Autor Tópico: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot  (Lida 7871 vezes)

Offline mpierrot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Online: 29 de Agosto de 2009, 17:05 »
amigos,
minha primeira participação aqui. desculpem erros de principiante.
meu pc possui 5 hds (perdí o 6° um seagate de 750gb que queimou sem aviso prévio). estão, segundo o xp, classificados como C: D: E: F: G: H: I: O: conforme as partições criadas para cada um.
tenho instalado no 1°hd o windows xp sp3 e mais uma infinidade de softwares.
peguei o menor hd o antigo  D: com 80gb e instalei o ubuntu 9.4. a partir do live CD e para tanto precisei retirar os cabos dos demais hd's e colocar este de 80 no local onde se encontrava o hd com o windows.
retornei os cabos e o xp inicia normalmente mas não consigo mais enxergar o hd de 80gb onde está o ubuntu.
só consigo efetuar o boot do ubuntu caso retire todos os cabos e coloque o cabo do hd onde estava o windows, no hd em que se encontra o ubuntu e não tenho acesso as informações de todos os outros hds.
pretendo ter opção, logo ao iniciar, de optar pelo xp ou ubuntu.
isso é possível ?
lí informações de inúmeros fóruns sobre explicações e confesso que após 25 boots desistí e estou aqui recorrendo a quem entende do assunto.
tentei de tudo e não consigo efetuar o boot quando todos os hd's se encontram ligados. o xp tudo bem.
podem me ajudar a criar um dual boot para que ao ligar o pc eu possa escolher qual sistema operacional iniciar ?

grato pela atenção

Mauro Pierrot

Offline Sersalle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2009, 17:36 »
@mpierrot

O dual-boot é feito automaticamenet quando se instala 2 sistemas operacionais.
Você ja verificou se esta selecionando a opção correta quando vai instalar o Ubuntu?

///Caso não consiga, eu lhe aconselharia a particionar o hd do windows, e deixar uma parte para o Linux. E então instalar o Linux no mesmo HD do Windows, e assim fará o dual-boot.(Tenho 80% de certeza)

Quebrei a cara várias vezes tentando colocar dual-boot(Mas só que com o Windows XP+Windows Seven), no entanto com o Ubuntu foi facílimo.(OBS: Tenho apenas um HD de 320Gb, e particionei, porém nem precisa...pois quando vai instalar o ubuntu tem a opção de você escolher o espaço que você quer destinar ao Ubuntu no próprio HD, meio que criando uma partição.)

Espero ter ajudado, se não foi ajudado...poste mais informações que com certeza será ajudado.

Offline marcolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2009, 17:55 »
olá Mauro,


é possível sim colocar o windows e ubuntu no mesmo HD ou em HDs diferentes com opção de boot para carregamento do sistema escolhido (dual boot).
sou iniciante também mas no meu caso tenho dois HDs, no primeiro (hda) tem o windows e o ubuntu 8.04; no segundo, (hdb) tem o kubuntu 8.10 instalado. 
no seu caso, com tantos HDs, não deve ser tão diferente. o erro, acredito, foi instalar o  ubuntu desconectando os cabo flat dos discos. vc poderia ter feito a instalação normalmente com todos os dicos rígidos conectados, o próprio cd de instalação ia procurar um espaço livre para para ser instalado, tudo automaticamente.
agora, pra economizar tempo, vc pode fazer um boot com o live CD do ubuntu e tentar recuperar o Grub. não precisa desconectar os HDs.
faça uma pesquisa de como recuperar menu Grub com o disco de instalação.
se não me engano, no console, o comando seria "grub-install /dev/hda" (Assumindo que /dev/hda seja a localização da partição /boot)
no seu caso a localização dessa partição boot deve estar no HD q vc escolheu para instalá-lo. com o comando "fdisk -l" vc poderá localizar qual é o nome do HD. acho q deve ser hdb, pois vc disse q no windows ele era o drive D:, assim ele deve ser o segundo (hdb) para o Linux.

pesquise sobre o assunto e vc logo vai achar uma resposta. o ubuntu é um sistema maravilhoso.

