Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Tópicos - velox256

Páginas: [1] 2 3 ... 17
1
Programação e Scripts / Script backup não funciona no CRON
« Online: 15 de Agosto de 2018, 11:50 »
E aí moçada,

eu criei um script simples para fazer backup da base de dados do LDAP conforme abaixo:

Citar
#!/bin/bash

#Script criado por Sidnei Serra
#Para backup do LDAP

DATA=`date +%Y%m%d-%H%M%S`
LOCAL=$'/home/servidor/backup/ldap'
ARQUIVO=$'BKP-LDAP.ldif'

echo - Iniciando backup
sleep 1
echo - Parando o servico
service slapd stop
sleep 1
echo - Criando arquivo LDIF para a pasta de backup
slapcat -l $LOCAL/$DATA-$ARQUIVO
sleep 1
echo - Reiniciando o servico LDAP
service slapd start
echo - Backup completo. Veja o arquivo em $LOCAL

O script funciona sem problemas no Terminal, mas qdo se coloca o mesmo no CRON, não funciona. No CRON seria (como teste rodar de 1 em 1 minuto):

Citar
*/1 * * * * /home/servidor/backupldap.sh

Já botei o script no /usr/sbin (*/1 * * * * /usr/bin/backupldap.sh), a saída de texto mandei pro /dev/null, mudei vários parâmetros no script (como ", ', ´ e tal) e nada, não é criado arquivo nenhum na pasta de backup via CRON. No log do syslog dá "no MTA installed, discarding output" (pra isso coloquei o /dev/null); já refiz o script apenas com os comandos básicos, sem inclusão de data nem nada e ainda assim no CRON não roda. Já rodei em root, como usuário administrador do sistema e também não rodou. Alguma dica?

2
Servidores / LDAP na máquina cliente para de funcionar
« Online: 06 de Agosto de 2018, 10:36 »
Prezados, montei uma rede só com máquinas Linux (Ubuntu) e estou usando LDAP para gerenciar usuários. Tudo funciona sem problemas, mas (sempre tem isso) está ocorrendo uma coisa chata: se por acaso um usuário logar com um usuário criado no servidor e esta conta estiver com algum problema, a máquina cliente usada para logar esse usuário "morre" pra fazer qq outro login (de outros usuários), até mesmo do usuário local que administra a máquina (diz que não foi possível autenticar e volta pra tela de login). Digamos que todas as máquinas tenham o usuário sidserra como administrador local das máquinas. Se um usuário ir até uma máquina e digitar um login com algum tipo de problema, ESSA máquina em particular não autentica mais ninguém, nem mesmo o usuário sidserra local. Aí, só reiniciando essa máquina para ela voltar ao normal. O servidor continua funcionando sem problemas. Alguém tem uma dica aí?  :)

3
Servidores / Parâmetros de configuração no Squid - Resolvido
« Online: 12 de Junho de 2015, 11:37 »
Prezados,

alguém poderia dar uma olhada no meu squid.conf e ver se tem algo errado? A acl criada para sites proibidos não está funcionando. Já tentei um monte de configurações mas o squid não está filtrando o conteúdo. O squid está funcionando sem problemas, o Sarg faz relatório de acessos mas o squid não está bloqueando:

Citar
acl SSL_ports port 443
acl Safe_ports port 80      # http
acl Safe_ports port 21      # ftp
acl Safe_ports port 443      # https
acl Safe_ports port 70      # gopher
acl Safe_ports port 210      # wais
acl Safe_ports port 1025-65535   # unregistered ports
acl Safe_ports port 280      # http-mgmt
acl Safe_ports port 488      # gss-http
acl Safe_ports port 591      # filemaker
acl Safe_ports port 777      # multiling http
acl CONNECT method CONNECT
http_access deny !Safe_ports
http_access deny CONNECT !SSL_ports
http_access allow localhost manager
http_access deny manager
acl proibidos url_regex -i "/etc/squid3/proibidos/sites_proibidos"
acl redelocal src 10.22.8.0/22
acl redelocal2 src 10.5.31.0/24
acl redelocal3 src 10.5.32.0/24
http_access deny proibidos
http_access allow redelocal
http_access allow redelocal2
http_access allow redelocal3
http_access allow localhost
http_access deny all
http_port 3128
cache_mem 256 MB
cache_dir ufs /var/spool/squid3 100 16 256
coredump_dir /var/spool/squid3
refresh_pattern ^ftp:      1440   20%   10080
refresh_pattern ^gopher:   1440   0%   1440
refresh_pattern -i (/cgi-bin/|\?) 0   0%   0
refresh_pattern (Release|Packages(.gz)*)$      0       20%     2880
refresh_pattern .      0   20%   4320
visible_hostname servidor
dns_nameservers 10.22.10.250
dns_nameservers 10.2.221.52
dns_nameservers 10.2.221.150
dns_nameservers 10.2.221.104
dns_nameservers 10.2.221.114

Alguma dica?

