Autor Tópico: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior [Resolvido]  (Lida 4302 vezes)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior [Resolvido]
« Online: 18 de Dezembro de 2006, 12:02 »
Caros, estava em casa, muito satisfeito com a instalação e configuração do ubuntu, baixando um monte de jogo do synaptic para testá-los (alguns são perda de tempo, mas outros são realmente divertidos), quando recebo o aviso que minha partição estava cheia.

Como gostei muito do jeito que ficou o Ubuntu 6.10 (não troquei a aparência das janelas, apenas o papel de parede) e com os programas que instalei e configurei, gostaria de saber se tem um jeito fácil de copiar essa instalação para uma partição maior (ou seja,, copiar e colar todas as pastas e arquivos do Ubuntu para uma partição maior) e configurar o Grub para mudar a direção do Ubuntu para essa partição. Será que isso funciona e continuarei a usar o Ubuntu normalmente, ou terei que fazer outra instalação e configurar tudo novamente?

Agradeço a atenção de todos!
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 11:53 por samuelbh »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2006, 12:12 »
cara com o ubuntu nunca tentei, mas eu utilizo o "dd" para fazer cópia de servidores (como usamos a mesma configuração de hardware, funciona perfeitamente), se quiser arriscar:

Código: [Selecionar]
dd if=(partição original) of=(partição de destino)

mas antes aconselho vc a dar uma lida na documentação do comando

Código: [Selecionar]
man dd

e também

Código: [Selecionar]
dd --help

Boa sorte, e espero ter ajudado


Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2006, 12:54 »
Nossa, que resposta rápida! Gostei!
Valew galera, chegando em casa vou testar o que vocês falaram. Muito obrigado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline mrc_sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
    • Ver perfil
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2006, 22:31 »
Nossa, que resposta rápida! Gostei!
Valew galera, chegando em casa vou testar o que vocês falaram. Muito obrigado.
Depois conta pra gente se funcionou!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2006, 23:00 »
A solução dada pelo Feliz funcionou perfeitamente! Segue um link que achei no google com maiores detalhes: http://br-linux.org/tutoriais/003156.html

Aprendi mais um truque com a linha de comando!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior (mais uma dúvida)
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2006, 07:49 »
Pessoal, tive mais um problema pelo comando informado. A cópia da partição foi feita exata, o problema é que eu copiei os dados de uma partição de 5GB para uma partição de 10GB. Agora, o Linux informa que só tenho 1GB livre na mesma, sendo que esse era o espaço que eu tinha livre quando usava apenas a partição menor.

Vocês sabem como eu poderia redimensionar essa partição, para que o Linux informe o volume ocupado corretamente? (o Gparted informa que só tem 1 GB livre na partição, já o Qparted informa que possui 6 GB livres, o que seria o correto).

Detalhe: tive que editar o arquivo /etc/fstab para voltar a montar minhas outras partições automaticamente.

Agradeço a atenção.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 10:46 por samuelbh »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior (mais uma dúvida)
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2006, 11:52 »
Bem, acho que agora achei minha resposta. Meu amigo lordslave, do fórum do BIG Linux, me indicou um link aqui no fórum Ubuntu para resolver meu problema: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13475.msg70979#msg70979

Ainda não testei, mas acho que dará certo. De qualquer forma, fica o tópico como resolvido. Obrigado a todos!

Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2006, 11:56 »
A solução dada pelo Feliz funcionou perfeitamente! Segue um link que achei no google com maiores detalhes: http://br-linux.org/tutoriais/003156.html

Aprendi mais um truque com a linha de comando!

É o segundo post que eu vejo isso, tudo bem que o significado é esse, mas por favor hehehe, prefiro o meu original, com X mesmo, e ainda como diz o Jô: "É sem acento, é sem acento..."

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior [Resolvido]
« Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:14 »
Opa, desculpe-me pelo erro, Felix. Mas muito obrigado pela ajuda.

Detalhe para todos: Tive que editar o arquivo /etc/fstab, usando o seguinte passo-a-passo:

Citar
Eu depois de instalar o UBUNTU num 2º disco externo, modifiquei as partições do 1º disco e fiquei sem acesso automático a ela pelo Ubuntu.
No entanto descobri na internet comandos que me ajudaram a resolver o problema:
1) sudo vol_id -u /dev/ (Exemplo: sudo vol_id -u /dev/hda3) serve para descobrir qual o UUID dessa partição.
2) editei o ficheiro /etc/fstab e colei lá o respectivo UUID de cada uma das novas partições em substituição dos UUID anteriores.
3) montei as partições manualmente nos respectivos pontos de montagem e tudo correcto.
4) quando saí e voltei a entrar no linux (UBUNTU) as respectivas partições foram montadas automaticamente e tudo bem.


Retirado de comentário feito no seguinte endereço: http://www.cetico.org/tech/2006/08/novidade-no-edgy-uuid-no-fstab-e-menulst-do-grub.html
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Copiar Instalação do Ubuntu para partição maior [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:30 »
Sem problemas Samuelbh...

Agora, meus parabéns a vc que está iniciando no fórum e ao postar uma dúvida e obter a resposta (mesmo que parcial), tomou a iniciativa, pesquisou, conseguiu solucionar o problema e postou aqui as soluções, resultados e fontes de onde obteve as respostas, se os outros usuários do fórum (me incluo aqui também) seguirem sua iniciativa nossa documentação aqui estará cada dia melhor...