Offline marcolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2009, 20:07 »
dê uma olhada nesse site: http://www.zago.eti.br/mount.html

Offline mpierrot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2009, 06:10 »
Amigos,
Obrigado pelo retorno e explicações. Estou lendo o tutorial que o marcolino enviou.
Vocês são gentis e atenciosos.
Quanto a ter desconectado os cabos flat, foi a única forma que me permitiu instalar o ubuntu via Live CD em um HD. Meus HD's estão "lotados". Tenho mais de 2.000.000 de arquivos. Eliminei as informações do menor e mais antigo D: (80GB) para colocar o ubuntu sozinho nele. Testes, maior segurança, etc...
Trabalho com informática há mais de 40 anos (Mainframe) num ambiente estável. A Microinformática para mim ainda é um pepino e uma torre de Babel. Como sou teimoso, insisto em aprender e aventurar, apesar da idade (já passei dos 60), e tento compreender como a "coisa" toda funciona.
Quando da primeira tentativa de instalação, na 4a. etapa, aparece uma tela com 3 opções. A primeira diz que utilizaria o disco todo ( C: ) e eu perderia tudo o que tenho (windows, etc...), a segunda fala sobre maior espaço contínuo. Tentei esta e a mensagem foi de que não há espaço suficiente. Partí para a opção manual. O Ubuntu mostrou todos os HDs e o particionador pede para selecionar um dos HD's.
Selecionei o D: e a mensagem foi de que não havia nenhum sistema de arquivos raiz definido, pede para corrigir e não consigo sair disso. Tentei por mais de 5 vezes consecutivas.
Então resolví forçar a instalação retirando os cabos flat. Conseguí, mas o Ubuntu ficou "isolado" por lá.
Agora o que estou tentando fazer é:
recuperar a instalação que fiz, permitindo que eu decida via boot, em qual sistema inicializo a máquina (se windows ou Ubuntu) e ao inicializar com o Ubuntu, que ele tenha acesso a todos os demais HD's.
ou
reinstalar novamente para permitir isso (dual boot).

Agradeço a atenção (marcolino e sersalle) e espero conseguir meu intento com as dicas que me passaram.
Estou esgotado de tanto perder informações com o windows.
A última, e esta aprendí sozinho, é que o windows, pelo menos o XP SP3 atualizado que tenho aqui, vez por outra se perdia quando as partições são superiores a 300GB.
Ao reduzir todas as partições para valores inferiores a 300GB não tive mais problemas. Posso estar enganado, mas esta foi a solução que encontrei para tantos travamentos e perdas de informações (quase um ano nesta agonia).
Espero que com o Ubuntu eu tenha liberdade sobre o que fazer em meu equipamento sem perda de trabalho.

Abraço, e mais uma vez obrigado pela gentileza.

Mauro Pierrot

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2009, 09:26 »
amigos,
minha primeira participação aqui. desculpem erros de principiante.
meu pc possui 5 hds (perdí o 6° um seagate de 750gb que queimou sem aviso prévio). estão, segundo o xp, classificados como C: D: E: F: G: H: I: O: conforme as partições criadas para cada um.
tenho instalado no 1°hd o windows xp sp3 e mais uma infinidade de softwares.
peguei o menor hd o antigo  D: com 80gb e instalei o ubuntu 9.4. a partir do live CD e para tanto precisei retirar os cabos dos demais hd's e colocar este de 80 no local onde se encontrava o hd com o windows.
retornei os cabos e o xp inicia normalmente mas não consigo mais enxergar o hd de 80gb onde está o ubuntu.
só consigo efetuar o boot do ubuntu caso retire todos os cabos e coloque o cabo do hd onde estava o windows, no hd em que se encontra o ubuntu e não tenho acesso as informações de todos os outros hds.
pretendo ter opção, logo ao iniciar, de optar pelo xp ou ubuntu.
isso é possível ?
lí informações de inúmeros fóruns sobre explicações e confesso que após 25 boots desistí e estou aqui recorrendo a quem entende do assunto.
tentei de tudo e não consigo efetuar o boot quando todos os hd's se encontram ligados. o xp tudo bem.
podem me ajudar a criar um dual boot para que ao ligar o pc eu possa escolher qual sistema operacional iniciar ?

grato pela atenção

Mauro Pierrot

É só uma pergunta besta. Como são vários HDs, você deve ter deixado um como master e os outros slave, né?
Bezerra.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2009, 09:47 »
Ola a todos

Pelo que eu entendi disto tudo:

Quando foi instalado o Ubuntu somente estava conectado o Hd de 80, portanto o gerenciador de boot ( GRUB) foi instalado no Hd de 80.

