Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2365419 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3540 Online: 08 de MAR?O de 2011, 14:22 »

Vampire, realmente, como saber se as instruções que demos ao compilador serão usadas?

Sobre esse bug do .37, realmente é chato, as vezes ele vai para o GDM do nada, bem esquisito. Estou compilando o recém lançado .37.3 pra ver como fica.
Sobre o NTFS, eu sempre compilei ele como driver. Não recordo de aumenta a taxa de I/O, mas NUNCA deu pau aqui, e o desempenho sempre foi bom. Só que ele usa bastante a CPU quando esta transferindo arquivos, coisa de 20~30% aqui no meu Core2.

por isso que perguntei, pois o suporte a NTFS no kernel foi um processo lento, e não sei em que pé está hoje. Penso que compilando como mais um driver pode fazer com que o resultado final faça o kernel ficar mais lento. Ou estou errado?

Ai eu não tenho conhecimento, não poderei ajudar. Mas aqui eu também quase nunca monto minhas partições NTFS, talvez fosse até melhor mesmo compilar como módulo.

Ah, vampire, você disse que baixa diretamente o kernel do ubuntu. Mas onde você baixa, procurei e não achei  ;D
valeu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3541 Online: 08 de MAR?O de 2011, 16:21 »
Agora eu vi as perguntas, galactus. O problema é saber se realmente as instruções foram ativadas, uma vez que mesmo eu mudando os makefiles e colocando na linha da CFLAG, aparentemente ainda assim não ativaram.

Sobre os bugs do .37, acho que sou um sortudo, então, pois não percebi nada aqui. Tenho inclusive usado um HD de 1.5 também numa case, formatado em NTFS, que está funcionando perfeitamente bem com relação à transferência de arquivos e exibição de vídeos.
Mas agora levanto outra questão. Vale a pena compilar o suporte a NTFS como driver ou deixa como módulo? Se compilar como driver, aumenta o I/O ou é mais fácil de dar pau?

Até pouco tempo atrás eu tinha apenas a partição do Ubuntu no sistema de arquivos Linux, os outros HDs todos eram em NTFS!  Por isso eu sempre compilei o NTFS dentro do Kernel!  Isso não aumenta as taxas de transferências, mas deixa ele bem mais rápido para responder e montar! Nunca tive pau nenhum usando o NTFS do Linux! 

Agora eu confirmo o que o Gunss falou sobre o alto consumo de CPU nas transferêcias de arquivos com o NTFS!  Isso no Linux claro!

Há sim, você  também  pode tunar o seu fstab para o NTFS!   ;)

Se alguém aqui perder dados por tunagem no NTFS eu nego que tenha falado que isso existe!  ;D

Então o lance é ficar no aguardo o resto do pessoal voltar do Carnaval pra ver se alguém me responde!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3542 Online: 08 de MAR?O de 2011, 16:35 »
Editado
Tenho algumas duvidas: Compilar o kernel no Atom demora muito? Muda muita coisa alterar as cflags? Se sim, como faço isso? O que faz o makefile, porque altera-lo?
Compilei o kernel e levou 2 horas, é muito tempo?
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2011, 19:55 por Wagnesio »
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3543 Online: 08 de MAR?O de 2011, 19:23 »

Ricardo, você não me respondeu, como você está fazendo para usar o localmodconfig?
Eu andei pesquisando a respeito e ela pode retirar coisas demais!  Tem gente que manda certificar o .config só pra ter garantia que tudo tá no lugar!

Ops... paradinha de carnaval no sitio do tio da esposa, rs

Galactus, vamos por parte...

Sobre colocar a instrucao toda, eu lih em algum lugar... juro... mas nao encontro mais, rs... e pesquisei denovo... Encontrei o seguinte site: http://www.bestlinux.com.br/index.php/dicas/124/1674

Sobre o localmodconfig, eu fiz, dentro da pasta do source do kernel:
Citar
 make localmodconfig

Conferi o .config... e make nele!

Deu certo aqui...


Galactus... agora vão duas perguntas:
1) alterei mais algumas coisas no meu .config e quando o kernel roda, inicializa legal e de repente some o vídeo. Tive a brilhante idéia de digitar startx e eis que o E17 aparece... mas com CTRL + ALT + 1 (ou 2) ele tenta mudar de tty e some o vídeo. kakakaka idéias do que desativei?