4
Moçada,

alguém pode dar uma dica de um (ou uns) programa que rode em modo texto para fazer o monitoramento de recursos de hardware como processador, memória e tal? Por exemplo, tem o Conky, mas ele precisa de interface gráfica para ser visualizado. Era algo do tipo que eu queria, porém sem precisar de interface gráfica do sistema. Há o comando "top", blz, mas se houvesse algo como o Conky, seria perfeito. Um exemplo maneiro também de programa de monitoramento de rede é o IPTraf, que faz o monitoramento em modo texto das interfaces de rede.

Alguma dica?

5
Servidores / Configurar proxy auto configuration (PAC) - Resolvido
« Online: 10 de Abril de 2015, 12:33 »
Prezados,

tenho dois links de internet. O Link1 está ligado a um servidor Ubuntu na função de gateway de internet com o Squid3, sem DHCP. Está funcionando "bunitinhu". O segundo link de internet está ligado a um segundo servidor com DHCP e gateway de internet, ligado a um switch que distribui a rede para as máquinas ligadas nela. Esse segundo link possui um proxy que barra um monte de coisa. O servidor do link 1 está ligado também nesse switch e está com IP fixo. As outras máquinas ligadas nesse switch estão algumas com IP fixo e outras em dhcp mesmo.

A ideia é criar um arquivo pac (ou wpad.dat) que, qdo as máquinas do link 2 quisessem acessar um link bloqueado nesse proxy, seriam redirecionadas para o link 1, que não tem bloqueio "formal". Tudo foi configurado corretamente, ranges de IP e tal no Squid do Link 1. Fiz um arquivo PAC com o seguinte conteúdo básico:

Citar
function FindProxyForURL(url, host){

if (dnsDomainIs(host, ".youtube.com"))
        return "PROXY ip_do_link1:3128";

else
        return "PROXY ip_do_proxy_do_link2:8080";
}


O comportamento deveria ser o seguinte, qdo o usuário digitasse www.youtube.com, ele seria redirecionado para o gateway do link1; qq outro link ficaria no proxy do link2. O problema é que está funcionando "pela metade", qq endereço roda pelo proxy do link2, mas indo no Youtube a conexão é redirecionada mas o squid3 do link 1 barra a conexão, com a msg de:

Citar
O seguinte erro foi encontrado ao tentar recuperar a URL: http://www.youtube.com/

Acesso negado.

A configuração do controle de acesso impede que sua requisição seja permitida neste momento. Por favor, contate seu provedor de serviço se você acha que isso está incorreto.

Seu administrador do cache é webmaster.

Gerado Fri, 10 Apr 2015 17:33:33 GMT por servidor (squid/3.3.8)


O squid3 do link1 não tem nenhuma regra de sites nem nada. Já mexi em "n" configurações no Squid3 e o comportamento não muda. Alguma dica?

6
Moçada,

estou tentando colocar um arquivo sh com parâmetros no Crontab para fazer checagens passivas para um servidor Nagios; pesquisei "aqui e ali" e não vi nada referente a parâmetros, então vamos lá. O comando total é esse:

Citar

./send_nrdp.sh -u http://10.10.10.10/nrdp -t bibibibububu -H piupiu -S 0 -o Servidor ativo.


Como é um script sh, então tem o ./ na frente e esse comando funciona certinho na linha de comando, mas qdo vai no Cron não funciona. O que está em vermelho é o endereço (falso...) do servidor nrdp; em rosa é o token (também falso) de autenticação; em azul o nome do host que está enviando a requisição; em laranja o estado que deve ser reportado (0=OK) e em marrom a msg que eu quero que seja mostrada na interface web do monitoramento.

No Crontab deixei assim (para enviar o comando de 1 em 1 minuto):

Citar

1 * * * * ./send_nrdp.sh -u http://10.10.10.10/nrdp -t bibibibububu -H piupiu -S 0 -o Servidor ativo.


