Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 814936 vezes)

Offline filipearaujo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #555 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:06 »
olá pessoal, quando tento instalar o sistema, sempre dá esse erro:

"The installer encountered an unrecoverable error. A desktop session will now be run so that you may investigate the problem or try installing again"

o que devo fazer? sempre começa bem mas depois dá sempre o mesmo erro, a versão é a 12.04, meu pc é um dell 2GB de ram, 40HD, AMD

sou novato com o linux e prefiro esse sistema, agradeço a atenção

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #556 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:17 »
filipe, verificou a md5sum da imagem de CD baixada na internet? Talvez ela esteja corrompida.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline DrFreaxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #557 Online: 13 de Agosto de 2012, 20:35 »
Boa noite amigos, estou com a versão 11.04 do ubuntu em um live CD, e tentei instalar ao lado do W7 no meu notebook.
Mas quando estava proximo do final da instalação recebi um erro de GRUB, ele não instalou, ou seja, meu computador so dá boot pelo Live CD.
Mas até ai tudo bem, fiz o boot pelo cd e tentei instalar manualmente o grub pelo terminal, mas recebi o seguinte erro:

Citar
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/media/sda6 /dev/sda
/usr/sbin/grub-setup: aviso: Sector 48 is already in use by FlexNet; avoiding it.  This software may cause boot or other problems in future.  Please ask its authors not to store data in the boot track.
Installation finished. No error reported.

E agora, o que faço? Agradeço a atenção de todos.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #558 Online: 15 de Agosto de 2012, 14:24 »
Boa noite amigos, estou com a versão 11.04 do ubuntu em um live CD, e tentei instalar ao lado do W7 no meu notebook.
Mas quando estava proximo do final da instalação recebi um erro de GRUB, ele não instalou, ou seja, meu computador so dá boot pelo Live CD.
Mas até ai tudo bem, fiz o boot pelo cd e tentei instalar manualmente o grub pelo terminal, mas recebi o seguinte erro:

Citar
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install --root-directory=/media/sda6 /dev/sda
/usr/sbin/grub-setup: aviso: Sector 48 is already in use by FlexNet; avoiding it.  This software may cause boot or other problems in future.  Please ask its authors not to store data in the boot track.
Installation finished. No error reported.

E agora, o que faço? Agradeço a atenção de todos.

Pelo que vi esse FlexNet pode ser problemático gravando coisas no setor de boot etc. Tem mais informações neste tópico do fórum gringo http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1976158
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline ferdnando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #559 Online: 04 de Setembro de 2012, 13:10 »
Oi, acabei de instalar o ubuntu no acer aspire 4738-6257. Tudo parece ter ocorrido normalmente, mais o meu wireless não está funcionando!!
Tentei encontrar algum driver, achando que era esse o problema mais não encontrei!
Alguém pode me ajudar??? ;D

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #560 Online: 07 de Setembro de 2012, 17:07 »
Oi, acabei de instalar o ubuntu no acer aspire 4738-6257. Tudo parece ter ocorrido normalmente, mais o meu wireless não está funcionando!!
Tentei encontrar algum driver, achando que era esse o problema mais não encontrei!
Alguém pode me ajudar??? ;D
ferdnando, você verificou se o wireless está ativado por hardware?
Tem algum outro sistema instalado no notebook que o wireless funciona?
Você tem acesso à rede wireless que tentou conectar através de outros notebooks?

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #561 Online: 15 de Setembro de 2012, 11:53 »
Amigos, algumas questões básicas.

1.Qual a vantagem de instalar a /home em outra partição? (pergunto isso porque ainda que a home esteja na mesma partição do Ubuntu, podemos manter nossas configurações e documentos quando atualizamos o sistema)

2. E se, no exemplo do post, temos a partição sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, que poderão ser acessados por ambos os sistemas operacionais, para que precisamos criar ainda outra sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux???