Quando se  conectou o restante dos HD's simplesmente o Windows do primeiro HD assume o boot em 100% das vezes.

resumindo: Para haver o dual boot voce tem que instalar o GRUB na unidade /sda1 ou seja no primeiro disco.

Se voce dedeja ter os dois sistemas permanentemente, pode mover o GRUB para a primeira partição do primeiro disco ( sda1 ) Usando o Supergrub ( procure na net que tem )

Se o Ubuntu vai ficar apenas como teste, eu recomendaria criar um disco de boot ( disquete, pen drive ou CD ) pois o GRUB sobreescreve a MBR do disco C: e para ter de volta o MBR do windows ( no caso unico de desistir do Linux ) seria necessário restaurar o master boot record com o cd de instalação do windows.

[],s

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2009, 09:58 »
Ola a todos

Pelo que eu entendi disto tudo:

Quando foi instalado o Ubuntu somente estava conectado o Hd de 80, portanto o gerenciador de boot ( GRUB) foi instalado no Hd de 80.

Quando se  conectou o restante dos HD's simplesmente o Windows do primeiro HD assume o boot em 100% das vezes.

resumindo: Para haver o dual boot voce tem que instalar o GRUB na unidade /sda1 ou seja no primeiro disco.

Se voce dedeja ter os dois sistemas permanentemente, pode mover o GRUB para a primeira partição do primeiro disco ( sda1 ) Usando o Supergrub ( procure na net que tem )

Se o Ubuntu vai ficar apenas como teste, eu recomendaria criar um disco de boot ( disquete, pen drive ou CD ) pois o GRUB sobreescreve a MBR do disco C: e para ter de volta o MBR do windows ( no caso unico de desistir do Linux ) seria necessário restaurar o master boot record com o cd de instalação do windows.

[],s

Tota;

Em primeiro lugar quero cumprimenta-lo e dizer que sou seu admirador. Só uma curiosidade, então ele deveria ter instalado o Ubuntu  com os HDs conectados, não? Assim, o de 80 teria feito o dual boot!? Que é o que o senhor deseja. Aguardo.
Bezerra.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2009, 10:14 »
Exatamente

Baixe o supergrub e ele faz isto para voce.


[],

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2009, 12:06 »
Exatamente

Baixe o supergrub e ele faz isto para voce.


[],

Agradecido!

Bezerra.

Offline marcolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2009, 13:04 »
olá mauro,

no seu último relato, a situação q vc descreveu sobre o ponto de montagem (sistema de arquivos de raiz) também já ocorreu comigo em uma instalação manual.

"Selecionei o D: e a mensagem foi de que não havia nenhum sistema de arquivos raiz definido, pede para corrigir e não consigo sair disso. Tentei por mais de 5 vezes consecutivas."

vc deve digitar no campo apropriado o sinal "/" ou "\". não me lembro  bem. quando fui instalar fiquei mexendo até dar certo. acho q se vc clicar com o mouse dentro do campo vai aparecer essa barra pra vc selecionar. ai depois a instalação continua normalmente.
mas, como o sistema já está instalado, o negócio a se fazer e restaurar o grub. o pessoal ai já indicou o "super grub", eu não conhecço mas deve sr uma boa ferramenta.

boa sorte, Deus abençoe o trabalho.

