Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 520689 vezes)

Offline thania

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #225 Online: 14 de Maio de 2009, 12:20 »
Você já observou como ficam aí seus arquivos de configuração relativos a conexão no Ubuntu e fazer a comparação com os mesmos no Kubuntu?
Já fiz isso sim, e não deu resultado :S

Como disse, nunca me dei bem com a conexão ADSL (modem não roteado) pelo ícone, preferindo sempre a conexão pelo comando sudo ppoeconf que ao menos comigo nunca falhou, mas se você deseja tentar pelo ícone e no Ubuntu tente remover ou renomear os arquivos interfaces e dsl-provider, remover pelo ícone em qualquer das abas tudo o que estiver configurado, ou seja, se você já tentou a conexão por aí deve ter alguma configuração e estou pedindo para remover. As configurações feitas pelo ícone (no caso do ADSL e acho que dos outros também) ficam num arquivo de texto nesta pasta aqui /etc/NetworkManager/system-connections/

Depois de tudo removido, reinicie e o PC e depois tente refazer suas configurações pelo ícone, se assim deseja.

Já com relação ao Kubuntu, infelizmente eu não sei como resolver por que não tenho o mesmo instalado aqui para fuçar uma possível solução, mas vendo pelo Synaptic encontrei dois pacotes que pelo que entendi são gui para o NetworkManager no KDE que são os pacotes:

- network-manager-kde
- knetworkmanager

Já vi um artigo para o archlinux chamado de Instalando e configurando o network manager no ArchLinux, e que ensinava a instalar o knetworkmanager para o KDE, portanto quem sabe se não é este o indicado. Veja se já não está instalado por aí.
Vou tentar essas dicas.

Agradeço pela ajuda de ambos.

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #226 Online: 14 de Maio de 2009, 20:44 »
Obrigado a ambos alarcon e velox256 pelas dicas. Na verdade não tentei ainda. Depois eu posto o resultado.
Mas vendo alguns pacotes, descobri um pacote Gnome que é bem interessante. Trata-se do "gpppon". Bom, basicamente é um pequeno aplicativo gráfico que abre numa janela própria e tem os botões ppp-on e ppp-of, facilitando o serviço de quem usa o terminal para conectar/desconectar. Funcionou direitinho aqui com o velox.
Fica aí a dica para quem não conhece.
Abraço.
« Última modificação: 14 de Maio de 2009, 20:50 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #227 Online: 16 de Maio de 2009, 00:57 »
Na pasta /etc/NetworkManager/system-connections/ tem algum arquivo?

Tá em branco, não tem nenhum arquivo...

Offline Linguado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #228 Online: 16 de Maio de 2009, 02:08 »
Boa Noite Amigos,

Estou com esse problema:
Após executar o comando pppoeconf apareceu a mensagem:

Foram encontrados 2 dispositivos ethernet:
eth0
pan0
Todas as interfaces ethernet estão listadas acima?
(Caso não estejam, o modconf será iniciado para que você possa carregar os controladores das placas manualmente).

Depois disso a busca é feita e nada é encontrado aparecendo o seguinte erro:

Desculpe, 2 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso de seu provedor de acesso não respondeu. por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falta pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução.

Pelo que vi no post ñ teve resposta pra esse erro.
Uso o Ubuntu 9.04, Modem Roteador D-Link DSL-500B Br Turbo
Tentei pela forma de adicionar DSL pelo Editor de conexão e nada feito.

Uma luz ae...Desde já Vlw!!
"O verdadeiro solteiro é aquele que vai todos os dias para o trabalho de lugares diferentes."

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #229 Online: 16 de Maio de 2009, 09:16 »
Digita no Terminal

Citar
ifconfig

e veja se aparece um ip em eth0 ou se tem o item ppp0. Se tiver um ip (diferente de 127.x.x.x) em eth0, vc está conectado mas não está navegando (e o modem é roteado); se aparecer o item ppp0 com um ip diferente de 127.x.x.x, vc também está conectado mas não está navegando.

Qdo o programa de conexão não acha o concentrador de acesso, podem ser 3 coisas:

1- Placa de rede do micro, cabo de rede ou a interface de rede do modem com problemas;
2- Modem em modo roteado;
3- O modem não está configurado corretamente para acessar o serviço adsl; por exemplo, vc não vai conseguir acesso usando um modem configurado para o Speedy no Velox.

Manda mais detalhes aí. Posta a saída de texto do comando ifconfig.


Boa Noite Amigos,

Estou com esse problema:
Após executar o comando pppoeconf apareceu a mensagem:

Foram encontrados 2 dispositivos ethernet:
eth0
pan0
Todas as interfaces ethernet estão listadas acima?
(Caso não estejam, o modconf será iniciado para que você possa carregar os controladores das placas manualmente).

Depois disso a busca é feita e nada é encontrado aparecendo o seguinte erro:

Desculpe, 2 interfaces foram tentadas, mas o Concentrador de Acesso de seu provedor de acesso não respondeu. por favor cheque seus cabos de rede e de modem. Outra razão para a falta pode ser um outro processo pppoe que controla o modem em execução.