3. Se na instalação do Ubuntu 12.04 através de um Live Pendrive não aparece, no momento de criar as partições, a opção de selecionar ntfs, qual outra opção posso utilizar para a partição onde vou instalar o Windows?

4. Qual o ponto de montagem que devo selecionar para a partição na qual vou instalar o Windows? E para a partição de dados, acessível por qualquer dos SO?

Obrigado e abraço!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 14:10 por andpensador »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #562 Online: 15 de Setembro de 2012, 21:40 »
Olá  andpensador

1.Qual a vantagem de instalar a /home em outra partição? (pergunto isso porque ainda que a home esteja na mesma partição do Ubuntu, podemos manter nossas configurações e documentos quando atualizamos o sistema)
 R: Essa atualização a que você se refere às vezes pode dar zebra, pois até onde sei ela é baseada para sistemas padrão (instalado do zero). Com o uso, vamos instalando e desinstalando diversas coisas, assim nosso sistema vai ficando cada vez mais diferente de um sistema padrão (instalado do zero). Uma vantagem de ter a /home em partição separada é que se você decidir instalar o mesmo sistema do zero poderá ter suas configurações lá.

2. E se, no exemplo do post, temos a partição sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, que poderão ser acessados por ambos os sistemas operacionais, para que precisamos criar ainda outra sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux???
 R: Acho que com isso ele quis dizer que sda2 guardaria os arquivos que apenas o windows, em sda1, acessaria. Enquanto a sda3 seria para arquivos que tanto o windows, quanto o ubuntu fossem acessar. Mas também acho desnecessário.

3. Se na instalação do Ubuntu 12.04 através de um Live Pendrive não aparece, no momento de criar as partições, a opção de selecionar ntfs, qual outra opção posso utilizar para a partição onde vou instalar o Windows?
 R: Como assim não aparece a opção?! Você verificou a md5sum da imagem que foi gravada no pendrive? Pode ser que a imagem esteja corrompida. Ou então faz o seguinte, entra numa sessão live pelo pendrive e faz o particionamento diretamente por ela, ao invés da instalação.

4. Qual o ponto de montagem que devo selecionar para a partição na qual vou instalar o Windows? E para a partição de dados, acessível por qualquer dos SO?
 R: Bom, sem não me engano o Windows XP e anteriores só podem ser instalados na sda1. Já o 7 pode ser instalado em outras, mas não sei ao certo o procedimento, pois sempre instalo na primeira... Se for o Vista não sei se pode ser instalado em outras que sejam diferentes da sda1. Por via das dúvidas coloca em sda1. A partição de dados pode ficar em qualquer lugar, você pode inclusive criar essa partição em ext3 e usar um programa que existe para windows que torna a partição acessível (se for ext4 acho que só aceita leitura).

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #563 Online: 15 de Setembro de 2012, 22:04 »
1.Qual a vantagem de instalar a /home em outra partição? (pergunto isso porque ainda que a home esteja na mesma partição do Ubuntu, podemos manter nossas configurações e documentos quando atualizamos o sistema)
Isso é uma boa prática, como o rudregues já respondeu.

3. Se na instalação do Ubuntu 12.04 através de um Live Pendrive não aparece, no momento de criar as partições, a opção de selecionar ntfs, qual outra opção posso utilizar para a partição onde vou instalar o Windows?
Não tem como não aparecer essa opção. Sempre vai aparecer, só dar uma mexida. Quando vc selecionar a partição do windows (duplo clique nakela barra que tem várias partições, toda colorida), vai ter a opção "Ponto de montagem", e outra opção "Tipo de partição", e lá vai ter o NTFS.