Offline mpierrot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2009, 13:06 »
Pois é, amigos...
Como se diz na gíria de hoje em dia, acredito que dancei literalmente !
Com a pressa em voltar a utilizar o Windows e devido minha inexperiência no Ubuntu, peguei informações na Internet. Tentando cortar caminhos, acabei perdendo tudo o que construí no último ano.
Não bastava a perda recente do HD Seagate de 750GB que usei como Backup (pasmem) para não perder dados e que em 6 meses pifou. A Seagate me deu outro, mas 4 anos de informações e mais de 72.000 músicas, fora os softwares se foram de vez.
Agora, conseguí recuperar um HD com um Windows XP antigo ( há uma hora ) e estou novamente por aqui. O Windows que recuperei está mais careca do que eu, mas consigo entrar na internet e ver o que posso fazer.
O HD C: onde eu tinha 376 softwares instalados como por ex: McAfee Total, Adobe CS4 completo, Corel Draw X4, Sibelius 4.0, Finale, Studio Pinnacle 10 plus, Nero 9.0, Office enterprise completo, Xtreme pro, Palm OS, Motorola, Poser 7.0, Band in a box 2006, Cubase, Reason 4.0, sonar 8.0 (tinha todas as versões desde o Cakewalk 1.0 que comprei por 1.000 dólares em 1997), Soundforge 9.0, Vegas 8.0, CoolEdit, dezenas de softwares para trabalhar com vídeo, Poweramp total, winrar, isto é o que me lembro agora, enfim, acho que perdí tudo.
Não consigo mais ver o HD C: nem com o windows, tão pouco com o Ubuntu.
O windows diz que este disco precisa ser particionado e o Ubuntu nem mostra ele na relação de HD's.
Ao verificar o hd com o windows ele mostra que existem duas partições e ao clicar em propriedades para ver no que dá, a informação é de que precisa ser particionado...
O que terá acontecido ?
Sei que não deletei absolutamente nada e que as informações devem estar por lá. O problema é acessá-las.
Preciso recuperar isso, caso contrário será mais um ano de trabalho.

O que fiz foi:

1- Segundo informações que retirei da Internet, digitei no Ubuntu o seguinte:
sudo grub
find /boot/grub/stage1
root (hd1,0)
setup (hd0,0)
quit

2- sudo gedit /boot/grub/menu.lst

title  Windows
root (hd0,0)
save default
makeactive
chainloader +1

Após fazer isso, o boot mostra uma tela mas não me dá opção de ingressar no windows, simplesmente quando clico na opção windows ele retorna à tela.
Consigo dar o boot, como eu queria, no HD D: onde está o ubuntu, mas o windows sumiu.

Há alguma solução ? Ou terei que amargar mais um ano de trabalho tentando recuperar mais de 300 softwares que perdí ?

Desculpem-me o tamanho deste, mas estou assustado com o que aconteceu porque geralmente consigo recuperar as perdas...( a não ser a do HD que não mais funcionou sem prévio aviso).

Grato pela atenção,

Mauro Pierrot


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2009, 13:27 »
Pois é, amigos...
Como se diz na gíria de hoje em dia, acredito que dancei literalmente !
Com a pressa em voltar a utilizar o Windows e devido minha inexperiência no Ubuntu, peguei informações na Internet. Tentando cortar caminhos, acabei perdendo tudo o que construí no último ano.
Não bastava a perda recente do HD Seagate de 750GB que usei como Backup (pasmem) para não perder dados e que em 6 meses pifou. A Seagate me deu outro, mas 4 anos de informações e mais de 72.000 músicas, fora os softwares se foram de vez.
Há alguma solução ? Ou terei que amargar mais um ano de trabalho tentando recuperar mais de 300 softwares que perdí ?

Desculpem-me o tamanho deste, mas estou assustado com o que aconteceu porque geralmente consigo recuperar as perdas...( a não ser a do HD que não mais funcionou sem prévio aviso).


Entre com o live cd e tente acessar o Hd c:

Se voce so fez isto que relatou as chances são grandes.

Se instalou mais alguma coisa o caldo engrossa.

[],s

Offline mpierrot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2009, 14:37 »
Boa tarde Tota,

Entrei com o Live CD e nada.
O HD sumiu. Ele aparece no Windows mas ao clicar sobre o mesmo diz que precisa ser formatado.
No Ubuntu nem aparece mais.
O que fiz foi deletar alguns arquivos estranhos (3 ou 4) somente. Acredito que eram arquivos do Ubuntu que estavam por lá.
Deixei como me recordo dos arquivos Windows tudo normal e após isso...
Já tentei diversas formas mas nenhuma delas funciona.
Grato pela informação.

Mauro Pierrot

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: windows xp e ubuntu em hd's diferentes - dual boot
« Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2009, 15:14 »
Se ele aparece no windows tem que aparecer no Ubuntu.

com o live cd voce foi em locais para ver se estão lá?

com o live cd entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
fdisk<espaço><menos><ele minusculo>

poste aqui