Pelo que vi no post ñ teve resposta pra esse erro.
Uso o Ubuntu 9.04, Modem Roteador D-Link DSL-500B Br Turbo
Tentei pela forma de adicionar DSL pelo Editor de conexão e nada feito.

Uma luz ae...Desde já Vlw!!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Linguado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #230 Online: 16 de Maio de 2009, 15:39 »
Olá Velox256,

Vlw pela dica...era o cabo que tava baleado mesmo.
Troquei o cabo e fumego na boa.
Isso pelo Editor de conexão...pelo pppoeconf deu o mesmo erro.
Menos mal que estou navegando...muda algo ser pelo editor? Tipo...pelo pppoeconf é melhor?

Desde já vlw pela ajuda,
"O verdadeiro solteiro é aquele que vai todos os dias para o trabalho de lugares diferentes."

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #231 Online: 16 de Maio de 2009, 19:36 »
O quê vc fez com o "editor de conexões"? Botou seu nome de usuário e senha da br turbo ou simplesmente habilitou a conexão de rede com o modem e a conexão funcionou?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline celo47

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Ubuntu 9.10
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #232 Online: 17 de Maio de 2009, 00:50 »
eu conectei de primeira...indo em editar conexões,fui na aba DSL e add meus dados...pra conectar com velox só escolher conexão DSL no icone de rede,e pronto...fiquei conectado a internet (Ubuntu 9.04 recém instalda.).

Offline Linguado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #233 Online: 17 de Maio de 2009, 00:56 »
É...fiz exatamente como o celo47...e pego de primeira (só que aqui é brturbo).
Eu tava com problema de cabo...por isso ñ tava dando certo. LOL

Vlw...
"O verdadeiro solteiro é aquele que vai todos os dias para o trabalho de lugares diferentes."

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #234 Online: 17 de Maio de 2009, 08:13 »
Era só pra saber, qdo o pppoeconf não funciona (não acha o gateway de internet) é uma das razões que eu tinha falado, ou seja, defeito em alguma parte na ligação do modem à máquina, uma instância do pppoeconf (ou conexão) já ativa (tem que "pon-offar" a eventual conexão existente), modem não configurado para a operadora onde está ligado ou modem em modo roteador.

Resolvido, beleza... :)


É...fiz exatamente como o celo47...e pego de primeira (só que aqui é brturbo).
Eu tava com problema de cabo...por isso ñ tava dando certo. LOL

Vlw...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #235 Online: 18 de Maio de 2009, 13:24 »
Na pasta /etc/NetworkManager/system-connections/ tem algum arquivo?

Então alarcon, tá vazio viuw... num tem nada dentro..

e agora??

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #236 Online: 18 de Maio de 2009, 17:06 »
Na pasta /etc/NetworkManager/system-connections/ tem algum arquivo?

Então alarcon, tá vazio viuw... num tem nada dentro..

e agora??

Com relação a questão do ícone não sei mais o que pensar. Estava achando que seria algo relacionado ao tipo de conexão que poderia ter aí algum arquivo referentea wireless e por isso ele colocava aquele ícone de barra.

Como não uso o tema padrão do Ubuntu de ícones, então nem sei se este é o seu ícone padrão quando uma conexão está ativa.

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #237 Online: 19 de Maio de 2009, 12:59 »
Tranquio cara, o ícone é o de menos... vlw.

Veja se vc pode me ajudar neste caso:
tem como zerar (resetar) a config. do pppoeconf, pra eu tentar usar só o Network Manager???? Eu queria deixar a rede tipo num estado de "quando acabo de instalar o SO"...
É possível?

Abraço.

alarcon

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #238 Online: 19 de Maio de 2009, 17:14 »
Tranquio cara, o ícone é o de menos... vlw.

Veja se vc pode me ajudar neste caso:
tem como zerar (resetar) a config. do pppoeconf, pra eu tentar usar só o Network Manager???? Eu queria deixar a rede tipo num estado de "quando acabo de instalar o SO"...
É possível?

Abraço.

se entendi direito seria só vc deletar (recomendo renomeiar para um backup) os arquivos interfaces (em /etc/network) e dsl-provider (em /etc/ppp/peers) e verificar também se tem algum arquivo em /etc/NetworkManager/system-connections

Feito uso tudo e reiniciado o sistema estaria zerado, pronto para vc usar o sudo pppoeconf ou o ícone do networkmanager outra vez.

Offline TellO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #239 Online: 20 de Maio de 2009, 23:37 »
Como eu faço backup mesmo??? Tô tentando aki com o cp ...... mas não tá indo... deve tá errado, como é mesmo???

EDIT: aeeee cara, consegui! Fiz os backup lá e exclui os arquivos. Dae reiniciei, o ícone do NM voltou ao normal (uffa), e só configurei a conexão DSL e agora tá bala!!

Muito obrigado cara!!!!!! 

=D
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 00:03 por TellO »