2) Deveríamos usar -mtune e -mcpu? O guia do gentoo diz:

On x86 and x86-64 CPUs...                              .... You should only consider using -mtune when you need to generate code for older CPUs such as i386 and i486. -mtune produces more generic code than -march...
.... Don't use -mcpu on x86 or x86-64 systems, as it is deprecated for those arches.
http://www.gentoo.org/doc/en/gcc-optimization.xml


Edit: Comentário sobre a pergunta 2) Deveríamos usar -mtune e -mcpu?
Fiz echo | gcc -dM -E - -march=nativegcc -Q --help=target -march=native e depois echo | gcc -dM -E - -march=nativegcc -Q --help=target -march=pentium4 (ou seja, mudei somente o march para pentium4) e conferi todas as opções... Só muda o mtune, que no primeiro caso fica vazio e no segundo fica igual ao march (pentium4). Se o native não seta mtune é porque a melhor opção é deixar default?
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2011, 21:24 por Ricardo_Branco »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3544 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:08 »
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTE5NA

Kernel 2.6.38 vai ser lançado proxima semana. E segundo o Tio Linus, o RC8 já pode ser considerado uma versão final.


http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_2638_large&num=1

Comparação com vários tipos de Sistema de Arquivos. Interessante, vontade de usar o ReiserFS4
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2011, 14:21 por Gunss »

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3545 Online: 09 de MAR?O de 2011, 14:45 »
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTE5NA

Kernel 2.6.38 vai ser lançado proxima semana. E segundo o Tio Linus, o RC8 já pode ser considerado uma versão final.


http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux_2638_large&num=1

Comparação com vários tipos de Sistema de Arquivos. Interessante, vontade de usar o ReiserFS4

Eu compilei o kernel com suporte a Reiser4 mas na hora de instalar o Ubiquity não reconheceu o sistema de arquivos :(


Galera, uma curiosidade. Fui rodar o comando "echo | gcc -dM -E - -march=nativegcc -Q --help=target -march=native" numa instalação recente, sem eu ter instalado os compiladores, rsrsrs. O interessante foi a resposta:
Código: [Selecionar]
O programa 'gcc' pode ser encontrado nos seguintes pacotes:
 * gcc
 * [color=red]pentium-builder[/color]
Tente: sudo apt-get install <pacote selecionado>

Vendo a descrição do pacote, mesmo eu não tendo um processador Pentium, achei bem interessante:
Citar
Força compilação otimizada para pentium

Troca gcc, cc, e g++ com scripts que geram codigo otimizado para pentium.
(Outros processadores podem ser otimizados também.)

Por padrão, depois de instalado este pacote, os compiladores comportar-se
normalmente. Entretando, se a variável ambiente DEBIAN_BUILDARCH=pentium
estiver setada, ele irá entrar no modo compilação otimizada para pentium.

Quem se habilita a testar?

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3546 Online: 09 de MAR?O de 2011, 15:31 »

Galera, uma curiosidade. Fui rodar o comando "echo | gcc -dM -E - -march=nativegcc -Q --help=target -march=native" numa instalação recente, sem eu ter instalado os compiladores, rsrsrs. O interessante foi a resposta:
Código: [Selecionar]
O programa 'gcc' pode ser encontrado nos seguintes pacotes:
 * gcc
 * [color=red]pentium-builder[/color]
Tente: sudo apt-get install <pacote selecionado>

Vendo a descrição do pacote, mesmo eu não tendo um processador Pentium, achei bem interessante:
Citar
Força compilação otimizada para pentium

Troca gcc, cc, e g++ com scripts que geram codigo otimizado para pentium.
(Outros processadores podem ser otimizados também.)

Por padrão, depois de instalado este pacote, os compiladores comportar-se
normalmente. Entretando, se a variável ambiente DEBIAN_BUILDARCH=pentium
estiver setada, ele irá entrar no modo compilação otimizada para pentium.