Tentei também, pesquisando aqui:

Citar

1 * * * * exec send_nrdp.sh -u http://10.10.10.10/nrdp -t bibibibububu -H piupiu -S 0 -o Servidor ativo.


mas não está funcionando. Alguém tem alguma dica aí? Esse script é um script que pega os dados dos parâmetros e os envia. Estou rodando o script com o usuário "normal", sem permissões especiais, por isso o nome do usuário não está lá no Crontab.

7
Há alguma ferramenta para fazer verificação de uma máquina remota ativa? Por exemplo, estou tentando configurar um serviço Nagios em uma máquina para receber (e não enviar) pings para saber se a máquina remota está ativa. Por exemplo, (cenário fictício) tenho uma máquina servidora1 que preciso saber se ela está ligada ou não; então essa máquina servidora1 envia pings de tempos em tempos para outra máquina servidora2 FORA da mesma rede (ou seja, através da internet) e mostra em uma interface web o status da máquina servidora1.

Estou usando o Nagios para isso e qdo se faz a checagem via rede, ou seja, com todas as máquinas na mesma rede, tudo funciona, com status de disco, ping, usuários logados, etc, mas eu queria "apenas" a situação do ping para a rede externa. Para o bagulho funcionar, a máquina que eu quero saber se está ligada é quem tem que contactar o servidor externo e esse servidor externo - através desse ping que vem da máquina remota - mostra em uma interface web que a máquina está ligada.

Alguma idéia? :)

8
Prezados, segui um tuto aqui de desligar/reiniciar máquinas via SSH que pode ser visto aqui:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96985.0.html

mas o negócio, por mais engraçado que pareça, não está dando certo.

Instalei o openssh-server nas máquinas clientes e tal, mas na hora de conectar usando ssh root@ipdamaquinaquevouentrar, pede a senha da máquina, eu digito a mesma mas não vai dá:

Citar
Permission denied, please try again.

e eu tenho certeza absoluta que o root "existe" (sudo passwd root) pois eu o criei e que a senha está correta. Estou tentando fazer a mesma coisa do post que eu coloquei aqui, que é desligar/reiniciar máquinas clientes a partir de um "servidor" mas o bagulho não funciona. Alguma luz? Tentei isso aqui também:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,109918.0.html

mas dá na mesma...

Outra coisa, esse comando aqui:

Citar
ssh-keygen -b 4096 -t rsa

é pra fazer em todas as máquinas clientes?

Essa aqui sei que é pra fazer no servidor:

Citar
scp /root/.ssh/id_rsa.pub root@IP:/root/.ssh/
ssh root@IP "cat /root/.ssh/id_rsa.pub >> /root/.ssh/authorized_keys"

Alguma dica? :)

9
Internet, Redes e Segurança / Iptables (ou Squid) bloqueando webserver
« Online: 10 de Julho de 2014, 20:45 »
Moçada, montei um servidor Squid + DHCP + Gateway de internet e tudo funcionou direitinho. Porém surgiram alguns problemas. O Squid, para funcionar, deve ser configurado nas máquinas clientes (o proxy) para serem usados, mas isso é impraticável pois basta ir nas configurações de rede das máquinas clientes, tirar o proxy e as máquinas navegam pela internet. Então procurei por aqui um modo de forçar o redirecionamento de portas pelo Iptables para que as máquinas clientes usassem "na marra" o Squid (nem precisa de autenticação) com ou sem configuração de proxy nas máquinas. Usei essa linha de comando:

Citar
iptables -t nat -I PREROUTING -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

Funcionou, mas perdi o acesso ao meu webserver de fora de minha rede, ou seja, se eu digitar o meu endereço do NO-IP, dá que a configuração de controle de acesso impede que a sua requisição seja permitida nesse momento. Se eu tirar a linha e reiniciar a máquina o acesso externo volta a funcionar.
O meu script de gateway de internet completo é esse aqui:

Citar
modprobe iptable_nat
                echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
                iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
                iptables -t nat -I PREROUTING -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

O meu Squid está como:

Citar
http_port 3128 transparent

Alguma dica?

