem um lado bom e ruim! Sempre sacrificamos algo pelo desempenho!


Citar
Não é mesmo... qq PC não ressuscita. Quero ver algum Linux ressuscitar meu Cyrix lendário!!

Tem que ter muita paciência.

Esse é um trabalho para aquele CDT que te passei o link outro dia! 256MB de RAM e você já tem um sistema obeso! Hauhauhauah

Citar
Citar
Concordo com você, apenas se aprende estudando e testando (quebrar o sistema faz parte do processo  Lingua)

Inicialmente
eu quebrei tanto o meu sistema fazendo testes, que eu já sabia as mensagens de erro que iam aparecer  :o

De tanto quebrar eu descobri os processos que me levavam ao erro e como fazer para evitá-los e entender como as coisas funcionavam.

Foi a prática imperfeita que me levou a isso... Foi por isso que quando o amigo galactus mostrou atrás um erro no omnislash eu sabia exatamente onde estava e corrigi rápido...

Outra questão é que todos vcs me ajudam reportando bugs, fazendo vídeos, batendo um papo comigo... Com muitos amigos ajudando o omnislash deu um salto enorme. Posso dizer que de 2009 para 2010, a diferença foi grande.

Mudei o método de fazer o kernel, comecei a analisar dados de latência e cache para usar melhor o processador e o hd e com a ajuda de vcs não teve como o omnislash não melhorar.

O omnislash é um projeto feito entre amigos com o foco do ubuntu e que a pessoa pode usar no seu linux também... Chegou ao ponto que eu me divirto no processo de criação, falo com os amigos que me dão uma ajuda, temos aquele bate papo bem legal e depois de um tempo sai uma nova versão...

Rapaz, tem semanas que meu nome é "quebra sistema"!  ;D

Como eu não desisto fácil, eu tento de novo até não quebrar mais!

 

Citar
Eu imagino a satisfação do galactus quando vê que o omnislash mais a otimização das partições fazem o i7 demonstrar o seu poder... Isso não tem preço.

Acho que o resultado final compensa muito o esforço!!


Sem palavras Hqx, sem palavras!   É como uma propaganda da Nvidia sobre quebrar records! Não tem preço mesmo! Eu demorei um pouco para me acostumar com a nova velocidade do sistema!  Agora estou achando que todo sistema tem que responder de imediato!   Imagina ter que usar o PC do meu colega do trabalho com XP e socado de vírus!!!  >:(

Daí eu mostro pra ele o meu Mandriva do trabalho, onde eu também procuro usar quase tudo o que aprendo em questão de desempenho, rodando o XP no VirtualBox muito, mas muitro mais rápido do que o Core2 Duo dele real!  Ele não liga!   Diz que é assim mesmo!   :-[

Isso acostuma mal a gente das duas formas. Quem só usa PC lento, acha que tá bom assim!  E eu que procuro usar PC rápido, também acho que só tá bom pra mim assim também!

Hqx, to recebendo elogios do vídeo do i7 com seu kernel  + BFQ até hoje cara! Os caras querem saber o que foi que eu fiz!  Querem outro vídeo mostrando como fazer tudo aquilo!  ;D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline ursaosededesangue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Espírito Livre
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2324 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:37 »
Olá amigos, depois de longo e tenebroso inverno...
Concordo com todos vocês, afinal tambem a algum tempo começei a busca pela velocidade (traduzindo, moer meu frankie até a alma!), passando por muitas distros (a maioria .deb, amo esse .deb), arch, mepis, anti-x, sidux, o mint, debian puro, testing + squeeze, mas tudo isso no note, agora quero sossego com ele! Mas o frankie vou continuar moendo até o osso, já arrumá-lo foi um parto!
Agradeço ao inenarrável hqx pelo magnânimo trabalho, desde sua ajuda lá no começo para instalar o omnislash até hoje, em que me viro sem problemas! Valeu!
Ao galactus, por sempre dizer que é possível realizar isso tudo, hoje estou coletando as informações dele mais o que acho no VOL e no resto do mundão para poder lançar um buntu do zero, com compiladores, apt-build, openbox, m-a a-i do source para ATI e wine, mais a dica do hq e tentar compilar o xorg para pentium 4, enfim, o frankie é o teste, e não me importo de perder tempo arrumando ou formatando, o negócio é fazer e pronto! Quero o máximo de velocidade do sistema, o que puder purgar! Só que aos poucos, tenho que trabalhar também...
Só me resta agradecê-los novamente.
Obs: galactus, mas se eu fizer apt-build upgrade, não vou fazer dos compiladores também? Terei de isolá-los do upgrade?
2011, o ano do Soberano. Uma paixão em preto, branco e vermelho.
Dim terim bebim...
6-3-3