Autor Tópico: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras  (Lida 5537 vezes)

Offline Voivod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Online: 15 de Outubro de 2008, 13:32 »
Comprei um notebook Intelbras i21, com a seguinte configuração:

Processador Celeron Dual Core 1,73 ghz
Hd 120 giga ata
Memória 1Gb
Sistema Operacional: Fenix Extreme


Tudo começou quando configurei o LILO do Fenix para o Dual Boot. A partir daí não consiguia nem iniciar o Fenix(mensagem de Kernel Panic), nem instalar outro SO.

Formatei o HD e gravei os iso do Ubuntu 'PC (Intel x86) desktop CD' e '64-bit PC (AMD64) desktop CD' para instala-los na máquina.

O i86 nem chega a terminar a instalação, já com o AMD64, a instalação é, aparentemente, concluída, o CD ejetado, mas qdo o note reinicia, não passa da tela de carregamento(congela naquela tela preta com o nome UBUNTU e a barra de carregamento).

PS: Usei os seguintes cheat cods na instalação: irqpoll, noapic, acpi=off , pois do contrário não consigo nem abrir pelo Live-CD.

Apesar de ter feito algumas pesquisas e estudar algumas apostilas, sou completamente leigo no assunto, e foi a primeira vez que tento instalar um SO LINUX que na verdade só em me tazendo dor de cabeça.

Alguém pode me ajudar a desatar este nó?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2008, 14:19 »
Ao iniciar tecle Control+Alt+F1 e verifique onde a inicialização é interrompida. Veja se tem alguma mensagem de erro.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Voivod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2008, 16:41 »
Fiz isso mas não apareceu nada. A tela ficou toda preta e o prompt piscando, mas não é possível digitar nada.

Que faço agora?

gricwb

  • Visitante
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2008, 16:57 »
Amigo, tudo tem solução, mas quando se trata de notebooks, alguns realmente são osso de instalar Ubuntu, digo por experiência própria. Vou te dar uma sugestão que talvez não seja a mais correta mas foi o que consegui em um notebook da Toshiba: Tente rodar o live-cd do Gutsy (versão 7.10) e se rodar e instalar, posteriormente atualizar o Ubuntu para a versão mais recente.
Outra coisa, pessoalmente prefiro instalar a versão para arquitetura de 32bits em pcs com processadores de 64bits, creio que há mais compatibilidades usando a versão 32bits do SO.

Boa Sorte!
Abraços.   

Offline Voivod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2008, 19:34 »
gricwb,

Vou seguir seu conselho e baixar o Gutsy 7.10, versão para 32 bits e tentar instalar.

Obrigado.

Offline Voivod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:50 »
Enquanto baixava o Gutsy, iniciei novamente o Ubuntu 3.04 e acessei o menu do GRUBY e editei a seguinte linha:

Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-19-generic

-> apaguei o conteudo da linha até o ro e inseri os seguintes cheat codes: apm=off vga=791 noapic acpi=off irqpoll, reiniciei e funcionou normalmente. O problema é que tenho q executar esses procedimentos no GRUBY toda vez que ligar o note.

Como posso configurar para dar o boot de forma a iniciar permanentemente, sem ter a necessidade de escrever esses codes?

gricwb

  • Visitante
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2008, 11:26 »
Enquanto baixava o Gutsy, iniciei novamente o Ubuntu 3.04 e acessei o menu do GRUBY e editei a seguinte linha:

Ubuntu 8.04, kernel 2.6.24-19-generic

-> apaguei o conteudo da linha até o ro e inseri os seguintes cheat codes: apm=off vga=791 noapic acpi=off irqpoll, reiniciei e funcionou normalmente. O problema é que tenho q executar esses procedimentos no GRUBY toda vez que ligar o note.

Como posso configurar para dar o boot de forma a iniciar permanentemente, sem ter a necessidade de escrever esses codes?

Amigo, edite o arquivo /boot/grub/menu.lst

Offline Voivod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2008, 14:31 »
gricwb, 

Desculpe minha ignorância no assunto, mas como faço pra salvar o menu.list do grub?

Eu fiz as mudanças mas não me foi permitido salvar.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2008, 14:43 »
gricwb, 

Desculpe minha ignorância no assunto, mas como faço pra salvar o menu.list do grub?

Eu fiz as mudanças mas não me foi permitido salvar.

Alt+F2
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /boot/grub/menu.lst
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Voivod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação do UBUNTU no notebooke Intelbras
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2008, 14:58 »
gricwb. . .agente100gelo, 

Muito obrigado pela ajuda de vocês, problema com a instalação do Ubuntu resolvido. 

Parabéns a toda comunidade, pq tenho certeza que não encontraria em outro lugar ajuda e suporte tão eficiente e rápido como encontrei aqui. 

Vlw mesmo.