4. Qual o ponto de montagem que devo selecionar para a partição na qual vou instalar o Windows? E para a partição de dados, acessível por qualquer dos SO?
rudregues, acho q ele quis dizer o ponto de montagem mesmo, não em qual partição o windows pode ser instalado. O ponto de montagem vc irá escolher lá na instalação, como disse antes, e normalmente a opção padrão é /windows (do lado das pastas /etc, /bin, /home e outras), ou seja, é na pasta chamada windows, bem na raiz do sistema. Mas vc pode escolher outro ponto de montagem, como /mnt/windows ou /mnt/win. E o seu sistema de arquivos, q vc compartilha tanto com o windows, como com o Ubuntu, vc pode deixar montado em /mnt/MeuSistemaDeArquivo (sei lá o nome que vc vai por).

Caramba, não entendi muito bem sua pergunta, v vai instalar o windows ainda? E vc quer saber a partição que vc pode instalar ele? Ou vc já tem o janelas, e quer saber o ponto de montagem dentro do Linux?

Partições e ponto de montagem são coisas bem diferentes, cuidado!
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #564 Online: 16 de Setembro de 2012, 17:28 »
Olá  andpensador

3. Se na instalação do Ubuntu 12.04 através de um Live Pendrive não aparece, no momento de criar as partições, a opção de selecionar ntfs, qual outra opção posso utilizar para a partição onde vou instalar o Windows?
 R: Como assim não aparece a opção?! Você verificou a md5sum da imagem que foi gravada no pendrive? Pode ser que a imagem esteja corrompida. Ou então faz o seguinte, entra numa sessão live pelo pendrive e faz o particionamento diretamente por ela, ao invés da instalação.

4. Qual o ponto de montagem que devo selecionar para a partição na qual vou instalar o Windows? E para a partição de dados, acessível por qualquer dos SO?
 R: Bom, sem não me engano o Windows XP e anteriores só podem ser instalados na sda1. Já o 7 pode ser instalado em outras, mas não sei ao certo o procedimento, pois sempre instalo na primeira... Se for o Vista não sei se pode ser instalado em outras que sejam diferentes da sda1. Por via das dúvidas coloca em sda1. A partição de dados pode ficar em qualquer lugar, você pode inclusive criar essa partição em ext3 e usar um programa que existe para windows que torna a partição acessível (se for ext4 acho que só aceita leitura).

  [ ]'s

Olá, rudregues!
Vamos lá. Questões 1 e 2 esclarecidas!
Quanto à 3, o fato é que quando vou particionar durante o processo de instalação, não me aparece a opção ntfs. Já quando rodo o Live Pendrive, consigo particionar no Gparted com a opção ntfs. O problema aqui foi que no meu note HP já existe uma partição separada de restauração do sistema e eu não soube, pelo Gparted, criar uma nova tabela de partição que aproveitasse o espaço do disco todo... Sempre aparece p/eu selecionar se queria criar a tabela de partição num disco OU no outro (apesar de ser só um disco, já particionado de fábrica, como falei).
Mas, superei este obstáculo meio "na marra". Voltei para a instalação do sistema e por lá eu conseguia enxergar o disco todo como um disco só e mandei criar uma nova tabela de partições e instalar o Ubuntu. Como não havia a opção de ntfs, selecionei fat32 para a partição em que pretendo instalar o Windows. Agora, com o Ubuntu já rodando, vou tentar alterar essa partição para ntfs com o Gparted.

Já a minha pergunta 4 se referia ao ponto de montagem mesmo (mount point). Para o sistema, o ponto de montagem é "/". Para a partição da home é "/home". A de swap não precisa selecionar nada.
Mas, fiquei em dúvida sobre o que deveria selecionar como mount point para a partição do Windows e para a partição de dados...

Valeu pela ajuda!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #565 Online: 16 de Setembro de 2012, 17:41 »
Vc podia ter criado uma tabela de partição no próprio Gparted, rodando o live-cd. Criaria as partições certas, inclusive uma em NTFS. Depois, era só pedir para instalar o sistema, e quando chegasse na parte das partições, já ia estar tudo pronto, só escolher qual partição escolher para instalar o Ubuntu e /home.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #566 Online: 16 de Setembro de 2012, 17:43 »
Olá, Sergio!