Quem se habilita a testar?
To meio sem tempo, pois sou professor e preciso preparar algumas coisas para aula de amanha... mas:


apt-cache search pentium-build
debian-builder - Recria pacotes Debian a partir do código-fonte
pentium-builder - Força compilação otimizada para pentium

branco@BrancoNb00k:~$ sudo apt-get install pentium-builder

Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  pentium-builder
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 9 não atualizados.
É preciso baixar 7154 B de arquivos.
Depois desta operação, 81,9 kB adicionais de espaço em disco serão usados.

Quem sabe nem demora tanto neh, rs...

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3547 Online: 09 de MAR?O de 2011, 15:32 »
vampire... meu ingles nao eh nada bom... mas entendi que o debian-builder refaz o .deb de um programa instalado...
tem um site:
http://www.steve.org.uk/

Li o man debian-builder... nao me esclareceu muito.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2011, 18:27 por Ricardo_Branco »

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3548 Online: 09 de MAR?O de 2011, 22:59 »
esse kernel .37 não é muito bom mesmo. Aqui ao transferir pela primeira vez mais de 5GB com ele, o sistema parou e só voltou a responder quando a transferencia acabou. Não sei se a culpa é do EXT4 nesse kernel, mas o acesso ao HD é bem ruim.

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3549 Online: 09 de MAR?O de 2011, 23:25 »
Como eu mencionei, nunca tive problemas. Vai ver que varia de hardware para hardware. Aqui, com BFQ, as taxas estão excelentes.

A propósito, o Gentoo acaba de sair com o kernel .37:
http://www.gentoo.org/news/20110308-livedvd.xml


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3550 Online: 10 de MAR?O de 2011, 10:29 »
vampire... meu ingles nao eh nada bom... mas entendi que o debian-builder refaz o .deb de um programa instalado...
tem um site:
http://www.steve.org.uk/

Li o man debian-builder... nao me esclareceu muito.

Acho que isso não serve para o que a gente está querendo, é um Script em Perl para adicionar proteção de Buffer Overflow na compilação do pacote fonte!  Mais tarde eu respondo a MP!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3551 Online: 10 de MAR?O de 2011, 10:34 »
Como eu mencionei, nunca tive problemas. Vai ver que varia de hardware para hardware. Aqui, com BFQ, as taxas estão excelentes.

A propósito, o Gentoo acaba de sair com o kernel .37:
http://www.gentoo.org/news/20110308-livedvd.xml



Pra mim esse kernel 2.6.37 tem problemas com Chipset Intel!  Pode ver que quem mais reclama usa plataforma Intel!

O Tio Patrick (Slackware) vai de .37 na nova versão do Slackware!

O .37 do Gentoo tem patchs deles!  O problema maior é esse também, são muitas modificações, cada uma coloca o seu patch, só sei que o pessoal do Liquorix tá danado fazendo versão desse kernel!

Eu testei seu kernel 2.6.38 em casa e no trabalho, vou colocar as impressões no seu Fórum depois!

Resolvi radicalizar e vou tentar usar o Gentoo no trabalho! Já estou baixando o Live-DVD, se reconhecer tudo eu me arrisco! 

Tentei compilar com as opções do Gentoo no Atom e deu erro na compilação!  Deu erro num driver PCI!  Não entendi nada!  Vou tentar novamente depois antes de me arriscar no Gentoo!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3552 Online: 10 de MAR?O de 2011, 11:32 »
Tenta o stage 1 galactus!  ;D

Eu até pensei em voltar para o .36, mas como o .38 vai ser lançado proxima semana....

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3553 Online: 10 de MAR?O de 2011, 19:27 »
Galera, pq o Sidux é tão rápido? Baixei os debs do kernel dele e instalei no meu debian mas não senti muita diferença. O que mais pode ter de diferente no Sidux?
Apenas mais um aprendiz...

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3554 Online: 11 de MAR?O de 2011, 01:09 »
Eu não consigo instalar o driver ati manualmente, eu baixei  a ultima versão do driver, instalei o kernel omnilash como esinado da maniera facil atravez dos paocets deb da pagina 112 e depois de reiniciar com esse kernel cai em linah de comando e eu tento instalçar o driver mas da erro.  O engraçado é que no kernel do ubunrtu y consigo instalr o driver manualmente, pq no kernel do omnlash não? Oq falta fazer?