10
Dessa vez uma trolhinha, hehehehe... :)

Estou tentando fazer com que o Sarg gere relatórios de tempos em tempos dentro do dia e não apenas diário. Seguindo as dicas desse post:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,86047.0.html

Me deparei com o seguinte:
Só tem o anacron em /etc/cron.d;
Não tem o /etc/crontab.d/sarg (o crontab.d deve ser o equivalente ao cron.d mas também não tem o sarg no cron.d)

Pesquisando por aí, dei um comando

Citar
crontab -e
e adicionei a seguinte linha no final:

Citar
*/30 * * * * root sh sarg > /dev/null 2>&1

Mas pelo jeito não funcionou, a última atualização do Sarg foi ontem às 10:00 da noite e hj (agora) são 06:00 da manhã e ainda continua com a data de ontem. Coloquei o comando sarg pra ser efetuado no rc.local e só assim o relatório é atualizado, ou seja, qdo reinicio a máquina.

Tem jeito isso? Usei esse tutorial aqui:

Citar
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Servidor-de-Internet-Firewall-Logs-Ubuntu-10.04.3-LTS-Lucid-Lynx/?pagina=4

11
Internet, Redes e Segurança / Resolvido - Sarg dando "Not found"
« Online: 22 de Junho de 2014, 10:26 »
Moçada,

mais uma trolha. Instalei o Squid3 + Apache2 + DHCP Server e tudo está funcionando, o Apache está "apacheando", o Squid "squidiando" e o DHCP "dhcp-ando", mas instalado o Sarg para gerar relatórios de acesso, ao acessar a página dá:

Citar
Not Found

The requested URL /sarg/ was not found on this server.

Ou seja, se digitar o endereço do servidor ou mesmo localhost, aparece a "página" do Apache, mostrando que está funcionando, mas se digitar localhost/sarg, dá a msg. Creio ter feito tudo certo, fiz o teste no Ubuntu 10.04 e tudo funcionou de primeira. Tomei o cuidado de mudar no sarg.conf a pasta de log do squid e linkei a saída do sarg para a pasta /var/www/ com o comando:

Citar
sudo ln -s /var/lib/sarg /var/www/

Indo pelo navegador na pasta, os relatórios são criados normalmente, com as pastas de logs e o arquivo index.html criado sem problemas, tanto que vejo os acessos direto no navegador mas tendo que apontar o caminho /var/www/sarg/ e depois clicar no arquivo index.html.

Alguma ideia?

12
Salve moçada, eu realmente procurei por aqui e nada que achei me ajudou. Estou "aprendendo" a fazer um servidor proxy para filtrar as páginas que estão sendo acessadas e nas máquinas clientes sempre aparece:

Citar
O seguinte erro foi encontrado ao tentar recuperar a url tal:
Acesso negado.

A configuração de controle de acesso impede que sua reuisição seja permitida neste momento bábábá...

Já deixei o meu squid.conf "peladão" pra tentar descobrir o erro para depois ir inserindo as acls de controle, então pelo que entendi o Squid3 está funcionando e deveria estar deixando passar tudo não? Notem que a internet funciona nas máquinas clientes SEM o proxy, mas colocou o proxy (quero dizer, configurar as máquinas clientes para usá-lo) dá isso. Já tentei diversos comandos de redirecionamento de portas no iptables mas dá sempre o mesmo. Segue o squid.conf e a regra do iptables que coloquei.

Citar
iptables -A INPUT -j ACCEPT -s 192.168.254.0/24 -p tcp --dport 3128 #Rede da máquina com o proxy e internet
iptables -A INPUT -j ACCEPT -s 192.168.254.0/24 -p tcp --dport 3129 #Rede da máquina com o proxy e internet
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -s 192.168.254.0/24 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3129

Citar
Esse squid.conf é do SquidFácil que eu achei aqui mesmo no fórum.

#porta Squid onde vai trabalhar
http_port 192.168.254.1:3128
http_port 192.168.254.1:3129 intercept

#acl no_proxy dstdom_regex -i "/etc/squid3/nocache.acl"
#always_direct allow no_proxy

#Cache Dinamico
#hierarchy_stoplist cgi-bin ?
#acl QUERY urlpath_regex cgi-bin \?
#no_cache deny QUERY

#hostname do squid
#visible_hostname

#Está porta é usada para troca de informações entre servidores proxy.
#Não use o ICP se você tem um único proxy-pai que você sempre usa.
#Para desabilitar, basta colocar um 0. Padrão: 3130
icp_port 0

#Especifica o número da porta através do qual o SquidFácil irá receber e enviar requisições HTCP de e para caches vizinhos. Para desabilitar,colocar 0. O padrão é 4827.
htcp_port 0