Não tem como não aparecer essa opção. Sempre vai aparecer, só dar uma mexida. Quando vc selecionar a partição do windows (duplo clique nakela barra que tem várias partições, toda colorida), vai ter a opção "Ponto de montagem", e outra opção "Tipo de partição", e lá vai ter o NTFS.
Cara, como expliquei para o rudregues, no processo de instalação não aparecia mesmo essa opção. Mas, quando rodava o Gparted, aparecia normal. Vai saber...

rudregues, acho q ele quis dizer o ponto de montagem mesmo, não em qual partição o windows pode ser instalado. O ponto de montagem vc irá escolher lá na instalação, como disse antes, e normalmente a opção padrão é /windows (do lado das pastas /etc, /bin, /home e outras), ou seja, é na pasta chamada windows, bem na raiz do sistema. Mas vc pode escolher outro ponto de montagem, como /mnt/windows ou /mnt/win. E o seu sistema de arquivos, q vc compartilha tanto com o windows, como com o Ubuntu, vc pode deixar montado em /mnt/MeuSistemaDeArquivo (sei lá o nome que vc vai por).
Isso mesmo! Me referia ao ponto de montagem. A dúvida era sobre o que selecionar como mount point para a partição do Windows e para a partição de dados. Agora ficou claro a parte do Windows. Quanto à partição de dados, tem como eu digitar o ponto de montagem que eu quiser? Pensei que fosse só selecionar dentre as opções que o sistema disponibilizava...

Caramba, não entendi muito bem sua pergunta, v vai instalar o windows ainda? E vc quer saber a partição que vc pode instalar ele? Ou vc já tem o janelas, e quer saber o ponto de montagem dentro do Linux?

Foi mal, acho que não detalhei legal, né?...
No note já tem o Windows Vista, mas já desisti de usar ele. Então, na prática, fiz uma instalação do Ubuntu e agora vou instalar o Windows 7 na partição que reservei para esse fim.
 :)
Valeu a ajuda!
[ ]

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #567 Online: 16 de Setembro de 2012, 18:26 »
Vc podia ter criado uma tabela de partição no próprio Gparted, rodando o live-cd. Criaria as partições certas, inclusive uma em NTFS. Depois, era só pedir para instalar o sistema, e quando chegasse na parte das partições, já ia estar tudo pronto, só escolher qual partição escolher para instalar o Ubuntu e /home.

Pois é. Eu até tentei fazer isso.
Mas, pelo Gparted não consegui ou não soube criar uma nova tabela de partição que aproveitasse o espaço do disco todo... Sempre aparecia p/eu selecionar se queria criar a nova tabela de partição num disco OU no outro (apesar de ser só um disco, já particionado de fábrica).
Valeu!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #568 Online: 17 de Setembro de 2012, 02:03 »
Acho que esse "outro" disco a que o gparted se refere é o seu pendrive. Provavelmente seu hd será marcado como sda e o pendrive como sdb dentro do gparted. Então, basta criar a tabela de partições no seu hd mesmo.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #569 Online: 17 de Setembro de 2012, 02:49 »
Acho que esse "outro" disco a que o gparted se refere é o seu pendrive. Provavelmente seu hd será marcado como sda e o pendrive como sdb dentro do gparted. Então, basta criar a tabela de partições no seu hd mesmo.

  [ ]'s

Acho q nessa parte não tem erro, a menos q a pessoa seja muito cautelosa e fique com medo de fazer algo. Digo isso pq não tem como criar uma nova tabela de partição para o /dev/sdb, o pendrive, pq ele está montado (isso se vc tiver rodando o CD-live pelo pendrive), e como vc está rodando a sessão live, não tem como desmontá-lo (porque está em uso), ou seja, somente o HD do notebook poderá ter uma nova tabela de partição.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !