Autor Tópico: Notebook como ambiente de estudos  (Lida 1822 vezes)

alexportalgyn

  • Visitante
Notebook como ambiente de estudos
« Online: 28 de Setembro de 2009, 10:36 »
Olá pessoal bom dia, gostaria de fazer uso de meu notebook para estudos ( motagem de servidor de arquivos - firewall - proxy e demais ) gostaria de saber se isso é possível aja visto que não possuo outra máquina para os testes, e em caso de ser possivel qual ou quais ferramentas posso estar usando?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Notebook como ambiente de estudos
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2009, 12:50 »
se objetivo é o estudo acredito que não havera problemas

Como estudo, inicie pelos seu gerenciador synaptic

no campo de pesquisas coloque o que procura

Ex. firewall

Dentre outros, voce ira ver o firestarter

A seguir vá à pesquisa na net, localize o site dos desenvolvedores do firestarter, aprenda sobre ele, estude depois instale

Faça o mesmo com tudo que precisar no seu servidor de estudos, squid, samba, cups, mondo, etc.

A grande maioria dos pacotes possui um manual, acessado pelo comando man<pacote>

Além é claro, de livros que se encontram na amazon, linuxmall e outras boas livrarias

Como tudo em informática, o dominio da lingua inglesa é de extrema importancia, pois 90% de toda informação está neste idioma


Bons estudos e sucesso


[],s

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Notebook como ambiente de estudos
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2009, 22:08 »
Para montar alguns ambientes, vc vai precisar de mais de uma máquina. Para resolver isso, instale o KVM, VirtualBox ou VmWare para criar máquinas virtuais.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

alexportalgyn

  • Visitante
Re: Notebook como ambiente de estudos
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2009, 14:04 »
Obrigado pelas dicas pessoal, já havia cogitado a possibilidade de usar uma máquina virtual para este propósito,esttarei estudando a melhor forma nestes proximos dias e espero em breve poder postar os resultados obitidos aqui.

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Notebook como ambiente de estudos
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:49 »
Usar uma solução de virtualização será quase se essencial para o seus estudos, pois você pode montar vaias situações.
E quando para de funcionar de tanto mexer rsrsrs, você simplesmente instala de novo e recomeça.
Boa sorte.
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline tc.espinola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Notebook como ambiente de estudos
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2009, 21:48 »
Tenho usado o Virtualbox com bastante sucesso, recomendo.

alexportalgyn

  • Visitante
Re: Notebook como ambiente de estudos
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2009, 14:09 »
Obrigado mais uma vez pessoal, aproveitando para informar que já montei meu servidor de arquivos (Samba) compartilhado com a MV que é Windows 2003 e seguem os testes, até agora tudo a contento; irei nos próximos dias melhorar meu smb.conf e posto as observações. ;) ;) ;)