#acls de rede
#acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
#acl all src all
#acl manager proto cache_object
#acl localhost src 127.0.0.1/255.255.255.255
#acl SSL_ports port 443 563
#acl Safe_ports port 80
#acl Safe_ports port 21
#acl Safe_ports port 443 563
#acl Safe_ports port 70 #protocolo gopher antig?o
#acl Safe_ports port 210 #whais
#acl Safe_ports port 1024-65535 #todas as outras portas
#acl Safe_ports port 280 #http-mgmt
#acl Safe_ports port 488 #gss-http
#acl Safe_ports port 591 #filemaker
#acl Safe_ports port 777 #multi http
#acl Safe_ports port 901 #acesso Swat
#acl purge method PURGE
#acl CONNECT method CONNECT
#acl block url_regex -i "/etc/squid3/block.acl"

#http_access deny block
#http_access allow localhost
#http_access deny !Safe_ports
#http_access deny CONNECT !SSL_PORTS

#memoria reservada para o cache do total da sua maquina, e não mais.
#cache_mem 300 MB

#máximo tamanho dos arquivo cache na memoria
#maximum_object_size_in_memory 200 KB

#máximo tamanho dos arquivo cache no hd
#maximum_object_size 100 MB
#minimum_object_size 2 KB

#regra que começa a esvaziar / substituir arquivos no cache em 90%
#cache_swap_low 90
#cache_swap_high 95

# política de substituição dos objetos quando se esgota o espaço destinado ao cache em disco.
#cache_replacement_policy heap LRU
#memory_replacement_policy heap GDSF

#indicação de localização da pasta de arquivos cache e em sequência valor total em MB de #espaço no hd a ser usado pelo cache, numero de pastas, e numero de subpastas do cache.
#cache_dir ufs /var/spool/squid3 5120 16 256

#Resolve problemas com o Cache
#quick_abort_min -1 KB
#quick_abort_max 0 KB
#quick_abort_pct 100%
#ipcache_size 3072
#ipcache_low 90
#ipcache_high 93

#Algumas vezes o SquidFacil não consegue diferenciar conexões TCP totalmente fechadas e parcialmente fechadas. Mudando essa opção para off fará com que o Squid imediatamentefeche a conexão quando a leitura do socket retornar \"sem mais dados para leitura\"
half_closed_clients off

#Resolve um problema com conexões persistentes que ocorre com certos servidores,
detect_broken_pconn on

#o SquidFacil irá trabalhar com 2 requisições paralelamente
pipeline_prefetch on

#Desligando essa variável, faz com que o SquidFacil descarregue a memória não utilizada, chamando uma função interna free() do Squid
memory_pools off

#Log de Acesso
cache_access_log /var/spool/squid3/access.log
#Log do Cache
cache_store_log /var/spool/squid3/store.log

Algumas linhas do /var/spool/squid3/access.log

Citar
1402856266.566     37 192.168.2.50 NONE/409 3873 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443 - HIER_NONE/- text/html
1402856266.566     37 192.168.2.50 NONE/409 3873 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443 - HIER_NONE/- text/html
1402856266.567      0 192.168.2.50 NONE/409 3873 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443 - HIER_NONE/- text/html
1402856266.610      0 192.168.2.50 NONE/409 3873 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443 - HIER_NONE/- text/html
1402856268.997      0 192.168.254.1 TCP_MISS/403 4351 GET http://www.imdb.com/ - HIER_NONE/- text/html
1402861020.966      0 192.168.2.50 NONE/409 3849 CONNECT br.yahoo.com:443 - HIER_NONE/- text/html
1402861021.014      0 192.168.2.50 TCP_DENIED/403 6493 GET http://br.yahoo.com/ - HIER_NONE/- text/html
1402861021.065     26 192.168.2.50 NONE/409 3873 CONNECT guardiao.itau.com.br:443 - HIER_NONE/- text/html
1402861021.104      0 192.168.2.50 TCP_DENIED/403 3906 GET http://www.squid-cache.org/Artwork/SN.png - HIER_NONE/- text/html
1402861021.204      0 192.168.2.50 TCP_DENIED/403 6439 GET http://br.yahoo.com/favicon.ico - HIER_NONE/- text/html

Algumas linhas do /var/spool/squid3/store.log

Citar
1402856266.566 RELEASE -1 FFFFFFFF F8B8554CBC299EDB7ACF1D0C587DD4B4  409 1402856266         0        -1 text/html 3519/3519 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443
1402856266.566 RELEASE -1 FFFFFFFF 2DCB7C08C750F9F0E41D8423B5101D13  409 1402856266         0        -1 text/html 3519/3519 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443
1402856266.567 RELEASE -1 FFFFFFFF 471492155FAF3C6CA6957D035CE1A548  409 1402856266         0        -1 text/html 3519/3519 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443
1402856266.610 RELEASE -1 FFFFFFFF 983296BACBE1506C19CF1A4B58FD2135  409 1402856266         0        -1 text/html 3519/3519 CONNECT br-mg5.mail.yahoo.com:443

13
Servidores / Rede clientes e servidor Linux ao estilo Active Directory
« Online: 31 de Maio de 2014, 12:29 »
Prezados,

estou tentando configurar uma rede com máquinas clientes e servidor Linux ao estilo Active Directory (mas não necessariamente igual), onde as máquinas Linux ficam naquela tela de usuário e senha e só loga no sistema se tiver uma conta de usuário configurada no servidor, ou seja, não é para os clientes Linux logarem localmente e sim através do servidor e assim poder utilizar os recursos de rede.

Tentei vários tutoriais daqui do fórum e também lá do VOL e depois de muitas instalações cujas modificações travaram o sistema, nos meus testes já fiz o ingresso no "domínio" mas não consigo fazer o lance de logar com uma conta no servidor mas apenas local. Usei tutoriais de Linux como PDC com Samba e tal (que inclusive perguntei aqui e eu mesmo me "respondi", hehehe), não usei ainda LDAP, alguém aí tem links para leitura de como fazer isso? Estou usando Ubuntu 14.04 e Debian 7 para o negócio, mas sempre iguais, sem misturá-los, ou seja, ou é tudo Ubuntu ou é tudo Debian. Já procurei aqui e tudo que tentei não foi o que eu precisava, alguém tem uma dica aí?

Agradeço a ajuda.

14
Servidores / Logar máquinas Linux em Servidor PDC
« Online: 24 de Maio de 2014, 09:14 »
Olá pessoal,

pesquisei no fórum durante uns dois dias mas não achei nada relevante que me ajudasse a responder a minha pergunta. Montei um servidor Ubuntu 14.04 "na mão" (na verdade é um desktop mesmo, por causa da interface gráfica,  hehehe) para funcionar como controlador de domínio (PDC). Instalei os serviços de DHCP, Squid, WebMin e Samba e tudo funcionou, máquinas Windows contatam o servidor e entram no domínio, mas eu gostaria de fazer isso com máquinas Linux, no caso, Ubuntu 14.04. Vi no fórum que as máquinas para logarem, ao invés de chamar a interface de login local, chamam-na a partir do servidor e não achei nada relativo a isso por aqui e por aí. O que eu eventualmente achei foi referente ao gdm do Gnome e como no Ubuntu o bagulho é diferente, fiquei na mão.

O que estou querendo montar é justamente isso, as máquinas clientes Ubuntu ficam naquela tela de login gráfico aí vem o usuário, digita o seu nome de usuário e senha e pronto, tá logado no domínio. Notem que não estou nem aí pras máquinas Windows, o que estou montando é esse sistema de cliente x servidor usando só Ubuntu...

15
Sistema / Iniciar uma sessão do Gnome remotamente via SSH
« Online: 21 de Junho de 2012, 10:14 »
Prezados, todas as pesquisas que fiz sobre isso falavam sobre abrir uma sessão do Gnome via SSH de uma máquina remota no desktop de uma outra máquina, ou seja, uma máquina estando longe ou fisicamente de difícil acesso (uma sala fechada, por exemplo), de uma outra máquina pode-se abrir uma sessão do Gnome como se estivesse na frente da máquina remota. Até aí funciona blz, o que eu queria saber é se dá pra iniciar a sessão do Gnome NA máquina que está distante. Vamos a um exemplo:

Uma ou mais máquinas estão naquela tela de login, aguardando a digitação da senha para entrar no desktop. O que eu queria fazer é, de outra máquina, liberar o uso dessa máquina automaticamente, mais ou menos como acontece nas lanhouses que utilizam programas de contrrole, ou seja, via SSH dava um comando e o login na máquina remota seria feito SEM aparecer na tela o desktop controlado. No caso, seria habilitar o uso da máquina sem que o usuário precise colocar a senha para iniciar a sessão na mesma.

Sei que tem o VNC para fazer essas coisas, mas estou me interessando muito esse negócio de SSH, hehehehe...  ;D

Páginas: [1] 2 3 ... 17